Sakhir: corrida 1 – Press Release

_p9o8580

Álvaro Parente teve uma passagem efémera pela primeira corrida de GP2 Asia do fim-de-semana de Bahrein, dado que um incidente com Edoardo Mortara colocou um ponto final prematuro na sua prova, quando rodava confortavelmente dentro das posições pontuáveis.

A arrancar do oitavo lugar da grelha de partida, esperava-se que o jovem do Porto pudesse realizar uma boa prestação e lutar pelos lugares cimeiros, dado que tinha demonstrado na qualificação e nos treinos-livres um bom andamento.

A corrida até começou bem para o português, assumindo o sexto lugar atrás de Kamui Kobayashi, apesar de Davide Valsecchi ter lançado a confusão no pelotão ao ficar parado no arranque. Nas primeiras voltas, Álvaro Parente acompanhou sem dificuldades o ritmo do japonês, que viria a sagrar-se hoje Campeão da GP2 Asia com um quarto lugar, tendo chegado a atacá-lo, sem que o conseguisse ultrapassar.

Para não perder tempo atrás dos pilotos que rodavam à sua frente, o jovem de vinte e quatro anos entrou bastante cedo nas boxes, com o intuito de poder rodar no ar fresco para suplantar os seus opositores directos.

Esta táctica prometia dar bons resultados, mas Edoardo Mortara, que liderou o grupo onde estava integrado Álvaro Parente no início da prova, tinha outros planos e, quando saiu das boxes, acertou no piloto português na abordagem à primeira curva, acabando por promover o abandono dos dois.

Após a corrida, vencida por Diego Nunes, o piloto do Porto estava profundamente desagrado com o comportamento do italiano. “O Mortara estava a sair das boxes e não deveria ter discutido a travagem comigo daquela forma! As corridas são assim, mas é pena porque penso que poderia alcançar hoje um bom resultado”, afirmou desapontado o português.

Para a corrida de amanhã, que será transmitida em directo pelo Eurosport 2 a partir das 9.30, Álvaro Parente arrancará do vigésimo primeiro posto da grelha de partida, esperando-se uma prova de ataque do português, mesmo se lhe será muito difícil alcançar alguns pontos. “Será complicado obter um resultado de relevo na segunda corrida, uma vez que vou partir muito atrás. Seja como for, vou dar o meu máximo e tentar recuperar o máximo de posições”, concluiu o jovem de vinte e quatro anos.

Anúncios

30 Respostas

  1. É isso. Atacar e tentar ganhar o maior número possível de posições, quem sabe não dá para mais um brilharete. Alguém que depois ponha por cá o link para seguir a corrida “live” aqui pela net, já que o pessoal até vai comentando e postando aqui as incidências da corrida.

  2. Lamentavelmente não vi a corrida.
    Mas não aconteceu penalização ao pacóvio do (Morteiro) Mortara???
    As ultrapassagens de antologia parece que fazem mal a esse Morteiro………….

    Informem por favor amigos.

    Alvaro, força amigo, dá-lhes a valer amanhã………….
    Estamos contigo sempre!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  3. pelas imagens o carro nem ficou muito mal

  4. O mortara para além desta pancada ainda deu mais uma ou duas a seguir. E com a asa partida continuou na linha de corrida o que levou a que o Parente se mandasse para fora de pista para o passar…

  5. Bom dia pessoal!

    A partir do link de ontem eles estão a voltar a transmitir. Vai começar a corrida!

  6. Caramba, na primeira curva foi logo um molhe de carros para fora.

  7. Parente segue em 15º

  8. O Álvaro segue atrás do J Villa

  9. A lentidao do crestani ta a permitir uma bela disputa entre os tres pilotos

  10. Bem, quando penso na primeira curva do Autódromo do Algarve a ser percorrida nas duas corridas marcadas para a última prova da GP2, com aquele pelotão em avanço todo em compacto, só não temo pelo que passar lá em primeiro ou em último. xD

  11. Não vi bem a ultrapassagem, mas o Álvaro passou o J Villa e agora está atrás daquele grupo do crestani, mesmo atrás o russo Petrov.

  12. enganei-me, é o bonanomi e o da DPR

  13. está a ser animado à medida que o Bonanomi passou o Riccei e agora todos querem passá-lo

  14. haha boa Álvaro. Força

  15. o Álvaro estava em 11º (tinha passado o Petrov), mas nas duas voltas finais algo se passou (passaram a filmar o D’ambrosio) e acabou em 14º. De todo o modo foi uma boa corrida e animada. Venha agora a main series GP2 para o ataque.

  16. AP rodava em 11º, completamente ao ataque sobre o 10º -Ricci- mas terminou, dois lugares atrrás -Petrov e Villa-. Deve tê-los perdido na útima volta. Desconhecemos porquê. Além do mais fez questão de demonstrar o seu desagrado ao travar e bloquear as rodas logo após ter passado a linha de meta… Aguardemos por saber o que se passou…

    Off topic: Os carros da ORT falharam este fim de semana completamente o setup dos carros. Ambos tinham um péssimo grip traseiro nas curvas. As exibições do “Euricio” Crestani foram pouco mais do que sofríveis.
    Offtopic 2: O Teixeira, parece não ter sido ajudado por também ter optado pela Stilo como sua marca de capacetes… :-)… Parece que se sentiu desconfortável com o calor e quando rodava consistentemente (como primeiro dos “amadores”), resolveu fazer uma paragem (definitiva) nas boxes para refrescar.

  17. Foram 3 fins de semana de corridas,que o Alvaro participou na Gp2 Asia.De positivo o facto de correr, estar melhor preparado para a Mainseries e conhecer alguns circuitos que não conhecia ,o que pode vir a seu favor caso consiga a F1 para 2010.Mas quanto a resultados muito abaixo das expectativas,talvez a equipa pouco competitiva etc etc.Agora a partir de Barcelona pede-se concentração maxima,ter em atenção as disputas por lugares e não deitar tudo a perder nalgumas ultrapassagens menos conseguidas.A ORT e nova vai ter que trabalhar muito bem para que o Alvaro seja campeão ou vice e possa entrar na F1 em 2010.Por mim gostaria imenso que fosse o Alvaro,mas tambem precisa de mais garra,melhores estrategias, uma boa equipa,bons setups,enfim tudo tem que dar certo.Ele tem que melhorar bastante em qualificação e dominar este ano a GP2 para que isso aconteça, não vai ser facil,mas so assim alguem vai olhar para ele como piloto talentoso.Caso estivesse a competir no campeonato da Gp2 Asia, a sua participação tinha sido algo mediocre,e não sei se esta participação lhe trouxe algo de positivo aos olhos dos patrões da F1.Senão andar nos lugares da frente a partir de Barcelona arrisca-se a ser mais um piloto que prometia muito, e nada conseguiu.Gostava imenso que o Alvaro melhorasse certas coisas,como já tenho dito aqui no blog.Esta na hora,e agora ou nunca.
    Abraços

  18. Isto é demais, estava eu a ver a 1ªcorrida tudo corria bem quando vem aquele Mortara e estragou o fim de semana ao Alvaro ´, pois acreidto que acabando a 1ªcorrida em 6º, na corrida de hoje ia ao pódio mas enfim é preciso ter menos azar .

  19. Deixei um lapso atrás, tinha dito 14º mas foi em 13º que acabou. A esta hora da manhã e tendo acordado de propósito para ver a corrida não é fácil.

  20. Alguem me podia dizer o que aonteceu na ultima volta

  21. acidente entre mortara e parente

  22. Embora seja a 1ª vez que comento, já venho acompanhando a carreira do álvaro parente há muito tempo, e começo realmente a ficar com dúvidas que o álvaro possa dar o salto. Oxalá esteja enganado, mas já vai fazer 25 anos, quando temos o vettel e o buemi com 20, também o hulkenberg tem essa idado, enfim.
    O álvaro precisa de ter mais serenidade a correr, pois nem sempre é possível optimizar o set-up, e na 1ª corrida apesar de estar a perder 1 ou 2 lugares em relação ao 6º que chegou a ocupar, tinha uma boa hipótese de terminar em 7º ou 8º, e pensar num pódio para a 2ª corrida.
    Pode-se dizer que os fãs do álvaro são sempre fantásticos, e protegem-no sempre, mesmo quando insistem que o álvaro é melhor que o luca di grassi ou o grosjean, o que está longe de ser verdade. Também nesta manobra da saída das boxes com o mortara desculpabilizaram o álvaro, mas o álvaro tem que encontrar as suas responsabilidades. Não precisava de ter apertado tanto o mortara e sujeitar-se a correr riscos desnecessários. Conseguiria facilmente passá-lo por fora, aliás como aconteceu hoje na F1 com o rosberg a passar o glock que saía da 1ª paragem nas boxes. Hoje na F1 vimos que nenhum piloto que saía das boxes desistia de lutar pela 1ª curva.
    Portanto o álvaro precisa de pensar bem no seu futuro, senão vamos ter sempre disto: más qualificações, incidentes no meio do pelotão e a 2ª corrida sempre comprometida.
    Há que moderar objectivos, jogar mais pelo seguro, apostar em primeiras corridas até ao 8ª lugar, complementar a pontuação na 2ª corrida, e depois a partir daí ganhar confiança porque dá-me a sensação que o álvaro corre sempre com grande ansiedade e nunca obtem prestações tão boas como o seu potencial.
    Abraço aos membros do blog.

    • concordo com muito do que disse excepto no seguinte : na minha opinião o parente é mais piloto que grosjean e di grassi.

  23. Em primeiro lugar, Jorge: bem-vindo 😀

    Concordo consigo em que o Álvaro talvez precise de ser mais cauteloso, por vezes. Porém, é apenas a GP2 Asia, talvez ele adopte uma abordagem diferente na Main Series.

    Quanto à idade ele, esperemos que não seja um handicap! Penso que os pilotos que têm entrado na F1 tendem a ser mais novos, não por ser um requesito na F1, mas porque tendem a subir na carreira cada vez mais depressa, “empurrados” por grandes patrocinadores. O que não foi o caso do Álvaro. No entanto, o talento está lá, e se os resultados, patrocinadores, contactos e, claro, vagas, aparecerem, em 2010 o Álvaro dará o salto. Esperemos que sim 😉

    Discordo da sua opinião de que o Grosjean e o diGrassi são superiores ao Álvaro, talvez o diGrassi seja tão bom como o Álvaro, mas o o Grosjean… não esquecer as diferença$ entre a SuperNova e a ART ou a Campos. A Super(?)Nova tinha apenas os patrocinadores que os pilotos trouxeram com eles, e o dinheiro escasseou, logo, as peças escassearam. Isto, somado a erros de estratégia, condenou a época de 2008. A ART e a Campos estavam (e provavelmente continuarão a estar) no lado oposto…
    Em confronto directo, por exemplo, em SPA, o Grosjean venceu o Parente com facilidade, está certo. Mas acha que essa facilidade adveio somente do talento de cada um? Se considerarmos que os carros são entregues com uma performance de 10 valores a cada equipa, a SuperNova conseguiu desenvolver o carro até aos 12 valores, e as equipas mais endinheiradas até ao 18. A verdade é esta.

    Esperemos apenas que, este ano, a ORT tenha meios e competência para atacar durante todo o campeonato. O resto, confiamos ao Álvaro!

    Penso que, se tiver material que permita lutar de igual para igual com os adversários, o Álvaro terá que forçar menos e cometerá, portanto, menos erros.

    Um abraço

    • totalmente de acordo ! nao acusem o AP de ser kamikaze ! ele arrisca ultrapassar, e o incidente com o mortara não é culpa do AP. quando ele se encontra na liderança não queima uma travagem nao poe uma roda fora do sitio nem quando o bruno senna a menos de 1seg atras durante 30 voltas.

  24. Acho que em parte o Jorge Miguel tem razão, já aqui referi essa situação,o ALVARO por vezes e demasiado ansioso, e deve gerir as 2 corridas de fim de semana,pois costuma estragar logo a primeira, e depois a segunda sai sempre no fim do pelotão.Ja aqui disse varias vezes, ele tem que pontuar sempre nas 2 corridas,da tudo na primeira e estraga a segunda.Ha quantas vezes seguidas isso acontece João Pinho?Ja e tempo de o Alvaro aprender.Juizo muito Juizo para Barcelona.Se ficar entre os primeiros oito lugares na primeira corrida e sempre bom.Na segunda sai na frente e vale 6 pontos.Ele costuma matar logo a primeira corrida.Não e critica mas e um desatino para os fans.Ele tem que pontuar nas 2 corridas se quizer ser campeão,ja aqui referi que era bom procurar um conselheiro,ou psicologo para lhe dar força mental,muito importante nestas lides.Mas a Polaris deve estar atenta,ou mesmo o Tiago.
    Abraço

  25. Muito boa ideia a do conselheiro psicológico. As equipas de f1 contratam um para cada piloto para lhes dar garra e coragem para as corridas. O sutil depois do que se sucedeu no GP do monaco de 2008 e no GP da china de 2009 deve ter precisado do seu muitas vezes.

  26. Vi há pouco a repetição da tentativa de ultrapassagem ao Mortara, mas desta vez não fiquei com a impressão que o piloto da Arden tenha sido tão malicioso quanto julguei a princípio. Parece-me que os dois discutiram até ao fim e limite do possível a posição. Por um lado o Álvaro deixou deslizar mais o carro depois do apex da curva (é a sensação que fico ao ver), o Mortara travou um pouco mais cedo e por isso terá saído melhor empurrando um pouco o Álvaro para fora para ganhar posição. Depois do apex da curva vão os dois a par e é aí que o Mortara fecha mais a porta e há o embate inevitável.

    De todo o modo valorizo muito a atitude do Álvaro; é assim um campeão. Nunca perde uma oportunidade para ultrapassar. Por muito que se diga que o Álvaro deve ter calma (e deve sempre numa situação de lugares de topo tentar dosear o ânimo), a verdade é que os grandes pilotos arriscam e não ficam com medo de tentar passar em qualquer lado.
    Apesar de ficar agora com a sensação que o acidente sucedeu porque ambos forçaram ao limite as pretensões de cada um, valorizo muito a toada ao ataque do nosso piloto e creio que o Álvaro não deve deixar de lutar por uma posição a pensar em receios.

    • Pois não e isso, para ser campeão e em varias corridas não numa so.Veja o Porto Manchester, ja se dizia que ia ganhar,ate os jornalistas faxiosos,pois esquecem-se que para ganhar a eleminatoria e preciso ganhar os 2 jogos,sei que o futebol não são corridas mas tem que ser interpretado assim.Se acha que o Alvaro tente ultrapassar sempre, mesmo que estrague a corrida então desculpe que lhe diga isso não tem o minimo de estrategia, nem sentido,e estão la os comissarios de pista para penalizar os pilotos culpados por essas historias de andar sempre a bater.Primeiro esta a segurança em pista e as vezes as ultrapassagens não são seguras.Para kamikazes, ja chega o Mortara e os outros,agora o Alvaro não.Todos gostamos de ver ultrapassagens,eu tambem gosto muito mas o Alvaro tem de ser mais comedido para chegar ao fim com as suas corridas senão acaba antes de tempo sem pontuar.Ele vai para a F1 SE FORE CAMPEÃO,não e se ganhar uma corrida entende.Veja o caso do ano passado so ganhou uma corrida e estragou 2 ou 3 so quem não quere ver,com outras tantas sem ter culpa ,acabou em 8 na geral,quando podia ter sido 3º ou 4º.Para a historia ficam os pontos conseguidos na epoca e não se fez uma ou duas boas ultrapassagens.Desculpe mas são outra maneira de ver corridas

      • @José Neves – não digo que o Álvaro deva fazer ultrapassagens à maluca, sem ponderar as consequências e hipotecando as chances de alcançar um lugar pontuável. O que acho é que é de valorizar jogar ao ataque quando há condições para isso, sem receio de enfrentar o adversário (creio que foi essa estratégia que resultou no Manchester vs Porto, aqui no Dragão, bem, não sei que dizer daquele remate, ainda hoje…lol) e, de certo modo, arrancar um brilharete no pelotão. Foi essa postura que lhe valeu no ano passado a grande ultrapassagem ao campeão numa curva no circuito do Mónaco. Outras situações não terão corrido tão bem, mas dentro de um risco calculado há que tentar superar.
        Mas de resto tb estou de acordo consigo. O GP2, campeonato principal, é sobretudo uma prova de resistência e concordo que mais importante que ganhar corridas é andar nos pontos permanentemente, um pouco como a toada que este ano o Armindo Araújo está a pôr em prática no PWRC.

        Com qualificações mais avançadas e constantes será mais fácil figurar de modo permanente na luta pelos pontos e essa deve ser a receita para este ano. Vamos aguardar, já falta pouco para o campeonato começar.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: