GP2 2008: O balanço de uma época

Álvaro Parente termina o campeonato como melhor rookie

Com a ultima prova da temporada a ser realizada novamente debaixo de chuva, Álvaro Parente a pouco poderia aspirar, após ontem ter sido obrigado a abandonar, devido à traseira do monolugar ter cedido na altura em que procedia à mudança de pneus, impossibilitando essa manobra e impedindo de alcançar um lugar que lhe permitisse lutar pelo pódio na corrida de hoje.

Partindo do 20 lugar, Álvaro Parente viu anulada alguma da vantagem conquistada na largada com a entrada em funcionamento do sistema “anti-stall” na travagem para a chicane, tendo de esperar para o mesmo fazer reset, acabando por cair para ultimo classificado.

Batendo-se com um carro pouco rápido, Álvaro Parente foi efectuando a corrida que nos tem habituado, tendo ainda beneficiando de algumas desistências e realizado algumas ultrapassagens corajosas com a pista muito escorregadia, conquistando diversos lugares até ao 12º no final.

Apesar de ser o melhor estreante absoluto na competição (o francês Romain Grojean já tinha realizado a GP2 Asia Series), Álvaro Parente não termina esta época satisfeito. Batendo-se sistematicamente com um carro pouco competitivo nas primeiras sessão livres e de qualificação, Álvaro Parente foi, no entanto, realizando sempre excelentes corridas conquistando pódios em todas as provas em que se classificou nos 10 primeiros nos treinos livres e qualificação, o que indica claramente que tendo um carro competitivo durante todo o campeonato, poderia facilmente ter discutido o titulo até ao final.

Álvaro Parente referiu no final que: A GP2 é extremamente competitiva, com todos os pormenores a fazerem muita diferença. Este ano, sinto que poderíamos ter feito muito melhor. Não me refiro aos erros mais evidentes que nos tiraram pódios ou a possibilidade de discutir diversos pontos no somatório das duas corridas, mas sim à falta de competitividade que evidenciamos quase sempre desde os treinos livres, tendo de arriscar sempre para a corrida.

Para o ano espero reunir todos os apoios que preciso para fazer novamente GP2 pois sinto que a F1 está já ali tão perto. A organização fala de uma prova de GP2 em Portugal já em 2009, o que será excelente para os meus sponsors e para mim, pelo o apoio que certamente terei de todos os que muito me tem apoiado ao longo da minha carreira. Tenho tido apoio de imensas pessoas e espero para o ano retribuir o carinho que têm transmitido.

1º. GIORGIO PANTANO –  RACING ENGINEERING – 76p
2º. BRUNO SENNA – ISPORT INTERNATIONAL –  64p
3º. LUCAS DI GRASSI – BARWA CAMPOS INT’L – 63p

8º. ÁLVARO PARENTE – SUPER NOVA RACING – 34p

O piloto português recebeu ainda o prémio de “best personality” na gala de encerramento do campeonato, votação efectuada pelos seus colegas, imprensa e chefes de equipas.

Anúncios

10 Respostas

  1. Parabéns pelos prémios e também pelo percurso possível e com altos momentos esta temporada. Desde os tempos do Pedro Lamy que um português não voltava a mostrar os créditos com a devida distinção no campeonato de acesso à F1. E a avaliar pelas declarações do Pantano, que falou em ter um carro sempre competitivo e sem problemas durante a temporada, a escolha da equipa faz toda a diferença. E se houve um vencedor em Barcelona na primeira corrida, podium no Mónaco, na Alemanha e SPA foi muito pela força do piloto.
    Queiram os empresários ver aqui o talento a ser explorado, no que se prevê um grande retorno e assim consigas saltar para uma equipa de ponta capaz de entregar um carro à altura dos maiores desafios. Vais conseguir. Parabéns!

  2. Parabéns pelo prémio conquistado, demonstraste durante a temporada de que és capaz de obter bons resultados, oxalá que para o ano consigas entrar numa equipa que seja tao boa como o teu talento, pois isso será meio caminho andado para chegares à F1.
    Boa sorte Álvaro!!!

  3. Parabéns Álvaro! Apesar de considerar que, não fossem todos os azares e falhas da equipa da Super Nova, pudesses estar agora a comemorar o título na GP2, foste brilhante. Espero ver-te espalhar classe e talento nas pistas da F1, muito brevemente.

  4. Parabéns, Álvaro!
    E agora há que começar a preparar a próxima época, em força e com confiança.
    Boa sorte e para o ano cá estarei a acompanhar a tua ascenção à F1.

    Vitor Ribeiro

  5. certamente que te vamos ver discutir o campeonato em 2009 e em 2010 estarás na formula 1. e cá estaremos para vibrar com as vitorias e dar apoio nos momentos menos bons.foi a 1ª epoca possivel com aquele carro,tendo demonstrado momentos de grande brilhantismo.as ultimas voltas em hockenheim c slicks e um pneu furado foi provavelmente um dos maiores de festivais de pilotagem a que tive o previlegio de assistir.foi incrivel o dominio avassalador em barcelona,sem cometer o minimo erro. o carro do AP parecia que andava sobre carris,tal a perfeição da condução do piloto.no monaco grande garra,recuperar os lugares que o AP recuperou no monaco não está ao alcance de todos.alias…acho que nunca tinha visto tal coisa!em spa novamente uma boa qualy e uma corrida com muito merito deu-lhe um novo podio.
    nao fomos so nos que vimos,todo o mundo viu e aqui está a prova.o reconhecimento pelo trabalho de um piloto que é um verdadeiro virtuoso,que com os meios que tem ao seu dispor faz a magia acontecer.os meus sinceros parabens e para o ano,o titulo de campeão !

  6. Muitos Parabéns Alvaro!!
    Foi uma temporada de altos e baixos – da equipa e do carro, entenda-se!! – mas que deu um enorme gozo seguir. Por fim voltei a ter motivos para acompanhar os fins de semana de F1. Obrigado Alvaro pelos grandes momentos deste ano, mas que saibas que nos menos bons os teus fas sempre estiveram contigo!
    Foi notorio verificar a importancia de uma boa equipa para conseguir discutir o campeonato. Pelo menos, sempre nos fica o consolo de ver que nos circuitos/condicoes dificeis, onde conta mais o piloto que o carro, sempre estiveste bem colocado.
    Força para 2009, de preferencia numa equipa melhor (!!) e que em 2010 te juntes aos teus “colegas de turma” (os mesmos Kubica, Nelsinho, Hamilton e Rosberg com quem disputavas os europeus e mundiais de FA em kart ).
    Um abraço!

  7. Ron Dennis, disse que não houve nenhum talento especial na gp2 em 2008.Não reparou no Alvaro, ou então e cego.Se só olham para quem anda à frente, e não reparam nos pilotos que estão nas equipas mais modestas então esses pilotos não contam num pelotão quando nada podem fazer pois as equipas não conseguem bons resultados por falta de orçamento ou por cometerem demasiados erros tal como a Super Nova.Aconselho pois o Alvaro a arranjar uma equipa para 2009, que nas classificações consiga ficar ate pelo menos à terceira linha de grelha de partida para ficar competitivo,e não se quedar na 10 linha como aconteceu em Monza.Assim ganhará muitas corridas e subirá muitas vezes ao podium e será concerteza campeão em 2009.Deverá de facto assinar pela Campos,Isport,ou Racing Engenering.Meus parabens pelo premio rookie 2008.Excelente.Abraços.

  8. Gostaria de saber quando e que o Alvaro dá a entrevista na SPORT TV, pois gostava de ver?Gostava tambem de saber se o Alvaro irá fazer a gp2 na Asia.Pois seria bom para se entrosar na equipa,mas os orçamentos são sempre uma crueldade.Espero defacto que este ano se juntem mais alguns, para que consigas fazer uma temporada para seres campeão e romares à f1, mas para correres para ganhar não para fazer numero como já aconteceu a alguns pilotos Nacionais.Deves tentar neste priodo se poderes trabalhar na simulação de grandes premios, ou treinar de outra forma qualquer para não perderes a forma.Abraços.

  9. Tenho a informação que o Alvaro não vai fazer a GP2 Asia pela Campos.Pois um site brasileiro diz que um tal Mexicano Sergio Perez e que vai ser companheiro de Vitaly Petrov nesta edição da Gp2 Asia.Como tambem Diego Nunes vai testar em Paul Ricard pela isport para futuras negociações em 2009.Como sempre as coisas para o Alvaro começam a complicar-se as novidades vem sempre tarde.Os patrocinios tardam,(casa em que não há pão todos ralham e ninguem tem razão).temo pela sua carreira,não se pode deixar dormir.abraços.O Alvaro tem que assinar rápido para não ser ultrapassado.Hà e o Zuber vai textar pela FMS.Alguem sabe mais alguma coisa?O forum está a perder qualidades.

  10. Boa Álvaro!
    Sou um mero espectador da tua fantástica carreira. É lindo ver um piloto como tu a demonstrar que tem carácter competitivo. Para quem gosta do desporto automóvel tem que forçosamente gostar de ti! É pena que o mercado portugues seja tão pequeno que para os patrocinadores nacionais não seja interessante ( não ter retorno) apoiar uma carreira tão pormissora como a tua.
    E digo mais, para quem já “bateu” o Hamilton no karting, no minimo mereçes uma oportunidade na F1.

    Abraço e boa carreira

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: