O 2008 de Álvaro Parente

alvaropanmi1

Com o ano de 2009 à porta, fazemos a revista dos principais acontecimentos de 2008 na carreira do “Varinho”.

Alvaro Parente

17 de Janeiro

Como prémio pelo título nas World Series by Renault 3.5, Álvaro Parente testa um Renault R26: o seu primeiro contacto com um Fórmula 1. A equipa de testes da Renault ficou impressionada com o desempenho do piloto, comparando-o a Robert Kubica.

_u7f4380

30 de Janeiro

Álvaro Parente assina pela SuperNova, para a sua primeira temporada de GP2: a equipa apresentava um bom historial, mas também problemas financeiros significativos.

GP2 Series

26 de Abril

Na primeira corrida de GP2 da carreira, Álvaro consegue a primeira vitória, largando da segunda posição. Se, por um lado, convém dizer que o homem da pole, Maldonado, teve problemas no arranque, também é justo dizer que Parente lidou com a maturidade a pressão que Bruno Senna lhe impôs, nas primeiras voltas da corrida. Álvaro Parente assinou, também, a volta mais rápida da corrida.

7d6d1ebf

25 de Maio

Depois de pontuar na primeira corrida do fim de semana, Álvaro Parente conseguiu o seu segundo pódio na categoria, no Mónaco. Depois de partir da quarta posição, Parente terminou no 3º lugar, no fim de semana em que fez uma das melhores ultrapassagens da temporada, no circuito em que isso seria mais improvável, precisamente ao campeão de 2008: Giorgio Pantano.

GP2 Series

19 de Julho

Partindo da 7ª posição, Álvaro Parente tinha, em Hockenheim, poucas hipóteses de um pódio, num Supernova que, à medida que a temporada ia avançando, fazia transparecer que o desenvolvimento que a equipa havia feito, desde Barcelona, era quase nulo. Nas últimas voltas, a chuva aparece no circuito alemão, e o piloto português, mantendo os slicks, demonstrou que é um perito em piso molhado, conseguindo inclusivamente ser superior a Bruno Senna, que seguia equipado com intermédios.

alvaro-podio

6 de Setembro

Depois de conseguir o segundo melhor tempo numa qualificação molhada, Álvaro conseguiu o seu quarto pódio da temporada: depois de uma corrida um pouco confusa, conseguiu o segundo degrau do pódio. Na segunda corrida do fim de semana, Parente tem uma saída de pista, fruto de mais uma falha mecânica. Felizmente, saiu “apenas” com uma costela partida, e recuperou em menos de uma semana.

_mg_4878

12 de Setembro

O prémio “Best Personality” (Melhor Personalidade) foi entregue a Álvaro Parente, na gala de encerramento da GP2 Series 2008, fruto de uma votação efectuada pelos outros pilotos, chefes de equipas e imprensa.

_y2z0510

29 de Outubro

Parente tem o primeiro contacto com o pessoal e o carro da Racing Engineering, num teste em que tentou ao máximo avaliar o potencial da equipa, e o ambiente nas boxes. As impressões sobre a equipa foram muito positivas: muito profissionalismo, ambição a condizer e um monolugar bem evoluido, num verdadeiro “ambiente de Fórmula 1”.

dafeff32

12 de Novembro

Álvaro faz uma sessão de testes com a Arden, a convite de Christian Horner, para ter uma ideia “daquilo que vale” a sua equipa, a Red Bull da GP2. O principal argumento a pesar a favor da Arden, em comparação com a Racing Engineering, é sem dúvida a ligação com a “equipa-mãe”, a Red Bull F1.

17 de Dezembro

Álvaro Parente é nomeado patrono do circuito da Boavista, nos eventos que se realizarão em 2009, entre os quais se destacam a Fórmula 1 histórica e o WTCC.

Alguns dados que podem resumir o ano de 2008 na GP2, de Álvaro Parente:

– 8º lugar na classificação de pilotos;

– melhor estreante absoluto (à frente de Romain Grosjean, que se estreou nas GP2 Asia Series);

– primeiro piloto a vencer na estreia, na GP2;

– uma vitória;

– uma volta mais rápida;

– 4 pódios;

– 8 abandonos, em 20 corridas;

– média das qualificações: 12º

– média das classificações finais (excluindo abandonos): 7º

– pontos: 34

Encerramos assim este ano de 2008, e também com os votos de um excelente 2009 a todos os leitores e fãs do Álvaro, e com a promessa de mais novidades em Janeiro, não apenas em relação à equipa da próxima época, mas também a eventos para os fãs, ao novo desenho do capacete, entre outros.

Feliz 2009!

25 Respostas

  1. O ano de 2008 já não foi mau de todo, embora podesse ter sido melhor, caso o Supernova tivesse ajudado…
    Mas agora o 2009 está aí e certamente o Álvaro vai ter um ano cheio de conquistas!
    Não se esqueçam! Uma passa é para o Álvaro!!! Eheehe

    Abraço e bom ano a todos!

  2. uma passa para o AP e outra para o AIA ! RACING ENGINEERING ou ARDEN??? ja não aguento mais tanto misterio !!

  3. Os desejos de sucessos para o AP seja em que equipa ele estiver será mais uma vez notado como foi em 2008.
    Assim revelam as solicitações para testes em equipas de topo.
    Quero ainda agradecer e louvar o trabalho de todos os que criaram este espaço onde todos nós que apoiamos o Alvaro nos podemos rever.
    Desejos de um 2009 com saude e paz para todos e muitos sucessos desportivos e pessoais ao Alvaro parente.

    Força Alvaro estamos aqui sempre para ti!!!!!

    Miguel Ramalho

  4. E já estamos em Janeiro e nada……..

  5. Janeiro é grande, Pedro😛

    Calma.

    Abraço

  6. Confirmo que é grande!🙂

    Mas este assunto era para estar arrumado até ao fim de 2008, e eu quis dizer que já estamos em Janeiro de 2009..

    Calma tenho, mas começa a ser um pouco chato.

    Ainda no outro dia falava com uns amigos sobre esta questão, e alguns fizeram uma observação interessante: eh pá, deixa de te colar num piloto! Passa a gostar só dos que já la estão em cima! Seguir a carreira de um, tem 85% de probabilidades de não chegar á F1 e entao isso é uma frustração!

    Dou-lhe razao, Se o AP não chegar á F1, garanto que nunca mais olho para as divisões inferiores do automobilismo; depois disso se algum Portugues chegar á F1 saberei apenas pelo anuncio da escuderia e ficarei tao surpreendido como quem segue o campeonato mundial de cricket!

    Abraço

  7. O anúncio da nova equipa está para breve. Tem de estar mesmo. Os primeiros testes da GP2 main series são em Março e segundo as últimas declarações do manager do Álvaro nesses testes já estará a testar com a nova equipa. Mas não é caso para alarme pois muitos poucos pilotos (apenas 4 ou 5) estão confirmados para a main series. Eu sei que os outros pouco ou nada nos preocupam e era muito bom se o Álvaro já tivesse o seu lugar confirmado para 2009.
    O maior problema é, na minha opinião, haver nomes sonantes (e principalmente com maior bugdet que o Álvaro) que ainda não tem equipa para 2009, tais como Grosjean e o di Grassi (apesar de achar que este tem pouco ou nada a provar na GP2, em 2007 terminou em 2º e em 2008 terminou em 3º começando à sétima corrida). O Senna também senão ficar na F1 provavelmente vai fazer uma nova época na GP2. O Álvaro pode ganhar o campeonato com estes pilotos que referi no campeonato mas estes neste início poderão ser um entrave à entrada do Álvaro numa equipa o mais competitiva possível. Esperemos que não.

    Cumprimentos

  8. di grassi e grosjean estao certos na campos.se o alvaro parente tiver o carro que merece é um claro candidato assim como grosjean e di grassi.eu acredito que na racing engineering o parente será campeão.

  9. Não duvido do que afirmaste mas no site da equipa não há nenhuma confirmação oficial. Assumindo que é verdade, mesmo assim não deixam de ser dois lugares em carros competitivos que o Álvaro já não poderá ter. Mas também é verdade que só basta um carro regularmente competitivo para o Álvaro ser campeão. Não tenho dúvidas.

    Cumprimentos

  10. Quero agradecer ao Sr,Tuga f1 pela ajuda que me deu, pois já posso novamente comentar no Blog do Alvaro.Tenho a dizer que o Sr.João Pinho prometeu divulgar aqui para nos, as novas cores do capacete do Alvaro e ate agora nada.Gostaria tambem que o Varinho nos textes do Algarve 19 e 20 deste mes podesse rodar num F1, e que fosse como piloto de textes.Mas nada sai cá para fora, e isto está a tornar-se um pouco frustrante,pois o Alvaro ate fez uma epoca razoavel em 2008 aos comandos da Super Nova, e estranho um piloto da envergadura do Alvaro não ter nada defenido para 2009?Ou esta a fazer surpresa ou esta tudo muito complicado por causa da bendita crise, que agora serve de desculpa para tudo.O Sr,Nelson Costa,tenho saudades dos bitaites dele,mas deve estar com muito frio, e não pode dizer nada.Eo Sr.PedroSantos tambem nada diz.Teremos então que falar, quando e que o Benfica será campeão etc.
    Abraços.
    Jose Neves

  11. Bem-vindo de volta, José!😀
    Folgo em saber que já consegue comentar de novo.

    Eu prometi e vou fazê-lo. Aliás, já temos 3 versões finais arranjadas, enviei-as há uns dias para o Álvaro, para ele escolher a que gostar mais; quando ele escolher, e se assim mo permitir, divulgarei a pintura aqui no blog, para todos verem que 2009 será um ano de grandes passos para o Álvaro, até na pintura! Se nenhuma das 3 lhe agradar, teremos que tentar fazer uma mais ao gosto dele.

    Gostar, também eu gostava que o Álvaro estivesse aos comandos de um F1 dia 19… mas isso é um apenas um desejo, por agora😛

    Como já disse no Fórum AS, parece-me que este ano a “grelha” da GP2 vai demorar muito mais tempo a estar completa do que em anos anteriores, pois há muita indefinição por parte de patrocinadores e equipas. Mas penso que podemos estar descansados, pois pilotos como o Álvaro, ou o Grosjean, o di Grassi, ou o Senna (se não tiver lugar na F1), não ficaram sem lugar na GP2 em 2009… simplesmente porque são os melhores!😉

    Não se preocupe, pois vamos ter ainda muito que falar antes de poder discutir porque o Benfica foi ou não foi campeão eheheh

    Abraço

  12. Muito obrigado,João Pinho pois você,tem sempre um comentario agradavel, e dá sempre resposta da melhor maneira que sabe.Quanto aos textes no Algarve, penso que as equipas já vão estar em força, e como o Alvaro textou pela Arden, com um jeitinho podia textar pela Toro Rosso,pois penso que o Buemi não e melhor que o Alvaro.Mas são defacto tudo miragems , pois sei que isso tem que passar por muitos lobys, e que não e fácil.Vamos todos acreditar numa boa epoca para o Alvaro em 2009, e 2010 logo se verá.Acredito que a Polaris esteja a tentar o melhor para o Alvaro.Todo este cenario de crise no automobilismo veio piorar a situação, pois com a saida da Honda na F1 são menos duas vagas nesta disciplina.E quanto a patrocinios será que o Alvaro conseguiu mais algum?Espero bem que sim.
    Abraços.

  13. Exactamente! Se bem nos lembramos, antes da crise atingir proporções preocupantes, falava-se em novos patrocinadores… espero que tudo isto não tenha estragado o cenário que se vinha a montar. Mas penso que não…

    Quanto à Honda, acredito que poderá ser comprada… tenho é o receio que o comprador não saiba aproveitar a estrutura que a equipa tem… e se perca uma época que até se previa de revolução – segundo o Ross Brawn, claro.

    Abraço

  14. Pois bem, continuamos na mesma.Arden ou Racing Engeenering?Talvez corra umas vezes pela Arden e outras pela Racing lol, lol lol…..lol.Já chega de tanta indefinição.Não da para roer mais as unhas.Esta dificil. da-sse.
    Abraços.

  15. Eu ate percebo a indefinição do Alvaro:Se assinar com a Arden,pode seguir para a Toro Rosso, ou Red Bull em 2010 mas fica agarrado a estes.Se vai para a Racing, pode ser campeão ou não, e não tem a garantia de em 2010 estar na F1.
    O que fariam vocês caros colegas do Blog? Se calhar a Arden,não se calhar a Racing.O Alvaro tem de ver os pros e os contra.Não há fome que não de em fartura.Que enredo,uma e loira e outra e morena, se calhar o melhor e ficar com as duas.
    Abraços

  16. Bem….é preciso pensar….ponderar bem….pros….contras………………e no fim fica com a que tiver as mam… maiores😉

  17. No lugar do management do Varinho, eu escolheria a Racing, pois é a que teoricamente tem mais hipóteses de dar um carro vencedor ao Álvaro – e, se ganhar a GP2, é F1 garantida. A Arden, só mesmo com garantias da Red Bull de um 2010 na Toro Rosso. E mesmo isso seria um risco!

    Mas falar é muito fácil…

    Abraços

  18. Pois e.Vamos ver como e que o management do Alvaro resolve a situação.Na Red Bull, so com contratos bem assinados,para eles não vacilarem.Na Racing, tem que ver as potencialidades do carro, e não falhar a ser campeão.A ver vamos como diz o ceguinho.O CAMPEONATO SO COMEÇA EM MAIO.Ate la, temos que untar a barriga com azeite e esperar.Isto parece a Casa Pia não ata nem desata.Ja rui as unhas das mãos agora vou começar a roer a dos pes, que estão bem lavadinhas .lol lol.Tudo bom para o Varinho.Se correr na Racing e fore campeão,podera ate entrar numa equipa mais competitiva que a Toro Rosso.E se não e campeão. A F1 e uma miragem, e ai tinha a Toro Rosso a espera dele.Interessante não acham.?
    Abraços

  19. O Sr.David Sears, quere contratar Earl Bamber, para a Main Series de 2009 dizendo este que tem apenas 18 anos e e uma estrela a emergir.Se lhe entregar um SuperNova como entregou ao Alvaro o Bamber vai ter muitas dificuldades em mostrar trabalho.David Sears diz tambem que o mercado da GP2 esta pendente de saberem o que se vai passar com Bruno Senna, se vai para a Honda ou se fica na ISport, e enquanto isso não se defenir as equipas não contratam ninguem.Quere ele dizer que o Bruno Senna e o melhor piloto Gp2.
    Abraços

  20. A minha opinião é que o Álvaro deverá ir para a equipa que lhe der mais garantias de ter um carro regularmente competitivo capaz de ganhar corridas e consequentemente o campeonato. O currículo do Álvaro é impressionante pois ganhou a F3 britânica e a WSR e se ganhar o GP2 só factores extra-desportivos podem tirar o Álvaro da Fórmula 1. Por isso ir para a Arden apenas por ser o “junior team” da Red Bull não acho que seja a melhor opção. Eu sei que o Buemi beneficiou desta situação e veja se onde está.
    Eu acho que em 2010 poderá abrir-se uma porta na Renault (com a possível saída do Alonso ou então se o Piquet manter o nível de resultados deste ano) e o Álvaro se for campeão tem mais hipóteses de a conseguir. Até porque já testou com eles (e segundo sei impressionou bastantes os técnicos) e tem feito os desenvolvimentos dos carros da WSR.
    Cumprimentos

  21. Alvaro:

    Desejo-te um Bom 2009 para ti e que tenhas sucesso na tua temporada na GP2, e que depois consigas o “golden ticket” para a elite, que é a Formula 1. Um grande ano para ti!

  22. Eu tambem preferia que o Alvaro assinasse pela Racing,pois o ano passado estavam super competitivos, e se continuarem este ano assim o Alvaro pode ser campeão sem stress.Na Arden e quase como estar na Super Nova, o carro não parece dos mais competitivos.Na Racing tem potencial para ganhar corridas, e isso e o que interessa,mas esta a levar muito tempo a defenir.Paciencia a vida e mesmo assim,mais vale esperar para analisar pros e contras, e esperar: pois pode aparecer entretanto mais patrocinadores.O que interessa ao Alvaro e um carro competitivo e não uma arrastadeira…A ARDEN não lhe dá um carro competitivo,para alem de serem um pouco mafiosos,veja-se o caso (Filipe Albuquerque).Mas o managemant e que sabe.
    Abraços

  23. o que é que a arden tem a ver com o filipe albuquerque ? por favor nao confundir a arden com toda a estrutura redbull junior team

  24. Tenho noticias -só isso – do Alvaro Parente e a GP2.
    Continuam as minhas apostas em como vai à Racing.

    Confiram em:
    http://www.16valvulas.wordpress.com

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: