GP2 Europa: 1ª Corrida

Inglório… com o 6º lugar praticamente garantido, e com a corrida controlada, o Álvaro Parente viu-se privado de um lugar pontuável após o monolugar ceder a duas voltas do fim.

O inicio da Corrida foi bastante morno, com Parente a manter o 13º lugar que havia conquistado na qualificação, mantendo-se atrás de Soucek, seu companheiro de equipa, que havia conquistado três lugares na largada.

À 7ª volta, e com dificuldades em ultrapassar Soucek, visivelmente mais lento que o Português, Álvaro opta por entrar na box e realizar a paragem obrigatória para troca de pneus. Sendo dos primeiros a parar, a estratégia acabou por se revelar frutuosa pois à medida que os pilotos da frente foram também eles parando na box, o Álvaro foi ganhando lugar após lugar na tabela até ao 9º lugar, atrás de Buemi e d’Ambrosio.

Calmamente, acabou por ultrapassar um e outro, subindo até ao 7º lugar, e por fim até ao 6º beneficiando da saída de pista de Zuber que seguia distante à sua frente, no entanto, ao aproximar-se o fim da corrida e perto de completar a penúltima volta, o monolugar de Parente fica sem gasolina provocando o abandono inglório do Português, após a excelente corrida que estava a realizar, sendo dos pilotos em destaque ao ter ganho 7 lugares em relação à posição de largada.

A corrida em si estava a ser totalmente dominada por Pantano que beneficiando da pole conquistada ontem, rapidamente se colocou a uma distância segura dos mais directos perseguidores e com a corrida totalmente sob controle, mas, assim como Parente, e quando faltava menos de meio circuito para ver a bandeira de xadrez, também ele fica sem gasolina perdendo uma vitória que parecia incontestável terminando em 14º, 2 lugares à frente de Parente .

Senna, que seguia em 5º viu-se afectado também com o mesmo problema tendo no entanto ainda cruzado a linha de chegada, muito lentamente, em 9º lugar.

Beneficiado com este golpe de teatro, ficou Petrov que viu-lhe cair do céu a sua primeira vitória da temporada 2008 de GP2.

Resultado da 1ª Corrida

Posição Piloto Equipa Diferença Voltas
1 V. Petrov Campos 34
2 P. Maldonado Piquet Sports 00’00″868 34
3 R. Grosjean ART 00’04″447 34
4 L. Di Grassi Campos 00’28″038 34
5 J. D’Ambrosio DAMS 00’28″736 34
6 S. Buemi Arden 00’28″855 34
7 A. Soucek Super Nova 00’36″960 34
8 L. Filippi Arden 00’45″390 34
9 B. Senna iSport 00’48″177 34
10 D. Nunes DPR 00’56″935 34
11 A. Valles FMS 00’59″149 34
12 M. Herck DPR 01’03″604 34
13 C. Iaconelli BCN Comp. 01’12″716 34
Não Qualificados
14 G. Pantano Racing Eng. 33
15 K. Chandhok iSport 33
16 A. Parente Super Nova 32
17 D. Valsecchi Durango 29
18 A. Zuber Piquet Sports 24
19 S. Yamamoto ART 9
20 M. Conway Trident 1
21 J. Villa Racing Eng. 0
22 R. Rodriguez FMS 0
23 H. Tung Trident 0
24 A. Valerio Durango 0
25 K. Kobayashi DAMS 0
26 M. Asmer FMS 0
Volta mais rápida: Giorgio Pantano – Racing Eng. – 1:46.791

(actualização)
Pedro Santos, Manager do Álvaro Parente:

“O engenheiro do Álvaro encheu o deposito assim como o do Soucek mas este achou melhor voltar a atestar o deposito após as voltas de aquecimento onde passam pelo pit lane… fez toda a diferença.

É mais um erro, após o da qualificação que também enviaram o Álvaro e Soucek muito cedo com o segundo set de pneus e carregados de gasolina para efectuarem muitas voltas. Eles estiveram em pista quase mais 3 voltas que todos os pilotos que melhoraram os tempos nos minutos finais.”

8 Respostas

  1. Eu não vi a prova, confesso, mas quando me disseram que ele, o Pantano e o Bruno Senna acabaram todos assim, só me aptece dizer cobras e lagartos aos tipos que abasteceram os Dallaras, ou então à organização da corrida, por ter feito uma prova demasiado longa para os depósitos dos carros. Cheira demasiado a incompetência…

    Enfim, mais um fim de semana estragado ao Alvaro. Direi melhor: já não espero mais nada dele nesta temporada. Não por culpa dele, claro, mas pela equipa onde está. Ele que arranje outro poiso em 2009, se quiser ter aspirações ao campeonato de GP2.

    De resto… belo site. Vou divulgá-lo para as minhas bandas, que é para que os meus amigos brasileiros o conheçam. Continuem o bom trabalho!

  2. Lamentável, a roçar o ridiculo.

    O facto de mais dois terem abandonado da mesma forma não desculpa. O colega do Parente terminou a corrida e, mais uma vez vai partir lá na frente.

    O Parente está a ser passado para 2º piloto?

  3. Olá Hugo,

    Quando quiser ligue-me que dou-lhe informação unica e em directo.

    O engenheiro do Álvaro encheu o deposito assim como o do soucek mas este achou melhor voltar a atestar o deposito após as voltas de aquecimento onde passam pelo pit lane. fez toda a diferença.

    É mais um erro, após o da qualificação qiue tb enviaram o alvaro e soucek mt cedo com o segundo set de pneus e carregados de gasolina para efecturem muitas voltas. Eles estiveram em pista quase mais 3 voltas que todos os pilotos que melhoraram os tempos nos minutos finais.

    enfim…

  4. Desejo que o Álvaro Parente vá amanhã com tudo, não com o objectivo dos pontos mas para dar um show de pilotagem!!

    Tendo em conta que a proximas corridas são em Spa e Monza, pistas que o Álvaro Parente gosta, e sem azares, penso que podemos esperar um final de época em ALTA!!

    Já agora, como estão as negociações para o próximo ano?
    Está tudo encaminhado para uma 2ª época na GP2? foi sempre à 2ª que o Álvaro Parente foi Campeão nos Fórmulas…🙂

  5. Mais uma vez o azar a bater á porta do Alvaro.

    Desta vez a culpa vai inteira para a organização pois varios teams tinham reclamado que o numero de voltas para a corrida 1 era muito grande tendo em conta as medias previstas.

    O Pantano só deu uma volta na pré-grelha e mesmo assim não teve gasosa para chegar ao fim, o que mostra que se o safety-car não tem entrado, talvez ninguem tivesse acabado a corrida.

    Amanhã é outro dia e mais importante que o resultado final, é o que se mostra em pista. E nesse sector o Alvaro tem mostrado que chegue.

    Força e Don’t give up.

  6. Foi de facto uma corrida inglória da parte do Álvaro, mas estas coisas acontecem, foi azar, melhores tempos certamente virão, resta agora nas proximas duas corridas o Álvaro dar o seu máximo por forma a conseguir um lugar numa equipa melhor.

    Força Álvaro!!

  7. Coisas de corrida… Será algo para contar daqui a uns anos, na Fórmula 1, depois da primeira vitória🙂

    Força Álvaro!

  8. É pena….provavelmente um pequeno erro de cálculos causado por excesso de temperatura não?

    Já fiz esse erro numa corrida (cálculos de consumo feitos a frio…para tempo quente), mas como tinha posto 2 litros extra de segurança! Chegou ao fim mas foi por pouco…

    No caso do Álvaro foi azar!

    Abraço para o Álvaro e para o meu colega Engº de Pista!😉

    João

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: