Álvaro Parente não termina a Sprint Race

Fruto de um acidente com Sergio Perez, Álvaro Parente não terminou a segunda corrida do GP do Bahrain de GP2 Asia. Na largada, o português conseguiu superar o mexicano para a primeira curva, ganhando o 2º lugar, apesar de um toque de Perez na roda traseira direita. No entanto, logo a seguir, Sergio Perez raspa novamente na roda traseira direita do Coloni do piloto portuense, causando um acidente e partindo a suspensão a Álvaro Parente, que ainda segurou o carro por mais umas centenas de metros, mas a sua corrida terminaria pouco depois, numa barreira de pneus.

Press-release:

A segunda corrida da ronda do Bahrein da GP2 Asia, disputada hoje, durou poucos segundos para Álvaro Parente, dado que Sérgio Pérez o atirou para fora de pista logo na primeira volta quando já rodava no segundo posto.

O piloto português arrancou bem do terceiro lugar da grelha de partida e conseguiu atacar com sucesso o mexicano, que rodava na segunda posição. Porém, na recta que se segue às primeiras curvas do traçado de Sakhir, Pérez enganchou a roda dianteira esquerda do seu carro na roda traseira direita do monolugar de Álvaro Parente, o que ditou o abandono do portuense, que entrou em pião na curva seguinte devido aos danos que o Dallara da Coloni possuía na sua suspensão.

O jovem do Porto ficou bastante agastado com o sucedido, tendo se deslocado à boxe da Addax para conversar com Sérgio Pérez sobre o incidente que protagonizaram. “Já é a segunda vez que tenho problemas com ele! Pelo menos, desta vez admitiu que ele era o culpado e pediu-me desculpa, muito embora isso não me sirva de muito. Estava à frente dele, estava muito mais rápido que ele. Não percebo o que lhe passou pela cabeça”, afirmou Álvaro Parente.

O incidente é ainda mais frustrante porque o português está plenamente convencido de que poderia culminar o seu regresso aos comandos de um carro de GP2 com uma vitória. “Penso que poderia ter vencido esta corrida! Só tinha o Adrian Zaugg à minha frente e consegui perceber que estava bastante mais rápido que ele. É desapontante terminar um fim-de-semana desta forma, sobretudo porque poderia alcançar uma vitória”, concluiu o talentoso piloto apoiado pela TMN, Stilo e Cision.

40 Respostas

  1. João Pinho Achas que haverá hipótese de o Álvaro fazer a ultima ronda do GP2 Asia?

    Abraço

  2. Vamos lá Varinho!! Não desistir.
    Todos os campeões têm situações menos conseguidas.
    Eu acredito que és um campeão e tens todas as possibilidades de guiar um f1 durante várias épocas.

  3. que arranque de loucos jasusssss demasiados suicidas viram aquela primeira volta parecia gente louca

  4. Tentas-te

    Força varinho

    venham mais provas………….

  5. Bem, deixei ficar no site da GP2 um desagrado perante à postura do Perez. Ele já se retratou mas mesmo assim.

    http://paddock.gp2series.com/index.php?post/2010/02/27/Charles-Pic-at-the-top&pub=1

  6. Como disseram, agora não há nada a fazer, mas o ritmo mostrado, quer na quali, quer na feature race, quer nos poucos segundos de sprint race, mostram que, mesmo com um dos piores carros do pelotão conseguirias lutar por uma vitória.

    Apesar de tudo, obrigado por mais esta prova da tua enorme qualidade, e mostraste a todos que o teu lugar é nos irmãos mais velhos destes GP2: os F1.

  7. Vao ler a entrevista do varinho que esta no site da 16 valvulas apos a corrida.
    acho que esclarece alguma coisa.

  8. Não me parece que seja uma entrevista, mas sim uma adaptação desta press-release.

  9. Para quem quiser ver as corridas do Parente, pode usar os seguintes torrents:

    Corrida 1: http://www.2shared.com/file/11700368/7ce5280a/GP2Asia2009-2010Round03Bahrain.html
    Corrida 2: http://www.2shared.com/file/11725835/3e68ec41/GP2Asia2009-2010Round03Bahrain.html

    Sou eu que estou a “semear”.

  10. Boa Nuno

    Abraço

  11. Em resumo:
    Uma coisa ficou clara com esta participação na Asia series

    O Alvaro com WSR Tech 1, ou com Dallara SuperNova, ou ainda com Dallara QiMeritus, ainda com Dallara Ocean, com Sperleague formula, com Ferrari Gt ou com Dallara Coloni, (só para falar nos ultimos carros) está sempre na linha da frente.

    Isto diz muito, apenas quem for cego não vê.

    Mas no final isto hoje pouco conta, o que precisamos trabalhar para 2011 são Euros, muitos Euros caso contrário a F1 não tem hipotese.

    Vejam agora o Chandock na Campos, fiel retrato de como anda a F1.

    Euros, apenas isso o talento só as 3 ou 4 equipas de topo pagam.

    Força Varinho, encheste-me o fim de semana de alegria, com mais uma corrida.

    Abraço amigos

    • Miguel Ramalho 100% de acordo, e e pena defacto o dinheiro em detrimento do talento.Mas fico, a espera e acredito que haja alguem na F1 que lhe de uma oportunidade.Bem merece

  12. eU ACHO QUE ESSE DINHEIRO SO VAI CHEGAR SE CHEGAR, QUANDO O TIAGO MONTEIRO DEIXAR DE COMPETIR…ele tem muito mais projeccao a nivel nacional que o Alvaro, ja que internacionalmente falando devem estar equivalentes, mas o dinheiro que e necessario tem de vir de dentro e esse esta monopolizado pelo tiago, é que alem de piloto e de ter boa imagem, tambem e empresario logo consegue lidar e convencer com mais facilidade os patrocinios portugueses que o Alvaro.

    E nao me venham dizer que nada tem a ver uma coisa com outra…tmn e stilo tb apoiam o TM, que tem tb a superbock e o autodromo de portimao a apoia-lo…

    e o que fez o tiago monteiro com todos estes patrocinios!?, facil comprou uma equipa de gp2 e ta nu mundial wtcc como piloto pagante…e o que fez ele para os merecer!? muito pouco atendendo aos ultimos 3anos…ainda por cima com um carro ganhador.

    Tenho pena de ver o parente nesta situacao, mas como ja ouvi dizer alguem do automobilismo nacional dizer (e acho que foi mesmo o TM) “portugal so tem meios para poder meter 1 piloto na F1″…eu acho e que deveria corrigir a afirmacao para: “Portugal so tem meios para ter um TM mesmo nao estando a competir na F1”

    E o monopolio…nao ha dinheiro…muito menos em pt.

    E triste quando a qualidade nao se sobrepoe as cunhas e a imagem ilusoria doutrem…

  13. So vejo uma saida para o Alvaro na F1.Qual?A Polaris tambem apoiar o Alvaro a nivel monetario, pagando o restante que falta para ele la entrar, depois o Alvaro tera que lutar por si e pagar o seu retorno atraves de bons resultados.O dificil parece ser o de entrar, pois acredito que o Alvaro depois, se consegue la manter por vario anos.Mas isto sou eu a falar, porque desconheço como funciona esse mundo.São meras opiniões.Mas por ex: o retorno do Cristiano Ronaldo e exemplar embora seja futebol.

  14. Pessoal, um pequeno à parte:

    Já tinha referido que participo num campeonato amador de Karting a 4 tempos, no redline cup (http://www.skartclube.com/).

    Dêem uma espreitadela e se poderem participem, pois é um campeonato muito bom e com excelente ambiente.

    E este ano há uma novidade, além do campeonato de pilotos, há o campeonato por equipas (tipo formula 1 :)).

    Abraço e força Álvaro, espero que participes na próxima ronda da gp2 asia, para conseguir um lugar na gp2 main series, pois continuo a pensar que seria o melhor.

    Abraço

  15. O pior é quem olha apenas para os resultados e não para os incidentes.
    Tudo bem que foi uma estreia e um sexto lugar com um carro menos competitivo é excelente, mas para um português talvez não seja…. tem de se destacar mesmo com todas as adversidades para conseguir algum reconhecimento. O segundo lugar em que o Álvaro seguia talvez fuja à atenção das equipas, ou se não foge talvez o identifiquem como um piloto muito arriscado, pouco constante e que comete alguns riscos.
    A verdade é que na última época o Álvaro não terminou demasiadas corridas e isso talvez seja um ponto contra ele. Eu sou apenas um leigo na matéria, mas acho que as equipas avaliam muito os pilotos pelo seu estilo de condução e o Álvaro tem um estilo do tudo ou nada. E talvez as equipas de F1 prefiram jogar mais pelo seguro por assim dizer. Apostar em conduções mais defensivas e não possíveis vencedoras como a do Álvaro, pois esta no final de contas rendeu apenas 3 pontos e houveram uns 6 pilotos que pontuaram mais.

    Tinha sido lindo ver o Álvaro terminar na segunda posição e apenas num fim de semana ficasse em 6º lugar da classificação geral. Não foi possível, o Peres fez pela vida e combateu o talento do Álvaro da maneira que não devia mas no final da corrida pede desculpas e tudo passa, embora não devesse ser assim.

    O Álvaro vai correr pela Coloni na round4?

    • Amigo José

      Não vi ainda um campeão que não arrisque.
      Na formula 1 dos dias de hoje (que é uma seca) talvez apenas a regularidade funcione, talvez…. o Button ganhou um campeonato mas ninguem ficou particularmente entusiasmado com o seu talento, porquê????
      Mas se fizer uma pesquisa pelo youtube com as palavras Alonso, Schumacker, já para não falar em Senna, Piquet Sr ou Mansell , vai verificar que nenhum deles ganhou campeonatos sem lutas e incidentes até mesmo acidentes.

      Competir ao mais alto nivel no automobilismo implica riscos, garra, coragem e tenacidade.

      Por isso o Alvaro é uma hipotese para os team managers de F1 e o Perez vai morrer na GP2.

      O que falta mesmo é apoio leia-se Euros…..

      É só uma opinião

      Abraço

    • João Pinho, tem aqui mais uma resposta aquilo que eu defendo.Mas repare e para o bem do Alvaro e não para o mal, e espero que ele va a tempo de pensar nisso.E mesmo tinha sido lindo, se tivesse ficado em 2º assim voltamos a estaca zero e com mais uma oportunidade perdida que o Alvaro não soube aproveitar.Desculpas leva-as o vento, o que interessa e que quem ganhou foi o Charles Pic.E e verdade num fim de semana ficava em 6º na geral ate parece mentira mas era a realidade.Alias o Alvaro o ano passado ficava em 3º ou 4º classificado, e assim foi parar a 8º, no campeonato ,e subiram a F1, todos os pilotos que se clasificaram ate ao 3º lugar, foi preciso dinheiro mas estão la.O Alvaro corre o risco de ser um piloto entre os 8 e o 80, isto e por vezes irregular.Certo?

      • Mais:Ja se esqueceu que o ano passado jugou-se para cima do Di Grassi numa manobra suicida?E so para lembrar, não podemos so ver para um lado, pois aui o unico prejudicado e claramente ele.Sabia de ante mão que um Ocean não era um R Engeeenering, e se tivesse continuado ate poderia passar o Di Grassi mais tarde, mas não acabou com a corrida dele e do Di Grassi.Agora veja quem ficou na Virgin, o Di Grassi ou o Alvaro?Depois ah o dinheiro , mais dinheiro etc?Se calhar não e bem assim?

      • Ainda nao cai na realidade de que o Alvaro nao vai fazer gp2 pela RE😦 Eu ainda acredito que no 2°quarto do campeonato entre nalguma equipa de ponta e seja campeao…como quase ia acontecendo com o digrassi com a diferenca de este ano termos muitos pilotos inesperientes e novatos…acho que vai ser campeonato mais aberto este ano com muitos pontos a serem divididos…eu acho que ate com um coloni ou ocean poderia fazer um brilharete tem e de meter cabeca no sito e gerir as corridas…

    • Apenas um comentário.

      Se observarmos a carreira dos ultimos campeões de F1 até a F1 se transformar na seca que é actualmente, refiro-me portanto a Alonso, Schumacker, Mansell, Senna, e por ai adinte, não me recordo de nenhum deles não ter ganho com garra, vontade, presistência, e a correr muitos riscos, com incidentes e mesmo acidentes. (É so pesquisar pelos nomes deles no You Tube e tá cheio de incidentes)
      É que para se ganhar tem que se correr riscos. E o automobilismo é um desporto perigoso.
      Provavelmente na F1 de hoje, ser apenas regular como aqui advogam chega!!
      Vejam o Button, foi regular e foi campeão do mundo, mas não vi ninguem propriamente fascinado com o seu talento, nem com a sua campanha de 2009.

      Acho que o Alvaro arrisca sim, corre com garra tambem, enfrenta todas as corrdias para ganhar é verdade (até sentado num Coloni) mas talvez por isso é que os team managers da F1 olham para ele, que os comentadores ingleses se desfazem em elogios ao portugues, a unica coisa que lhe falta para a F1 actual é só dinheiro, o resto ele tem.

      Já o Perez por exemplo não tem espaço na F1, assim como outros pilotos “regulares” da GP2. Porque será, se são tão “certinhos”??

      Detestaria a ver um Alvaro a evoluir na pista para garantir pontinhos. Isso faz-se quando se esta em primeiro e faltam 3 ou 4 corridas para o fim do campenoato, e nem todos os grandes campeões o fizeram.
      Fez o Button e a imagem dele em termos de qualidade, como sabem não é das mais valorizadas no paddock.

      Espero que o Alvaro nunca mude o seu estilo de condução, pois assim ele quando entra em pista deixa todos, repito todos com o olho cheio……

      É apenas uma opinião, mas é a minha.

      Abraço

      • Boas,
        Tenho andado arredado dos comentários, mas estou completamente de acordo com este comentário. EU lembro-me de um tal Senna que no Mónaco ia em primeiro com 40s de vantagem sobre o segundo ( Mansell) e nem assim tirou o pé…e acabou por bater e desistir…perdeu tudo…MAS ERA ISSO QUE CARACTERIZAVA O SENNA! SEMPRE A FUNDO!
        NÃO MUDES NUNCA VARINHO! TU TAMBÉM SEMPRE A FUNDO!
        Nem que seja em “carrinho de rolamentos” VARINHO FOREVER!!!

        Abraço a todos.

      • P.Duarte, por alguma razão o Parente gostará dessa expressão “Sempre a fundo”.
        Também tenho que concordar com o Miguel, embora talvez não seja exactamente o melhor, mas a verdade é que o Parente é admirado e vai tendo grandes exibições, muito à custa das suas manobras arriscadas e perigosas, mas que muitas vezes resultam.

      • totalmente de acordo!

  16. E isso mesmo Ivo.E ai que eu queria chegar.E se podesse falar com o Alvaro nesta altura aquilo que lhe diria era isso.Alvaro gere as corridas com cabeça.Apenas isso.porque não e uma coisa muito dificil, penso eu.Alias ja o ano passado quando falei com o Sr.Pedro Santos lhe disse o mesmo.

    • oh jose talvez seja alguma coisa que nao saibamos…talvez so amealhar pontos ao alvaro nao sirva, talvez so o mediatismo das vitorias interesse e é pressionado a ganhar custe o que custar…o tudo ou simplesmente o nada.
      Mesmo sendo campeao, se nao vencer muitas vezes é esquecer, dai ele dizer que so faz gp2 numa equipa de topo…sinceramente nAo sei…

      Mas duma coisa tenho a certeza, mais vale fazer a gp2 numa equipa media que fazer gts ou superleague, ultima epoca do tudo ou nada…como se viu ontem se tivesse tido mais uma pontinha de sorte poderia ganhar a corrida num carro mt inferior aos outros…mesmo que seja para arriscar ele que se atire sei que estou a ser incoerente com o que disse ontem mas tava a quente ainda…

      Para onde ele for eu seguirei, se bem que F1 acabou.

      • A F1 tá lá e vai começar agora, o que falta é dinheiro.
        è simples porque o Alvaro com um budget de 5 a 7 milhões entra em varias equipas estou certo.
        A olhar para alguns nabos que lá andam e para o valor que o nome dele tem no paddock.
        Não dito por mim que obviamente não ando lá, mas sim por quem lá anda, tipo o Sr Nunes (creio que é este o nome) que foi da equipa renualt f1, o Christian Silk da mesma equipa e a gente da Virgin com dinheiro atras tinha-lhe dado o lugar ao lado do Glock.

        Por isso a distancia do Alvaro da F1 é de 5 a 7 MEuros, apenas e só isso.

        Abraço

      • Correcto Miguel Ramalho, não percebo porque acabou a F1 para o Alvaro amigo Ivo?Se ela vai aparecer para o Chandok, que foi companheiro dele e foi batido sem apelo nem agravo o ano passado.O Alvaro esta a 5 milhões de euros da F1, e tem sim um País que lhe virou as costas quando ele mais precisava.Talento não lhe falta, e so tem que fazer o dobro dos outros para entrar na F1, como diz o Sr.Pedro Santos, e o dobro não e facil.

      • Os indemnizados da PT é que podiam emprestar uns trocos ao Álvaro!

      • Pois Miguel, “bastam” 5 ou 7 milhões. O problema é que consegui-los não é nada fácil. E já para conseguir 2 ou 3, metade desse valor, foi o que se viu, não o tendo conseguido.

  17. Na minha modesta opinião se a Polaris quer mesmo colocar o Alvaro na F1 (do que não duvido), tem mesmo que se virar para outros mercados, outros paises.
    Africa Portuguesa, Angola mais concretamente, comunidade portuguesa no Brasil, comunidade portuguesa nos EUA (temos gente com dinheiro e bem influente nestas comunidades) procurar pelo mundo.
    Sei que é uma tarefa GIGANTE, mas não tenho duvidas que depois do episodio ITP, o nome dos intervenientes (Polarissport e por consequência Alvaro) estão “queimados” ao nivel de dinheiro publico, para além do estado e o pais estar já sem a tanga desta vez.
    Além disso será necessa´rio investir nas relações com os decisores da F1, Tio Bernie fundamentalmente, fazer networking.
    Não tenho duvidas que o Senna tá na Campos sem grandes patrocinios porque o bernie quer o nome Senna de volta, e que o Cahndok só entra na F1 na mesma equipa falida porque vamos ter um GP na India então dá jeito ao Bernie.
    Quem se sentar a “mesa” com os decisores da F1 tem um bilhete de piloto compardo.

    Mas isto sou eu a falar, e falar de facto é fácil.
    Espero que tudo de bom aconteça ao longo deste ano ao Pedro santos e ao Alvaro, estou seguro que esse networking já deve estar a ser feito.

    Abraço

    • O Soucek também seria do interesse do Bernie ingressar na F1, por causa do título que tem na F2, mas não conseguiu como piloto principal, apenas como de testes da Virgin, em substituição do Parente.
      É verdade que a networking interessa, mas também é verdade que ao Bernie interessa onde lhe dá mais dinheiro: Índia e Brasil, que são 2 dos países em desenvolvimento mais rápido no mundo. Portugal, como infelizmente sabemos, não é bem assim.

      • Nuno, o Soucek seria do interesse da FIA e não do Bernie , pois o velhote domina a GP2 e não a F2 que foi invenção do Max Mosley. No caso do espanhol o Bernie pode ter funcionado ao contrario…

        Abraço

      • De facto és capaz de ter razão, Nunov.

  18. […] Álvaro Parente não termina a Sprint Race […]

  19. João, por aquilo que percebi, estão a tentar que o Álvaro participe na próxima ronda, certo?

  20. O Álvaro Parente fez o que lhe competia, tentar rápidamente chegar na frente, é por isso que gosto dele, dá o litro, mesmo que o carro seja em 2ª mão! Correu mal, mas poderia ter corrido mt bem , não fosse aquele “caramelo” e estariamos aqui a comentar outra cosa. Espero que participe na próxima ronda. Força!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: