Pedro M. Santos: “Ser campeão em 2009 é o objectivo”

Aqui ficam as respostas de Pedro Moreira dos Santos, manager de Álvaro Parente, às perguntas colocadas aqui durante os últimos dias.

As respostas do piloto ainda demoram mais uns dias.

José Neves
– Gostava de perguntar ao Sr.Pedro Santos,se a equipa (ORT) vai poder testar no Algarve em particular, ou obriga sempre a que os testes sejam feitos em conjunto? E tambem se continua de pé colocar o Varinho em 2010 na F1, caso os resultados sejam medianos, ou meramente brilhantes?

Os testes na GP2 são limitados e como tal não se pode usar o carro sem ser nas sessões oficiais. O Varinho na F1 depende de muitos factores, um dos quais os resultados. No entanto, se o acesso fosse só pelos resultados, seria o Pantano e o Senna a estarem presentes e não o Buemi. Para 2010 ninguém consegue prever o que vai acontecer na F1 e no panorama económico mundial. Se a Renault sair, a Williams falir e a Toyota se fartar de gastar dinheiro, deixam de existir vários lugares; se houver 3 carros por equipa, custos muito mais baixos e novas equipas, as oportunidades podem sorrir.

Toni

– Pergunta para o Pedro Santos: Porque é que a Renault convidou o Alvaro para a apresentação no AIA se ele não é piloto deles? Há interesse?

Amizades pessoais. Interesse não digo mas reconhecimento do talento do Álvaro e atenção, de certeza que há. O Valério é piloto Renault e na época de estreia não fez nem 1/3 dos pontos do Álvaro. O Grojean conseguiu o pior resultado de sempre da ART e apesar de lhe reconhecer talento, não o vejo minimamente superior ao Álvaro excepto nos apoios, potencialidade da equipa e condições para desenvolver o seu trabalho.

NR

Para o PMS:

– A ORT é uma boa opção para o AP, uma que lhe vai permitir atingir os objectivos anteriormente declarados para esta epoca (Ser campeao de GP2), ou foi somente a escolha possivel?

A ORT pode vir a ser uma grande surpresa no campeonato de GP2. Ser campeão de GP2 é claramente um objectivo para 2009. Há muitos factores em causa e a ORT pode e vai fazer melhor que muitas equipas.

– Como é que a ORT poderá “levar” o AP para a F1? O ingresso do AP na ORT poderá ser um factor que atrasará ou acelarará este ingresso, em oposição por exemplo ao ingresso numa equipa com ligações directas a uma equipa da F1 (Campos ou Arden)?

A Arden deixou de ter o apoio da Red Bull e o Christian Horner não precisa que o Álvaro esteja na equipa dele para lhe reconhecer qualidades. Christian Horner precisa é de quem lhe pague as contas da equipa de GP2 e parece-me que o Perez é uma excelente opção. A Campos obriga a uma ligação com a Renault ou Briatore pois o dono é o Alejandro Agag, sócio do milionário italiano. Nos dias de hoje, estando a Red Bull e Renault fechadas, é tudo uma grande incógnita.

CDM

– Houve, ou há, a hipótese de se juntar a uma equipa de F1 como piloto de testes ainda este ano?

Este ano tudo está muito estranho. Não interessa ser piloto de testes em 2009. Com as limitações impostas para este ano as equipas usam o tempo disponível para rodarem com os pilotos principais. Em alguns casos chegam ao ponto de descriminar pilotos, dando 70% dos testes para um e 30% para o outro piloto. Aos pilotos de testes sobram 1 ou 2 dias máximo e de interesse relativo.

– Tendo em conta a actual conjectura económica, os patrocinadores do Álvaro têm perspectiva de permanecer com o Álvaro para o futuro, ou os contratos são só de curto/médio prazo?

Os contratos tem sempre duração de um ano. No entanto para as marcas interessa estarem juntas a um piloto que está em crescimento de carreira.

Tomás Caeiro

– Tem recebido muitas negas de empresas portuguesas ou a procura de patrocínios tem sido feita sobretudo lá fora?

As duas coisas. Quem anda à procura de patrocínios sabe que de 100 contactos sai um mais sério que pode dar em apoio ou não. No entanto temos de analisar a dimensão de Portugal e perceber que para este nível de valores temos 5 a 8 empresas em Portugal que podem apoiar e algumas delas não consideram o automobilismo como um formato válido de comunicação, apesar de as suas congéneres estrangeiras o fazerem noutros países como Espanha, França e Inglaterra.

Nelson Costa
– ja entrou em contactos com o tony teixeira ?

Com que objectivo? O projecto do Tony Teixeira nada tem a ver com a F1.

Quark

– o que falhou nas negociações com a Racing Engineering ?

O acordo com a Racing poderia ter sido fechado logo no último dia da época passada mas o budget que pensávamos conseguir reunir rapidamente ficou condicionado em tempo devido à crise financeira que se instalou, levando a muitas indecisões o que atrasou todo o processo e levou a que a Racing tivesse de optar por outra solução. A noticia da criação da ORT também veio mudar todo o nosso projecto pois, sendo uma equipa portuguesa, era pelo menos forçoso que falássemos e víssemos a possibilidade e interesse de trabalharmos juntos. Felizmente chegamos a acordo.

– que outras equipas,sem contar com a RE, eram possibilidades reais para o AP em 2009 ?

Todas basicamente. Fomos contactados por todos excepto ART e a DPR. A DAMS, RE, I SPORTS, TRIDENT, SUPER NOVA tentaram ao máximo contar com o Álvaro.

– podemos esperar da ORT uma equipa superior à supernova ? o que viu na ORT que lhe agradou ?

A ORT tem vontade de mostrar resultados. A Super Nova parece-me mais interessada em estar presente na GP2 como plano de negócios. O projecto que o Tiago Monteiro e José Guedes idealizaram para a ORT dão-me garantias que brevemente poderão estar a competir com as melhores e porque não, serem superiores em todos os aspectos. Portuguese can and will do it better!
A ORT não se tem poupado a esforços para a falta de experiência na GP2 e como todos puderam ver, a primeira impressão foi muito positiva, apesar de os tempos em Paul Ricard nada significarem mas é preferivél estar desde o inicio nos 10 primeiros que nos 10 últimos.

-o AP conseguiu angariar novos sponsors para a nova época ?

Sim. Temos um novo patrocinador e aguardamos ainda algumas respostas. Cabe a vocês premiarem esses patrocinadores e demonstrarem que vale a pena apoiar jovens pilotos nacionais.

-para quando um site oficial do alvaro parente ?

Faz parte do acordo com esse patrocinador.

34 Respostas

  1. Esperarei para ver os patrocinadores que faltam para ver os produtos dos mesmos e ajudar o Alvaro;)
    Não me peçam é para comprar soccerade, nem maquinas delta, lol agora se por exemplo vier a tmn ou a Galp, aí mudarei de numero e serei mais selectivo qd atestar a maquina lol😀

    Quanto á possibilidade dos custos baixarem ainda mais no proximo ano na F1, é uma exelente noticia:D Basta ao alvaro fazer um pouco melhor que o ano passado e já ta na gaveta…a ver vamos…tenho fé!

  2. mais uma vez os parabens ao blog e aos seus responsaveis por esta iniciativa, e mais uma vez o meu agradecimento ao PMS pelas respostas rápidas e sem meias palavras de que qum realmente está por dentro do assunto. a confirmação do novo patrocinio sao realmente boas noticias resta saber se será nacional ou estrangeiro.permitam-me especular :se for nacional,talvez seja a tmn,se for estrangeiro talvez seja a PEAX,uma empresa de webdesign que se nao estou em erro foi a responsavel pelo site do euro 2008 na alemanha, que foi anunciada como sponsor da meritus no qatar aonde o AP se estreou por essa equipa.talvez seja este o novo sponsor,como tambem fazem websites junta-se o util ao agradavel…

  3. Realmente a questão da redução dos custos para a fórmula 1 na próxima temporada traz uma equação interessante na parte do acesso à competição, mas talvez para alargar um pouco mais a discussão à volta da resposta dada pelo Pedro Santos, também questiono se nesse caso, sendo maior a oferta, ou seja, pilotos pretendentes aos lugares disponíveis, não será maior também o número de concorrentes às, apesar de tudo, poucas e sempre limitadas vagas.
    Mas gostei da entrevista e é pena que não tenha sido possível o acordo com a Racing E logo no final da época passada. O tempo todo que esperaram é bem claro do interesse que eles tinham em ter o Álvaro a correr lá. Mas isso agora é passado e o que importa é trabalhar bem o carro na ORT para superar o Di Grassi.😄

  4. Os meus agradecimentos ao Sr.Pedro Santos,fiquei muito mais esclarecido e satisfeito, vejo que existe muito trabalho em redor do Alvaro para tentar dar-lhe as melhores condições de trabalho.E pena realmente esta crise que afecta toda a gente, e talvez a F1 estivesse mais proxima.Vamos ter esperança de um dia ver o Varinho na grelha de partida de um G.Premio de F1.Foi pena tambem não conseguir assinar pela R E havia a certeza de estar competitivo desde a primeira hora.Enfim Português sofre.Agora vamos caminhando rapidamente para os textes em Barcelona,aí já se tira mais conclusões sobre a competitividade da ORT.
    Abraços

  5. Desculpem o Assunto OFF TOPIC:

    Hoje enquanto folheava o jornal A BOLA reparei numa noticia referente à mudança no sistem a de pontuação q se pensa irá ser aplicado na F1, e nessa mesma noticia surgiam os comentário de 3 pilotos portugueses:
    .- TIAGO MONTEIRO; FILIPE ALBUQUERQUE e PEDRO LAMY
    Enquanto Fã do Álvaro fiquei um pouco revoltado por este n ter sido considerado nesta questão .

    E reflecti um pouco sobre este facto e cheguei à conclusão q o Álvaro embora seja um grande piloto, precisa de mediatismo, n é q n o tenha, mas precisa de mais sem sombra de dúvidas. (talvez esse mesmo mediatismo ajude a trazer mais patrocinios)
    Penso q há q apostar em espalhar a cara do nosso menino prodígio pelas publicações q no nosso portugal mais vendem, sejam elas revistas cor-de-rosa, correios da manhã etc…
    Porque se ele não se tornar conhecido, ninguem o promoverá…

    Sinceramente n acho o assunto muito descabido porque temos Carlos Sousa’s, Tiago’s Monteiros e Pedro’s Lamy’s escarrapachados por Nova Gentes Tv7 dias e etc…
    Epaercendo q não é assim q eles se vão tornando conhecidos

    GRANDE ABRAÇO ( e desculpem mais uma vez o OFF TOPIC)

  6. Bem, ontem por acaso estava a circular de carro para o work com a rádio sintonizada na TSF quando a dada altura ouvi num spot publicitário que na quinta-feira o programa mais cedo ou mais tarde teria como convidado o piloto que mais chances tem de chegar à F1. Não disseram quem se tratava. Acho que por questão de coerência deve ser o Álvaro, mas ainda não sei. Na grelha de programação da TSF para amanhã só dizem isto, para as 15:30, horário do programa:

    “Voltamos amanhã… e a acelerar!”

    Será com o Álvaro? Hoje temos o 1º ministro e a oposição em debate no Parlamento. Parlando xD

  7. se for o AP o sr joao pinho certamente que conseguirá confirmar

  8. Não deve ser o Álvaro, mas… nada melhor que ouvir😛

    Abraços a todos

  9. Filipe Albuquerque…😦

  10. Recebi agora mesmo a confirmação,de FONTE SEGURISSIMA,que o piloto em questão será o filipe albuquerque e não o AP.

    não deixa de ser curioso que o “piloto portugues com melhores hipoteses de chegar à formula 1” nem p a GP2 tem budget hehehe .seja como fôr tudo de bom para o FA e força aí no A1GP,que as oportunidades hão de aparecer,nem que seja em 2010 com a ORT.

  11. Se formos a ver o Filipe tem boas chances, se vier a haver a compra de uma equipa de F1 por parte do tony teixeira para dar lugares aos seus campeões;)
    Se isso vier a acontecer (a compra de uma equipa de F1), a caça ao lugares da A1gp será tão ou mais disputada que a Gp2, faz tudo parte da estratégia do Tony , ah Ganda Tony!…

  12. parece-me que o tony não está a negociar de uma forma seria,está apenas a aproveitar-se desses rumores. ja teve oportunidades de comprar super aguri, toro rosso, spyker e até a honda e nunca o fez.fala fala fala fala e eu não o vejo a comprar nada.a ideia dele não é má,mas esse senhor,tóni como é , deve estar à espera dos saldos.entretanto,vai ganhando publicidade gratuita com esta exposição mediatica do “compra-ou-não-compra”.

  13. Ele não é toni, caso contrario não teria a fortuna que tem, aos 20 anos já geria a maior empresa de transportes na África do Sul, está apenas a espera do momento certo para avançar dada a indefinição que a F1 vive e a propria economia global tambem…

  14. Pois e o Sr.Tony, tem muitos milhões segundo entrevista ao AutoSport.Quando não lhe interessa fala mal,da F1 e do tio Bernie,dizendo que este quere copiar coisas da A1GP,para a F1.E quando lhe interessa,fala que vai comprar uma equipa de F1,para dar lugar ao primeiro e segundo classificado da A1 GP,como não comprou diz que vai construir ele uma.Não sei ate que ponto fala verdade,mas se sim o Filipe pode garantir um lugar segundo essa via se claro fore primeiro ou segundo este ano na A1.Agora Portugal não comporta com 2 pilotos na F1,mas antes quero lá ver o Alvaro,se a temporada este ano lhe correr bem melhor que a do ano passado.
    Abraços

  15. sem querer ser injusto para o FA, parece-me a mim que o AP está mais bem preparado para entrar na f1,fosse em 2009 ou em 2010 .
    quanto ao toni carreira,perdao,tony teixeira,duvido que tenha capacidade para construir uma equipa do nada . mas a ver vamos… ha um ano atras nenhum de nos sonhava em ver uma equipa portuguesa de gp2 a correr em portugal…

  16. O novo patrocinio do Alvaro não sera a MEO?Digo isto porque no AIA,há muita publicidade desta marca.Tambem esta bem representada a TMN,e mais algumas exemplo GALP,C.Geral de Depositos,Algarve,Sagres,Hagen,Samsung,Portimão,Lagos,será que o Varinho não conseguiu nada desta gente?A ver vamos como diz o outro.

  17. O Filipe Albuquerque também é uma das nossas esperanças para chegar à Fórmula 1, apesar que neste momento e pelo grau de proximidade, até pela categoria que representa, o Álvaro é o que efectivamente está em melhores condições.
    Agora o Filipe Albuquerque é um piloto que já provou ser bastante rápido e na A1 GP está a fazer um grande campeonato. Vai ser interessante ouvir o que ele irá dizer à TSF, até porque o programa é longo e o moderador tem jeito para a entrevista.

  18. resta saber é se o entrevistador percebe alguma coisa do assunto… é possivel que a MEO seja um novo patrocinador,mas ja especulei aqui relativamente a outras possibilidades.sendo colaborador da ZON espero que a MEO não tenha “agarrado” o AP,mas a ver vamos … seja quem for o novo sponsor desde que se chegue à frente com a nota a malta agradece!

  19. Não deverei ter possibilidade para ouvir o programa em directo. Começa às 15 horas, mas dá para ouvir mais tarde já que depois fica um link para edição em mp3 numa página da TSF dedicada ao programa.
    @Quark – o moderador não é especializado no assunto mas é perspicaz a puxar assuntos ao entrevistado já que ouve o que ele diz e pelo meio vai-lhe colocando questões que mais não são que dúvidas e curiosidades que gostava de saber e que acabam por manter o interesse para quem ouve. Já ouvi algumas entrevistas e gostei. É capaz de valer a pena ouvir o que o Filipe irá dizer.

  20. Caro amigo Quarq, sou cliente ZON, por satelite.Já agora a titulo particular qual o melhor preço para o Funtastic,e incluindo a Sport Tv, para ver claro a GP2, e a F1.Há alguma promoção?Ou há outro pacote de canais melhor?Se souber agradeço, se não souber tambem não faz mal?Você consegue pela ZON, ver as corridas da GP2 ASIA,para ver o Varinho na Meritus?Acho que so pelo Eurosport 2 mas a Zon não tem esse canal,e a MEO,penso que sim.Que treta.
    Abraço

  21. caro jose neves
    em relação à gp2 asia pode ver no eurosport2,que está disponivel no funtastic life.pelo menos por cabo está,por satelite tenho de confirmar.
    quanto ao outro assunto, se me quiser deixar o seu email podemos analisar o seu caso,certamente que teremos uma boa proposta para si😉

  22. Caro Jose Neves.
    O canal Eurosport2 já está na ZON. No entanto presumo q seja apenas nas ligações por cabo. No seu caso (através de satélite), deverá ser uma questão de tempo. É uma questão de questionar a própria empresa,
    Abraço

  23. É triste constatar que aquilo q se ande a passar é q é o Filipe Albuquerque q está mais próximo da F1!

    Não tenho nada contra ele, mas às vezes parece q há uns q são filhos e outros enteados!

    Vamos promover o Álvaro junto dos MEDIA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!11

  24. A Eurosport 2 não chega ao Algarve por cabo segundo penso.E por satelite tambem não.Pagoo Funtastic Life mas não o tenho, o Eurosport 2.Quark segue o meu email.Jose Neves_2007@hotmail.com
    Quanto ao Filipe Albuquerque na F1, so tem uma hipotese e defacto se ficar em 1º ou 2º,no campeonato da A1 GP, e se o tal Tony Teixeira construir a sua equipa de F1.Mas quanto a mim o Varinho e mais,piloto mas de longe que Filipe.Espero que o projecto que estão a dar ao Alvaro o possa levar a F1.Força Polaris.
    Abraços

  25. caro josé neves,o seu mail é josé neves tudo junto?
    o filipe tambem é um excelente piloto,mas neste momento o alvaro é um piloto mais completo,com mais experiencia e tem um projecto mais solido.contudo,o filipe albuquerque é o piloto mais bem sucedido de toda a historia do A1GP, e tem-nos dado muitas alegrias.a sua vez chegará.mas antes disso ainda teremos o AP na F1, se tudo correr bem já para o ano;)

  26. Sim Quark e tudo junto, e so letras minusculas.Mas não se preoucupe eu vou questionar a empresa,que por satelite não vejo.Alias já liguei hoje disseram que estava activo no canal nº26,mas enganaram-me não está,atendeu um Sr.que deve ser Cabo Verdiano, ou não sei, e deve perceber tanto daquilo como eu de um lagar de azeite.
    Abraço Quarq.

  27. Bom, para quem quiser seguir a entrevista que o Filipe Albuquerque deu à TSF no programa Mais Cedo ou Mais Tarde, sigam para o link:

    http://tsf.sapo.pt/Programas/programa.aspx?content_id=1016877&audio_id=1176094

    (depois tem lá a opção que dá para ouvir)

    Já ouvi tudo e fiquei agradado, até porque o Filipe disse algumas coisas que ainda não sabia. Por exemplo que o Álvaro vai fazer algumas corridas do A1 GP, pelo menos foi a impressão com que fiquei.

    Depois achei interessante quando abordaram a parte da ligação à Red Bull, que o obrigou a ir viver para Itália, num edifício onde estavam outros pilotos. E depois lá veio a desilusão por ver que alguns pilotos eram mais depressa apoiados que ele, como o Buemi, que é representante de um mercado importante para dar lucro em termos de pub, e que à custa disso tomou a decisão de bater com a porta. Cheguei a escrever que ele fez mal em sair, no fórum do Autosport, mas às tantas ele até terá tomado a decisão mais correcta. Pelo menos este ano está no A1 GP e as coisas nunca correram tão bem para Portugal como está a acontecer nesta época.
    A F1 continua a ser um sonho, mas entende ele que não estão lá os pilotos efectivamente mais rápidos, mas aqueles que geram receitas e trazem mercados, foi quando ele falou no Bernie querer um indiano a correr, mas e valor, questionou ele?!

    Tem mais outros pontos que merecem ser ouvidos, a entrevista toda é bem conduzida, exceptuando a dificuldade no início quando perderam o contacto com o Filipe por ele estar nuns estúdios emprestados em Cantanhede.

    Mas também só para dizer que não devem criticar uns pilotos em favor de outros. Neste momento a verdade é que o Álvaro e o Filipe, e numa escala mais reduzida para já o Armando, são os pilotos melhor preparados para chegar à F1 e convém apoiar sempre todos, mesmo quando a mim me parece que neste momento o Álvaro é o que tem a melhor hipótese para lá chegar.

    Quem sabe não chegaremos a ver o Álvaro na BMW como colega de equipa do Kubika e o Filipe na Red Bull, colega do Buemi e a mostrar que consegue ser mais rápido que o relógio suiço.😄

  28. Recordo aqui que o Armando Parente para já não tem equipa para 2009 , admitindo parar de correr por falta de apoios.
    Triste , mas é a realidade.

  29. Não é só triste. É lamentável que não o apoiem.😦

  30. “Por exemplo que o Álvaro vai fazer algumas corridas do A1 GP”
    O que ele disse foi qu o Armando Parente (não o Alvaro Parente) vai ser o rookie driver do A1 Team Portugal, na corrida do Algarve, e talvez em mais corridas.

  31. Então foi engano meu. Obrigado pela correcção NR.

  32. Boas.
    Por aqui alguém me pode ajudar a arranjar contactos de pilotos e pessoas portuguesas ligadas à F1/GP2/A1GP (Parentes, Albuquerques, etc, Felix da Costa,…)para fazer entrevistas para publicar no meu blog? Se sim, respondam para bmfpmm@sapo.pt por favor…

  33. Cdmafra o Gonçalo Sousa Cabral é capaz de te poder ajudar nisso, fala com ele😉
    Toma o email com que o podes contactar 16valvulas@sapo.pt
    Abraço

  34. Obrigado Diogo Guilherme..

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: