Varinho de volta ao trabalho

Álvaro Parente não teve a melhor das sortes no seu teste com a Racing Engineering, hoje.

Durante a manhã, quando conseguia uma volta em que, apenas no primeiro sector era mais rápido dois décimos que o melhor crono, um despiste alheio e uma bandeira vermelha terminaram prematuramente a sessão. O seu melhor tempo acabou por ser 1:26.016.

A tarde voltou a ficar marcada pela falta de sorte. O primeiro setup com que o piloto correu não provou ser o mais acertado, tendo a equipa voltado a apostar naquele que tinha sido rodado durante a manhã. Com pneus que apenas tinham sido usados na volta interrompida da manhã, mas ainda sem o acerto ideal, Parente conseguiu melhorar o seu tempo para 1:25.667, mas não conseguiu continuar a melhorar o acerto devido a uma quebra na coluna da direcção. Assim, ficou com o 11º tempo na tabela do dia.

É principalmente um dia de trabalho para o piloto, que tenta já conhecer melhor a equipa e o seu engenheiro. A primeira impressão, na sua opinião, é que a Racing Engineering é uma equipa muito mais profissional e evoluída, que respira um ambiente digno de Fórmula 1. Acredita também que, com mais uns “2 ou 3 toques”, consegue tornar o carro perfeito para a sua condução e, claro, para os seus objectivos.

20 Respostas

  1. Sendo uma equipa nova para o Álvaro há ainda um período de adaptação a decorrer, pelo que os tempos hoje realizados não transmitem o real valor do Álvaro.
    Esperemos que numa sessão futura o Álvaro demonstre o seu real potencial, coisa que estou seguro que irá acontecer.

    Força Álvaro!!

  2. “É principalmente um dia de trabalho para o piloto, que tenta já conhecer melhor a equipa e o seu engenheiro.”

    Já está confirmado na equipa?

  3. Acabei de actualizar o artigo, graças a uma conversa com o manager do Álvaro, para tentar dar informações mais precisas e detalhadas.

    Cadaval:

    Penso que a única coisa que se pode afirmar, para já, é que o Álvaro ainda não está confirmado em nenhuma das equipas de topo da GP2 que pretendem tê-lo dentro dos seus carros.

    Quanto à sessão em si, não sejamos dramáticos no que toca à tabela de tempos, é preciso não esquecer que a equipa tem acesso à telemetria e sabe bem o que cada piloto fez e vale.

    Calma e confiança!

    Abraço

  4. Não acham que o Alvaro para as pretensões que tem,era para chegar ao texte e fazer 1º ou 2º tempo,com o carro que foi campeão o ano passado.Então chegam os novatos e fazem uns tempos do outro mundo.Vejam os tempos dos pilotos da Art,ou da Picket Sport.Sinceramente eu esperava mais.Mas acho que o problema do Alvaro está igual ao ano passado.Não consegue boas voltas de qualificação,hà sempre um problema.Quem seguiu as qualificações o ano passado sabe do que estou a falar,pois tem sido sempre o handicap do Alvaro.Ele tem que ser rápido em qualificação,pois corre os mesmos riscos do ano passado,sai sempre da 5 ou 6 linha da grelha de partida,e depois anda sempre a recuperar lugares.O Alvaro tinha que dar 1 segundo ou mais aos novatos e não ao contrario.Depois parace o Tiago Monteiro,tinha sempre um problema.Tive esperanças em que fizesse um grande tempo esta tarde,foi batido altamente pelo Hulgenberg,ate o Charles Pic fez melhor sem nunca ter pegado num carro de Gp2.Francamente estou desiludido.Espero boas razões do Alvaro e que se explique melhor ao Blog.Abraços
    Jose Neves

  5. Ok. Não correu bem. Falta de sorte ou não, não interessa.
    Não ha nenhum outro teste agendado?
    Amanha vai ficar na bancada a ver os outros dois conduzirem na mesma equipa?

  6. Ó Sr. Jose Neves, o Álvaro não tem que se explicar a ninguém, muito menos a V. Exª.
    Não sei para que foi esta ida a Jerez, não foi certamente para o Álvaro ser testado que ele já não precisa disso depois da última época, onde era de longe o melhor piloto da GP2. Mas quem tiver dúvidas faça o favor de seguir este link:

    http://www.lavozdigital.es/cadiz/20081030/deportes/mas-deportes/rodar-circuito-jerez-como-20081030.html

    Detesto treinadores de café

  7. sr josé neves : o alvaro na supernova se partisse de 4ª ou 5ª linha ia ao podio.das unicas vezes que a qualificação lhe correu bem,foi talvez em barcelona e spa.quase sempre, senao mesmo sempre que partiu dos 10 primeiros foi ao podio.convem não esquecer que o alvaro parente tem sido sempre muito conservador nos testes que nao contam para nada.ele nos testes que fez com a supernova antes do inicio tambem nao foi “brilhante” (para quem so vê numeros),no entanto ganhou a primeira corrida partindo de 2º,e ganhou o ponto extra pela volta mais rapida.acho que nao se pode pedir muito mais a um rookie,embora tivesse sido positivo se ele tivesse pontuado na segunda corrida mas enfim.
    não me leve a mal respeito a sua opinião e fico feliz por cada vez haver mais gente a apoiar o alvaro parente,mas dizer que o parente foi “altamente batido” por pic ou hulkenberg,e dizer que o AP deveria ter ganho um segundo aos rookies revela um profundo desconhecimento acerca da competitividade do plantel da gp2.sugiro que se informe e irá verificar que normalmente um segundo é o que normalmente separa o 1ª do 12ª – 15º tempo. repare :

    1. Pastor Maldonado ART Grand Prix 1:24.727 29
    2. Koudai Tsukakoshi Piquet Sports 1:25.015 26
    3. Kamui Kobayashi Dams 1:25.025 32
    4. Nico Hulkenberg ART Grand Prix 1:25.063 27
    5. Karun Chandhok Fisichella Motor Sport Int. 1:25.255 33
    6. Andreas Zuber Racing Engineering 1:25.437 37
    7. Davide Valsecchi Durango 1:25.539 22
    8. Diego Nunes Piquet Sports 1:25.605 32
    9. Alvaro Parente Racing Engineering 1:25.667 28
    10.Vitaly Petrov Barwa Int. Campos Team 1:25.747 32

    para alem do mais,os rookies é que querem mostrar serviço.o alvaro está ali para discutir o campeonato,e não as migalhas com os rookies.quando for a serio a musica vai ser outra e vai ser tocada ao ritmo do parente.

  8. eu tenho a minha opiniao,o alvaro a muito tempo k tem contrato com a racing engineering. abracos

  9. Ok.Obrigado por me responderem.Revelo talvez pouco conhecimento sobre o assunto.Tal como voces gosto muito do Alvaro e das suas corridas,perco todo o tempo do mundo para ver o Alvaro,ja o sigo desde as outras formulas.Mas so receio que este ano possa falhar pelo mesmo motivo que ocorreu na Super Nova e este ano e crucial para ele.Sei que 1 segundo não conta em textes, mas fiquei com algum espanto,os tempos do Hungenberg que e piloto de textes da Wiliams,e dum tal Japones ou Chines.As minhas desculpas apenas revelo um pouco de ansiedade.Gosto do Blog por isso mesmo.Não levem a mal.Abraços
    Jose Neves

  10. Boa Noticia, lá teremos todos que ir ao Algarve apoiar o VARINHO.

    http://www.gp2series.com/en//website/2008gp2series/news/newsgp2/newsdetail.php?articleid=2125

    Abraço a todos

    Njw

  11. caro josé neves,está entre amigos.podemos ter opiniões ou maneiras diferentes de ver as coisas , mas o que nos une é a paixão pelas corridas e a fé no talento do alvaro parente.um grande bem haja por aceitar os nossos reparos com desportivismo.

  12. É com grande satisfação que vejo muitas pessoas a acompanhar a carreira do nosso Varinho. Apesar de saber que os tempos dos testes pouco traduzem o real andamento dos pilotos, estava na expectativa que o nosso Varinho fosse obter tempos mais rápidos, já que no ano passado a Racing (através do Pantano) obteve vários tempos mais rápidos tanto em treinos como em qualificações.
    Muito sinceramente acredito que o contrato com a Racing Engineering já está apalavrado faltando apenas pequenos detalhes.
    Com a visita da GP2 ao circuito do Algarve, anuncio desde já a minha presença independentemente da data em que se realizar.

    Tenho é uma pergunta: Porque é que o Álvaro não aproveitou o dia de hoje para rodar com outra equipa? De todas as equipas de topo a única que o Álvaro não referiu nas suas entrevistas passadas foi a Minardi/Piquet. Será que o Nelsinho que é amigo do Varinho não podia ter intercedido por ele?

    Álvaro se chegares a ler isto tenho umas perguntas a fazer-te:
    O que achas do Filipe Albuquerque?
    Achas que se lhe fosse dada uma oportunidade nas WSR a correr à base de resultados como aconteceu contigo em 2007, ele teria possibilidades de ganhar o campeonato? Sei que o Simon Abadie anda à procura de pilotos. Bem lhe podias apontar o teu conterrâneo.

    Um grande abraço e que estejamos a festejar o titulo de campeão da GP2 no Algarve no próximo ano.

  13. Sinceramente espero ir ao Algarve mas não para celebrar o título do Álvaro! Esse espero celebrar umas semanas antes……..

  14. Parece que ontem o Alvaro teve uns problemas, talvez .

    Mas isso penso que não terá efeito nenhum para a decisão da equipa , para mim o Alavro está na Racing Engineering mas só será confirmado daqui a uns tempos e ainda mais agora com um GP em Portugal é para a enchente e apoiar o AP na conquista do GP2 .

    Força .

  15. Ontem o Alvaro nao teve toda a sorte do seu lado e a equipa da Racing Engineering deve ter percebido bem isso. Por isso acho k a Racing Eng. ja conhece bem o AP e sabe k é um bom piloto com que pode contar para 2009. Pelo k disse o Alfonso de Orleans vai haver mais uma sessao de treinos en novembro.Alguem sabe se o Alvaro vai la estar?

    Força miudo tu vais longe….até a F1

  16. No site Gp2,diz que vai haver mais uma sessão de treinos em França no traçado Le Castellet, daqui por 15 dias,mas não sei se o Alvaro vai la estar,espero bem que sim.O Sr João Pinho,normalmente esta bem informado, pois parece ter o contacto do Sr Pedro Santos em breve deve estar a dar noticicias.Quanto à Gp2 no Algarve,maravilha,penso que e no ultimo fim de semana do mes de Setembro,para mim veio mesmo a calhar,espero e que o Alvaro já seje campeão nessa altura. Se ontem fui um pouco cruel,não levem a mal e para ver se o Blog anima em torno das noticias do Alvaro,já que o Auto Sport poucas noticias dá. O Sr Quark,e o Sr Jazzda,ficaram um pouco aborrecidos,as minhas desculpas.1 abraço,e que venham boas noticias rapidamente.
    Jose Neves

  17. de fonte segura : alvaro e piloto gp2 series 2009 , equipa: racing engineering. abracos

  18. Espero que tenhas razão nelson, porque se a RE avaliar o Álvaro só por estes testes… as coisas não seriam boas para o varinho.

  19. Quero lembrar que durante os testes não importa ser o mais rápido, nós não sabemos o programa que as equipas têm, podem estar a testar novos elementos que tenham uma eficácia àquem do que seria de esperar, pelo que os tempos pouco importam. Importa sim a informação que é transmitida aos engenheiros, os pontos fracos do carro, se trava mal, se não tem aceleração, se em determinada curva o carro foge durante a travagem, isso sim são aspectos que sao tratados em testes, pelo que aí está a importância na competente transmissão de informação aos engenheiros dando uma ajuda preciosa no desenvolvimento do carro, por isso não vejo como mau o tempo do Álvaro, até porque pouco importa, nesta altura importa que o Álvaro demonstre que sabe transmitir as sensações que sente no carro, por forma a dar uma informação válida aos engenheiros, por isso não há motivo para pânicos acerca dos tempos em testes, ou se os rookies deram mais um segundo ou menos um segundo.
    Abraço

  20. Aproveito a ocasião para dar mais alguma informação extra sobre este tipo de testes. O objectivo principal é sentir o carro, avaliar a relacionamento com equipa e engenheiro e deixar dados que permitam à equipa perceber a pontencialidade desse piloto. É claro que a volta mais rápida é um sinal da capacidade do carro + piloto nas condições ideais. No entanto, estes tempo valem o que valem pois como facilmente podem perceber, a Durango e FMS estão normalmente sempre nas primeiras posições durantes este tipos de testes, mas não sao certamente as equipas mais competitivas durante o campeonato.
    Quanto ao Charles Pic e Maldonado, basta ver a diferença de andamento quando testaram o ART ou o I Sports para se perceber que é tudo relativo.
    Um abraço,

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: