Álvaro Parente nos pódios em Jarama

O ART continuou a demonstrar ser uma força competitiva em Jarama e hoje alcançou o terceiro lugar com Álvaro Parente/Francisco Cruz Martins e o quarto com Manuel Gião/Juan Manuel Lopez, o que permite às duas duplas liderar o Campeonato de Pilotos.

A formação algarvia esperava hoje uma prova difícil, uma vez que, com os seus sucessos recentes, os handicaps impostos pelos regulamentos do Campeonato España de GT prejudicavam bastante os duos dos dois Ferrari 430 GT vermelhos.

Porém, Álvaro Parente, que tinha garantido a pole-position para a prova deste domingo, conseguiu liderar nas primeiras voltas e apenas quando a equipa o informou para deixar passar Alvaro Barba, que não constituía uma ameaça, desceu para o segundo lugar. O piloto do Porto entregou o carro a Francisco Cruz Martins no segundo posto, porém, o Campeão em título do Campionato Italiano Gran Turismo viu-se suplantado por Miguel Angel Castro, vendo a bandeirada de xadrez no terceiro posto.

Por seu lado, Manuel Gião, no outro carro do ART, arrancava do terceiro posto, tendo mantido e acompanhado os dois primeiros durante o seu turno de condução. No entanto, o piloto de Cascais acabaria por esforçar em demasia os pneus do seu Ferrari 430 GT, o que comprometeu o andamento do Juan Manuel Lopez. Ainda assim, o argentino conseguiu levar o carro de Maranello até ao quarto posto, o resultado que a dupla luso-argentina ambicionava, uma vez que permitia-lhe ascender ao primeiro lugar do campeonato e diminuir o seu handicap para a próxima prova.

A passagem do ART por Jarama foi bastante bem sucedida, uma vez que, para além de ter alcançado uma pole-position e uma vitória, sai do circuito situado nos arredores de Madrid no comando destacado do Campeonato de Equipas, ao passo que os seus quatro pilotos ocupam os quatro primeiros lugares do Campeonato de Pilotos.

Álvaro Parente: Não ganhámos nenhuma corrida, mas subimos duas vezes ao pódio, portanto, tenho que fazer um balanço positivo deste fim-de-semana. No início da prova de hoje ainda estive no comando, mas o Barba, que estava com pneus novos, estava mais rápido e a equipa achou melhor que eu o deixasse passar, porque o colega de ele é muito lento. Entreguei o carro ao Francisco no segundo posto, mas ele perdeu um lugar para o Miguel Angel de Castro. Ainda assim, este é um bom resultado para o campeonato.

Francisco Cruz Martins: Foi um fim-de-semana complicado, dado que tivemos sempre mais handicap que os nossos principais adversários. Estivemos rápidos ao longo de todo o evento, o carro esteve sempre muito bem equilibrado e penso que sem as penalizações poderíamos ter tido melhores resultados. Acabámos por perder a liderança do campeonato, mas ainda temos muitas corridas pela frente para recuperar.

Manuel Gião: Este fim-de-semana correu-nos muito bem, uma vez que vencemos uma prova e terminamos no quarto lugar noutra, que era o nosso objectivo para diminuirmos o nosso handicap para a próxima corrida. No início forcei o andamento exigi muito dos pneus, o que acabou por condicionar a segunda parte da nossa prestação. Saímos daqui no comando do campeonato, o que é muito bom.

Juan Manuel Lopez: Estou muito feliz com este resultado! Fizemos uma boa corrida, apesar de termos sentido alguns problemas com os pneus. Este quarto lugar permite-nos diminuir o nosso handicap para a próxima corrida e assumir o comando do campeonato.

25 Respostas

  1. Gostava que tivesse ganho pelo menos uma corrida, mas fazer 2 pódios é muito bom. E continuar na liderança, ainda melhor.

    • Regularidade, regularidade. Também gostava que tivesse ganho, mas pelo menos continua na frente. Fiquei sem perceber muito bem, mas não estava a correr com mais lastro no carro, por estar em primeiro no campeonato? É que se assim for na próxima prova terá mais algum handicap.

      Quanto ao resto, acho que pensar em F1 ou coisa parecida para o próximo ano ou próximos tempos é para esquecer.

      Depois de dois ou três anos em que realmente o Álvaro picou os campeonatos que fornecem pilotos à F1, este ano a forma como isto se desenrola mais parece de quem partiu para o exílio e basta um ano discreto, sem aparecer, para se esquecer tudo o que ficou para trás e o que lá estava era um palmarés de uma das melhores promessas de sempre do automobilismo nacional.

      Por isso as pessoas se mobilizaram, mesmo depois da nega da Virgin/Turismo de Portugal, mas agora que há a fazer?? Por muito que seja importante o apoio dos fãs, isso não muda rigorosamente nada. Onde acontece e se faz é na chefia e na gestão da carreira e aí nota-se como as coisas estão a ficar complicadas. O Álvaro perdeu muitos patrocinadores no ano passado e com esta temporada discreta pode ficar mais desamparado ainda. Cada vez mais ganha a forma de uma carreira semelhante à do Filipe Albuquerque; uns GT’s aqui e acolá, umas aparições esporádicas e pouco mais. Nem um DTM. Depois também percebam; o país está quebrado financeiramente, nem os bancos respiram saúde, à excepção da Galp, PT ou EDP (3 milhões Mexia) e esses só apoiam com investimento para retorno, ora se a imagem do Álvaro é cada vez mais invisível como pode colher o apoio deles?

      Veremos como será no próximo ano, mas temo que se algo não mudar o Álvaro tenha as opções limitadas aos GT’s espanha/itália, por aí. E com corridas que têm pouco interesse, que não passam na TV, que não chegam à comunicação social, que não se conhecem horários, que não passam na net, é natural que a festa e o interesse em seguir diminuam.

      DTM, Le Mans, WTCC, ralis (numa espécie de Kimi Raikkonen), seriam boas formas de progressão, mas até aí será preciso um grande esforço financeiro.

      • é assim a polaris : a empresa de gestão da imagem invisivel !
        como disseste e muito bem, nao é assim que vamos la…

  2. Quem viu este Blog …… o Alvaro correu este fim de semana e existe 1 comentário !!!
    Infelizmente esta realidade mostra a falta de interesse e visibilidade que o AP está a ter este ano, devido aos campeonatos em que esta envolvido…………….. ): ):

    • Correcto BAF.Mas há infelizmente pessoas que não veem ou não querem ver.Para um piloto ganhar nome leva anos a afirmar-se (caso do Alvaro Parente), mas para cair em descredito e de repente, e o que esta a acontecer, receio o efeito bola de neve.
      Para mais as noticias nem sequer existem, o jornal a Bola por ex: não fala sequer nos Gts de Espanha.E para mais na pag do Autosport hoje nem uma linha.Urge mudar a visibilidade do Alvaro, mas isso não somos nos que temos que fazer.Para mim o Alvaro tem um serio problema a resover, mas duvido que o consiga.
      Os Gts, e Superleague não lhe da creditos nenhuns, e com o caso Madoff não ha patrocinadores que apostem nele e que o possam levar a algum lado.Ou muito me engano ou vai ficar um piloto banal, se e que já não esta .Espero que este ano sabatico, o seu management tenha o tempo suficiente para colocar o Alvaro num bom projecto para o ano, pois tem todo o tempo do Mundo, não havendo desculpas que e tudo muito a pressa.

    • Houve mais comentários, mas foi no outro artigo.

  3. O Soucek e o Razia la andaram a testar no Super Aguri, no traçado Mont Blanc proximo de Sevilha.Mais testes em meados de Junho.Quem era para la estar sentado?
    Alvaro Parente claro.

    • Tb não é por aí. Eu considero que pagar para ser piloto de testes da Virgin é deitar dinheiro fora.

      O AP precisaria sempre dos €€ para ser oficial de outra kk equipa.

      • Nem mais……..
        Mas se não entra em 2011, adeus F1.
        Embora ache que a “cena” com a Virgin nesta epoca deitou o sonho por terra definitivamente.
        Agora é procurar outras categorias, mas com categoria……..

        Abraço

      • exactamente miguel, muito bem dito.
        vem ai agora as 24h de le mans, o alvaro e o management dele que prestem muita atenção e vejam se não é melhor que SLF + CEGT. isso seria uma boa opção para 2011, embora prefira ver o alvaro em monolugares.

      • Quark eu também gostava de ver o Álvaro nas 24 horas de Le Mans, mas ele gosta mais de corridas de sprint…
        Gostava de o ver no DTM ou no mundial de GT1.

      • Pois, o Bourdais já está na pole e com o Lamy como colega vamos ver se é desta. Deverá ser o Bourdais a sair na largada e o Lamy a fechar a prova. Esperemos que seja para ganhar. Mas só por estar nesta equipa o mediatismo é incomparável com o da SLF.

        Continuo a dizer, pensar na F1 em 2011 para o Álvaro é para esquecer. O nosso país não tem condições para o apoiar. As entradas na F1 são multi-milionárias ou apoiadas por “padrinhos” tipo Breatore, Ecclestone e pouco mais.

        Agora é realista pensar em mais e muito melhor que SLF e GT’s espanha. O mundial de GT1 é muito mais representativo da competição e evolução dos carros. O DTM é caro entrar mas é uma das competições mais valorizadas e mesmo as provas de resistência como faz o Lamy são boas pelo mediatismo. E ele nem leva muitos patrocinadores. Tem o Finibanco e mais alguma coisa, mas não é nada de exponencial. Ele já passou pelo DTM, foi piloto oficial Mercedes, correu pela Viper Oreca, agora é piloto oficial Peugeot. Tem que se trabalhar para meter o Álvaro num desses campeonatos é que o espanhol GT não dá para nada.

      • @vitor alexandre
        o lamy nao precisa de patrocinios. é pago e bem pago ! um dia o alvaro parente tambem ha de la chegar e ha de se rir deste 2010 aziago…

      • O Pedro Lamy esta numa categoria á parte no mundo da resistência e dos Gts.
        Criou um nome respeitado e tem de facto muitissima qualidade.
        Não é a toa que é piloto de uma das 2 melhores equipas na LMS e nas 24 du mans, além da carreira que fala por si.

        2007:
        2º classificado em monza na categoria LMP1 no endurance series
        1º classificado em Valência na categoria LMP1 no endurance series
        Spa 24h 2º classificado
        2º classificado nas 24 horas de Le Mans
        Primeiro classificado nos 1000 km de nurbring
        Vencedor do Campeonato Le Mans Series LMP1
        2006:
        Vencedor do Campeonato LMS na categoria GT1
        Participação no Campeonato ALMS – 4 Vitórias
        Vallelunga 6h Vencedor
        Mil Milhas Interlagos 2º classificado
        2005:
        Participação no Campeonato Fia GT – 4 Vitórias
        Nurburgring 24h Vencedor
        Tourist Trophy, Silverstone, Vencedor
        2004:
        Vencedor do Campeonato LMS na categoria GT1
        Zolder 24h Vencedor
        Nurburgring 24h 2º classificado
        2003:
        Vencedor do Campeonato Alemão V8 Star
        5º Classificado nas 24 Horas de Spa
        2002:
        5º Classificado nas 24 Horas de Le Mans
        Vencedor das 24 Horas de Nurburgring
        7º Classificado no Campeonato V8 Star
        2001:
        4º Classificado nas 24 Horas de Le Mans
        Vencedor das 24 Horas de Nurburing
        11º Classificado no Campeonato DTM
        2000:
        12º Classificado no Campeonato DTM
        1998:
        Campeão Mundial GT (GT2)
        2º Classificado de GT2 nas 24 Horas de Le Mans
        1997:
        5º Classificado nas 24 Horas de Le Mans
        1995:
        6º Classificado do GP da Austrália de F1
        1993:
        Disputou 32 GP’s de F1 até 1996
        Vice-Campeão Internacional de F3000
        1992:
        Campeão Alemão de F3
        2º Classificado do GP Macau F3
        Vencedor do Marlboro Master F3
        Vencedor do Challenger Mundial de F3
        1991:
        Vencedor da Taça das Nações em F Opel
        Campeão Europer F Opel
        1990:
        Vencedor da Taça das Nações em F Opel
        1989:
        Campeão Nacional de F Ford
        1988:
        Campeão Nacional de Karting
        1987:
        Campeão Nacional de Karting
        1986:
        Vice-Campeão Nacional de Karting
        1985:
        Vice-Campeão Nacional de Karting
        1981:
        Campeão Nacional de Mini Motocross
        Campeão Nacional de Mini Motociclismo
        1980:
        Campeão Nacional de Mini Motocross
        Campeão Nacional de Mini Motociclismo
        1979:
        Campeão Nacional de Mini Motocross
        1978:
        Campeão Nacional de Mini Motocross
        1977:
        Campeão Nacional de Mini Motociclismo

        Como se não basta-se ainda é convidado pela BMW motorsport para desenvolver o ultimo contendor da marca bavara.
        Isto não é para todos.

        mas acho que o varinho pode fazer igual ou melhor.
        Falta é um manager a altura do talento dele. Sobretudo que fale menos e faça mais.
        Esta é a minha opinião.

        Abraço

      • @ miguel ramalho
        isto sim é que é um curriculo ! o lamy so na formula 3 tem mais titulos do que muitos dos que tao agora na formula 1 conseguiram ao longo da carreira !
        o varinho ainda vai bem a tempo de dar uma volta à sua carreira como deu o lamy.

  4. A Polaris colocou o Alvaro na Gp2, dando na minha opinião a oportunidade de o Alvaro evoluir.Depois aconteceu o que todos sabemos.
    Esperemos, e ainda estou convicto que a Polaris possa para bem do Alvaro e tambem para bem da Polaris (pois cria nome ) arranjar um bom lugar par 2011, não sendo na F1, num DTM,ou outra coisa.
    Tambem se calhar foram mesmo enganados pilo ITP.Resta ao Alvaro fazr uma boa epoca na Superleague, e que os azares não apareçam.

  5. Pessoal, parece que a Polaris negociou com a Sport TV, para transmitir a Superleague e vai-nos brindar ja no proximo fim de semana com a corrida de Jarama.Estive a ver a programação para dia vinte e la esta a corrida na Sport TV 3.Esta e uma boa noticia, para nos que gostamos de ver o Alvaro correr.
    Abraço

    • De facto é uma boa notícia. Não creio que tenha sido a Polaris a negociar directamente com a SportTV, mas pode ter feito a sua pressão, sem dúvida.

      Irei ver, e/ou gravar.

    • Muito boa e inesperada notícia!

      • Seria ainda melhor notícia para o Álvaro se fosse em canal aberto.

    • boas noticias para quem quer acompanhar as corridas do alvaro.
      se nao estou em erro, é possivel activar a sportv3 isoladamente dos restantes canais sportv, pelo valor mensal de 5€.
      parece que este fim de semana o alvaro corre na superleague formula.
      boa sorte ao alvaro que bem merece.

      • E sim, ja mandei ligar a Sport tv 3 e e 5 euros.Resta saber se dão sempre nesse canal, ou não.

  6. O Varinho vai brilhar em Jarama!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: