Análise ao fim-de-semana do Mónaco

AParente_Monaco_04

Uma vez mais, um fim-de-semana que tinha tudo para que pudesses alcançar um bom resultado, acabou sem que marcasses qualquer ponto. Podes explicar o que foi que determinou este desfecho?
Álvaro Parente:
Depois de ter conseguido um bom sexto lugar na qualificação, tudo começou a correr mal na primeira corrida ainda antes de esta começar. Na volta de aquecimento, não consegui engrenar a primeira e fiquei parado na grelha de partida. Isto implicou que não pudesse aquecer convenientemente os meus pneus, dado que tive recuperar a minha posição, o que foi determinante para o arranque.
Não parti muito bem e perdi um lugar para o Jerôme d’Ambrosio que passei a atacar imediatamente ao longo das sete voltas seguintes. Porém, no Mónaco é muito complicado ultrapassar e os meus pneus começaram a degradar-se rapidamente, mas continuava no sétimo posto.
Depois da paragem nas boxes caí para fora dos pontos e, na tentativa de recuperar o oitavo lugar, acabei por roçar ligeiramente numa barreira – ainda antes do despiste do Luca Filippi – e isso provocou o meu abandono. Julgo que permaneci demasiado tempo em pista com os pneus muito desgastados e isso foi determinante para que regressasse das boxes fora dos oito primeiros. Ainda tentei pedir para entrar mais cedo, mas o rádio não estava a funcionar correctamente.

Podes explicar qual é o processo que leva a que se decida uma estratégia para a primeira corrida de um programa de GP2?
Álvaro Parente:
Temos uma reunião com os engenheiros da Ocean Racing Technology para discutir as estratégias para a primeira corrida. Abordamos diversas possibilidades, analisamos inúmeras opções até alcançarmos uma conclusão. No entanto, é preciso ter em atenção aquilo que se passa em pista para que possamos maximizar cada situação. Por exemplo, ao ficar atrás de um piloto muito lento, pode mudar toda a estratégia.

O que foi que motivou a escolha de uma estratégia que passava por te manter em pista bastante tempo antes da tua paragem para troca de pneus?
Álvaro Parente:
Ao parar muito tarde, tínhamos como objectivo poder rodar o máximo de tempo possível no ar limpo, de modo a podermos ficar em vantagem relativamente aos pilotos que parassem mais cedo e pudessem ficar presos atrás de carros mais lentos. Mas acabei por ficar sem pneus e, devido ao problema com o rádio, impedido de comunicar com a box. Quando os tempos começaram a demonstrar isso, já foi tarde de mais e suficiente para cairmos na classificação.

À semelhança do ocorrido em Barcelona, terminaste o fim-de-semana do Mónaco sem qualquer ponto, apesar de ser notório que tinhas andamento para rodar entre os seis primeiros. Qual é o teu estado de espírito após a segunda ronda do campeonato?
Álvaro Parente:
É claro que o meu estado de espírito não pode ser o melhor, depois de mais uma prova em que demonstrei andamento para me bater pelos pontos e de ter abandonado o Mónaco em branco. Tenho que encarar estes resultados de forma a tornar-me mais forte para que lute pelas posições cimeiras nas restantes provas com a ajuda da Ocean Racing Technology. O problema da GP2 é que o fim-de-semana se resolve na primeira corrida e, infelizmente, tenho tido alguns azares que me condicionaram as corrida do domingo. No entanto, estou certo de que tudo vai rapidamente voltar ao normal e vou poder materializar a performance que tenho obtido.

34 Respostas

  1. Interessantes aspectos revelados nesta entrevista, como o alinhamento da estratégia para as boxes, mas como esta pode ser condicionada durante a corrida. Um pouco ao arrepio do que comentei no post anterior há sempre que tentar melhorar a paragem e “timming” da ida às boxes, factor que afecta logo o posicionamento na corrida.
    Não obstante há optimismo bem patente nas últimas declarações. É isso, há que atacar!

  2. Boa noticia para o Alvaro ?? Talvez ! Grosjean pode substituir N piquet apartir de singapura !!

    http://www.record.pt/noticia.aspx?id=5ff3a3d9-a1ed-4bfc-97b5-07f1fd1c6392&idCanal=00000100-0000-0000-0000-000000000100

    • Afinal não fará diferença a nivel do campeonato GP2 dado que a ultima prova será em Portugal a 20 setembro e a F1 estará em Singapura a 27 setembro.

  3. Essa noticia era boa era se fosse o Varinho a substituir o Nelson Piquet.

  4. se a renault abandonar a f1 no fim da temporada e se o briatore comprar a equipa,alguem vai ter de ser o companheiro de equipa do groselhas… mas se aquela equipa nas maos da renault é o que é, tenho a impressao que se deixam o tio flavio mandar naquilo ele transforma a equipa num bordel

  5. Para mim nao e essa a porta de entrada do Alvaro parente para a F1. E outra bem mais surpreendente.

  6. Talvez uma das novas equipas seja o melhor ou estou enganado?

  7. E voces acham o que?

    • EU….bem….eu…..ora…..eu….axoo……que…….pontuar na turquia….é isso!!!!!!!Vamos lá a assentar os pés na terra…..pontuar….pontuar …..pontuar……F1…LOGO SE VÊ….não coloquem as coisas dessa forma…..só aumenta a pressão e dispersa energias….

      • 100% de acordo. o importante agora é pontuar.até porque sem pontuar não ha equipa
        na f1 que o queira.

    • eu gostava de o ver numa equipa média de F1 para deixar toda a gente de boca aberta!

  8. De boca aberta porque Mario Rui?O Varinho e um piloto rapido,talentoso,e se entrar na F1,vai fazer suprender pela positiva,a mim faz-me confusão e porque e que ainda lá não esta.O Alvaro o ano passado apesar de tudo fez uma boa temporada,este ano e que as coisas lhe estão a correr menos bem, e nos estavamos todos a espera que o Alvaro na segunda corrida ja estivesse na frente do campeonato e,mas ainda nem pontuou.Mas se olhar-mos ao curriculo,e supreendente.Tenho esperança que la consiga chegar.Quanto a qual equipa,o Nelson Costa fala nas novas:Bem não sei mas a minha opinião e que as novas,quando entrarem vão andar no fim do pelotão,e vai ser preciso muito tempo,e grandes afinações para serem competitivas.Continuo a pensar que deveria de passar pela Wiliams,Bmw,Force India,ou Toro Rosso,Toyota,etc.
    Cumprimentos.

    • na williams ta tapado pelo hulkenberg.so se saissem os dois(nakajima e rosberg)é que poderia haver espaço para o varinho.
      na bmw?gostava.mas o gigante alemão deve apostar num trambolho alemão.
      force india ? será que vale a pena ?o que vale o force india mercedes ?axo que nas maos do alvaro passava à q2,fisichella e sutil nunca me convenceram.mas desejo uma equipa melhor ao AP.
      toro rosso/red bull – é possivel.de algumas declaraçoes do PMS fiquei com a ideia que mais facilmente entra na f1 pela red bull (do sr. christian horner,que ofereceu um teste ao ap na arden),que curiosamente tambem tem motor renault, do que propriamente pela renault.
      toyota ? ta la o koboyadas,e o nakajima.

      se tivesse que apostar,apostava redbull/toro rosso.o que eu gostava,para começar,era a williams.

      mas tenho de concordar com o FASTERPT , nao adianta tar a sonhar com f1 agora,agora é pontos pontos pontos emais pontos.

      • Então e se fore pela Toro Rosso/Red Bull,já não há o problema Soccerade?
        Sendo assim hoje inscreveram-se pelo menos 3 equipas,portanto vagas
        vão aparecer.Resta boas corridas ao Alvaro na GP2, para conseguir o melhor
        lugar possivel.Precisamos todos de torcer pelo Varinho na Turquia.Vá la
        vamos dar-lhe um empurraosinho no ORT.
        Bom fim de semana

  9. Eu acho que o alvaro vai fazer um fim de semana na turquia em cheio. pontuar e mostrar quem e o melhor piloto que esta na gp2.

    • vamos esperar para ver.ca esteremos para fazer a festa se correr bem , se correr mal ca estaremos para analisar e dar o nosso apoio. o melhor resultado celebrado aqui neste forum foi um 2º lugar em spa, já nao seria nada mau repetir esse feito . estamos sedentos de champanhe !!!

  10. NAO EU ESTOU SEDENTO DE VITORIAS COMO NO ANO PASSADO EM BARCELONA.

    • caro amigo da maneira como as coisas tão um 6º lugar em ambas as corridas ja me deixava mais aliviadito

  11. Agora e a LOLA a entrar em 2010 na F1. Mais uma para fazer contas.

    • oi pessoal , tenho acompanhado o blog já ha uns meses e tenho de dizer que voçes são mesmo grandes fãs do alvaro !

      • benvindo,hardcore.se visitas o blog é porque tambem és um grande fã do AP,estás entre amigos.aparece mais vezes.

  12. não andará por aí um prodigio da matemática que queira fazer umas previsoes ? que resultados teria que ter o AP nas proximas corridas para ainda poder ser campeão ? será que dá para ser campeao pontuando em todas as corridas sem vencer, superiorizando-se ocasionalmente ao barwa do groselhas ?

  13. Pelas minhas contas fazendo sempre entre os 6 primeiros da entre os 50 e60 pontos , pelo que e uma tarefa quase impossivel ser campeao gp2 este ano. Mas deve dar para lutar pelo menos entre os 3 primeiros.

  14. Destas equipas novas, um boa opção parece-me a Prodrive,costuma ter carros bastantes competitivos nos campeonatos onde corre.Então Nelson Costa,qual e a sua aposta?Que equipa pensa que fará o Varinho entrar na F1? Hoje há noticia de mais uma , a March,equipas não faltam hajam patrocinios,e já agora bons resultados na GP2.

    Abraço

  15. a prodrive penso que era a equipa que supostamente iria voltar a por o TM na f1.se os contactos não se perderam pode ser uma excelente oportunidade para o AP.na f1 a prodrive em 201o vai ter um pacote mclaren mercedes,e em 2011 vai passar a xamar-se aston martin e produzirá os seus proprios monolugares.

  16. Na revista Auto Hoje de 31 de Maio,diz que a equipa Superfund,quere a F1 em 2010,e que já se increveu para tal.Diz que vai contar com motores cosworth, e que o Alvaro já tinha testado com eles em 2004 no Estoril ,com o tambem piloto Lamiere.O gerente da equipa vai ser Alexandre Wurz.Boas perspectivas para o Alvaro,vamos ver o que dá.Resta esperar para ver que equipas e que ficam .
    Abraço.

  17. Desculpem o off-topic mas alguem sabe onde estao a venda os bilhetes para o Race of Champions ?

  18. o armindo araujo vai participar nao vai ? com os espectadores nas bancadas do estadio,vai ser dificil atropelar alguem…

Deixe uma Resposta

