Alvaro Parente aos comandos de um A330 da Gulf Air

GP2 Asia Series

Alvaro Parente foi convidado para experimentar o simulador desta companhia asiática, tendo obviamente feito a descolagem mais rápida.

Para Álvaro Parente, esta foi “uma experiencia única” sendo supreendido pela “quantidade de acções que os pilotos têm de efectuar” mas também pelo grau de ajuda electrónica que o avião transmite ao piloto. Descolar um avião com este peso, “voar sobre o Bahrein e voltar a aterrar foi claramente uma experiência unica”, sendo supreendido pelo quantidade e qualidade dos equipamentos disponiveis para testes.

Advertisements

14 Respostas

  1. Bom bom era sacar mais um patrocinador….

  2. “GP Asia: Parente troca Dallara por Airbus
    Data: 22/04/2009 17:56
    Álvaro Parente é um dos mais experientes pilotos portugueses, tendo já oportunidade de pilotar carros de corrida bastante distintos, mas hoje realizou uma experiência única e para qual nunca se preparou: assumir os comandos de um Airbus A330 da Gulf Air.

    Este fim-de-semana, o jovem português irá disputar com o My QI Meritus.Mahara no Bahrain International Circuit o derradeiro evento da GP2 Asia mas, antes de se sentar ao volante do seu Dallara Renault, Álvaro Parente recebeu o convite da Gulf Air, o patrocinador da prova de Sakhir, para asssumir os comandos do seu simulador de voo e tomar contacto com um Airbus A330 – um bimotor de duzentas e setenta e cinco toneladas capaz de transportar trezentos e trinta e cinco passageiros.

    Esta foi uma experiência completamente nova para o jovem de vinte e quatro anos que teve a oportunidade de ter uma perspectiva diferente do circuito onde irá competir este fim-de-semana. “O treino de voo foi uma experiência fantástica. Simulámos levantar voo seguindo-se de uma rota que passava pelo Bahrain International Circuit e foi muito divertido sobrevoar a recta da meta a mais de quatrocentos quilómetros por hora, para depois realizar a aproximação final ao Bahrain International Airport”, afirmou entusiasmado Álvaro Parente.

    O portuense pôde aperceber-se das exigências de um avião de grande porte, comparando-as às sensações que habitualmente vive no habitáculo de um carro de competição. “Nunca tinha dado conta de que um piloto tinha tanto para fazer num cockpit de um avião. Tem tantas responsabilidades comparativamente a um piloto de corridas. Quando estava a pilotar tinha que corrigir a inclinação do avião, manter a direcção, ter em atenção à velocidade para evitar que caísse e conservar a linha do horizonte. São muitos factores que nos obrigam a manter a concentração máxima, mas existe sempre o computador para nos aconselhar e para nos impedir de cometer erros”, afirmou o piloto de vinte e quatro anos que acrescentou: “Por exemplo, quando estava a baixa altitude, o computador alertou-me para descer o trem de aterragem. É mais fácil, comparativamente a um carro de corridas, porque um avião é muito mais pesado e reage mais lentamente a cada comando, mas numa emergência ou em situações de problemas técnicos é a experiência do Capitão que conta. Por isso, são os profissionais que devem tomar conta de um avião comercial”.

    Após a sua experiência no simulador de voo da Gulf Air, o mais evoluído do médio oriente, Álvaro Parente passou a perceber com mais precisão todas as responsabilidades e dificuldades pelas quais passam os profissionais que habitualmente tomam os comandos do aviões em que voa, tendo presentemente ainda mais respeito por eles.

    Agora que regressou a terra firme, a principal preocupação do piloto português é alcançar bons resultados no fim-de-semana que se avizinha, esperando, para isso, que a My QI Meritus.Mahara lhe possa colocar em mãos um carro competitivo. ”
    (sportmotores.com)

    pelos vistos,o convite partiu da propria GULF AIR, patrocinador principal do GP do Bahrein e aparentemente foi o AP o unico piloto a ser convidado… interessante…

    desde que se iniciou esta parceria com a meritus o AP tem tido mais exposição mediatica internacional, o que é extremamente positivo e é com exposição mediatica que se atraem patrocinadores…!

  3. Bem, sei que o Álvaro é bom piloto nos carros mas… não sei se gostava de andar com ele num avião, com ele nos controlos… xD

  4. Era bom e que o Alvaro arranca-se o patrocinio da Gulf Air,era mais um para juntar ao outros.Já agora na revista Auto Hoje , de hoje vem uma entrevista ao Tiago em que ele fala na Gp2,e nos seus pilotos e engenheiros.Basicamente diz que os engenheiros são muito bons,um foi o engenheiro do Pantano na Racing o ano passado portanto campeão,outro diz que foi eng do Senna,portanto homem para 56,57 anos experiente, e outro mais novo, muito bom tambem.Fala muito bem do Alvaro claro,e do Chandok,diz que ele mais parece um engenheiro,mas não sabem em que lugar se vão situar na Gp2,porque os treinos e uma coisa e competir e outra,contra equipas com 15 anos a 16 de experiencia.A ver vamos,a coisa promete,Abraços.

  5. o tio bernie aqui à tempos disse que haviam 3 equipas interessadas em entrar na f1 em 2010… ja se houvem alguns rumores…Lola, USGP,Aston Martin, A1GPF1,ART… é preciso estar atento , mais equipas = mais lugares . deixo-vos aqui outra noticia :

    “GP2 Asia: Ocean e Chandhok antecipam estreia
    Data: 23/04/2009 06:00

    O indiano Karun Chandhok irá disputará a etapa final da temporada de 2008/09 da GP2 Ásia pela portuguesa Ocean Racing Technology, a formação de José Guedes e Tiago Monteiro.

    A ORT, que até aqui tinha participado na GP2 Ásia com Yelmer Buurman e Fabrizio Crestani, e o piloto indiano, que têm contrato para a categoria principal da GP2, anteciparam a ligação, sendo a prova do Bahrein o terreno perfeito para um teste em cenário de corrida.

    “Faz quase sete meses desde a minha última corrida na GP2, então estou muito ansioso para este fim-de-semana. Como a GP2 europeia é o programa mais importante, o Tiago e eu sentimos que seria útil fazer um fim-de-semana na asiática juntos, como preparação para a categoria principal. A ORT é uma equipa nova e será a primeira vez que estarei trabalhando com os engenheiros e mecânicos num fim-de-semana de corrida, então será um bom teste para nós para entendermos o trabalho de ambos”, explicou Chandhok.

    A última corrida da GP2 Ásia decorre este fim-de-semana no Bahrein, enquanto a época da GP2 Series começa a 9 de Maio em Barcelona.”
    (sportmotores.com)

  6. Livestreaming para as corridas arranja-se? A eurosport não vai fazer transmissoes em directo, e so umas horas valentes apos as corridas, nao é costume ser tanta diferença:S Se alguem tiver que arranje sff…

  7. No site da eurosport diz que vai dar em directo às 13.45 no sabado e às 9.30 no domingo.

    http://tv.eurosport.pt/tvschedule.shtml?menu=17881

  8. torre de controlo permissão para aterrar no podio

  9. Eheheh… 😀

  10. Results – practice 1

    position pilote team gap laps
    1 D. Nunes Piquet – 13
    2 R. Rodriguez Piquet – 12
    3 L. Razia Arden 00’00″478 11
    4 A. Parente Qi-Meritus 00’00″515 13
    5 D. Valsecchi Durango 00’00″537 14
    6 K. Kobayashi DAMS 00’00″591 14
    7 E. Mortara Arden 00’00″653 13
    8 J. D’Ambrosio DAMS 00’00″722 13
    9 J. Jakes Super Nova 00’00″891 13
    10 M. Bonanomi Qi-Meritus 00’00″937 14
    11 G. Van Der Garde iSport 00’01″048 14
    12 M. Herck DPR 00’01″092 14
    13 S. Yamamoto ART 00’01″263 12
    14 R. Gonzalez FMS 00’01″277 14
    15 S. Perez Barwa Campos 00’01″304 12
    16 J. Villa Super Nova 00’01″338 14
    17 D. Rigon Trident 00’01″581 14
    18 H. Al Fardan iSport 00’01″601 15
    19 P. Maldonado ART 00’01″651 13
    20 F. Crestani ORT 00’02″061 12
    21 K. Chandhok ORT 00’02″466 12
    22 G. Ricci DPR 00’02″596 13
    23 R. Teixeira Trident 00’03″440 14
    24 K. Nai Chia Chen FMS 00’04″102 15
    25 M. Dalle Stelle Durango 00’06″088 12
    26 V. Petrov Barwa Campos 00’17″827 2

  11. Results – practice 1
    position pilote team gap laps best time
    1 D. Nunes Piquet – 13 01’44″290
    2 R. Rodriguez Piquet – 12 01’44″290
    3 L. Razia Arden 00’00″478 11 01’44″768
    4 A. Parente Qi-Meritus 00’00″515 13 01’44″805
    5 D. Valsecchi Durango 00’00″537 14 01’44″827
    6 K. Kobayashi DAMS 00’00″591 14 01’44″881
    7 E. Mortara Arden 00’00″653 13 01’44″943
    8 J. D’Ambrosio DAMS 00’00″722 13 01’45″011
    9 J. Jakes Super Nova 00’00″891 13 01’45″181
    10 M. Bonanomi Qi-Meritus 00’00″937 14 01’45″227
    11 G. Van Der Garde iSport 00’01″048 14 01’45″338
    12 M. Herck DPR 00’01″092 14 01’45″382
    13 S. Yamamoto ART 00’01″263 12 01’45″553
    14 R. Gonzalez FMS 00’01″277 14 01’45″567
    15 S. Perez Barwa Campos 00’01″304 12 01’45″593
    16 J. Villa Super Nova 00’01″338 14 01’45″628
    17 D. Rigon Trident 00’01″581 14 01’45″871
    18 H. Al Fardan iSport 00’01″601 15 01’45″891
    19 P. Maldonado ART 00’01″651 13 01’45″941
    20 F. Crestani ORT 00’02″061 12 01’46″351
    21 K. Chandhok ORT 00’02″466 12 01’46″756
    22 G. Ricci DPR 00’02″596 13 01’46″886
    23 R. Teixeira Trident 00’03″440 14 01’47″730
    24 K. Nai Chia Chen FMS 00’04″102 15 01’48″392
    25 M. Dalle Stelle Durango 00’06″088 12 01’50″377
    26 V. Petrov Barwa Campos 00’17″827 2 02’02″117

  12. Resultado dos treinos
    4 Lugar

  13. Quarto, e não conhecia a pista, hehe
    Este rapaz não deixa de me surpreender 😀

  14. Bom trabalho! Força!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: