Álvaro Parente conquista sexto lugar difícil

Álvaro Parente alcançou o sexto lugar na primeira corrida de GP2 Asia do evento do Bahrein, após uma prova de grande carácter, oferecendo à Scuderia Coloni os seus primeiros pontos da temporada.

A prova de hoje não começou da melhor forma para o jovem português, uma vez que o seu carro quase parou assim que as luzes dos semáforos se apagaram. Quase engolido pelo pelotão, o piloto do Porto começou rapidamente a tentar limitar os danos e, no final da primeira volta, era já sexto classificado depois de ultrapassagens plenas de oportunidade a Sérgio Perez e a Charles Pic.

Giacomo Ricci passou a ser o alvo de Álvaro Parente, mas o italiano estava bastante rápido no carro da DPR e, com os pneus do seu Dallara a perderem eficácia, o piloto que veste este fim-de-semana as cores da Coloni viu a bandeirada de xadrez no sexto posto, um excelente resultado para quem estava longe da competição desde Outubro último. “Foi uma corrida difícil! O carro quase se foi abaixo no arranque e perdi muitos lugares. Consegui recuperar duas posições ainda na primeira volta mas, depois de ter passado muito tempo na traseira do carro do Ricci, os pneus começaram a perder eficácia gradualmente e não pude ir além da sexta posição. Ainda assim, penso que foi um bom resultado, dado que na segunda-feira nem sequer sabia que iria estar no Bahrein”, sublinhou o português que viu o seu colega de equipa, Will Bratt, terminar no décimo sexto posto.

Graças ao resultado de hoje, amanhã Álvaro Parente irá arrancar do terceiro lugar da grelha de partida, o que lhe abre boas perspectivas. No entanto, o jovem da Scuderia Coloni está consciente de que terá que melhorar, juntamente com a equipa transalpina, a afinação do seu monolugar, de modo a que este consuma menos pneus. “Vamos arrancar de uma boa posição para a corrida de sábado, o que me dá a possibilidade de alcançar um bom resultado. Porém, é importante que possamos melhorar o equilíbrio do carro para que este seja mais simpático com os pneumáticos. Se conseguirmos resolver este problema, penso que um lugar no pódio está ao meu alcance”, afirmou confiante o Campeão da Fórmula 3 Britânica 2005 e da World Series by Renault 2007.

A corrida de amanhã terá o seu início às 10h10 (hora de Lisboa) e, uma vez mais, terá transmissão directa no canal televisivo pan-europeu Eurosport 2.

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109 Respostas

  1. Estarei novamente a ver 😉

    Estamos contigo Álvaro.

  2. Boa Varinho.

    Força para amanhã.

    Tu és simplesmente MELHOR que os demais…….

  3. Quem sabe, sabe, e o Parente sabe muito bem como se conduz e evolui um carro de GP2. Agora é sonhar com as vitórias…

  4. Vi a corrida ontem em gravação.Foi uma corrida sofrida, mas deu para mostrar porque o Alvaro e um campeão.Bem verdade que arrancou mal, perdeu lugares, mas recuperou ate 6º, mas no fim da corrida estava sem andamento pelos pneus já degradados.Não podiamos esperar logo uma vitoria.Espero que corra bem a corrida de hoje.
    Uma duvida, sera que o Alvaro fica nesta equipa para a Main series, ou não tem orçamento?
    No capacete aparece a Soccerade como patrocinador.
    Abraco

  5. Alguém tem um link para ver a gp2 na net?

    Aquele que eu sabia já não está disponível.

  6. Obrigado

  7. Boa sorte varinho.
    Força campeão, sempre a fundo.

  8. Oh….ja desistiu 😦

  9. Merda do Perez!

  10. Não sei David, acho que o Varinho é que lhe deu um chega pra lá

  11. Terá sido um furo.

  12. nao mostram a repetição

  13. SO nos resta a Ocean…:(

  14. o perez ja o tinha apertado.. e parece levar um toque no momento da colisão fazendo parecer que vai disparado contra o perez

  15. Já mostraram, o Álvaro deu um chega pra lá ao Perez quando tentava defender a posição, pelo menos foi o que me pareceu.

  16. Eles picaram-se. Primeiro foi o Perez que bateu na roda do Álvaro e acabou por lhe causar os estragos que depois deram origem ao despiste e depois o Álvaro fez-lhe um chega para lá. Mas sim, o Álvaro estava com a posição ganha.

  17. Não, desculpem, este Parente não merece a F1. Este é o Parente em self destruct mode que tantas vezes vimos em 2009…

    • self destruct mode?

      Tu ja viste este miudos a conduzir?

      É só pecinhas a sair dos carros!

      • Não me interessa o que os outros fazem. Interessa-me o que faz o Parente.

      • Desculpa Trody, mas eu prefiro ver um piloto que luta pelas suas posições e dá tudo para chegar à frente, nem que seja num chaço, a andar constantemente a baixar as calças aos adversários que picam só para não sair de pista.

      • Além disso o Álvaro estava à frente do Perez quando este começou a fazer confusão. E ia dar a posição de bom grado a que título?

    • Não concordo. Vê depois do “esse” a seguir à meta quem vai à frente e quem é o piloto que dá uma valente coça no pneu traseiro direito.

      • imparcialmente falando parece me que o Perez é o culpado…. vejam ate ao acidente o quanto apertou o alvaro e no momento da colisão parece me que levou um toque na traseira o que fez parecer que deu um chega para lá no Perez

      • Na repetição foi claro. Vê-se até um fumo de borracha queimada a sair do pneu traseiro direito do Álvaro depois do Perez se ter ali enfaixado. Queria passar o Álvaro chegava para o lado.

    • LOL 😀

    • De acordo trody, o alvaro muitas vezes nao tem em conta que esta a conduzir um carro do meio fundo do pelotao e da nisto…é quase sempre assim desde que chegou a gp2…eu ja desisti de sonhar…

      • ahahah…

        Mas o que é que isso tem a ver?
        Ele estava SÓ a defender uma posição…

      • Suicida como e o perez e o parente sabe disso..foise la defender…deixava o ir apanhar o zaugg e esperava por um acidente deles…agora ir com tudo para cima dele com um carro inferior, mesmo que ganhasse a posicao ia verse grego para se defender, e eu prefiro o perez a frente que atras do parente uma duas tres voltas…entre essas voltas espetavamse de certeza, é deixalo espetarse sozinho e depois sempre abrir…para qué lutar por uma vitoria com um coloni, quando um terceiro lugar ja é uma vitoria com aquele carro…acho sinceramente que nao foi melhor opçao..dai achar que o alvaro as vezes e um bocado rooky, tem tb de avaliar o que esta a sua volta, nao so pensar em ultrapassar a toda hora, ainda por cima na escaldante primeira/segunda curvas…
        melhor sorte e mais cabeca para a proxima…

      • Mas é o Perez que lhe da um toque que origina o contacto entre ambos. Ao contrario do que aconteceu no Algarve em que achei que a culpa foi do Alvaro.

      • NUNOV, quando não se consegue ver, não se consegue, pronto; cada um vê como quer 😉

        Eu vi um toque do Perez na roda traseira do Álvaro logo na primeira curva, o que, com certeza, alterou o comportamento do carro do Álvaro… até porque o carro tem espelhos e o Álvaro não enconstaria o carro à direita sem razão. Provavelmente, como acabámos por verificar mais à frente, o carro ficou logo afectado na primeira curva.

      • Nunov os mexiacanos sao foda, eu aqui em paris conheci dois e os gajos nao sao nada pera doce, quando tem um principio que quiser que se meta a frente, eu nao de certeza…tendo sido culpa do alvaro ou do perez no algarve, e igual, eles pegaramse uma vez logo tensao entre esses dois nao falta…acho que sinceramente foi muito ma ideia querer disputar alguma coisa com o perez com um coloni, de certo perez n iria gostar que o causador do acidente no algarve, ainda por cima num carro inferior o passasse assim sem mais nem menos…tem de se ter cabeca e avaliar quem vai ao nosso lado e avaliar o carro que se tem…
        eu continuo a dizer que foi muito mal pensado, o alvaro faria brilharete ja com um segundo ou terceiro lugar…agora depois de tudo nem isso conseguiu olha que lindo…

      • Joao até basta reparar que a asa dianteira do carro do Alvaro nao tinha nada. Ver o estado do pneu traseiro depois do despiste e a forma como ficou a asa dianteira do Perez….. Quando o Alvaro faz merda eu nao sou cego e caso ache burrice comento, agora hoje o rapaz nao tem culpa e nao ia tirar o pé pois estava na frente ,repito estava na frente só porque era o Perez que vinha atras. Isso não é possivel em alta competição amigos.

        Abraço

      • Ivo, nao dava pois o Perez estava atras e numa altura daquelas tirar o pé ali é para levar com 2 ou 3 na traseira pois o pelotão vem muito compacto.
        O Perez até é bom piloto mas numa luta a 2 prefere acabar a corrida ali do que ser derrotado. Ivo foi pena mas são assim as corridas.

        Abraço

      • E o embate contra os pneus ainda foi forte.

      • Pois eu vou ser sincero eu estava a ver pelo link e no momento cortou, so vi alvaro perez juntos i depois fora de pista…confio nos comentarios e observacoes do pessoal mas eu fico e fudido por ver quase sempre o alvaro a ser prejudicado…esperemos que os pontos de ontem valham alguma coisa…forca alvaro

  18. tinha dado para ganhar

  19. Mas o Perez é o novo russo da Barwa, já que ele foi safado no ano passado no Algarve.

  20. parente e perez juntos só pode dar uma coisa….

    • Sem dúvida! Paciência… ontem conseguiu os primeiros pontos para a Coloni. Hoje viu-se logo nos primeiros metros que o Perez não ia desistir daquela posição sem porrada…

      • Estive a ver a repetição graças a zon box e o aparente xega para lá resulta do toque do perez no pneu traseiro direito… sem duvidas agora

  21. aquilo nao foi um chega para lá, mas sim a reacçao ao toque do perez.

    mais um azeiteiro a f…. o álvaro…

  22. Lol, anda um guarda-sol na pista…

  23. Que pena… Detesto ver isto a acontecer.

  24. Mas em que posição ia o Álvaro? Não consegui ver a corrida desde inicio.

    • O Álvaro seguia já na segunda posição, que conseguiu ganhar ao Perez logo na travagem para a primeira curva, na qual o mexicano tocou na roda traseira direita do Álvaro. Quando o Álvaro estava já a consumar a ultrapassagem, na recta que se seguia, Perez raspou com a roda dianteira esquerda na roda traseira direita do Coloni do nosso piloto, o que causou a quebra da suspensão do mesmo. O Álvaro segurou o carro, mas uma curva depois não foi capaz e bateu. São as informações que estou a receber do Bahrain… assim que houver um press release, estará aqui 😉

      Abraço

  25. Na minha opinião penso que o varinho foi apertado pelo perez.
    Deu logo para perceber na largada que o perez não iria facilitar as coisas.
    Mas também penso que o varinho poderia ter segurado a 3 posição,
    mas quem corre sempre para ganhar sujeita-se a estas coisas,

    Não é justo para mim dizer-se que o Álvaro não merece estar na f1.
    São situações que acontecem, decisões que se tomam em milésimos de segundo,
    se o Álvaro estivesse na frente se calhar vinham dizer que merecia estar na ferrari.
    Não é justo.

    Vamos apoia-lo mais do que nunca, tenho muito orgulho por aquilo que ele fez este fim de semana, e para mim ele merece ser recebido como um campeão.

    Força amigo varinho esperemos que os pontos que deste a coloni te possam abrir alguma porta.

    Abraço a todos.

  26. Uma coisa é certa quer queiram ou não:

    Alvaro num Coloni foi uma das figuras do fim de semana.

    Abraço

    • Como quase em todas as corridas em que nao o lixam, que é que lhe deu direito ate hoje essa popularidade na gp2?? um lugar na coloni num fim de semana da gp2 asia??? :(que injustica, ser portugues e cada vez menos razao de orgulho…

  27. Por mais desculpas que tenham, foi apenas uma desilusão. É pena. Não há nada a fazer. Passou-se precisamente o mesmo em 2009, demasiadas vezes. Acredito que o Álvaro é um grande piloto, mas por mais azares, tem sempre que jogar pelo seguro, em situações em que a carreira e o futuro dele está todo em risco apenas por aquilo que faz em pista, numa oportunidade única, como era esta.

    Gud luck!

    • jogar pelo seguro não significa fazer papel de lorpa e deixar-se amedrontar por tipos como o perez que useiro e vezeiro nestas situações!

      • Jogar pelo seguro em termos de pelo menos completar a primeira volta. No final quem é que se sente lorpa?

      • É só a minha opinião, mas penso que o maior lorpa aqui foi o Perez, porque arruinou a corrida a dois pilotos. Podia facilmente ter terminado em terceiro ou quarto, porque é rápido. Mas deve ter sentido o orgulho ferido e decidiu arriscar tudo logo ali. Na minha opinião, o lorpa foi ele. O Álvaro só se pode sentir injustiçado, pois fez o trabalho dele. Largou bem, passou um adversário na primeira curva e não cedeu a pressões psicológicas mexicanas. 😉

      • Talvez tenha custado ao Perez num Barwa Addax estar a ser ultrapassado pela segunda vez por um Coloni, já que na corrida anterior o Álvaro passou por ele e nem o Álvaro lhe tocou nem o Perez fez a asneira de hoje. Quem tinha de refrear os ânimos era o Perez.

        Acho que não faz grande sentido pedirem que o Álvaro modere a velocidade e seja mais comedido. Até quando lhe foi permitido correr fez uma exibição excelente. A equipa Coloni deve estar consciente disso. Era segundo e quem tinha de ter calma a ultrapassar era o mexicano e nunca atirar-se para cima do Álvaro.

      • Eu senti-me lorpa! Bem que me apetecia ver a corrida até ao fim, mas não passei da primeira volta… Enfim… shit happens!

  28. Mas será assim tão dificil entender que ele estava em segundo e leva um toque na roda traseira? SE estivermos parados num semáforo e vier alguem e nos acertar a culpa é nossa pk deveriamos ter pensado que existia essa possibilidade e se calhar ter passado o vermelho?
    Pessoal nem tanto ao mar nem tanto a terra….

  29. Eu gostaria que o Alvaro conseguisse acabar as 2 corridaas de cada fim de semana, mas e dificil.Ele tem que se controlar senão e sempre a mesma coisa e pontos perdidos atras de pontos perdidos.Não quero aqui culpar o Alvaro, mas se este fizer a 3ª epoca de Gp2 e continuar a não acabar corridas e complicado e vai ter problemas para entrar na F1 porque os chefes de equipas não gostam de pilotos suicidas.O ano passado fartei-me de dizer que ele rebentava com as primeiras corridas de cada fim de semana, parece não se emendar.Então ele quere correr e depois não corre porque anda sempre a fazer caldinhos, a bater ou lhe batem ?Eu gosto muito de ver o Alvaro correr mas ele tem que pensar nos patrocinadores que lhe pagam para correr e não para não correr.E olhem que aqui a Polaris não tem qualquer culpa, ate lhe arranjou equipa para ir fazer esta corrida.Cada vez que vejo o Alvaro correr estou sempre preoucupado ou a pensar onde e q ue ele vai bater ou lhe vão bater?Não e uma critica para o desmoralizar, mas pede-se atenção muita cabeça fria.

    • Oh Zé tu conheces me, mas hoje não dava mesmo para ser evitado. Só se o Álvaro estivesse no sofá e não na pista.
      Penso que todos o preferimos nas pistas!!!!

      Abraço

      • Nunov, ok eu entendo mas as vezes as pessoas que analisam as corridas não veem assim, apenas veem que o Alvaro vai fazer 3 anos de Gp2 (se assim fore) e anda sempre envolvido em acidentes, por culpa ou sem ela.

  30. Não reparei no eventual toque que o alvaro recebeu na roda traseira na 1ª curva, não vou julgar se foi intencional ou não do perez, a 1ª curva é sempre complicada para qualquer piloto segurar. Pergunto se esse toque provocou ou não danos na suspensão. Porque independentemente de ter provocado ou não danos, o que fica na imagem dos teleespectadores é que na recta seguinte com o álvaro com o carro à frente (a roda traseira dava pela roda da frente do perez), começou a apertar o perez ao ponto da roda traseira embater na asa da frente do perez.
    Essa é a imagem que fica junto de toda a gente que esteve a ver, as eventuais justificações não são obvias, e fica a imagem de que o álvaro é que causou o acidente.
    O que para a experiência do álvaro é de todo inaceitável, e faz lembrar o debate imenso da 1ª metade da época passada, em que estavamos aqui todos uns contra os outros.

  31. Nao vamos tapar o sol com a peneira, o Alvaro Parente com a experiencia que tem devia ter mais calma, e imcompreencivel o que ele as vezes faz. E um piloto muito rapido mas tambem muito irregular , doa a quem doer . 25 Anos e 2 epocas vai para a terceira na gp2 era para dar banho a esses putos todos. Estou sem palavras.

    • Não me faça rir, Sr. Nelson. Para o Álvaro ter tido mais calma do que a que teve, só se tivesse ficado a ver a corrida das boxes. Tapar o sol com uma peneira é o que você faz, deixe de querer induzir as pessoas em erro, “já basta o que basta”.

    • Talvez o Álvaro devesse ter mais calma em alguns momentos, evitando assim alguns problemas, mas hoje não podemos dizer isso, porque o culpado, que já o admitiu, conforme se pode ler na press release aqui lançada, é o Perez.

      No entanto, o Álvaro é assim: agressivo. O que resulta em fazer muitas, belas e difíceis ultrapassagens, que acabam por o caracterizar, para o bem, e para o mal, quando as coisas não correm bem.

    • Mas por isso mesmo, devia pensar que a primeira volta é sempre para cumprir. Quantas vezes o Álvaro perdeu corridas na primeira volta? N vezes!
      Quero apenas que ele tenha todo o sucesso que merece!
      Um abraço para o piloto e a todos os que torcem por ele.

      • Mas também percebo que muitas vezes o destino não está nas nossas mãos quando são os outros falham e é difícil evitar acidentes como o que sucedeu hoje.
        Boa sorte para a próxima, Álvaro!

      • Concordo com o Antonio F, para quem segue automobilismo sabe ou devera saber que seja em que situação fore a primeira volta e para cumprir.Isso e dos livros, e nosso Alvaro estraga montes de corridas logo na primeira volta.Sera que não era preferivel hoje ser 2º ou 3º do que não acabar a corrida.E que o Alvaro tem que ser mais regular,senão esta tramado, so faz metade das corridas não pode ser.So os podiums interessam, tambem o Alonso quando andava de Minardi, fazia tudo para que não lhe batessem e la ia chegava ao fim por vezes bem classificado.O Alvaro tinha tanto para mostrar hoje:O que mostrou?Mais um abandono eu fico ca com uma azia que ate da dó.Fogoqualquer dia quere correr na Gp2 e depois e que não há massa pois o Sr.Pedro Santos ja disse que ela não cai das arvores.Apelo ao Alvaro ao bom senso e ao bom desempenho nas corridas, ninguem lhe estava apedir a vitoria hoje.E se lhe estivessem a pedir ja tinha estragado a corrida, voltamos ao mesmo martirio do ano passado, em que chegamos a pedir um psicologo para ele para ter um nadinha mais de calma.Ontem por exemplo não conseguiu quase arrancar, as falhas tambem são dele.Tem muita experiencia ja e então o que anda fazendo?Sou adepto do Alvaro mas as vezes fico fulo, tal como fico com o Sporting que as vezes parece que anda a patinar em seco .Fogo desculpem o desabafo mas eu fervo em pouca agua.Os meus nervos não dão para ver corridas assim.
        ,

  32. Nao sei o que continua a ter contra mim e nao admite a verdade, so nao a e desculpa para a morte e sempre que o Alvaro falha arranjasse sempre um a
    desculpa. sim porque o Alvaro falha muito e quando nao deve.

    • pra fazer de néné é melhor não ir! o AP não tem qualquer culpa no acidente de hoje e pra andar aos bonés há outros mais capazes..

  33. Bem tambem reconheço que o ano passado era o Petrov que lhe estragava as corridas e agora e o Peres, que treta, onde se vai por o Alvaro para que não lhe batam?Parece que não querem que o Alvaro chegue lonje.

    • um tuga sem dinheiro que chega ali e do dia para a noite poe um coloni a andar ao ritmo dos mais rapidos deve incomodar muita gente…

      • Pois tambem acho.So tenho pena que ele não chegue ao fim para poder mostrar mais.Mas o Alvaro e de um ritmo impressionante, so quando o carro não anda e que fica para tras.E um piloto com tomates de outro campeonato .Oxala venha a F1, mas como sabemos e e do nosso conhecimento não e facil.So ele consegue pore um Coloni ao nivel em 2 corridas.
        Ficamos a espera se corre mais ou vai ficar apeado na proxima corrida, estamos a espera que o João Pinho nos diga se souber claro?

      • incomoda os de lá e alguns de cá!

  34. Leiam a entrvista do varinho ao 16 valvulas apos a corrida.
    Penso que esclarece tudo.

    Abraços

  35. agora que ja terminou este fim de semana desportivo,alguem pode esclarecer se a soccerade,a delta,a hublot e a aurora deixaram de ser patrocinadores do AP ?
    nos press releases que sairam, apenas são referidos TMN STILO e CISION …

    • Quark, a Aurora mantém-se. Os restantes patrocinadores, ausentes do press-release, estão ainda em (re)negociações, devido a tudo o que aconteceu.

      Abraço 😉

      • @joao pinho
        obrigado,joao.de facto,nao faria sentido o AP estar no evento da aurora a ser apresentado como futuro piloto, e depois não haver qualquer compromisso entre ambos.
        quanto aos restantes,espero que tudo fique resolvido sem precalços o mais rapido possivel.

  36. João Pinho haverá a hipotese do varinho estar na proxima ronda do GP2 Asia?

    Abraço

    • Respondi-lhe no outro artigo, mas pronto, aqui vai 😛

      Sim, essa hipótese existe 😉
      Está ainda em aberto.

      Abraço

      • Não reparei João, desculpe e obrigado:)
        Esperemos então que o nosso campeão volte a pista daqui a 2 semanas, ja com os patrões da f1 a ve-lo.

        Abraço e mais uma vez obrigado

  37. O Alvaro tem que ser mais regular.Não pode estragar uma corrida logo ao inicio na primeira volta.Desde que saiba gerir corridas melhora em mais 20 ou 30% o seu desempenho.Alvaro nos gostamos de te ver correr ate ao fim de cada corrida.Olha para o Alonso não se mete em caldeiradas, o Senna tambem não se metia, e o Prost ainda menos.Ve se consegues melhorar esta situaçaõ a tempo e entraras para a F1.Estas corridas de Gp2 são sempre cheias de picardias tem que haver mais paciencia e ultrapassar com mais certezas.
    Abraço

    • Oh José, amigo… você parece que não anda cá! Então não leu os comentários, não leu as declarações? O Álvaro não estragou corrida nenhuma, não teve falta de paciência nenhuma, não houve falta de certeza nenhuma. Ele ultrapassou e o Pérez embarrou-lhe com a roda já depois da ultrapassagem! Não bata no ceguinho…

      • João, desculpa mas e preciso materialisar os bons desempenhos em bons resultados.Repara que na situação que o Alvaro esta, tem que ter cabeça fria e acabar as corridas.Concordo que o Perez o abalrou, mas continuo na minha, velocidade, e rapidez, e talento não chegam.Chega sim se o Alvaro trabalhar a parte mental, muito importante nestas lides.Não e com 50% de corridas acabadas que se e campeão.E se ele fizer Gp2, este ano não havera a 4ª hipotese.O Alvaro não pode nem deve querer resover as corridas na primeira volta.Já tem tempo de aprender com o que anterirmente lhe aconteceu.Precisa calma e gerir corridas.
        Abraço

      • José… ainda não percebeu. Se eu estiver a andar na rua e me cair um avião em cima, a culpa é minha, porque ia a andar na rua? Se calhar é melhor ter mais cuidado a andar na rua para que não me caiam aviões na cabeça, preciso de estar mais concetrado…

        No fundo é o que o José está a dizer. Tem que se mentalizar de que o Álvaro não teve a mínima culpa neste incidente. Não sei porque está a ser tão difícil para si…

      • Não concordo, João Pinho.
        Há que tirar ilações dos erros, e se isso não acontece (a culpa foi do outro, etc) isso é péssimo sinal, porque significa que na próxima corrida vai voltar a cometer os mesmos erros.
        Provavelmente formalmente quem tem a culpa é o perez, porque o álvaro tem o carro à frente.
        Mas em muitas situações de estrada que sucedem connosco sabemos que nós temos razão, mas podemos fazer algo para evitar o acidente.
        O que se passou foi que o álvaro resolveu mudar de direcção no sentido do meio da pista (provavelmente para obrigar o perez a levantar o pé e assim ganhar mais facilmente a curva seguinte). Azar, o perez deixou ficar o carro no sítio e o choque foi inevitável.
        Para mim quem tem 90% de culpa (no sentido em que poderia ter evitado perfeitamente o acidente) foi o álvaro. Mais grave é não assumir esta responsabilidade, o que significa que o chip do cérebro do alvaro está programado para causar mais situações deste género.
        Recordo o acidente com o mortara que aconteceu neste mesmo circuito há um ano: o mortara saía da box com os pneus frios, o álvaro fez a recta da meta, podia perfeitamente deixar o interior para o mortara que passava pelo exterior. Não o fez, apertou a curva pelo interior, azar o mortara não travou a tempo…
        Isto para dizer que as oportunidades são cada vez menos e têm de ser aproveitadas.
        Como aqui disse o josé neves, não vejo o alonso, button, etc a meterem-se em caldeiradas. Sempre que há acidentes, mesmo aquele que tem razão tem a falta de discernimento para evitar a pancada que vem do outro (aqui a pancada até foi causada pelo nosso piloto).
        Mas também já vi grandes manobras do álvaro para evitar acidentes que seriam causados por terceiros, como por exemplo na 1ª volta da 1ª corrida da hungria no ano passado.
        Por isso há que aprender e tirar ilações dos erros, não como os colegas do blog sempre a desculpar e a dizer que a culpa é do outro, etc. Pessoas e países de sucesso são aqueles que assumem as responsabilidades e não os que culpam os outros.
        Força álvaro!

      • Na minha opinião o erro não foi do Álvaro, Jorge. Mas admito que as imagens podem deixar margem para dúvida…

      • O Álvaro não teve culpa, aliás, quem pediu desculpa foi o Pérez. Eu acho que está tudo dito…

      • João,eu apenas nas minhas parcas palavras tento ilucidar o Alvaro, se e que ele nos le.Eu não estou aqui a culpar o Alvaro, mas não posso nem quero so ver o Alvaro a correr, andam la mais 23 se não estou em erro.Então se recuarmos ao ano passado voce que sabe fazer algumas contas reparou por acaso quantos pontos o Alvaro perdeu por acidente?Ontem por ex: perdeu de certeza a corrida, ou um 2º lugar de certexa.Não me venha dizer que e melhor perder a corrida do que garantir um 2º lugar ou mesmo 3º.Agora comparar se um avião me caie em cima sou eu o culpado, e o mesmo que comparar sei la o que?
        Repara que o Alvaro da um encosto ao Peres, e o acidente acontece a partir dai.Se houvesse penalisaçõestalvez o Alvaro fosse penalisado, e voces vinham para aqui dizer que a culpa era dos comissarios.
        Atenção muita atenção a isso e se o Alvaro quere ser um verdadeiro campeão tem que aprender e muito rapidamente, senão quando não tem carro para isso quere levar tudo a frente como se fosse um buldozer.
        Veja que ha gente e muita que concorda comigo.
        Abraço

      • A questão é essa: o Álvaro deu um encosto ao Pérez? Está a imaginar o Pérez, mexicano, a pedir desculpa ao Álvaro depois de ter sido o Álvaro a dar um encosto ao Pérez??? O Álvaro erro algumas vezes o ano passado, mas ontem não 😉

      • …e alguem ja encontrou as declaraçoes do perez,em que alegadamente assume a culpa pelo acidente ?

      • Foi o que eu li no press do Varinho, agora se é verdade ou não. eheh

      • Quando um formula toca com a roda posterior direita na anterior esquerda do outro, acho que não são precisos mais comentários.
        E sim o Alvaro estava (pelo que vi) estava a lutar pela melhor posição para a curva seguinte, o Perez é que já tinha sido “comido” e tinha que abrir, eu vejo assim.
        Se estivermos a ver o mesmo video acho que vemos todos a mesma coisa.

        Abraço

  38. o press release da coloni está aqui :

    http://www.pitpass.com/fes_php/pitpass_news_item.php?fes_art_id=40024

    o paolo coloni frisou que o AP adaptou-se rapidamente à equipa e que ,pela partida,tudo indica que estaria em condiçoes de lutar pela vitoria

    • Pelo que se entende das palavras do Paolo Coloni, o que le quis foi ver um piloto de pnta a trabalhar com “gente nova no departamento técnico da equipa”

      Bom se foi isso, viu……..

      Um 6º lugar na featura e uma possivel vitoria na feature.

      Agora se como ele diz isto da Asia é um treino para a Main serires só tem colocar o Alvaro ao volante na Main Series se quer repetir os resultados do ultimo fiom de semana.
      E sim digo os resultados, pois numa epoca há sempre quem não acabe provas.

      Abraço

      Abraço

  39. Sobra a questão de assumir a culpa que por aqui tem andado, concordo totalmente com as palavras do Jorge Miguel: há que assumir as culpas quando se tem culpa, nem que seja apenas internamente.
    Não será o caso de ontem, que após ver e rever as repetições, ainda fico com dúvidas sobre a forma como o caso aconteceu, embora acredito naquilo que o João refere sobre a primeira curva, um toque do Perez.
    No entanto, quando se comete um erro há que assumir esse erro, para que na próxima, em situação idêntica, não se cometa esse mesmo erro. É verdade que somos humanos, o Álvaro é humano, e vai errar, podendo repetir erros, mas há que tentar evitá-lo ao máximo.

    No automobilismo, assim como no desporto em geral, há que ser consistente, amealhando pontos, conseguindo resultados consistentes. Foi o que o comentador da Eurosport queria dizer ontem no directo, quando se referia a um piloto, indicando que ele era consistente, o que por vezes é mais importante do que ser muito rápido.
    O Álvaro não é exactamente assim, é mais como um Gilles Villeneuve, que eram um bom piloto, rápido, puxava tudo e mais alguma coisa do carro, mas por vezes demais. Isso pode atrair equipas, mas nem sempre é assim, ainda para mais agora que quem manda procura antes o dinheiro do que o talento, como o revela a escolha do novo piloto da Campos: o Karun Chandok.

    • Então ser certinho para que??

      Pergunto…….

      Além disso acredito que o primeiro a reconhecer os erros será o Parente junto do seu engenheiro de pista, mecanicos e chefe de equipa.
      Já vir aqui num blog que é publico e que tem alguma visibilidade dizer ” Amigos, desculpem desiludir-vos mas fui eu que errei” acho que é pedir demais e um pedido completamente irrealista.
      Não acredito que o Alvaro não aprenda com os erros, a prova disso é a carreira que construiu praticamente sozinho.
      Já que o Alvaro é um tipo de piloto que seja qual o carro onde se sentar vai lutar com TUDO pela vitória, não tenho duvidas.
      Essa atitude é apreciada por uns e depreciada por outros.
      As opiniões são de cada um de nós e valem o que valem. Valem sempre muito para quem as emite.

      Eu por exemplo, como tive oportunidade de dizer noutro post, ficaria muito triste se visse a evoluir na pista um “Alvaro” certinho, deireitinho e apenas a pensar que ficar em 5º é melhor que desistir na luta pela vitoria.

      São pontos de vista.

      E já agora, nunca me canso de ver a luta do Gilles com o Arnoux, isso sim é condução, já o resto…………. são voltinhas ao circuito.

      Abraço

      • Caro Miguel Ramalho, compreendo o que diz,mas essa estrategia não provou ainda levar o Alvaro a algum lado.Da para ver que quanto mais pontos somar mais a frente fica e so assim podera ser campeão.Veja o caso do ano passado repare onde esta o Hulkenberg, e onde ficou o Alvaro.Nos podemos não gostar mas e assim que funciona, andar rapido mas partir o carro a seguir não leva a nada, e voce sabe tanto quanto eu que qualquer peça para um carro custa no minimo 15 a 20 mil euros.Quere apostar comigo se o Alvaro fore para a Gp2, mostrar regularidade e chegar em primeiro ou segundo no campeonato entra na F1, do que andar a fazer fogachadas grandes ultrapassagens despistar-se a seguir e espectaculo mas não leva o lado nenhum, tem a prova no ano passado.O Alvaro tem que ser mais regular, e se ouviu o comentador da Eurosport, foi o que ele disse, e quem percebe disto são eles e não nos.Voce com o devido respeito não gosta mas e assim.

  40. Amigo José Neves

    O que eu sei, e disso não tenho duvidas, é que o Pantano foi campeão e anda a plantar couves, o Grosjean sem o apoio da Renualt, anda a plantar couves, o Armando parente, que é um excelente piloto anda a terminar os estudos, o Perez vai ser um eterno candidato a GP2, o Zuber que até era um piloto interessante já ninguem sabe dele, O Digrassi foi vice, andou lá 3 anos e só agora consegui um lugar numa equipa que se vai arrastar durante a epoca, O Glock teve que se refugiar na Virgin caso contrario pelo que vi ia ficar apeado e a lista podia continuar.

    No entanto:

    Chandock que perdeu para o Alvaro até na regularidade, e de talento usa pouco parece confirmado na Campos

    Petrov, um piloto que vai de mau a mediano, com dias de péssimo, na Renualt

    Hulkenberg, foi preparado desde menino e apoiado com muito dinheiro para tar na F1, tá na Williams. e quem sabe se por lá não vai ficar.

    Kobayashi, nunca brilhou na GP2 fez duas corridas interessantes na F1 e com o dinheirito da Toyota ta na Sauber

    Senna nunca foi campeão de GP2 e tá confirmado na campos há meses.

    O Rosberg, na minha modesta opinião, um dos melhores pilotos do plantel da F1 andou anos a penar na Williams.

    pergunta. será assim tãi importante ganhar a GP2 para tar na F1??????

    Resumindo, o Alvaro é um talento nato, um piloto que é reconhecido pelos media e players do circo internacional como candidato a campeão, e já agora que os mesmos comentadores iluminados de que fala fartaram-se de elogiar e davam-no como certo na F1 a quando da vitória de Spa,

    Problema.

    O Alvaro nunca teve as condições de treino, desenvolvimento de piloto, acesso a simuladores e equipas que lhe permitissem sair da pole para as corridas.
    Se sair da pole é muito mais dificil encontrar Maldonados, Perez, Petrov´s e Cª pelo caminho.

    Realidade:

    O Alvaro chegou onde chegou a correr em equipas de fundo de tabela e lembro os ultimos 3 anos, Tech 1, SuperNova e Ocean (antiga BCN), se essas equipas conseguiram vitórias foi com o Alvaro e apenas com ele.
    Isso diz algo.

    Formula 1:

    Sem uma equipa de F1 a coloca-lo num programa de jovens pilotos e o tempo para isso já passou, e sem DINHEIRO dificilmente o Alvaro conseguira chegar a F1, lugar onde não tenho duvidas com um programa de treino como os meninos mais abonados ou com o padrinho certo, recebem logo aos 16 e 17 anitos, o Alvaro tem todo o talento, garra e determinação para ser um GRANDE PILOTO DE FORMULA 1.

    Pelo que disse atrás e já repeti aqui varias vezes o importante neste momento é dinheiro e os contactos com o Sr Pessoa Certa.
    Na minha opinião é por ai que a Polaris tem que ir para 2011.

    E repito gosto de ver boas corridas com boas disputas, e a F1 dos ultimos anos dá-me sono amigo.
    Teria imensa pena se alguma vez (o que não acredito) o Alvaro mudasse o seu estilo de condução.

    E a porposito recordo-lhe um duelo entre o Massa e o Kubica, a chuva, que só não acabou com os dois nos pneus por acaso. Lindo!!!!!!!!!!!!!! E são pilotos altamente cotados no mercado de F1, naquele dia foram quase kamikazes. mas foi lindo!
    Na minha modesta opinião é isso a alma das corridas de automoveis.É isso que faz encher as bancadas.

    um Abraço Amigo José.

    • Pensamos de forma diferente, mas compreendo o seu ponto de vista.Nos queremos o bem do Alvaro, duma forma ou de outra.Vamos ver o que da , não podemos fazer mais nada.
      Espero que ele consiga ainda mais uma oportunidade na Gp2, e espreitar as hipoteses que vão aparecer concerteza ainda este ano na F1.Penso que ele tem que andar muito perto da F1, e perto so a Gp2.Esperemos,ansiosamnte que chegue uma boa oportunidade.
      Abraço.
      Jose Neves

      • Miguel Ramalho muitos dos nomes que voce alumiou ja entraram na F1, digamos que ja tiveram a sua oportunidade, essa que como sabe infelizmente ainda não apareceu ao Alvaro.

      • Estou contigo Amigo
        Subscrevo e assino por baixo.
        Espero que o nosso menino fique nos formulas de preferncia GP2 nem que seja na Coloni.

        Abraço

  41. Quais:

    O Pantano e o Glock???

    Exactamente, um era uma tartaruga não impressionou e o Glock um piloto mediano.
    Se arriscassem mais……………. quem sabe.
    O Monteiro foi o rookie da regularidade acabou os Gp todos e no que deu…..
    Quando teve que entrar alguem na equipe foi o primeiro a sair e ninguem deu pela falta dele.

    Mas entendo e aceito o teu ponto de vista.

    Apenas temos opiniões diferentes

    Abraço amigo José

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