Equipa decepciona Álvaro Parente

Álvaro Parente foi um dos pilotos em destaque durante a ronda de Adria da Superleague Formula by Sonangol, mas um erro da equipa acabou por lhe roubar a possibilidade sair de Itália como um dos concorrentes mais pontuados do fim-de-semana.

Depois de ontem ter garantido o terceiro lugar na grelha de partida, hoje esperava-se uma boa prestação do jovem piloto português, o que acabou por se verificar muito embora no final tenha tido o intenso amargo de boca de uma penalização para a qual nada contribuiu.

Na primeira prova da jornada, o facto de ter arrancado do lado sujo da pista acabou por ser determinante para o desfecho da corrida de Álvaro Parente, uma vez que caiu para o sexto posto na partida. Tomando uma postura defensiva num circuito em que é praticamente impossível ultrapassar para não danificar o carro para a segunda prova do programa, o piloto do Futebol Clube do Porto viu a bandeirada de xadrez na sexta posição a pressionar o concorrente que o precedia.

Na corrida vespertina, Álvaro Parente brilhou intensamente e, com diversas ultrapassagens – algumas delas verdadeiramente espectaculares –, conseguiu guindar-se ao quarto posto, estando em condições de pressionar o terceiro classificado. A passagem à Super-Final estava praticamente garantida, mas o jovem do Porto viria a apanhar um Stop & Go, dado a sua equipa desconhecer que era obrigatório trocar de pneus durante a corrida. “É frustrante, é o mínimo que posso dizer! Fiz uma prova ao ataque, esforcei-me para poder ganhar posições e ainda poderia chegar ao pódio, portanto, quando me disseram que sofrera uma penalização dado a equipa ter desmontados os pneus, colocado-os no chão e voltado a montá-los, nem queria acreditar, dado que bastava ir ao regulamento verificar se era possível efectuar essa operação ou não”, começou por dizer o piloto português que continuou: “A equipa pediu-me desculpa pelo sucedido e disse-me que perguntara à organização, que tinha dito que esta operação estava dentro do regulamento, mas a verdade é que me esforcei para nada, uma vez que podia ter somado muitos pontos e ir à Super-Final e isso acabou por não acontecer devido a um erro da equipa e da organização”.

Depois da frustração de hoje, Álvaro Parente quer agora olhar em frente, estando já focado no próximo fim-de-semana, quando irá tomar parte na ronda de Monza da GP2. “É preciso ultrapassar estes problemas, por muito graves que possam ser, e agora quero centrar-me nas próximas corridas onde quero, à semelhança do que aconteceu hoje, mostrar que sou competitivo e lutar pelos lugares cimeiros”, concluiu o piloto português.

Advertisements

33 Respostas

  1. Um piloto talentoso como o AP que pretende fazer uma carreira profissional no automobilismo não merece este permanente “amadorismo” que desde cedo se manifestou nesta competição de “caca”. O AP é o melhor piloto que lá anda embora o campeonato pareça estar “desenhado” para que vençam aqueles cujo palmarés ninguém conhece ou que então não é relevante. Muitos desses pilotos foram claramente batidos pelo AP na F3, WSR e GP2.

    Agora que a carreira do AP parece ganhar novo fôlego, penso que deveria abandonar a SF imediatamente após a ronda de Portimão, sob pena de esta competição prejudicar-lhe seriamente a carreira. A equipa que lhe dá assistência parece estar a construir-lhe um “caixão” para a sua carreira nos monolugares, pois a cada corrida que passa “espeta-lhe mais um prego”.

    Estes monolugares da SF são potentes mas pouco competitivos pois estão muito limitados a vários níveis. Por isso esta competição irá seguir o mesmo destino do A1 GP assim que os “petrodólares” angolanos saiam de cena.

    O FCP, se não vier a ter também problemas “logísticos” e continuar na SF tem de encontrar rapidamente outra estrutura técnica.

    Felizmente que a Coloni está bem ciente do valor do AP e certamente vai proporcionar-lhe um bom carro para Monza. Se o AP conseguir um lugar na Coloni para 2011, seja na Asia Series ou na Main Series, acredito que terá condições para ser Campeão. Se o não conseguir, porque não a Indycar?

    • Discordo que o AP deva abandonar a competição SLF.
      É certo que a equipa não está a ajudar (como outras tb não o ajudaram no passado) mas, pelo menos enquanto não assinar por nenhuma outra equipa em exclusivo, deve continuar nesta competição onde já tem a época garantida. O facto de, após Portimão, irem decorrer duas provas consecutivas em dois circuitos na China, sendo mais dois circuitos novos para o Currículo, não é de menosprezar. Após a China, só restará mais um circuito (nenhuma delas com datas que prejudiquem outras competições de monolugares), pelo que não vejo qualquer razão para uma tomada de posição tão brusca.
      O AP iria partir para a Super Final em 2º, na primeira fila, com pneus novos. A probabilidade de ganhar os 100k era enorme. Ainda não foi desta. Paciência.
      Acho que a partida no 3º lugar para a corrida da manhã foi mal conseguida; o lado dele na pista era o mesmo do poleman, e esse não sofreu, nem partiu seguramente do lado sujo da pista. Será de certeza mais um aspecto a melhorar no Álvaro, além das já célebres saídas tardias nas qualis da GP2, também as partidas lançadas agora da SLF, mas quiçá um dia em outra competição…

  2. A equipa pergunta à organização e esta última diz que era possível. Mas depois a organização vem penalizá-lo? Que raio de (inserir palavrão aqui) é esta?
    A equipa não se lembrou de ver o regulamento para confirmar que não era mesmo possível fazer o que fizeram?

    Como o Amadeu disse, o Parente devia era bater com a porta e rumar para outras competições mais “à séria”.

  3. Eu penso que o amadorismo da equipe que representa o FCP tem tirado permanentemente o tapete dos pes do Alvaro.
    O rapaz poderia ser o piloto que mais dinheiro teria ganho, e esse dinheiro faz falta para a proxima epoca. Para investir numa GP2 ou mesmo F1.

  4. É de uma incompetência total a atitude da equipa na mudança de pneus. À pala disto já foi uma quantidade enorme de pontos e $$$ à vida.

    Andam ali pilotos como o Rigon e agora Ben-Hanley batido pelo ÁLvaro na WSR, mas sobretudo o Rigon que era colega do conhecido Teixeira e que este ano anda a lutar pelo título. Este campeonato tem marosca e muitas jogadas de bastidores por detrás. Cavar dali não era mal visto, outros já o fizeram como o Bourdais e o Sporting desapareceu este fim-de-semana, alguém sabe explicar porquê?

  5. Tem marosca e das grandes pelo comportamento da equipa nota-se logo.A Polaris esta atenta concerteza e ha-de saber melhor que nos se deve abandonar ou continuar, pois há compromissos.
    Mas o que tem dado ao Alvaro e muito pouco, so defacto o não estar parado e dar a melhorar onde o Alvaro por vezes falha.Arranques,correr pelo lado de fora da pista etc etc

    • Para não falar das vezes em que ele chegou às boxes quando nem tinha os mecânicos com os pneus por terem trocado noutro carro. Erros a mais que prejudicam a escalada no campeonato. Temo que assim o Álvaro fique um pouco prejudicado. Esperemos que em Monza ele possa dar boa resposta, só tenho receio da qualificação. Em 2009 fez uma grande recuperação até à penalização, mas entre 2008 e 2009 arrancou muito detrás. O Álvaro tem partir como um foguetão na primeira volta lançada, depois é só amarelas e vermelhas com despistes pelo meio, se chover é a confusão e ficando tudo para o último minuto é complicado.

  6. Esta situação que REID Motosport croi ao Alvaro é tão caricata que se não visse na TV não acreditava.

    F………………..s Vão ser amadores ao c……..

    desculpem mas é o Português que me vem a alma.

    Força Varinho, dá-lhes em Monza

  7. E a organização………. enfim…………

    Pelo menos o Alvaro continua a competir em Formulas pois não fosse essa merda de campeonato o AP provavelmente não receberia o convite da Coloni para Spa, sei lá…… digo eu…..

    Agora é estar até ao fim que é o que fazem os Homens, ao contrario de uns certos Senhores de Lisboa.

  8. isto é de NABOS e de AMADORES aliás a condizer com o nível geral do campeonato! Ter o nosso Varinho a correr nisto é dar Pérolas a porcos pois eles nem sabem de que lado fica o motor…FORÇA ALVARO

  9. Previsão do tempo em Monza
    Juliana Dantas | 06/09/2010 | 6 Visualizações | Imprimir | ► Retweet
    O GP da Itália se aproxima e Monza será o palco da próxima etapa da atual temporada. Para a sexta-feira, dia 10, a previsão do tempo indica dia ensolarado nos dois treinos livres que acontecerão.

    A mínima será de 14 e a máxima será de 23ºC. O sábado, dia do treino classificatório, também promete sol firme e brilhante na pista italiana. As marcas oscilam entre 14 e 24ºC.

    No domingo, dia da corrida, haverá o predomínio de sol com as marcas variando entre 15 e 25ºC.

  10. O pedido de desculpas do dono da Equipa, ou team manager, Anthony Reid:

    http://www.autosport.com/news/report.php/id/86447

    Parece-me sincero e agora é levantar a cabeça e virar a página!
    Boa sorte para Monza. A GP2 é que é mesmo a tua praia!…
    Será que o AP veio a PT ou viajou directamente de Veneza para Milão?

    • As desculpas não se pedem, evitam-se.
      No entanto é com agrado que registo uma atitude digna do Anthony Reid.

      Força ara Monza Varinho e venha a chuva……..

  11. Vamos ver que tal a adaptação do carro para tempo seco, em princípio. Acredito que o ÁLvaro dará uma boa réplica e tem de ser tudo por tudo para ainda tentar a F1. E a qualificação ao ataque logo desde o começo.

    • mas ele tá sempre ao ataque do começo ao fim
      Se a Coloni lhe der um carro como em Spa o resto é garantido.

  12. Não sabia que a Ridge Solutions era patrocinadora do Alvaro.
    Os meus parabens, estes senhores segundo sei q patrocinaram a Williams o ano passado.
    Mas so tenho assistido, no carro da Coloni por ex: ao patrocinio da ADF.
    Alguem sabe mais qualquer coisa sobre isto.

    • Este patrocínio remonta à mesma data em que a AdF se associou em ao AP, ie, na segunda etapa em ele participou pela Coloni na GP2 Asia Series de 2009-10, Bahrain2., em Março de 2010.
      As ligações a Angola de ambas as empresas são evidentes, assim como a ligação da Hublot à AdF e a Angola tb o são. Tudo isto com um denominador comum: o seu Presidente Rui ALVIM de FARIA.
      Penso que é por aí.

  13. Afinal o AP está por Portugal. Post dele de hoje no Facebook:

    “Ontem acabei por ir ao estoril para participar em mais um teste com o Ferrari 430. Hoje treino fisico e amanhã parto para Monza. Estou cheio de vontade de voltar ao circuito de Monza que adoro.”

  14. Coloni anunciou hoje o novo colega de Alvaro Parente para a corrida de Monza na Gp2:
    ex-Red Bull Junior driver Brandon Hartley!
    Que dupla!

  15. A Coloni confirma o Hartley para as 2 ultimas corridas, mas não confirma o Á lvaro.

    • Mas o Álvaro não tinha já sido confirmado?

      • sim, foi confirmado.

        ora reparem :

        Parente retains Coloni drive

        By Steven English Friday, September 3rd 2010, 10:08 GMT
        (http://www.autosport.com/news/report.php/id/86335)

        Hartley joins GP2 with Coloni

        By Matt Beer Wednesday, September 8th 2010, 20:34 GMT
        http://www.autosport.com/news/report.php/id/86482

        Hartley will replace Vladimir Arabadjiev alongside Alvaro Parente at Coloni.

        não se assustem, o hartley não tirou o lugar ao alvaro.
        este hartley é piloto de testes da red bull se nao estou em erro, o que vai dar ao alvaro alguma visibilidade aos olhos dos homens da redbull,pois o primeiro termo de comparação do hartley vai ser com o companheiro de equipa, neste caso o alvaro. o christian horner ja conhece o alvaro, é so mais uma oportunidade de mostrar serviço.
        curiosamente, parece que o hartley estava a competir nas WSR, na tech1,equipa que o alvaro catapultou.

      • Bem me parecia quark.
        Pronto, não sei o que fará o Hartley na sua estreia, mas aposto que na comparação entre o Álvaro e o Hartley apenas falta saber quantos lugares o Álvaro vai ficar à frente do Hartley, em condições normais.

      • O que eu quiz dizer é que o Alvaro não tinha sido confirmado ainda para o barain.

    • Esta notícia é muito interessante:
      -Representa o retorno da RedBull à GP2, de onde parecia estar com costas voltadas:
      -Significa que afinal o búlgaro Arabadinheirev, quando retirou o lugar de época que parecia talhado para o AP no início da temporada afinal não “comprou” a época toda.
      -Tal como aconteceu na Tech1 da WSR, provavelmente os carros da Coloni serão muito diferentes em termos de decoração, para não dizer mesmo totalmente;
      -A Coloni consegue seguramente um bom encaixe financeiro;
      -A total inexperiência do miúdo em monolugares da GP2 terá como consequência que estas duas últimas etapas traduzirão apenas uma adaptação à competição;
      -A RedBull aposta mesmo forte neste piloto, pois só assim se justifica que pague dois “treinos” destes quando ainda por cima estes monolugares serão completamente descontinuados, pois já nem na GP2 Asia eles vão entrar em pista, e o novo Chassi Dallara/Pirelli está debutar.

      • Ups,
        Actualização:
        http://www.gpupdate.net/en/gp2-news/242089/hartley-to-make-gp2-debut-with-coloni/

        De facto o Hartley foi despachado do programa da RedBull. “Having been on the official Red Bull reserve drivers list in Formula 1 until mid-July, Hartley’s single-seater chances appeared to have suffered a sizeable blow although the 20-year-old New Zealander is delighted to have struck a deal with Coloni. “.

        Consequência:
        – A RedBull continua ausente da GP2;
        – Os carros da Coloni deverão manter uma linha uniforme;
        – O miúdo encontrou patrocinadores novos.

  16. Segundo julgo saber a Redbull mandou este menino a vida aqui a cerca 3 meses atras.Já não faz parte do junior team da Redbull.

  17. Sim, saiu como o Filipe Albuquerque.

    • nao, o filipe foi diferente (para nao dizer OTÁRIO ! ):

      mandou a redbull à fava, porque se achava muito importante para ir fazer uma temporada na formula nippon.

      resultado ? agora anda nos GTs italianos e no DTM checo.

  18. Ou seja, o Álvaro está na Coloni corrida a corrida.

    • parece me qui sim Nuno, o puto Hartley deve ter pago bem pelas 2 corridas que vai fazer.
      Ao contrario do Alvaro que é convidado e salvador da Coloni.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: