P & R a Parente e P. M. Santos

Mais uma vez, o blog avança com as já habituais perguntas e respostas a Álvaro Parente e Pedro Moreira dos Santos.

Cada comentário deverá conter apenas uma pergunta a cada um deles, e não deverá conter perguntas semelhantes a outras já colocadas em anteriores comentários. Todo e qualquer comentário que não diga respeito a este artigo, será eliminado.

Sugiro que as perguntas ao Álvaro sejam mais pessoais e originais, é só puxar pela imaginação. Uma das finalidades do blog é ficar a conhecer melhor o nosso “Varinho”, por isso há que aproveitar.

Serão aceites perguntas até às 24 horas da próxima sexta-feira.

34 Respostas

  1. Alvaro:

    No rescaldo do fim de semana do Algarve o Lucas di Grassi disse que a pista tem muitas ondulações e que nao serve para formulas e esta é para te rires (ele devia ter visto as tuas corridas) que é quase impossivel de ultrapassar. Partilhas dessa opinião, ou melhor o que achaste do circuito?

    Pedro M.Santos:

    Pedro em primeiro lugar dar-lhe os parabens pelo trabalho que tem vindo a realizar com o Alvaro sobretudo a nivel da imagem e consequente retorno na imprensa generalista. So está a trabalhar para 2010 na F1 ou tem contactos noutras disciplinas caso a hipotese que todos desejamos falhe?

    Um Abraço
    Nuno

  2. ao AP :
    ao longo da epoca,tanto na gp2 asia/main series , como no CEGT ou na superleague formula,tivemos oportunidade de assistir a grandes corridas,as vezes com algum azar à mistura.qual foi para ti o momento mais frustrante da temporada ?

    ao PMS :
    para alem da hublot,que no GP do algarve se revelou como potencial patrocinadora do alvaro parente,existem mais empresas ,especialmente nacionais,que tenham manifestado interesse em apoiar o AP ?

  3. Alvaro:
    Quando corres-te em Portimão, sentiste-te mais empolgado por correres no teu país,
    ou a tua motivação e sempre igual em qualquer circuito?
    Pedro M Santos:

    Considera que o Alvaro,tem a possibilidade de entrar na F1, para uma equipa ja presente na F1, ou tera que entrar por uma dessas novas?
    Abraço.
    Jose Neves

    • Acho que é igual a possiblidade. Agora é obvio que umas estão mais interessadas que outras, não tendo muito haver com o facto de sere novas ou antigas mas sim com a opinião que existe sobre o piloto.

      • Obrigado pelas respostas,ajudou a aclarar algumas ideias.Tambem
        não pode dizer muito.
        Obrigado

  4. Para o ALVARO:

    É do conhecimento público que a grande aposta para a próxima época é o teu ingresso na F1.
    Sentes que estão reunidas todas as condições para que esse passo seja dado de forma segura?

    Para PMS:
    A estrutura e o staff que acompanhou o ÁLVARO na época de GP2 é suficiente para dar continuidade ao óptimo trabalho já realizado ou a F1 vai exigir mudanças profundas na sua composição e forma de actuar?

    Um Abraço aos dois!

  5. Para o Álvaro:
    Vários pilotos de fórmulas (Rubens Barrichello, Piquet Jr, Tony Kanaan, Grosjean, entre outros) e outras personalidades do desporto a nível mundial (Lance Armstrong, o mais conhecido) têm contas no twitter, actualizadas pelo próprio.
    Será que o Álvaro estará interessado em ter a sua conta no twitter, partilhada pelo próprio, e onde vai contando directamente ao mundo um pouco do que vai fazendo?

    Para o PMS:
    Existem vários rumores em torno da ida do Álvaro para a F1, incluindo informações de que só faltam detalhes. Existe confirmação oficial que existe negociação com pelo menos 2 equipas, uma nova e outra já instalada. Será que nos pode dizer mais alguma coisa sobre estas informações, e qual é a probabilidade de o Álvaro ingressar na F1, neste momento?

  6. Antes de mais Parabéns pela grande época que fizestes Álvaro.

    A primeira pode ser para o Álvaro:

    Álvaro, para alem de seres piloto profissional tens outra profissão?

    Já agora aqui também vai uma para o Pedro Moreira dos Santos:

    O Tiago Monteiro diz que ainda estabelece contactos com algumas equipas de f1.
    Pensa que o Tiago, devido aos seus contactos, pode ser uma mais valia para termos o Álvaro na f1 em 2010?

  7. Boas Amigos do Blog

    Antes de mais quero deixar um ABRAÇO a todos os que estiveram directamente ligados a presença e apoio ao Alvaro no AIA especialmente ao João.

    GRANDE TRABALHO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Parabêns. Foi gratificante e uma alegria vê-los a todos na TV.

    Para o Alvaro;

    De todas as equipas de F1 presentes em 2010, qual a que o teu coração diz que gostarias de representar??

    Para o PMS:

    Antes de mais cumprimenta-lo pelo excelente trabalho na gestão de carreira do Alvaro.
    Um case study em Portugal na minha modesta opinião. Partindo da verdade da afirmação do Sr Jorge mendes (De quem não duvido)
    Aqui vai a pergunta que gostaria respondesse de forma directa.

    Quando vai o Alvaro testar com a sua equipa de F1???

    Abraço a todos

    • vamos ver. Obviamente primeiro tem de lá estar e depois sim, testar

      • Pedro;

        Obrigado pela resposta, mas não creio que seja assim tão linear.
        Em 2008 não foi assim.
        Não estava lá e testou.
        Mas entendo, estamos em momentos delicados, espero!!!!!!!

  8. Quando é que prevê que poderemos ter a confirmação dos planos do AP para 2010?

  9. Antes de mais parabéns ao Álvaro.

    Mas a pergunta que quero deixar é: Para quando o novo capacete, apresentado no início do ano?

    • A essa posso responder eu eheh🙂

      O capacete que eu e o André Costa dedicámos ao Álvaro, em nome de todos os fãs, dificilmente poderá ser usado em competição devido à necessidade de patrocinadores no capacete e ao crescente número de apoios do Álvaro (felizmente!).

      De qualquer modo, não duvido que o Álvaro usará o capacete noutras ocasiões, por exemplo, em fan days.

      Grande abraço

  10. Outra pergunta para o Álvaro Parente:

    Como geriu esta época em termos psicológicos? Isto é, como é que foi gerir a situação de de em muitas provas não terem havido bons resultados por culpa de terceiros? É duro em termos psicológicos, ou é uma coisa que os pilotos têm que se abstrair e “fazer de conta” que não acontece?

  11. Tenho aqui umas perguntinhas;

    Para o Álvaro:

    Agora que terminou a segunda temporada na GP2, que diferenças estabeleces entre a Super Nova e a estreante ORT, enaltecendo as principais qualidades da equipa, sendo que no final da época passada andava pela cauda do pelotão e este ano apareceu logo com bons indicadores nos testes que vocês fizeram em Barcelona, sublinhados depois ao longo da época, sempre capazes de andarem na frente e alcançarr vitórias como aconteceu naquele brilhante “Grand-Chelem” em SPA com pole, volta mais rápida e vitória?

    Para o P.M. Santos:

    A carreira de um jovem piloto português na maior parte das vezes decorre de forma discreta (mesmo tendo ele rubricado excelentes resultados, como o Álvaro pode provar) até ao maior antro do automobilismo (e mesmo quando trepam acabam-se-lhes os apoios como infelizmente está a suceder com o Armando Parente) naquilo que respeita aos apoios e incentivos das grandes empresas do país.

    Acredita que o passo seguinte na carreira do Álvaro, e que é o firme desejo dele associado a um talento inabalável que ele tem, poderá abrir o interesse de entidades privadas como bancos, construtoras, seguradoras e meios de comunicação, criando uma sinergia de apoio ao piloto e uma máquina de receita económica que em última análise culmina num apoio similar ao que detém o Alonso em Espanha?

    Obrigado e um abraço!

    • a minha convicção é que os pilotos portugueses são uns verdadeiros herois pelo facto de conseguirem competir internacionalmente com metade dos meios. Basta lembrar que hoje os rookies são pouco rookies pois alguns deles, levam horas de simuladores que chegam a custar €800 / dia…

      Para haver um maior interesse das empresas nacionais é necessário existir um maior entendimento de todos os intervenientes no desporto automóvel e, principalmente, uma estratégia de formação de pilotos.

      Com um piloto a F1 e com bons resultados, creio que podem estar reunidas as condições para que tudo mude em Portugal. Sempre fomos grandes adeptos do automobilismo e temos de voltar a retomar isso urgentemente.

  12. Para o P.M.Santos:

    Sabendo que os testes da Fórmula 1 são muito poucos e cada vez mais as equipas recorrem a simuladores a minha pergunta é a seguinte: Está previsto o Álvaro fazer algum teste num simulador tal como irão fazer o Jani e o Karun pela Force India?

    Cumprimentos

    • não sei, vamos ver. A ultima vez que fez um simulador meteu os pilotos da Renault F1 e GP2 “na gaveta”🙂

  13. Para o Álvaro:

    Antes de mais, parabéns e obrigado pelas grandes alegrias que nos tens dado nos últimos anos.

    Na tua opinião quais são as grandes diferenças, em termos de condução, entre um GP2 e um F1 e o que explica que pilotos com sucesso na GP2 não consigam dar o salto? Ou seja, quais são na tua opinião as características que um piloto deve ter para fazer uma adaptação rápida e ser competitivo na F1?

    Para o PMS:

    Os pilotos de top nos EUA que têm chegado à F1 têm falhado, será que é prejudicial para quem tem ambições de fazer carreira na F1 competir nos EUA?

    • ir para os EUA e pensar em voltar à F1 é um erro. Se alguém vai para lá tem de ir para ficar pois é um campeonato que é muito interessante e permite fazer uma carreira excepcional. O Ernesto Viso (piloto que o Filipe substituiu na GP2 quando este teve um acidente grave) está por lá e muito feliz.

  14. Para A.P

    Assim sem dizer muito qual é a probabilidade (de 0 a 100) de estare na formula 1 em 2010? lol

    Se não entrar na formula em 2010… Quais os objectivos? E se ainda é possivel lutar pelo Sonho?

  15. Para o Álvaro:
    Quais os teus livro e filme preferidos? Porquê?

    Para o Pedro Moreira dos Santos:
    O facto de Nick Wirth, homem forte do departamento técnico da nova equipa de F1 Manor/Virgin, ser dono da Wirth Research, empresa que possui alguns dos melhores simuladores de F1 (e não só), poderá pesar alguma coisa no momento de assinar um contracto para a passagem do Álvaro para a F1, ou parece-lhe que isso é completamente irrelevante?
    NOTA: Segundo Wirth, “A correlação entre a simulação e a realidade é superior a 95 por cento, dependendo da quantidade de dados de que disposermos”.

  16. Para o Alvaro :
    Caso tivesses conseguido, mais pontos no campeonato Gp2 de este ano,não estarias hoje em melhor posição para negociares um bom lugar numa equipa mais competitiva, do que essas novas, tendo em atenção ao que aconteceu ao Hulk, que esta prestes em assinar pela Wiliams?
    Para o PMS:
    Não acha que o Alvaro em dada altura do campeonato deveria ter tido mais cabeça fria, e ter pensado mais nos pontos para o campeonato,tanto a favor dele como da equipa,evitando alguns erros cometidos nas primeiras corridas de cada evento?

    • Não. Acho que o Alvaro cometeu um erro na turquia e teve alguns incidentes de prova normais para quem luta pela vitoria.

      O Chandok é um piloto muito cautelista e parece-me evidente que essa estratégia não colhe. Lembro que no ano anterior o Chandok andava sempre nos top7 e este ano esteve sempre bem longe do andamento do Álvaro.

  17. Só tenho uma pergunta para fazer e ao Alvaro Parente, já agora parabens pelo esforço, dedicação e humildade que mostraste .

    A minha pergunta: Supondo que já estás na F1 em 2010 numa equipa mediana, quais vão ser os teus objectivos depois na F1, mostrar que podes ficar lá por vários anos, ou por exemplo fazer historia e deixar a tua marca na F1 sendo campeão ?

    Obrigado, e já agora campeão serás sempre😉

  18. Dada a grande quantidade de perguntas, serão escolhidas as 5 melhores a cada um dos destinatários e publicadas, assim que possível.

    Cumprimentos

  19. O P.M. Santos já respondeu às questões.🙂

    Obrigadão e mesmo numa altura em que as negociações estão em alta.

    Força aí!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: