Primeiras imagens – capacete AP’09

helmet_all_viewsfinal

Em conjunto com o designer automóvel André Costa (LUDE), passei os últimos meses a conceber a pintura do capacete do Álvaro, para 2009.

Tentámos manter sempre as raízes, ou seja, o desenho que acompanha o Álvaro desde o primeiro capacete, como base: a lista verde e a vermelha. Que, ao contrário daquilo que se possa pensar, não vêm da bandeira nacional… mas isso será explicado no blog, em breve.

Procurámos, também, dar um estilo mais moderno e “veloz” aos lados e ao topo que, ao mesmo tempo, torne óbvio quem ele é, e qual é a sua nacionalidade. Espero que, ao ver este capacete de cima, todos os portugueses sintam o orgulho devido!

E, acima de tudo, fizemos um capacete de que ele gostasse, pois esta foi a última de dezenas de versões que foram tentadas, até se chegar à perfeita, para o piloto.

Quero desde já agradecer ao André, pois ele teve 99% do trabalho, e que excelente trabalho!

Estas imagens são apenas para se ter uma ideia mais ou menos precisa daquilo que vai ser pintado, ou seja, para que quem vai pintar o capacete tenha um “mapa”. Na viseira estará presente, como em 2008, o patrocínio da Soccerade.

Até ao fim de Fevereiro, irei com o Álvaro ver o capacete a ser pintado, tirarei fotografias para partilhar aqui, e esperemos que esta mudança traga ainda mais bonança!

13 Respostas

  1. o que ficava bem na parte vermelha da traseira do capacete era um cavallino rampante preto ! talvez um dia… 😉

  2. Parabéns pelo excelente trabalho!

  3. Obrigado, Cadaval!

    @Quark

    eheheh 😛

    Quero já agora acrescentar de que este desenho foi evoluído ao longo de 2 ou 3 meses, com o Álvaro sempre a dar a sua opinião! Esta versão que aqui vêm, é portanto, aquela que, na opinião do Varinho, está perfeita. Na minha opinião, por exemplo, as letras ficariam melhor mais abaixo, mas o capacete é para ele. Também quero dizer que, no capacete, tudo isto vai parecer mais harmonioso…

    Apenas digo isto porque divulguei estas imagens também no Fórum do AS e o etílico (piscinas) – que por acaso até costumo respeitar bastante, e se esforça imenso por manter o filho nas corridas – fez umas observações extremistas e, já agora, injustas para o designer que me ajudou imenso. Estas imagens são APENAS UMA DEMONSTRAÇÃO, apenas para dar uma ideia daquilo que há-de vir. O Pedro Machado (CMPinta) tem já experiência em pintura de capacetes e também com o Álvaro, e estou certo de que vai passar estas ideias para a realidade da melhor forma possível, agradando, obviamente, ao dono do capacete, Álvaro Parente.

    Cumprimentos

  4. E para chegar até esse layout final foi preciso…tanto! Eheheh
    Está um bom trabalho, e que nada tem a ver com o primeiro rascunho xD
    Que esse capacete traga muitas vitórias! 😀
    Abraços

  5. As minhas criticas (que pretendem ser construtivas):

    – Lateralemnete el “P” confunde, e faz pouco visível o desenho das cores vermelho e verde. Eu postaria por simplificar essa linha.

    – Acho que o letring de “varinho” devia ser ou mais agressivo ou menos, parece-me que fica entre dois conceitos. Por exemplo “il doctore” tem um letering muito apropriado à imagem de Rossi. Qual é imagem que quer o Álvaro? Acho que pelo “varinho” acho que não quer ser demasiado serio, e o letering deve reflectir isso

    – Nao estou de acordo que as quinas azuis passa para lá do branco, faz uma composição estranha de cores (branco, verde e vermelho em cruz) e parece-me muito confuso.. Acho que o efeito de velocidade das quinas devia estar em mais partes do capacete, por exemplo na linha amarela ou branca (ou nas letras, mas aqui não tenho tanta certeza se fica bem e legível…)

    – gosto muito da pinta clássica do capacete. Mostra muita segurança em si mesmo, e penso que todos estamos de acordo que isso é uma parte essencial do sucesso do Varinho, o vermelho, verde e amarelo estão muito bem desenhados.. o branco superior fica perfeito.

  6. Jorge, quanto ao seu terceiro ponto: nós chegámos a fazer uma versão desse género, mas o Álvaro preferiu assim.

    Quanto às letras, o Álvaro gostou assim, mas quando se fôr pintar, podem-se fazer umas ligeiras alterações!

    Abraço e obrigado

  7. João Pinho, existem pessoas que emitem opiniões porque encaram isso como uma obrigação. Não têm nada para dizer e destilam (que bem que fica com etílico) críticas destrutivas. Depois existem as outras como voçês que desenharam o capacete que poêm mãos à obra e fazem um esforço grande e dão o melhor que têm. Isso para mim tem muito valor. Este blog serve para apoiar o Álvaro Parente e foi isso que fizeram e bem na minha opinião.

    Renovo os meus parabéms pelo excelente trabalho.

  8. Já agora o André Costa foi quem venceu um prémio da Peugeot com um desenho de um automóvel futurista que se assemelhava a um capacete?

    ps – no post anterior saiu-me parabéms em vez de parabéns. Foi da pressa!

  9. Quanto o que a mim me diz respeito, quero deixar os meus parabens ao João Pinho.Esperamos algum tempo,mas a obra nasceu, ecomo nasceu, muito bonito o capacete,sinceramente.O Alvaro merece um capacete assim, lindo lindo de verdade.Voces que se fartaram de trabalhar para chegar a um capacete que fosse a vontade do Alvaro,não liguem a quem nada faz, unicamente critica o trabalho de cada um.Com este capacete ja estou a ver o Varinho, a festejar algumas vitorias em cima do carro da RE.Abraços, e que a confirmação venha rapido.Abraços

  10. Eu também quero deixar os meus parabéns! A minha critica vai no sentido que adoro o resultado final, e que quero de uma forma modesta ajudar..

  11. Na parte que me toca, obrigado a todos pelas críticas e elogios, é bom ouvir a opinião de todos, mas tenham em conta uma coisa, não podemos agradar a todos… Infelizmente.

    Para dar um exemplo, quando ganhei o concurso de Design da Peugeot, recebi muitos elogios (e continuo a receber, um bem haja a todos os que votaram e me apoiam até hoje!), mas também recebi N críticas e “bota abaixo” de pessoas que não gostaram nada do projecto, que posso fazer? A Peugeot gostou, o objectivo foi cumprido.

    Aqui é a mesma coisa, o Álvaro gostou, mas como o capacete ainda nao foi pintado algumas coisas ainda podem mudar, por isso continuem a expressar a vossa opinião que também não quero ouvir só palmadinhas nas costas não é? Mas crítiquem de modo construtivo, isso sim agradeço, dizer mal por dizer, não vale a pena.

    Obrigado ao João Pinho, pelas críticas, opiniões e ligação com o Álvaro, que me ajudou e MUITO a chegar a este resultado (quase final).
    Tenho a certeza que o resultado final (capacete pintado), vai ter bastante mais impacto (e parecer bem melhor), que uma imagem 2D em que certas coisas parecem pior devido a tratamento de perspectiva.

    Cumprimentos.
    André Costa.

  12. PARABÊNS

    Lindo!!!!!!!!!!!!!!

    Abraço
    Miguel Ramalho

Deixe uma Resposta

