Álvaro Parente quer premiar adeptos lusos

09AParente_Algarve_01

A temporada de GP2 Series irá terminar no próximo fim-de-semana no Autódromo Internacional do Algarve, o que oferece a Álvaro Parente a possibilidade de terminar a sua época em alta frente ao público português.

A categoria que antecede a Fórmula 1 visita pela primeira vez o espectacular e exigente traçado algarvio, colocando todas as equipas e pilotos num plano de igualdade no início da actividade em pista. Após dois fins-de-semana vitoriosos, o jovem piloto do Porto teve uma ronda complicada em Monza, vendo um pódio fugir-lhe por entre as mãos devido as duas penosas penalizações.

Contudo, Álvaro Parente está confiante de que as dificuldades que sentiu com a afinação do seu monolugar na ronda italiana do campeonato poderão ser superados, mas sabe que terá pela frente uma tarefa árdua. “Em Monza tivemos alguns problemas, sobretudo em qualificação, que temos que ultrapassar no Algarve. É uma pista nova para todos, portanto, será importante ambientarmo-nos bem ao seu traçado para que possamos encontrar as melhores afinações e mostrarmo-nos competitivos rapidamente”, afirmou o piloto apoiado pela Delta, TMN, Aurora Group, Geotur/Star e Cision.

O facto de correr no seu país é para o talentoso piloto de vinte e quatro anos um prazer, dado que admite sentir-se bastante acarinhado pelos adeptos portugueses, mas sabe que as exigências que recaem sobre os seus ombros são ainda maiores. Porém, o vencedor da principal corrida da ronda de Spa-Francorchamps é impermeável a este tipo de pressão e gostaria de poder oferecer um bom resultado ao público que se deslocará ao Autódromo Internacional do Algarve. “É óptimo poder correr em Portugal, dado que posso mostrar aos adeptos portugueses e às pessoas que me apoiam o que posso fazer na GP2. É claro que vou estar mais ocupado que o habitual, devido às solicitações dos media, mas assim que entro para o carro o objectivo é sempre o mesmo: ser o mais rápido de todos. Há duas semanas corri no Estoril, na Superleague Formula, e correu muito bem, tendo alcançado uma vitória frente aos portugueses. Espero poder repetir essa façanha no Autódromo Internacional do Algarve”, apontou o piloto da Ocean Racing Technology.

O piloto do Porto entrará em acção na próxima sexta-feira, disputando a sessão treinos-livres e a qualificação nesse dia. As corridas serão efectuadas no sábado e no domingo, uma por dia, e a partir doze euros por bilhetes os portugueses podem afluir ao novíssimo Autódromo Internacional do Algarve e apoiar o seu conterrâneo que se perfila para ingressar no exigente mundo da Fórmula 1.

Anúncios

33 Respostas

  1. http://www.gp2series.com/en//website/2009gp2series/news/newsgp2/newsdetail.php?articleid=2555

    The Teams’ showdown will take place this weekend in Portimao, Portugal. This is the only stand-alone event of the season and GP2 is visiting this venue for the first time. On Friday morning, two practice sessions will take place. The Algarve track is one of the shortest circuits of the calendar. The beautiful layout is a succession of many elevation changes requiring high traction along with an uneven track surface which will put the aerodynamics set ups to the test, but the many slow corners offer numerous overtaking spots.

    Local hero Alvaro Parente at the wheel of Portuguese squad Ocean Racing Technology cannot wait for this last round: “The track looks challenging, with lots of blind corners – it’s really technical, and I think it will be one of the hardest tracks on the calendar. The last corner is really fast – I think a GP2 car will be interesting around that corner – so you might be able to make an overtaking move into the first braking area. I can’t really compare it to any other tracks – it is undulating like Spa, it has blind corners like Valencia, except that there are no walls. It’s very wide and it looks smooth. I can’t really think of a track to compare it to. I’m really looking forward to it – racing at your home track you have the same motivation and put in the same hard work, but it’s nice to have more people cheering for you!”

    Schedule**
    Friday 18th September
    09.45 – 10.15 Practice 1
    10.30 – 11.00 Practice 2
    15.00 – 15.30 Qualifying

    Saturday 19th September
    14.00 Race 1

    Sunday 20th September
    13.00 Race 2

    **Local time

  2. Piloto português foi entrevistado pelo finalista do Bridgestone e-reporter
    Álvaro Parente: “Estou a trabalhar para ajudar a ORT a subir nas classificações”
    Álvaro Parente: “Estou a trabalhar para ajudar a ORT a subir nas classificações” –

    O piloto português de GP2, Álvaro Parente, corre este ano com a equipa lusa Ocean Racing Technology. Depois da sua vitória numa das corridas de Spa-Francorchamps, Álvaro explicou ao finalista do concurso Bridgestone e-reporter, Nicola Del Medico, qual a sua preparação para a última corrida da época, para além de falar das suas perspectivas futuras.

    P: O Autódromo do Algarve é um desafio para os pilotos?

    AP: Creio ser uma pista muito difícil, com algumas zonas muito delicadas. Ainda não conduzi muitas voltas nesse traçado e só o fiz ao volante de um carro normal. Espero conseguir treinar mais, mesmo num turismo, para ficar a conhecer melhor a pista. Mas de certeza que não vai ser um circuito fácil.

    P: A Bridgestone escolheu para Portimão os pneus macios: são ideais para a pista?

    AP: Penso que sim. No entanto, como não testei devidamente a pista num carro de corrida, não sei o que sucederá. Mas estou certo de que a escolha dos técnicos da Bridgestone será a melhor. A pista parece muito larga e não creio que seja muito abrasiva. Por isso a mistura macia foi a escolhida.

    P: Como é influenciada a estratégia da equipa com a escolha dos pneus?

    AP: Tudo depende da afinação do carro. Felizmente que, na Ocean Racing Technology, conseguimos um excelente compromisso com todos os pneus, especialmente com a mistura macia usada em Spa.

    Q: O que pensa da Bridgestone como fornecedora única de pneus?

    AP: É perfeita e não existem dúvidas de que têm feito um excelente trabalho.

    Q: Foi o primeiro piloto português a ganhar uma corrida de GP2 e o seu êxito garantiu à Ocean Racing Technology o primeiro sucesso na GP2. Espera ajudar a construir um palmarés mais rico?

    AP: Tento dar o meu melhor em cada fim-de-semana. O objectivo que pretendo atingir em cada temporada é o de conseguir o maior número de pontos possível. Ter um bom final de época é muito importante para um piloto que quer subir na carreira e chegar à F1. Estou também a trabalhar arduamente para dar à Ocean o que a equipa merece de forma a subir nas duas classificações – pilotos e equipas.

    P: Qual o balanço que faz de duas temporadas na GP2?

    AP: Fiz bons resultados mas tive corridas que não foram tão boas. No ano passado fui um pouco mais competitivo com todas as misturas e em todas as pistas. Este ano encontro-me actualmente na sexta posição no campeonato de pilotos. Tenho sido sempre muito rápido e nas qualificações fiquei sempre entre os sete primeiros.

    P: Em Janeiro do ano passado testou para a equipa de F1 da Renault. Recebeu alguma proposta da F1 desde então?

    AP: Tenho estado em contacto com esse mundo mas, para já, nada tenho a revelar sobre o assunto.

  3. GP2 e FIA GT são programa de luxo
    Paulo Pinheiro: “Apelo a todos os fãs da competição automóvel que venham ao Algarve”
    O próximo fim-de-semana vai ficar marcado pela estreia em Portugal da GP2 Series, num evento que vai contar igualmente com o FIA GT, este um regresso a Portugal, já que foi disputado já no Séc. XXI no Circuito do Estoril. São assim, portanto, dois campeonatos de importância mundial a visitar o Algarve, e logo com dois pilotos portugueses, Álvaro Parente e Miguel Ramos prontos para fazer soar o hino nacional.
    Paulo Pinheiro: “Apelo a todos os fãs da competição automóvel que venham ao Algarve” –

    Mas este evento, que serve de ‘teste’ a um possível regresso da F1 a Portugal , precisa de público, e Paulo Pinheiro, director do Autódromo Internacional do Algarve, reconhece que “quando garantimos a presença da prova ‘stand alone’ da GP2, o objectivo era servir de teste para que vejam o AIA como capaz de receber a F1. Em termos organizacionais não vamos ter problemas, portanto o nosso principal desafio vai ser encher as bancadas. Quero fazer um apelo a todos os fãs da competição automóvel para que venham ao Algarve no próximo fim-de-semana. Teremos apenas corridas do GP2 e do FIA GT, mas não vai haver tempos mortos pois existirão muitas actividades complementares interessantes, como uma exibição dos Red Bull X-Fighters. Em termos de preços, estamos a avançar com campanhas de até 50 por cento de desconto”.

    O preço dos bilhetes começa a partir dos 12 euros para o domingo e 17 para todo o fim-de-semana. Por isso, para quem quiser ajudar a garantir que a F1 vem visitar Portugal, desloque-se até à pista de Portimão no próximo fim-de-semana.

    parece que amanha o correio da manhã oferece bilhetes,alguem consegue confirmar ?

  4. parente em 12 na sua primeira volta no treino

  5. Já rugem os motores no autódromo; Live timming on

    http://www.gp2series.com/en/website/2009gp2series/live/

  6. ta em 2º a apenas 0.046 do primeiro!!!!!!!!!!!

  7. ja terminou ? no meu live timming esta em 12º ???

    • ja mas ele tava muito rapido na ultim volta o nao ficou mais acima porque o petorv e o ceccoto tiveram um acidente e tiveram que ser mostradas bandeiras vermelhas

  8. ok vamos ver como corre o segundo treino, espero que a Ocean tenha uma carro mais competitivo do q em monza

  9. 2 sessão 4 voltas 1º !!!

  10. a pista esta a secar e os tempos vão melhorar… AP em 2º Nico em 1º

  11. Sem duvida alguma que o Alvaro com a pista molhada será sempre dos mais rápidos, no entanto na segunda sessão a pista começou a secar e o Alvaro terminou em 10º ! Este lugar poderá estar relacionado com as condições da pista dado que todos os pilotos estavam a melhorar inclusive o Alvaro que na ultima volta estava a melhorar no 1º e 2º sector !
    Boa Sorte para Qualificação !!!!!!!!!!

    • 10º? Fiquei com a ideia que tinha ficado com o 7º tempo! Seja como fôr, a afinação correcta é essencial para esta pista… mas parece-me que esta pista separa mesmo os pilotos a sério dos outros. Parece-me que muita gente não poderá sequer participar na corrida…

      • Na grid que estava a passar na TV também vi 7º, imediatamente atrás do Hulk e à frente do Petrov.
        A pista tem uma série de curvas bem traiçoeiras. Mas também as condições mudaram constantemente entre molhado e seco. Provavelmente à hora da qualificação estará seco, pelo que vai ser macios para todos quiçá com uma abordagem algo distinta.

      • Sim penso que subiu para 7º, estava em 10º, mas ia a melhorar na ultima volta mas o live timming “gelou” no segundo sector ,,,,,

  12. A segunda sessao de treinos ja aconteceu? se sim em q lmugar ficou o nosso Parente?

  13. 7º 😉

  14. onde posso ver a qualificaçao via net

  15. Algo esta mal com o ALVARO, saiu mas ainda não completou uma volta !!!! não acreditar ……………:(

  16. Alguem esta a ver ? alguma info ????

  17. FONIX !!!!!!!!!!!!!!!!!! Problemas mecanicos , que desilusão !!!!!

  18. incrivel , que banho de agua fria , o pessoal com grandes planos e tudo estragado !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  19. Parece que o problema é grave. 😦

  20. Já regressou.

  21. É frustrante que suceda isto logo na prova caseira.

  22. Pois, acabou ultimo lugar para o AP !!! deve estar com uma tola incrivel !!! e o pior é que este resultado vai levar mta gente a ficar em casa !!!
    E o KC em 21 !!!!!!!!!

  23. Se nao obtiver um tempo acho que nao podera participar na feature race, certo?
    Espero que nao, mas se ele amanha nao participar vai ser um balde de agua fria enorme e o autodromo vai estar as moscas … enfim, é a vida.

    • Em princípio deverá participar. Então o Grosjean que sacudiu o Mortara para fora da pista no Hungaroring foi convidado a participar na feature race mesmo tendo ao tempo do acidente feito um tempo fora da margem mínima.

      • Pois, nao tinha a certeza.
        Mas o Grosjean tinha padrinhos, ja o Alvaro nao os tem.

    • Pode participar porque não fez qualquer tempo. Se fizesse tempo ficava sujeito à regra da %

      Sai em último lugar.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: