“Parente tem talento para vingar na F1”

Petersundberg

Peter Sundberg competiu com Álvaro Parente na primeira prova desta época do Campeonato de Espanha de GT e não tem dúvidas que o português tem condições para singrar na F1. O piloto sueco, de 33 anos, já se tinha cruzado com Parente no Mundial de F3 e na altura ficou impressionado.

Logicamente depende dos patrocinadores, da sorte e da política, mas sei qual é o nível dos pilotos que passaram da F3 para a F1. O Jenson Button, por exemplo, disse-me que ia competir mais uma época na F3 e um mês depois estava na F1. Isto também pode acontecer ao Álvaro porque ele tem talento e todas as condições para vingar. Se lá chegar tenho a certeza que não vai desiludir“, disse-nos, convicto, o sueco que chegou a testar na antiga Minardi . “Em 2001 coincidimos numa corrida de F3 em Albacete e lembro-me de dizer ao dono da equipa onde ele estava que dos quatro pilotos que tinha, Álvaro, apesar de ser o mais novo, era o melhor. Tem muito talento.

Sundberg venceu as últimas duas edições do Campeonato de Espanha de GT ao serviço da RSV, entretanto adquirida pela Aurora Racing Team. Na primeira prova desta época a equipa portuguesa (que alinha com dois Ferraris 430 GT) contou com a participação de Parente a título excecional, mas o piloto luso deve voltar aos comandos de um dos Ferraris da Aurora numa das duas etapas da competição que passam por Portugal.

in Record.pt

Advertisements

36 Respostas

  1. Talento todos sabemos que o Alvaro tem,ele precisa e de urgentemente começar a fazer as boas corridas que nos habituou,e não estragar a primeira corrida de cada grande premio,e depois anda aos papeis na segunda.Ele que se agarre, com unhas e dentes,a ORT,e comece a andar nos lugares da frente sem bater, e cometer erros.Nem custa muito,que o talento aparece,e começar a somar pontos e deitar o nervoso miudinho fora.So assim,e sem medo começar a somar pontos para que os patrões da F1,pensem nele.Este inicio tem sido algo negativo,ou começa a andar para a frente, ou não sei,pode deitar todos os anos anteriores de trabalho fora,o que sinceramente era muito negativo para ele e para os seus patrocinadores.
    Cumprimentos.

  2. Eu tenho a mesma opiniao do sr jose neves. abracos

  3. Tb tenho partilho deste ponto de vista, sem duvida.
    F1 ou GP2 não são patinagem artistica, não existe um juri que no fim que dá uma pontuação pela melhor ultrapassagem ou pela manobra melhor executada ou ainda pela mudança de pneus mais bonita.
    Tudo se traduz em pontos ganhos pela posição alcançada no fim da corrida!
    É muito “bonito” um piloto ter talento mas isso precisa de ser traduzido em resultados…e sem desculpas, pq um azar todos têm por inumeras razões. Isso acontece a todos…agora se acontecer em todas as corridas sempre ao mesmo já é diferente.
    E digo mais (sem nunca deixar de apoioar o AP), campeonatos ganhos no passado são importantes sem duvida. Mas para chegar à F1 o agora é que é importante. é agora que é preciso mostrar qq coisa de diferente, pq glórias passadas todos os pilotos que lá estão têm (uns mais outros menos mas isso não interessa).
    A conversa sobre “canecos” ganhos no passado é conversa de benfiquista e o AP é portista…vamos lá respeitar isso 😉

    Resumindo, se é para chegar à F1 é preciso mostrar resultados agora.
    Desculpas, sejam elas quais forem, podem até ser compreensiveis mas não servem para nada.

    • eu sou benfiquista mas concordo,não sao os campeonatos ganhos no tempo da maria caxuxa que nos vao levar À champions.
      e que o AP tem talento para chegar à f1 não é novidade,não precisamos que o sr peter sundberg nos diga.
      talento não chega.e agora mais do que nunca,são necessarios resultados.vamos la varinho,mostra ao mundo aquilo que nós sabemos que tu és capaz de fazer !

      • Mais comentários para quê? Vocês ja disseram tudo…Eu tn gosto e apoio sempre o Varinho, mas a verdade é que não se vai a lado nenhum sem amelhar pontos e estar sempre no top5.
        É agora ou nunca e sem usar a desculpa da ORT, pois já vimos que o conjunto AP+ORT tem condições para estar no TOP 5 ( isto com ambos ao melhor nível), por isso há que agarrar a oportunidade e FORÇA! Mostar resultados é URGENTE!!! Sei que ainda falta muito campeonato, mas todos os pontos são preciosos e até agora é 4-0.
        Mas Força VARINHO! NUNCA CAMINHARÁS SOZINHO!

  4. Todos nós somos fãs de automobilísmo, e vemos no álvaro uma grande oportunidade de preencher esse vazio que é quase nunca ver um português na F1. Essa ânsia é tão grande que tendemos a endeusar os nossos, e a ansiedade é de nós todos e também do álvaro. Já aqui disse que é um erro ter expectativas demasiado elevadas, o álvaro tem de descomprimir e redefinir as suas ambições um pouco em baixa, talvez isso tire um pouco a carga de ansiedade.
    Nesta altura vemos que a barwa está a um nível inalcansável, mas as outras estão todas muito equilibradas. Ironcamente, se o álvaro estivesse nesta altura na racing engeneering iamos estar todos muito desiludidos, pois vemos que o di grassi só vai conseguindo os seus modestos resultados à custa de muito “braço”.
    Seria útil por os olhos em alguns grandes pilotos que não têm carro por aí além, e aí se vê os grandes pilotos que eles são. Por exemplo o alonso vem tendo um carro pouco competitivo, mas é com grande brilhantismo que lá vai conseguindo um 6º aqui um 7º ali, e no ano passado até deu para ganhar 2 provas. Isto sem nunca se meter em incidentes, ao contrário do nelson piquet junior.
    Portanto, dá ideia que todos estes incidentes reflectem o álvaro a querer andar mais que o carro deixa. E preciso compreender que às vezes estar em 9º lugar com 70% de corrida já é um grande resultado, basta que nos outros 30% haja um incidente como a gp2 é fértil que elimine 1 ou 2 pilotos, e não entrar em parafuso, que é o que tem acontecido.
    Por exemplo no mónaco, o álvaro estava em 9º e tinha o chandhok à frente. Para bom entendedor, isto significa que o alvaro nunca poderia atacar o colega de equipa naquelas vielas. Teria sempre de aguardar um incidente dos 7 primeiros. Aqui se vê a inutilidade do desgaste do álvaro em 9º que o levou a embater nos rails. Para quê? para ultrapassar o chandhok? 😦

  5. Muito bem visto Jorge Miguel.Eu gostaria imenso que o Alvaro lesse,estas humildes opiniões,mas que são feitas por quem gosta muito do Alvaro,e aprecia a sua condução.E bem verdade que muitos de nos,inclusive eu já escrevi dezenas de vezes,uma opiniões melhores que outras, mas e sempre na tentativa de ve-lo melhorar a cada corrida.Gostaria por isso que ele um dia tivesse 2 minutos da sua agenda,e dissesse alguma coisa a nos.Nos não o queremos prejudicar,mas sim apoia-lo,mas tambem so trocar-mos opiniões entre nos e a parte interessada não nos dizer nada quanto a mim tem pouco sentido.Valha-nos o João Pinho,e por vezes o Sr.Pedro Santos.Que o Alvaro não se iniba e diga algo,pois penso que já merecemos,uma pequena atenção do Alvaro.
    Melhores cumprimentos

  6. A meu ver o Álvaro tem geralmente bem até à entrada das boxes e aí, talvez por faltar uma estratégia adequada, deitou-se muito a perder. E tudo começa na primeira corrida, que geralmente define o fim de semana. É um momento fundamental.
    Ora, vendo a corrida de Barcelona, a qualificação não foi do melhor, mas até à mudança de pneus na primeira corrida o Álvaro recuperou muitos lugares e lembro que estava à frente do Mortara, que ganhou a segunda corrida. Isto porque na mudança de pneus, perdeu lugares para os dois pilotos que vinham atrás. Depois aconteceu o acidente talvez devido a alguma impetuosidade, mas muito porque se tratava de recuperar lugares que tinha perdido. O Mortara já ía à frente, entre outros.

    No Mónaco foi igual. A posição era boa (7º), (depois de uma qualificação mais ajustada), creio, antes de mudar os pneus, mas com a ida às boxes perdeu 3 posições. Foi muito e o Chandock foi para a frente. Ele viu-se outra vez numa situação complicada. De uma boa chance para a segunda corrida e com pontos seguros, passou para o inverso. É fácil dizer que tinha de ter calma, agora que sabemos do acidente do Fillipi, mas na altura e perante o 10º lugar ele sentiu a necessidade de atacar. E mais uma vez porque a estratégia das boxes não correu bem.

    Por isso acho que algo ali tem de ser conversado e bem ajustado. Escolher o momento certo e não perder lugares seguros, já que isso obriga depois a uma recuperação hercúlea, onde estão os riscos.

    Vejam o Álvaro perdeu a posição para o Mortara na 1ª corrida de Barcelona. O Mortara ganhou a corrida de Domingo. O D’Ambrosio passou o Álvaro na primeira corrida do Mónaco. Acabou a primeira em 3º e a segunda em 2º. Podia ter sido o Álvaro a ficar com 3 podiums se a estratégia de boxes pelo menos não o tivesse feito perder posições. Isto é fundamental. E por ser na primeira corrida, é o momento, que a par da qualificação, define o fim de semana.

    • boa analise.ao ter que forçar o ritmo,arrisca-se a errar e como se costuma dizer,quem anda à chuva molha-se.do que vi,nao me parece que a paragem nas boxes em bareclona tenha sido tao catastrofica assim.não tenho dados para analisar,mas encaro com alguma naturalidade o AP ter perdido a posição para o mortara.so posso dizer se foi ou nao uma paragem nas boxes catastrofica quando souber a vantagem que o ap tinha sobre o eduardo mortalhas antes de parar na box .tudo o que seja inferior a 20 segundos nao da,na minha humilde opiniao para o AP sair à frente.
      é normal que a ORT ainda se revele verde em alguns aspectos,nomeadamente nos pitstops. mas axo que muitos de nos ficamos surpreendidos por ver o AP e o KC ali na luta pelos pontos.
      vamos ver como o AP vai reagir a esta crise,será mais uma oportunidade para mostrar o que vale.é agora,ou estagna ou explode.

  7. Enganei-me ali, o D’ambrosio acabou em 6º a primeira corrida no Mónaco.

  8. Todas estas analises são correctas, lógicas e fazem sentido, mas, mais uma vez, no final o que vai interessar são os pontos amealhados.
    Estratégia, mecânica, afinações, muita coisa pode correr mal de facto…e corre. Ao AP e aos outros.
    O automobilismo, pode parecer mas, não é um desporto individual, é um desporto de equipa, onde o trabalho colectivo tem mais influência no resultado final do que outros desportos.
    Haja mérito ou demérito do piloto, do engenheiro, do team principal ou do mecânico é indiferente. Há pontos pode haver um lugar na F1, não há pontos quase de certeza que não vai haver. Tudo o resto são desculpas.

  9. Força Alvaro e força ORT. Todos nós estamos a torcer por vós.

  10. Acho engraçado por-se em causa o profissionalismo de certas pessoas! Deve haver aqui pessoal a querer ensinar o Pai-Nosso ao vigário!

    FORÇA ÁLVARO!

    • isto é um blog,logo o pessoal comenta.ninguem tira valor ao AP.ninguem colocou em causa o seu valor e o seu profissionalismo.quanto muito ha é pessoal que está um pouco desiludido com o facto de ainda não ter pontuado,mas ainda faltam 16 corridas.

      • Estava só a referir-me a comentário deste género :

        “Por exemplo no mónaco, o álvaro estava em 9º e tinha o chandhok à frente. Para bom entendedor, isto significa que o alvaro nunca poderia atacar o colega de equipa naquelas vielas. Teria sempre de aguardar um incidente dos 7 primeiros. Aqui se vê a inutilidade do desgaste do álvaro em 9º que o levou a embater nos rails. Para quê? para ultrapassar o chandhok? “

  11. O Alvaro vai correr pela Aurora racing nos fins de semana em que não tiver comprometido pela GP2. Já viram se conseguia ser campeão de GT espanhol e da GP2 este ano lol…
    Força para a Turquia Parente!!!

    • é bom é que corra no AIA, pq ha trambolhos da GP2 como o ricci e o maldonado que já la andaram.era vergonhoso o piloto da casa não conhecer o circuito e os trambolhos andarem la como peixe na agua.

      • Pois mas isso não vai acontecer, estive á pouco a ver o calendario do Gt espanhol e a e a prova no AIA calha somente em Outubro :(bahh

        …e analisei as datas da GP2 com as provas de GT e afinal O Alvaro so vai fazer a ronda do Estoril lol fala-se que no Estoril ao lado dele estará outro piloto de semelhante envergadura, acho que so pode ser o Albuquerque, e na Autosport desta semana tb referem isso. Até estou para ver se a estreia do Filipe (se for mesmo ele), duvido que seja melhor que a do Parente mas estou curioso para ver…

        Já podia aparecer era um convite ao FA para substituir algum de muitos trambolhos (;P) que andam na GP2…

      • esses convites deixaram de acontecer quando ele saiu da red bull,azar o dele.

  12. Segundo os nossos amigos do AutoSport,dizem que o mercado já começou a agitar-se,pelo motivo do Rosberg,querer sair da Williams, talvez para a Maclaren, e que podem haver algumas dezassete trocas de pilotos.E necessário que a Polaris,esteja em cima dos acontecimentos e trate de arranjar um lugar para o Varinho,pois a sua carreira so pode passar pela F1,nem que seja só um ano,para ver seu real valor.O mercado de pilotos este ano vai começar cedo,vamos ver no que isto vái dar,mas o Alvaro tem que começar a andar muito bem já na Turquia,se quizer sentar-se a partida da F1 EM 2010.
    Abraçosss

    • O real valor do Álvaro será bastante difícil de o perceber na F1, imagine que hipoteticamente o Álvaro corre pela LOLA, ou campos, ou Epsilon Euskadi, ou force india, certamente será muito dificil para o álvaro obter resultados se correr em equipas desse género, pelo que não será revelado o valor real dele…
      De qualquer das maneiras eu penso que o Álvaro é mesmo bom piloto, seja em monolugares ou noutra categoria, e caso o Álvaro não atinja a F1 não o vejo como o fim do mundo, há automobilismo para lá da F1, vejamos o caso do Pedro Lamy, João Barbosa e Miguel Ramos, que são reconhecidos lá fora pelas suas carreiras, e deles os 3 apenas o Lamy correu na F1 e foi na Lotus e Minardi duas equipas que lutavam para se pre-qualificarem para os grandes prémios e não foi por isso que o Lamy deixou de ser bom piloto, bem pelo contrário, é dos melhores pilotos da actualidade em sport-prototipos, a prova disso é a sua presença na equipa da Peugeot.
      Agora concordo com sigo quando diz que a partir da Turquia o Álvaro tem de começar a andar bem já na turquia, caso contrário torna-se muito complicada a missão F1.
      Acho que o Álvaro se sente um pouco pressionado(por ele mesmo) e ansioso pelo facto de este ser o ano decisivo para ele mostrar ao mundo da F1que tem valor para estar na F1, aliado também ao facto de os seus patrocínios não serem abundantes e não ser fácil reunir um orçamento que seja compatível com a GP2.
      Abraço 🙂

  13. Eu acho que o Alvaro se ficar em 3º, atrás de grojean e Petrov, penso que terá grandes chances de ingressar na F1. Penso que toda a gente questionará o lugar do Petrov (por estar na carro vencedor), dando mais valor ao 3ºlugar do AP.
    Agora continuar assim é que não, e penso que a Turquia será o ponto de viragem, a ORT evolui de Barcelona para cá (penso que ficou provado com o KC que controlou como bem quis a corrida metendo a ART no bolso). Isto aliado a vontade do Alvaro querer vingar as 1ªs corridas, espero mesmo algo de surpreendente, Tou mesmo curioso pa ver…

    • Isso são as eternas contas de cabeça para nos iludirmos.

      Se a classificação final do GP2 é fundamental na escolha de pilotos, onde está o Pantano (apesar de não ser novo)? O que está a fazer o Sebastian Buemi na F1, que o ano passado ficou em 6º no GP2.

      Lucas Di Grassi, Bruno Senna, etc. Todos já tiveram grandes resultados de GP2 para apresentar e ainda não chegaram a um lugar de corrida na F1…

      Patrocínios, sorte, talento e mais que tais, tudo conta na escolha de um piloto para a F1. Os resultados são puramente secundários.

  14. Porque querem,que o Alvaro com o talento que tem vá para outros campeonatos com muito menos dimensão.Então o Alvaro melhor piloto Nacional, dois anos de GP2,e depois vai para outros campeonatos.Para mim que tenho seguido a sua carreira ve-lo noutros campeonatos e uma derrota.E claro que o Alvaro se sente pressionado,pois ele tambem quere a F1 e não outros campeonatos.E porque essas equipas, a Force India ok,e porque não tambem a Williams,espero bem que ele consiga a F1,numa equipa destas,ou mesmo BMW.Temos de acreditar,e na F1 que se ganha dimensão e que a Polaris pode rentabilizar o Alvaro,mas essas contas não sou eu que as tenho que fazer.Venham mais patrocinadores.Alias a SPORT TV,devia patrocinar o Alvaro,assim que acabar a GP2 eu mando desligar,so tenho o canal aberto graças ao Varinho.Recuso-me a ver GTS com o Varinho a conduzir,e a pagar Sport Tv.Abraços

    • Ora, isso é que é falar. A isto eu chamo apoio 😉
      Se o AP não conseguir entrar na F1 é por falta de dinheiro, e só tem falta de dinheiro por ser português, porque se fosse de outra nacionalidade qualquer já lá estava.

  15. Calma pessoal que o alvaro tem boa gente por tras dele e que estao a fazer tudo para o alvaro ir para a formula 1, so nao sei se e agora nuns tempos proximos se e para o ano.Mas que ele vai isso eu tenho a certeza, e o proprio tiago monteiro tambem sabe.PS, disse-me um passarinho que o Albuquerque vai mesmo para a gp2 ainda este ano , so nao me disse para onde.Talvez para a ort,durango.

  16. Vou citar uma afirmação de um dos pilotos de top da F1 o Kimi;

    “Quando os líderes no Mundial estão tão distantes a única coisa que interessa é a vitória”, acrescentou o campeão de 2007.

    Sempre contigo Alvaro, apenas e só para reflectir.

    Saudações

  17. Caro Nelson Costa.Esta a falar em 2009 ainda ou 2010,ou mesmo 2011?
    Abraço

  18. amigo jose neves 2009 e uma hipotese mas em 2010 e de certeza.

  19. Obrigado amigo Nelson Costa.Sempre a considera-lo.
    Abraço

  20. Também penso que ainda este ano, tanto o adam Carrol como o Filipe vao dar uma perninha de GP2 a substituir pilotos feitos de chumbo lol…
    Quanto ao Alvaro, se o Tiago Monteiro chegou, porque não o Alvaro??
    Ao TM bastou um 2ºlugar na defunta formula Nissan (que passou á actual WSR quando se fundiu com outro campeonato qualquer lol)…Porque não ha-de o Parente conseguir???

    O Parente tem é de mostrar aos Patrocinadores actuais (e atrair outros) que merece um maior investimento, pois dá nas vistas (ou não estivessem as camaras focadas nas lutas dele quase todas as corridas) e isso é que interessa…
    Interessa lá ganhar corridas com 20 30 segundos de diferença, interessa é captar os holofotes e brilhar (sem fazer asneiras que senão é o reverso da medalha :S )

    Turquia pode ser bom, por ser uma pista que a maioria dos rookies desconhecem, não atrapalhando o alvaro, vamos a ver…

    Pessoal, mais uma coisa, vou emigrar para frança! Há alguém do forum que esteja lá? Queria ver as corridas e não sei como nem onde, penso que a eurosport francesa deve transmitir, mas se houver alguma alma por aí que me possa esclarecer agradecia;)

    • Penso que o Tiago Monteiro conseguiu entrar para a F1 também pela ajuda do pai que dava um bom budget e era manager à altura se não estou em erro. Depois ainda teve umas ajudas boas da Galp e do Turismo de Portugal.
      Se o Álvaro tivesse esses apoios acho que estaria mais longe, vale? Mas como disseram atrás, há muitas condicionantes para chegar à F1. Mas vamos acreditar.

      • ola ivo! Posso te confirmar k podes ver a gp2 na eurosport francesa.costumo ver na sport tv mas tb ja vi na eurosport

    • Boa sorte Ivo, podes ver a GP2 na eurosport francesa, eles transmitem todas as corridas.
      Abraço

    • toda a gente diz boa sorte ao ivo, mas eu vou mais longe e digo bonne chance ! hehehe seja como for espero que o amigo ivo continue a visitar o blog e a comentar conosco as vitorias e os azares do AP.que tudo corra bem na terra dos croissants e das mulheres com pelos nos sovacos.

  21. Boa sorte IVO.Pede a Renault para contratar o Varinho.Lol.Tudo bom para si.
    Abraço

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: