P&R – Respostas de Pedro Moreira dos Santos

Agradecemos desde já a disponibilidade demonstrada por Pedro Moreira dos Santos, enquanto responsável da Polaris Sports, e pela brevidade com que respondeu às perguntas colocadas pelos nossos leitores.

Aqui ficam então as repostas:

-Tendo em conta os bons resultados nos GT’s Espanhóis, pensa que a “cotação” do Varinho nos GT está a subir, podendo abrir portas noutros campeonatos com maior renome (DTM, FIA GT, etc)?

Esta foi uma oportunidade que não queriamos perder por causa disso mesmo. Um formula é muito diferente deste tipo de carros e o Alvaro demonstrou estar muito à vontade com este carro, chegando ao cumulo de bater o carro da AF corse do GT Open que está dois anos à frente em evoluções de motor, aero e suspensão.

-O que esta pensado para o Alvaro em 2011, face a este ano sabático e de desenrasque? GP2,F1,Indy, ou novamente Superleague etc.???

Volto a repetir que vivemos numa altura muito difícil e onde não existe dinheiro em Portugal. Todos os pilotos tentam sobreviver e felizmente conseguimos mesmo assim um projecto muito interessante com mais de 10 corridas no ano e ainda o campeonato de GT. 2011 depende de muitas equações e por enquanto temos é de nos concentrar no actual.

-Sera que o Alvaro não tem hipotese , em alguma destas disciplinas dado apenas que onde gosto de ver o Alvaro e em monolugares e não em Gts, mas respeito as outras opções?

Penso que já respondi. Todos nos queremos ver o Alvaro na F1 mas infelizmente no ano passado houve uma situação desagradável, aliás idênticas a tantas outras desse organismo, como por exemplo o recente caso do cancelamento do Red Bull onde foram acusados pelo presidente da CM Gaia de “ligeireza e irresponsabilidade nas negociações”.

Nunca sabemos o dia de amanhã mas temos de perceber que Portugal e Europa estão numa situação muito dificil.

-Depois de uma temporada em que o Álvaro esteve muito perto de entrar no mundo da Fórmula 1, muitos simpatizantes e adeptos do Álvaro ficaram desapontados ao ver que o piloto que apoiam passou a disputar campeonatos com menor grau de relevância. Serão decisivos os resultados desta temporada ao nível dos GT’s espanhóis e da Superleague para proporcionar outros voos ao Álvaro ou estão a preparar, para a próxima época, e com a ajuda de novos parceiros uma entrada num campeonato de relevo compatível com o valor do Álvaro?

Já respondi na anterior. Basta olhar para o panorama desportivo nacional para perceber que um piloto actualmente ter uma carreira internacional sem ser por meios próprios é quase um milagre. Temos de focar neste ano e estar atento às oportunidades que vão surgindo.

-O objectivo F1 deixou de existir ou ainda prossegue o trabalho e as negociações nesse sentido??

O objectivo F1 nunca deixará de existir. Voltamos à fase do piloto pagante e cada vez mais pagante. É infelizmente o caminho tomado pela competição. Se existir esse apoio, lá estaremos.

-Diga-me se estão a trabalhar para o Álvaro ir para a F1 ou para outra categoria monolugar ou carros de turismo.

Já respondi.

-Depois de no AIA o ano passado, mais de 40.000 pessoas apoiarem o Alvaro a quando a Gp2 e pedirem com todos os meios possiveis para que o Alvaro entrasse na F1, o que sente agora depois de ter sido uma enorme frustração e de não terem conseguido faze-lo?

Isto não basta pedir, infelizmente. Quando no inicio do ano aconteceu a situação da Virgin / ITP infelizmente a modalidade mostrou falta de “peso” e união com todos os seus grandes representantes a fugirem ou a atirarem as culpas para nós ou Alvaro, tendo inclusive tido experiencias desagradáveis idênticas com essa entidade. Com excepção do presidente do ACP, poucos foram os que se importaram com o que aconteceu ao Álvaro. Mesmo os adeptos dividiram-se. Se isto acontecesse no futebol, todos se uniriam na defesa da modalidade.

Ninguém apresenta um piloto se não tiver a certeza do contrato estar fechado por isso o que aconteceu foi muito desapontante para todos, principalmente tudo o que aconteceu depois com a fug de responsabilidades.

-A SuperNova recrutou agora o Filippi para substituição do Kral. Houve alguma conversa do Sears convosco no sentido de ser o AP a substituí-lo? Ou a relação em 2008 não terminou da melhor forma?

Não houve contacto. A relação não acabou da melhor forma, apesar de obviamente estarmos em contacto. O Fillipi tem uma ligação já de longa data com a equipa e como tal foi o escolhido.

-Depois da consistência demonstrada pelo Álvaro nos GT’s espanhóis, não será esta uma boa oportunidade para associar esta “imagem vencedora” do Álvaro a empresas portuguesas que estejam a apostar no mercado espanhol? Isto com vista a conseguir o orçamento necessário para o Álvaro regressar a melhores competições (ex: GP2).

O mercado espanhol, italiano, francês, etc estão neste momento saturados de pilotos com boa imagem. Se falarmos de Espanha temos uma equipa espanhola falida e vários pilotos sem dinheiro para competirem. O Andy Soucek, vencedor da F2 e piloto de testes de F1 da Virgin não conseguiu sequer budget para correr numa qualquer classe. Não vale a pena sequer falar de Pedro de la Rosa, Villa, Roldan Rodriguez e muitos outros

– Houve alguma proposta concreta por parte de alguma equipa de gp2 para este ano, nomeadamente Coloni ?

A coloni como é obvio queriam ter o Alvaro. Acho que ninguém acredita que a escolha do búlgaro tenha sido que não financeira. A GP2 custa 1 milhão por época / carro no mínimo e é preciso pagar esses custos.

– O mundo dos GTs ja abriu os olhos para o talento do alvaro ? Quando teremos o alvaro num campeonato de GTs mais competitivo, ou talvez na le mans series ?

A entrada nos GT’s foi para perceber 2 coisas: se o Alvaro gostava e se adaptava. Temos a certeza das duas coisas alem de resultados por isso vamos ver.

– É verdade que a Stefan gp endereçou um convite ao alvaro ?

Sim. Tínhamos propostas da Force India, Virgin, Campos, Stefan GP e Renault. O ITP exigiu a Virgin.

-Porque motivo, a Polaris e patrocinadores do Alvaro num tudo por tudo não apostam forte numa equipa do meio da tabela na F1, sabendo-se de antemão que o Alvaro pode e deve conseguir uma boa epoca?Pois so assim conseguem tirar rentabilidade do piloto que e o Alvaro, tanto a Polaris como a equipa que o possa contratar?

Se tivéssemos o budget para isso, era óbvio que o fazíamos.

-Pelo que motivo durante tantos meses, a Polaris deixou de ter um ligação de carinho com o blog, para passar a ter uma relação (amor, odio) com este?

Ninguém tem uma relação amor / ódio com o blog. Eu pessoalmente tenho muito carinho pelo blog e, pelos seus criadores, ainda mais. Foram e são inexcedíveis. Também sempre estive disponível mesmo por telefone para os fãs que tinham o meu telefone, twitter, facebook, etc. Quase 24 horas por vezes.

Infelizmente quando aconteceu este revés na carreira do Álvaro, fomos criticados de todas as formas. Fui respondendo às criticas até chegar a um ponto em que não o podia fazer mais. Perdemos um patrocinador que alegou e passo a citar : “ se no próprio blog do Alvaro dizem mal de tudo porque iremos continuar a apoiar?” Por isso mesmo não podia continuar a alimentar um blog que se tinha tornado um “cantinho de mau dizer” aliás como muitos outros fãs disseram e também abandonaram o blog. Este deveria ser o blog do Alvaro e com todos do mesmo lado. Para este bate-boca chegava o fórum do Autosport. Talvez seja mesmo este o problema deste desporto.

Sempre que o João e o Diogo me pedirem estou disponível mas recuso-me a cair em discussões inúteis que só prejudicam o Álvaro.

-Para quando a tal pagina web do Alvaro de forma a que os seus fãs possam obter informação e seguir a carreira deste piloto que tanto admiramos??

Compreendo a vontade da existência de uma pagina Web para o Alvaro. Podem obter informação através do Facebook oficial do Alvaro. O Website não é essencial principalmente quando os patrocinadores não tem interesse nisso.

É uma questão de optimização de custos e há muitas outras prioridades para o Alvaro neste momento por mais insignificantes que possam parecer.

-Estamos em 2010, ano em que um site é um espaço mínimo para qualquer pessoa pública. Um blogue é um espaço semelhante, de alguma forma, mas diferente. Porque é que a Polaris nunca lançou um site para o Álvaro, onde o blogue actual poderia ficar incorporado? Questões financeiras ou meramente estratégicas?

A questão do site é muito relativa. Na realidade actual é mais um complemento ao Facebook e Twitter que uma peça essencial. Temos essa experiencia com o Cristiano Ronaldo que foi recentemente lançado por nós no universo digital e a própria empresa que nos assiste nos EUA lançou um site que é um agregador das redes sociais. No futuro o site será mais detalhado mas o que queria referir é que não é uma peça essencial. Como disse antes, um ano como o que o Alvaro tem é muito dispendioso e cabe-nos fazer as escolhas que achamos mais indicadas. O site para já não o é. Quando existir um patrocinador interessado em comunicar nesse formato, lá estaremos.

A ideia que possuem do blog é errada. Recebi grandes elogios inclusive internacionais por o blog ser a fonte de informação do Alvaro ao contrário de um site. O blog tinha informação, actividade e principalmente a vossa participação que fazia com que, cada artigo tivesse por vezes mais de 80 comentários. Os patrocinadores do Alvaro adoravam e nunca nos pediram um site. Ideia de construir este blog foi lançada por mim ao João Pinho que prontamente a aceitou e realizou brilhantemente com ajuda do Diogo. Um blog como o que tínhamos + facebook + twitter, colocavam-nos no topo da comunicação e interacção com os adeptos que era o que nos interessava, aumentando não só a audiência mas também a envolvência . O Alvaro no ano passado foi o piloto com mais exposição mediática regular. O Filipe teve muito pouco acima porque mais de metade desse valor, deveu-se à Corrida dos campeões (o alvaro não esteve presente porque corria nesse fim-de-semana) e à corria em Portugal do A1 GP pois a organização comprou espaço televisivo na SIC numa tentativa de sobrevivência, dando uma cobertura extensa da prova, apesar dos direitos exclusivos da prova pertencerem à Sport Tv. Tirando esses dois facto o Alvaro estaria quase com o dobro do 2 piloto com mais exposição.

-Existem diversos boatos sobre saídas e outras movimentações de pilotos de equipas de F1. A Polaris Sports está a tentar colocar o Álvaro numa dessas equipas, ou preferem não revelar?

Temos uma ligação muito próxima aos grupos económicos presentes no padoock da F1 bem como ligação directa a quase todas as equipas. Estamos sempre atentos e actualizados mas a F1 precisa de investimentos avultados e projectos construídos nesse sentido. Estamos sempre a tentar construir algo nesse sentido e por isso nunca se sabe o que pode acontecer.

Ficam a faltar as respostas de Álvaro Parente, que publicaremos logo que estas chegue à nossa “redação”.

Obrigado a todos pela coloboração.

56 Respostas

  1. Apesar de não ter feito qualquer pergunta quero agradecer ao senhor PMS pela dispuniblidade que teve para responder as duvidas de todos nos, edesejar-lhe tudo de bom no futuro e que nunca deixe de lutar.

    Abraço

  2. Antes de mais tenho que também agradecer as respostas dadas pelo PMS.
    Depois, estas respostas vieram revelar, inclusivamente, algumas situações pela primeira vez (como a lista completa das equipas que estavam interessadas no Álvaro, que é uma lista de respeito).

    Tenho pena é que o próprio blogue, com as discussões que teve durante a sua fase quente tenham acabado por originar a perda de patrocinador. Ainda assim, tenho que discordar do que ele disse, embora compreenda. É que este blogue, sendo um blogue mais destinado aos apoiantes do Álvaro, é um blogue aberto, onde podem caber as opiniões de toda a gente, sejam apoiantes ou não sejam. E mesmo que fosse um espaço fechado, cada um pode ter sempre a sua opinião.

    • se as discussoes e trocas de opinioes, por vezes até bastante acaloradas,provocassem perda de patrocinadores, o benfica porto e sporting ja nao existiam…

      • Foi a afirmação do PMS numa das últimas respostas que deu:

        «Perdemos um patrocinador que alegou e passo a citar : “ se no próprio blog do Alvaro dizem mal de tudo porque iremos continuar a apoiar?”»

      • certo nuno, eu sei. mas nao concordo.
        até porque foi quando estalou a bronca com o ITP que o blog atingiu numeros astronomicos de comentarios por topico ! nunca o forum foi tao visto e tao comentado como nakela terrivel altura.

        se foi o que o representante do patrocinador disse ou nao isso ja nao sei, o que sei é que quando não se quer pagar qualquer desculpa serve.
        quanto mais acalorada é a discussao, mais paixão se nutre pelo tema. no futebol os adeptos dos 3 grandes à decadas que se andam a matar uns aos outros à pedrada e com very-lights, e mais recentemente com isqueiros telemoveis e bolas de golfe, e não é por isso que deixam de ter patrocinadores.
        e o alvaro parente pode-se orgulhar de ter muitos fãs que vibram com muita paixão pelas suas corridas. ainda este fim de semana em zolder as coisas nao correram de feição e mais uma vez todos reconheceram o belissimo trabalho que o alvaro fez. ao contrario do que o sr. PMS diz os fãs nao se dividiram, bem pelo contrario ! uniram-se mais que nunca ! foram propostas manifestações, foram enviados mails a partidos da oposição, comunicação social,ao proprio ITP, fez-se tudo o que se pôde para denunciar a enorme injustiça de que o AP foi vitima.

        ficou por responder uma pergunta feita por mim, acerca da hipotetica acção em tribunal contra o ITP.

        continuo sem compreender como é que se deixa um patrocinador definir o projecto desportivo do piloto. é como se a PT desse ordens específicas ao benfica para comprar um jogador em detrimento de outro. nao compreendo.

        agradeço ao sr Pedro Moreira dos Santos a disponibilidade para esclarecer os “bloguistas”, e desejo-lhe pessoalmente e à polaris muito sucesso daqui para a frente , pois o sucesso da polaris será o futuro do varinho.

        quantos às opinioes diferentes, é um direito do qual não devemos abdicar. eu nao tenciono abdicar da minha liberdade de expressao.

      • Quark, como disse, também não concordo, e expliquei lá mais acima as minhas razões, que são as mesmas que muitos já aqui explanaram, como tu (suponho que te possa tratar assim).

        “continuo sem compreender como é que se deixa um patrocinador definir o projecto desportivo do piloto. é como se a PT desse ordens específicas ao benfica para comprar um jogador em detrimento de outro. nao compreendo.”
        Não ponho as mãos no fogo por isto. Até se fala que isto já aconteceu na selecção, e no Benfica (com o Mantorras).

      • Caro Quark,

        Parece-me obvio perceber que um patrocinador define a carreira de um desportista.

        Num desporto que exige um budget para competir, se o patrocinador lhe disser que tem X para esta equipa e 0 para a outra, não existindo mais ninguem com capacidade para esse ou outro investimento identico , parece não existir muita margem de manobra. O patrocinador por vezes tem uma agenda própria que só faz sentido dentro de um determinado formato e neste caso incluia Virgin / Alvaro.

        O que referem que deveria acontecer como por exemplo, o patrocinador estar junto do piloto só pelo seu talento e na suposta facilidade que existe em angariar esse apoio, eu tb acho que o mundo perfeito seria assim, mas infelizmente não o é e não vale a pena cairmos em discussões utópicas.

        Quanto ao facto do blog ter muitos comentários, lembro que agora existem é muitas discussões entre poucos participantes e não como no ano passado onde até jornalistas procuravam informação e conteudos, dada variedade de comentários existentes. Volto a referir, o blog era elogiado por todos e lido assiduamente por vários patrocinadores.

        Como referi que não entro em discussões intermináveis e não voltarei a escrever aqui no blog até existir uma alteração substancial no seu formato. No entanto, deixo o meu email pedro.santos@polarissports.com.pt para esclarecam qq duvida que tenham (e que eu possa revlear) de forma a evitar que se mantenham mal entendidos.

  3. Tambem quero agradecer, depois de tanto tempo e sem noticias por parte do Sr.Pedro a disponibilidade que teve para nos ilucidar.E verdade como diz o Nuno Pereira, a lista completa que estva interessada no Alvaro era de respeito, mas quem não tev respeito foi o ITP.Agora resta esperar, pois quanto o futuro estamos na mesma.Mas F1 infelizmente parce que ja foi.

  4. Os meus agradecimentos ao PMS pelas respostas.

    Desejos da melhor das fortunas no vosso trabalho na gestão da carreira do Alvaro.

    Quanto as discussões no blog acho-as naturais, dai espaço ser um blog, (onde não se controla a informação) e o website ser um espaço controlado. Mas entendi perfeitamente as razões da decisão de adiar o website.

    Se um patrocinador deixou o Alvaro por troca de opiniões num blog de fãs nós aqui mais do que ninguem o lamentamos.

    Mas o patrocinador deve confiar no talento do piloto e não no talento “critico” de quem acompanha e segue o piloto com “devoção”.

    Que aconteceria ao Cristiano depois da famosa “cuspidela”.??

    Cumprimentos

  5. Mais uma vez deixo aqui uma palavra de agradecimento ao Sr Pedro Moreira dos Santos por vir ao encontro dos fãs do Álvaro e responder às perguntas. É sempre importante esta proximidade e sobretudo responder e ajudar a esclarecer muitas dúvidas que tenham ficado do ano passado e para a próxima época.

    Creio que a determinada altura alguns fãs exageraram no tom das críticas quando se sabe que em Portugal está muito complicado obter apoios financeiros para provas de automobilismo quando não está em causa futebol ou campeonato do mundo. A situação de maior dificuldade viveu-se por ocasião da apresentação do Álvaro na Aurora com alguns desencontros em termos de horários. Ultrapassados esses somenos, também é verdade e como diz o Nuno Pereira algumas opiniões de foristas podem parecer grosseiras mas resumem algum realismo, sem querer, a meu ver, prejudicar a carreira do Álvaro.

    De todo o modo é saudável este regresso do PMS ao blogue e espero que venha por cá mais vezes. Tenho seguido pelo facebook algumas novidades quanto à carreira do Álvaro e é uma forma a apostar. No entanto e aqui no blogue a proximidade também é grande e seria bom contar mais vezes com o PMS por aqui.😉

    Abraços!!

  6. Excelente “entrevista” colectiva! O meu obrigado ao Pedro pela disponibilidade e pelas respostas esclarecedoras. E um grande abraço😉

  7. Na minha opinião as respostas do PMS so vem provar que o valor Álvaro não tem passado ao lado no Mundo da F1.
    Renault, Force India e mais as pequenas equipas, so prova que estão atentos, ou estavam quando o Álvaro estava na GP2.
    Acredito se o Álvaro tivesse patrocinios agora estaria no lugar do Petrov, é pena.

    • Tambem penso da mesma forma Jose Nunes.Infelizmente tambem tenho imensa pena e se podesse dar um empurrão assim faria, mas sou muito pequeno para isso.
      Oxala consigam o melhor para o Alvaro e tem que ser agora, assim apareça alguem com dinheiro.

      • de facto, nao estava À espera que o PMS respondesse À minha pergunta com tanta frontalidade,preto no branco como o fez. ou seja, nao estava à espera que referisse nomes, e nao estava à espera de ver o nome da force india ali pelo meio ! o da renault até nem me surpreende muito … isto só vem provar, mais uma vez,que o vijay mallya não é parvo. agora so temos que esperar que os piercings do liuzzi infectem, e pode ser que o alvaro ainda tenha hipoteses hehe
        que o talento do alvaro é reconhecido não é novidade para ninguem, mas sabe sempre muito bem ver o nome do alvaro ligado a estes projectos.
        este é que é o caminho. infelizmente aconteceu aquilo com o ITP, mas o alvaro só tem que estar orgulhoso pelo seu trabalho, e nós tambem.

  8. Romain Grosjean de regresso à GP2 com a DAMS.
    E eu a velos passar, pena não acontecer com o Álvaro.
    Enfim.

  9. Acho que a rande vocação do snr. PMS è comen tador polico. pelas respostas dadas, são as mesma que os Ministros e Secretarios de Estado dão . A culpa è da epoca em que esta mos tudo que corre mal è da conjectura actual, ou seja o que nós fazemos mal não podemos aprender com os outros de outros Paises. Até parece que não estão a correr novos pilotos no F1, GP2,….etc. Não consegui ver uma unica resposta técnica quando ao que fez para o Alvaro, nem o que erà fazer. Quanto a minha opinião sobre a sua pessoa, não modou nada, ou seja não vejo grande futuro no lugar que ocupa, ou è capaz de ter mas em outras arèas do desporto .

    • Defacto das perguntas, não obtivemos respostas concretas, nem sobre o futuro, nem sobre o que se estara preparar para o Alvaro .
      Mas o que entendo disto meu caro LMFAB, e que se calhar o Sr.Pedro Santos não pode dizer, senão havera outra situação parecida ao caso ITP, penso eu de que.

      • Então para que servem as perguntas?. Não compreendo o valor da entrevista neste caso.

      • Quere que lhe seja franco. Tem razão ,e infelizmente tambem não sei.O que sei e que há mais de 6 meses não sabemos nada, e não sei se daqui a 6 meses saberemos mais alguma coisa.Nem sim nem sopas, acho que acabamos todos por ficar na mesma.As perguntas foram bem direccionadas mas as respostas foram pouco convictas.E algumas perguntas ficaram sem respostas .Já percebi que saberemos so alguma coisa pelos jornais, se houver algo de bom, senão nem isso.Uhm ,que coisa não e lá muito agradavel, mas neste momento parece que o Sr.Pedro Santos funciona desta forma.

  10. Sò vejo um valor nisto tudo. È termos motivos para falar sobre o assunto. È que sabe eu atè fiquei um bocado parvo com aquilo que li na entrevista,fiquei na duvida se estavam a entrevista ou outra coisa, sei là?. OK tudo bem obrigado pela comprensão.

  11. Eu sei que as minhas opiniões não contam para nada.Mas ,que saudades que eu tenho do Alvaro na Gp2, so na Ocean chegava.Agora estão la aqueles dois que estão a andar para tras.A Ocean não me diz nada ,agora o Alvaro sim.
    A vida dele infelizmente parece andar sempre trocada.Esta no lugar errado a hora errada, e o tempo a passar .Pelo que motivo ele se recusou a fazer Gp2, para ir para a Superleague? Ele nunca ira responder e o Sr Pedro iden .Sera que algum dia saberemos? Falta de dinheiro, lol lol
    E uma sitação aziaga, e algo desgostosa. A Gp2 e altamente competitiva em detrimento da Superleague.
    Esta coisa de pagar para correr não esta correcta no meu modo de ver.

    • José tal com o Pedro disse não é facil arranjar no mínimo 1 milhão de euros para competir na GP2.
      Concordo consigo, de facto não deveria ser preciso pagar para correr, mas é assim que as coisas funcionam…Se não fosse preciso pagar para correr concerteza que não andariam Yamamoto’s e outros como ele na F1.

      • Achei apropriada para este post este extracto de uma entrevista do Mark Webber, piloto Australiano (Não é alemão, nem espanhol, nem Brasileiro; é Australiano mesmo) ao Autosport.com.

        Para tirar elações e quem sabe lições, mas tambem um sinal de ESPERANÇA no FUTURO do nosso Varinho:

        Pergunta:

        At Silverstone you talked about the hardships you’ve been through in your career. Do you think it coincidence that almost every top F1 driver has faced difficulties on their way up?

        Resposta
        Mark Webber:

        I didn’t grow up in Monaco with silk sheets, but I had a very good upbringing – very balanced. I had sensational family values, good family people around and a good sports community. So that was good. I know Michael [Schumacher], his dad was a bricklayer, so lots of guys did come through with support from other people. And they got through testing themselves with adversity on the way, and perhaps taking bigger risks than some other people.

        But I was probably referring on Sunday to a lot more, I suppose, that it took me a while to get to F1. I had the stuff at Le Mans, I had to restart [my career] after Le Mans in single seaters, and I got there through Paul Stoddart. Then I had Williams and a few unreliable cars, broke my leg, ran out of money…

        It is not unusual, but when you have a bit of adversity, it helps you deal with it. Saturday [at Silverstone] was, not going back on it, a bit of adversity. I wasn’t rapt with the decision – but we press on, let’s get on with it, and that is what we did.

        Abraço amigos

      • Concordo Diogo, F1 e GP2 são apenas empresas de dinheiro geridas pela FIA.
        Mas doi ver todo o tipo de gente na quelas modalidades sem qualquer valor ou qualidade e olhamos para o nosso varinho que tem tudo pelos vistos menos dinheiro, é injusto.
        Compreendo alguns comentarios mais duros que as vezes se fazem aqui, pois quem não tem sangue na guelrra não sente a grande injustiça em que o Álvaro se encontra.
        Hoje tive a ver os 2 treinos livres de F1,e até doi ver ali yamamotos e etc, revolta é tudo o que sinto.
        Enfim acho que essa todos temos.
        Li esta semana na Auto Sport o jovem piloto Jose Maria Lopez que ficou apiado com o colapso da USF1, esteve em Silverstone juntamente com parte dos seus patrocinios a trabalhar para uma vaga em 2011.
        Era importante que o Álvaro tambem podesse fazer o mesmo, mas sei que tal é impossivel pois como o senhor PMS explicou e bem este pais esta de rastos e patrocinios nem ve-los, enfim esperemos que algo mude, principalmente a sorte do Álvaro.

      • Diogo;

        O amigo desculpe-me a franqueza mas a historia do coitadinho, já cansa.

        Se a Polaris não é capaz de arranjar 1 Milhão de Euros em patrocinios para o Alvaro, o melhor é assumir abertamente que o futuro do Alvaro (pelo menos conduzido pela Polaris) vai acabar nos Gt em Portugal.
        Esta é a realidade, qualquer epoca ao mais alto nivel do automobilismo mundial custa bem mais que isso.
        Que andamos então a fazer??? Pergunto??

        Espero que se algum patrocinador ler este post entenda que o que defendo é um Piloto com Pedigree para ombrear com os melhores do mundo assim exista coragem e visão para investir, e não deixe de o patrocinar apenas porque acho que o Alvaro merece estar com a Nata do Automobilismo Mundial.

        Disse.

        Abraço

      • isto não está facil:-)

        Vejo que por mais que se diga as conclusões e postura são sempre as mesmas🙂

        grd abraço e sábado lá estaremos todos

      • Sem mais comentários, Passo a citar:

        ” Infelizmente quando aconteceu este revés na carreira do Álvaro, fomos criticados de todas as formas. Fui respondendo às criticas até chegar a um ponto em que não o podia fazer mais. Perdemos um patrocinador que alegou e passo a citar : “ se no próprio blog do Alvaro dizem mal de tudo porque iremos continuar a apoiar?” Por isso mesmo não podia continuar a alimentar um blog que se tinha tornado um “cantinho de mau dizer” aliás como muitos outros fãs disseram e também abandonaram o blog. Este deveria ser o blog do Alvaro e com todos do mesmo lado. Para este bate-boca chegava o fórum do Autosport. Talvez seja mesmo este o problema deste desporto.

        Sempre que o João e o Diogo me pedirem estou disponível mas recuso-me a cair em discussões inúteis que só prejudicam o Álvaro.”

        Abraço e bom trabalho

      • Pedro, com o devido respeito pelo seu trabalho, se fosse fácil não seria F1.
        Só la cabem24 pilotos do mundo inteiro. E devem existir centenas de “potenciais” candidatos.

        Mas isso toda a gente sabe!!!!!!!

        Apenas recordar que quem lançou o “sonho” Alvaro parente na F1 foi a Polarissport. não o Blog nem os seus membros.

        MAIS UMA VEZ, desejo-lhe a maior das fortunas no trabalho que desenvolve em torno do Alvaro Parente, esse sim o unico motivo que nos traz todos aqui!!!

        Um Abraço

      • aqui estamos todos do mesmo lado : o lado do alvaro. desde o incio do ano com esta historia toda da virgin e do ITP o alvaro recebeu muitas mensagens de apoio. talvez mais do que alguma vez teve !
        nao confundam as coisas, criticar a polaris não é criticar o varinho.

  12. Resposta do Webber com tradução no Google, desculpem mas não tive tempo para melhor.

    Eu não crescem em Mônaco com lençóis de seda, mas eu tive uma educação muito boa – muito equilibrado. Eu tinha os valores da família sensacional, gente boa família e uma comunidade em torno de espírito esportivo. Então isso foi bom. Eu sei que Michael [Schumacher], seu pai era um pedreiro, por isso muitos rapazes fizeram chegar com o apoio de outras pessoas. E eles têm-se por meio de testes com adversidades no caminho, e talvez a correr riscos maiores do que algumas outras pessoas.

    Mas eu estava referindo-se provavelmente no domingo, para muito mais, suponho eu, que levei um tempo para chegar à F1. Eu tinha o material em Le Mans, eu tive que reiniciar o [meu] carreira após Le Mans em monolugares, e cheguei lá através de Paul Stoddart. Então eu tive Williams e alguns carros não confiáveis, quebrei a perna, ficou sem dinheiro …

    Não é incomum, mas quando você tem um pouco de adversidade, ela ajuda a lidar com ele. Sábado [em Silverstone] foi, não indo para trás, um pouco de adversidade. Eu não estava extasiado com a decisão – mas a imprensa, vamos começar com ele, e é isso que nós fizemos.

  13. A Polaris, representada pelo Sr.Pedro Santos se quere tentar ainda a F1 para o Alvaro, por que motivo não tenta coloca-lo pelo menos nos testes para jovens pilotos que vai acontecer segundo sei no final deste ano?
    O Alvaro tem a oportunidade de mostrar o que vale junto dos outros pilotos e junto dos patrões da F1. Ou tambem não há dinheiro para fazer um teste?Se não se consegue isso tão pouco então o que faz o Alvaro nos Formulas?
    Penso que de uma vez por todas, e sem rodeios tem que defenir o que querem fazer do Alvaro, pois o rapaz anda nisto a muito tempo, e nada.
    Se tanto esconder o futuro do Alvaro, não dere em nada então tambem o que nos fazemos aqui?Era necessario ser um pouco mais aberto, mas entendo que se pode prejudicar o piloto então que se esconda o futuro do rapaz.
    Não e uma critica, mas aquilo que me vai na alma.Ainda agora acbei de ver os treinos da F1, e estão lá , o Senna, o Hulk,o Petrov, o Koba,o Di Grassi, já não falo no Chandok, 6 pilotos que correram juntos com o Alvaro.
    São por acaso melhor que ele, eu penso que não.Deixo aqui uma palavra, de perseverança, de trabalho, mas sobretudo de paixão, e a paixão e muito importante no que se faz, e o Sr.Pedro se tivervontade e, paixão pela F1, conseguira colocar o Alvaro numa equipa ainda que pequena, senão passa ao lado, de uma grande carreira como manager.
    Pois se a Polaris conseguir colocar o Alvaro na F1, e procurada de certeza para gerenciar mais pilotos.
    Abraço

    • caro jose neves , estao la mais do que 6 pilotos que ja correram com o alvaro :
      hamilton
      kubika
      rosberg
      vettel
      chandok
      petrov
      hulkenberg
      di grassi
      assim de repente, lembro-me pelo menos destes 8.
      concordo com o que disseste em relação aos testes.será que não ha dinheiro para um teste, pelo menos ? é que se o objectivo é ganhar a SL para obter o teste …

      • Pois.E isso Quarq, tambem tem que fazer para que o Alvaro se sente num F1, pois o ultimo foi em 2007, pela Renault, se não estou em erro, e não deu em nada.Foram apenas 67 voltas como premio de ser campeão nas WSR.O Alvaro tem que andar num F1, e com urgencia.Tudo tem um inicio, e um fim.Marcar passo, era na tropa, ao som do tambor, hoje esta desactualizado.Tenham ganas de vencedor.Um teste apenas, precisa-se.

      • O Andre Fernandes tinha feito esta pergunta ao Pedro Santos, mas ele não respondeu, pois já não entrou nas Perguntas e Respostas, não foi a tempo,chatice.

      • Testes? Apostem mas é afundo na carreira do Álvaro, testes é para quem tem ainda que mostrar valor, o Álvaro ja mostrou muito mais que isso.
        A Renault,Force India,Virgin, Sauber e etc ja conhecem o varinho, agora aque apostar forte, nada mais.
        Façam o que o Jose Maria Lopez, pilote que era para pertencer a USF1.
        Em Silverstone marcou presença com alguns patrocinadores para agarrar uma vaga em 2011.
        Desculpem se tou errado mas é a minha maneira de ver.

      • amigo josé nunes,nao desvalorize a importancia dos testes. o alvaro fez apenas um teste com a renault. o josé neves disse que não deu em nada, e de facto tem razao,pq nao se abriram portas,nao consguiu uma vaga em nenhuma equipa.contudo, a renault viu o piloto que tinha em maos,reconheceu o excelente desempenho do alvaro,tendo inclusive comparado esse desempenho ao de kubica.com base nestas declarações,podemos assumir que alvaro parente tem potencial para ser tão bom como robert kubica.nao se esqueçam que o alvaro ficou a 0,2 seg do piquet jr, que ja tinha muito mais experiencia com o carro, e a 0,5 de…alonso! para a primeira vez, é muito bom, e o tempo que fez colocou-o à frente de muita gente,inclusive coulthard com o redbull.
        a importancia dos testes,para alem de permitir avaliar o desempenho do piloto e lhe dar experiencia (ou “calo”), é tambem dar-lhe kms para a obtenção da superlicença. tanto quanto sei,é preciso que esses kms sejam obtidos em testes oficiais da fia, e os do alvaro nao o foram.isto porque era uma bateria de 3 dias de testes, e o alvaro testou no 4º dia,sozinho em pista.logo, os kms que o alvaro fez nao contam para a obtençao da superlicença.
        o AP tem que ter superlicença.jovens como bianchi e hartley ja a têm. ainda para mais agora, com a limitação imposta a nivel de testes, se por algum motivo uma equipa se vir privada de um dos seus pilotos e tiver que usar um reserva,obviamente que vai ter que optar por alguem com superlicença.portanto se todo este meu raciocinio estiver certo, o alvaro nao estaria na lista de uma qualquer equipa,para substituir um piloto a meio da época.
        concordo consigo, é necessario estar la na luta.mas o jose neves tem razão,que se arranje pelo menos um teste,que o alvaro faz o resto ! e tenham em atenção que o maldonado e o perez , (um com o petroleo venezuelano e outro com a telmex do homem mais rico do mundo carlos slim) estão a mostrar-se em bom plano na gp2 e sao claramente pilotos ap€t€cív€i$ …
        tendo a superlicença, o AP ja podia de certa forma compensar o facto de nao ter muitos milhoes em patrocinios. a polaris certamente que sabe isso, e o suposto teste que o campeao da superleague ganhará no fim da epoca pode ter sido um motivo para o AP participar.

      • Vendo as coisas dessa maneira penso que tem razão QUARK,os testes seria beneficos para o Álvaro para que tenha a superlicença.
        Mas que equipas podera o Álvaro fazer testes? eu não estou bem por dentro desse assunto.

      • Quark, se a Force India e a Renault estavam interessadas no Parente o ano passado, poderiam ser uma hipótese para este ano nos testes. Mas também a Virgin e a HRT estavam interessadas o ano passado e poderiam ser hipótese, assim como a equipa nova que venha aí, ou uma das outras do pelotão actual (sejamos sérios, mas dificilmente seria uma das 4 ou 5 de topo, talvez excluindo a Renault, se a incluirmos nesse lote). Obviamente que um teste no simulador da Virgin, ou de outra equipa, também pode ser uma possibilidade.
        Um teste real para o Álvaro seria importante, por tudo o que trás, a começar pela Superlicença, mas há que ser realista e pensar que tal será muito complicado, assim como o acesso à F1, no entanto, enquanto há vida, há esperança.

      • Caro Nuno Pereira, complicado e sempre senão não se chamava F1.Mas na minha opinião tem que se tentar, ou e preferivel o Alvaro andar a arrastar-se na Superleague, ou Gts, e o futuro dele acabar ali?
        Quando o Sr.Pedro Santos fala que ate em Espanha e complicado, concordo e complicado em qualquer País da Europa, mas vejamos que Espanha tem somente lá 3 pilotos que como sabe são(Alonso,Alguersuari, e Dela Rosa) este ultimo que o Sr,Pedro Santos aponta como tendo poucos patrocinadores, mas o facto e que esta la a correr.E Portugal não consegue meter um piloto lá a mais de 5 anos, correcto.O Alguersuari, o DelaRosa tem mais potencial que o Alvaro?não sabemos, so se consegue saber se o Alvaro sentar o rabo num F1, e e isso que se pede a Polaris o veredicto, não so ai e caro, ai não ha dinheiro, ai o ITp,ai sei lá mais o que.
        Espanha trata os profissionais de outra forma,basta ver no motociclismo,, no ciclismo,no futebol, veja onde eles estão e onde nos estamos.Porque?Porque ha uma aposta clara desde muito cedo nas pessoas e acompanham-nos sempre ate eles começarem a render.Em Portugal não, aparece um superdotado, como Mourinho , ou Cristiano Ronaldo,todos os dias.
        O Alvaro se o querem a render, tem que apostar nele e tabalhar no sentido de o colocar na F1, porque se assim não fore o Alvaro não passa da cepa torta, e rapidamente acabou.E o que era uma grande promessa para a F1, passa a ser mais um piloto banal, como qualquer um, como todos sabemos, tipo Albuquerque e outros.

      • Caro José Neves, como também deve saber, há uma diferença clara entre Portugal e Espanha: lá desporto não é sinónimo de futebol, ao contrário do que acontece por cá. Só isso é um grande obstáculo à entrada de um qualquer desportista num desporto como a F1.
        O Álvaro é quem sabemos em termos de talento, mas não consegue que os patrocinadores se interessem por ele. Será só do PMS e da Polaris Sport? Será do Álvaro ser tímido? Será de não ter tido uma imagem trabalhada há muitos anos (lembre-se que a Polaris está com o Álvaro desde que entrou na GP2, aproximadamente)? Será apenas um fruto das circunstâncias? Será de não ter conseguido ganhar um campeonato na GP2?
        Eu diria que é disto tudo, pelo que há que continuar a lutar pelo sonho, e todos os que estão ao lado do Álvaro irão continuar a lutar por isso, certamente. Mais interessados do que nós estão eles e o próprio Álvaro, com toda a certeza.

      • Concordo com o seu ponto de vista , Nuno Pereira.Talvez esteja ai o busilius da questão.

  14. Desculpem meter-me no assunto, mas continuo com a minha opinião sobre o PMS, e pelos vistos não serei o único a tê-la. Não sou manager de pilotos mas acho que não era preciso ser, bastava ler um bocadinho deste blog, para ter uma ideia técnica de que rumo teria de tomar ou seguir. Portanto venho sugerir ao Snr. PMS que leia com atenção as ideias aqui apresentadas e se precisar de mais algumas que diga pois tenho a certeza que alguém daqui sabe o mínimo para se mexer e tentar localizar manobras de futuras aquisições, transferências, eventos….etc., isto tendo consciência que é difícil dada a conjuntura geral!!!! Mas havendo VONTADE lá se chegará…. Por favor faça o mínimo por quem como o Álvaro merece, pelas qualidades que toda a gente lhe reconhece como piloto e não só, como pessoa bem formada que ele é! Outro qualquer com menos, digamos, fair play, já teria partido a loiça toda!!!! Mesmo desmotivado por isto não andar para a frente só um cego não vê o profissionalismo que ele põe em todos os seus desafios! Talvez tenha sido um bocado duro, mas não leve a mal porque tenho uma grande admiração pelo Álvaro, e tenho a certeza, repito, que ele merece um pouco demais vontade e empenho para melhorar a carreira dele . Obrigado.

    • Boa tarde,

      Se é quem eu penso que é, pode ligar-me e terei todo o gosto em lhe responder às suas questões, aliás porque tem acesso a mim facilmente não precisando de enviar recados pelo blog.

      Fico a aguardar o seu contacto.

  15. Vai começar novamente??????

    • Não levem as coisas para esse lado tão complicado.Trata-se apenas de gostar de ver o Alvaro na F1, porque todos acreditamos que ele possa fazer um bom trabalho, por lá.Eu insisto neste ponto, porque não há muito tempo o Alvaro disse que continuava a acalentar esperanças de entrar na F1, porque já sabia o que as equipas pretendiam.E verdade que do querer ao conseguir vai a uma longa distancia.No meu caso gostaria de acreditar que e possivel mas se não acontecer paciencia .Não vamos e levar o blog para indesposições não vale a pena, não se chega a lado nenhum.A Polaris esta a fazer o melhor trabalho para o Alvaro e tudo e possivel, pelo menos e o que eu entendo disto tudo.
      Mas e bem verdade que o Sr.Jorge Mendes disse que iria colocar o Alvaro na F1, agora se não e possivel não sei, pois ainda não veio dizer ao contrario.

  16. Parece que agora é a Renault que esta em crise, ao que consta agora é o Petrov que anda a atrasar o pagamento, tal como o Shandhok na HRT.
    A Renault foi obrigada a pedir o adiantameto da verba referente as transmições televisivas ao tio Bernie, mas foram recusadas.
    Estes é que são espertos, andam na F1 e não pagam.

    Varinho força para esta semana, aperta com essa gente.

    Abraço e sempre a fundo.

    • Russos são assim, são csares.Parece o Abramovitch, não são correctos, mas o que e facto e que andam por lá e se fizer um bom trabalho ainda o podem chamar para uma melhor equipa, ou outra mais pequena pois tem experiencia de F1.

    • Já se sabia há uns tempos que o Petrov podia não ter o dinheiro. É que o pai pediu-o emprestado, e só depois é que iria tentar arranjar quem pagasse o empréstimo. Pelos vistos não conseguiram o dinheiro, e agora não têm guito para pagar as tranches à Renault.

  17. Franck Montagny vai regressar este fim de semana a Superleague Formula.
    Pelos vistos o abandono foi apenas temporario.

  18. O Alvaro esta com preparação intensa com os especialistas do Fc.Porto, ao qual agradece seguno o seu facebook.
    Assim sim acredito na recuperação fisica e mental do Alvaro.Os meu parabens a Polaris por estarem em cima.

    • o alvaro tambem fala em recuperação… estará com alguma lesão ? espero que não.
      apesar de nao ser portista, acho positivo que o AP e o FCP unam esforços, e que o FCP consiga dar ao AP condiçoes para treinar, certamente que terá instalações e profissionais acima da media.

      • Não Quark.Deve ser mental e psicologica,por esse motivo acredito no Alvaro.Ja deveria ter sido mais cedo, mas vai ainda a tempo, mostra que a Polaris e o Sr.Pedro estão atentos e estão a aperceber-se pelo que motivo o Alvaro por vezes tem claudicado nalgumas corridas.
        Esta para mim, que sou apenas bloguista e uma grande noticia.O Alvaro vai começar a render, oxala não me engane.

      • só espero que não lhe façam a ja famosa lavagem cerebral que fazem aos jogadores que vão do benfica para o porto LOL

  19. O Álvaro vem a dizer na Autosport que tem confiança num bom resultado este fim de semana, e que esta pista apesar de nunca lhe ter dado grande sorte é de seu agrado.
    Força Varinho, estamos contigo.

    Abraço.

  20. EU ACREDITO NO ÁLVARO PARENTE

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: