Álvaro Parente baptiza McLaren MP4-12C GT3

Álvaro Parente viu o seu programa para 2011 revelado este ano, estando confirmado na equipa de pilotos escolhida pela McLaren Racing para desenvolver o MP4-12C nas restantes provas do Blancpain Endurance Series, que engloba as míticas 24 Horas de Spa-Francorchamps.

 Os homens da marca que levou aos títulos nomes como Niki Lauda, Alain Prost, Ayrton Senna ou Lewis Hamilton não está a deixar nada ao acaso no desenvolvimento da versão de competição do seu mais recente GT, aplicando-lhe diversas tecnologias e metodologias de Fórmula 1.

 A seriedade que a estrutura de Woking está a levar este programa, que será determinante para que a McLaren se imponha como marca de carros de Grand Turismo, está bem evidente nas palavras de Martin Whitmarsh, o chefe de equipa da estrutura de Fórmula 1. “A McLaren tem as corridas no sangue e é natural para nós tornar o nosso MP4-12C num carro de GT3 fiável, eficiente e fácil de pilotar. Todos os carros da grelha terão a sua performance equilibrada de acordo com o regulamento, o que significa que o nosso objectivo é seleccionar uma especificação técnica que assegure que qualquer piloto possa aceder ao limite de performance do 12C GT3 com facilidade.

Temos vindo a trabalhar com a CRS Racing de modo a assegurar que o design e o programa de desenvolvimento do 12C sejam o mais parecido possível com a forma como a McLaren Racing realiza o desenvolvimento de um carro de Fórmula 1. Os membros da CRS são suficientemente qualificados para tomarem decisões nesta área, dado que têm um palmarés assinalável nas corridas de GT3 e sabem o que é necessário para se ser bem-sucedido a este nível do automobilismo.

Para além disso, a McLaren Racing tem a capacidade de introduzir nas corridas de GT3 novos padrões de tecnologia. Em 2012, nenhum outro carro de GT3 terá um chassis de carbono ou um volante e outra tecnologia vinda directamente de um carro de Fórmula 1.

O 12C GT3 será fornecido com a MonoCell de carbono do 12C e o mesmo volante usado por Lewis Hamilton no MP4-24 de Fórmula 1. Paralelamente, estamos a trabalhar directamente com diversos fornecedores de Fórmula 1, actuais e do passado: Akebono, Mobil 1, McLaren Electronic Systems, Ricardo e Michelin, por exemplo. Esta simbiose entre o carro de estrada, a tecnologia de Fórmula 1 e a experiência será uma enorme vantagem para quem pilotará o 12C GT3 em 2012”, sublinhou o homem forte da McLaren Racing.

 O cuidado técnico que toda a organização sediada no McLaren Technology Centre está a empregar no desenvolvimento do seu carro, evidencia-se na escolha dos pilotos, que já estão definidos. Álvaro Parente, que já tinha sido contratado pela McLaren, será um dos responsáveis pela evolução do MP4-12C GT3, tomando parte na restante temporada do Blancpain Endurance Series. “Tem sido fantástico poder tomar parte deste programa. O desenvolvimento do carro tem corrido de acordo com o esperávamos e é fácil constatar que tem um enorme potencial. Tenho sido muito apoiado por todos os membros da equipa que me têm feito sentir em casa.

Depois dos testes que temos vindo a realizar, é ainda mais motivador saber que vamos realizar as restantes corridas de um dos mais competitivos campeonatos da especialidade! Sabemos que temos uma tarefa difícil à nossa frente, devido à juventude do carro, mas esta estrutura é extraordinária e estou certo de que iremos ultrapassar qualquer imponderável que possa surgir”, afirmou o piloto oficial da McLaren que fará equipa com Olivier Turvey e Andrew Kirkaldy.

 O jovem português estará em pista no próximo dia 22 de Maio para a estreia oficial do McLaren MP4-12C, que terá lugar em Navarra durante a próxima prova do Blancpain Endurance Series, seguindo-se as míticas 24 Horas de Spa-Francorchamps em Julho, uma das provas de endurance mais selectivas do mundo.


Advertisements

40 Respostas

  1. Muito à civil nesta foto, o Álvaro.
    Boa sorte para já para daqui a 3 semanas!

  2. à civil sim , mas com o logotipo da mclaren na camisa!

  3. A conferencia de apresentação, o nosso varinho a levantar o pano :p

  4. Pessoal, acabou a epoca para RINGON da coloni. Fracturas multiplas do tornozelo e pé.
    Sera que vao contactar o alvaro uma vez mais?
    Sera que a Mclaren pudera dar uma maozinha? Ja que o programa do alvaro este ano é tao pobrezinho. :S

  5. Por enquanto não há reportagem, mas há fotos publicadas no site: http://autosport.aeiou.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=as.stories/96621.

  6. Eu li a entrevista. Beo ao estilo Auto Sport ,a entrevista resume-se a pouca coisa, quase nada .Penso que eu faria uma melhor entrevista ao Alvaro, nã sendo jornalista mas sim como fã. O Alvaro basicamente diz que hà muito tempo procurava ligar-se a uma marca, e agora que conseguiu está muito satisfeito.Pode aceitar outros desafios para este ano, desde que as datas não coincidam com o trabalho na Mclaren.Já foi contactado, mas não decidiu nada, nem disse que equipas ou oportunidades já teve. Quando a ter hipotese de andar pelo menos num F1, nem qualquer pergunta feita pelo Autosport, nem qualquer informação do Alvaro, sobre isso .Entrevista muito fraca, a ser tapada por duas fotos do Alvaro no Mclaren.Decepção em absoluto, não vejo uma entrevista ao Alvaro com pés e cabeça em 2011 em lado nenhum.Claramente o Alvaro não dá esperança nenhuma a poder ter a F1, COMO INTENÇÃO OU NÃO EM 2011.
    Minha opinião e vergonhoso um jornalismo assim.
    Cumprimentos.

    • Jose Neves caro amigo como estas? espero que bem.
      Jose não podemos viver obsecados com a F1, ou com a vontade de ver por la o Alvaro.
      Era o que realmente nos queriamos e queremos mas por agora é tempo de aguardar pela evolução.
      Não nos podemos esquecer que o Alvaro apenas tem um contracto de 1 ano com a possiblidade de renovação, por isso vamos aguardar e ver como vai correr esta epoca, não podemos querer que o Alvaro afirme se vai ou não se sentar num F1, provavelmente nem ele sabe, o tempo o vai dizer.
      Por isso vamos aguardar pela extreia do Alvaro ao volante do Mclaren, e torcer que tudo corra bem e que tenha uma boa corrida.

      Abraço amigo.

  7. parece que o d’ambrosio vai saltar da virgin, o dinheiro nao apareceu.
    isto agora até da vontade de rir, escolhem pilotos pelo dinheiro e depois o dinheiro nao aparece, ja o ano passado com o chandok senna e di grassi foi a mesma coisa.
    eles (hrt e virgin) fazem carros que não são mais rapidos que um gp2 e cobram fortunas para um qualquer desgraçado queimar a sua carreira sentado num chasso daqueles… só têm o que merecem.
    ainda bem que o alvaro não foi para a virgin nem para a hrt !

  8. Boa tarde amigos,

    Nao quero ser especulativo, mas para dar um pouco mais de vida a isto.
    Hoje a coloni anunciou um piloto para Barcelona e Spa (kevin Cecon) curiosamente provas que coincidem com o programa desportivo do Alvaro com a Mclaren.
    Estará aí algum convite para correr de Gp2 ?

    • bem reparado, nunov. gostava de ver o alvaro aos comandos de um monolugar outra vez.
      entretanto, parece que é este fim de semana que o alvaro vai estrear o mclaren em competição ! 😀 o filipe albuquerque e os outros que se cuidem !

    • Em Spa já não ganham :p

      O alvaro é o ingrediente necessário à Coloni para ganhar em Spa.

  9. noticia bombastica surpreendente e muito benvinda !!!!

    GP2: Álvaro Parente com regresso surpresa
    Data: 19/05/2011 13:15

    Segundo o twitter oficial da GP2 Series, Álvaro Parente irá regressar ao campeonato no circuito de Montmelo, Barcelona, com um monolugar da Racing Engineering.

    “GP2 Series 2 driver changes this weekend: @KevinCeccon at Scuderia Coloni and @alvaroparente replaces Vietoris @REOfficial . Welcome back Alvaro!”, está escrito hoje no twitter oficial do campeonato que é a antecâmara da F1.

    Depois de ter efectuado algumas corridas o ano passado pela Coloni, o piloto português que teve em conversações para assumir um lugar na Air Asia GP2 Team, acabou por assinar com a McLaren Racing para alinhar nas corridas de GT e ajudar a desenvolver o carro do pequeno construtor inglês.

    O jovem piloto do Porto correu pela reputada equipa espanhola em 2002 no Campeonato de Espanha de Fórmula 3, tendo, mais tarde, testado o monolugar de GP2 da formação de Alfonso D’Orleans Bourbon, impressionando o carismático chefe de equipa.

    Mais detalhes em breve…

  10. noticia bombastica surpreendente e muito benvinda !!!! 🙂 🙂

    GP2: Álvaro Parente com regresso surpresa
    Data: 19/05/2011 13:15

    Segundo o twitter oficial da GP2 Series, Álvaro Parente irá regressar ao campeonato no circuito de Montmelo, Barcelona, com um monolugar da Racing Engineering.

    “GP2 Series 2 driver changes this weekend: @KevinCeccon at Scuderia Coloni and @alvaroparente replaces Vietoris @REOfficial . Welcome back Alvaro!”, está escrito hoje no twitter oficial do campeonato que é a antecâmara da F1.

    Depois de ter efectuado algumas corridas o ano passado pela Coloni, o piloto português que teve em conversações para assumir um lugar na Air Asia GP2 Team, acabou por assinar com a McLaren Racing para alinhar nas corridas de GT e ajudar a desenvolver o carro do pequeno construtor inglês.

    O jovem piloto do Porto correu pela reputada equipa espanhola em 2002 no Campeonato de Espanha de Fórmula 3, tendo, mais tarde, testado o monolugar de GP2 da formação de Alfonso D’Orleans Bourbon, impressionando o carismático chefe de equipa.

    Mais detalhes em breve…

  11. Português substitui Christian Vietoris

    Álvaro Parente regressa à GP2 Series este fim de semana
    Álvaro Parente vai regressar este fim de semana à GP2 Series, em Barcelona, com o piloto luso a substituir Christian Vietoris na Racing Engineering. Já com bastante experiência na categoria, Parente assume que não demorou muito a aceitar o convite feito pela equipa.
    Álvaro Parente regressa à GP2 Series este fim de semana –

    “Foi um convite repentino, e como gosto de desafios, aceitei de imediato. A GP2 é uma categoria em que qualquer piloto gosta de correr, pois é muito competitiva”, referiu o piloto, em declarações ao Autosport.

    “Vai ser complicado pois já não guio um GP2 há muito tempo, desde setembro, e os restantes pilotos têm uma outra rodagem dos treinos e corridas, pelo que não vai ser fácil. Vai ser uma longa noite pois vou ter que moldar o banco, e amanhã de manhã começo logo os treinos”, acrescentou.

    Com a noite a ser de festa para os adeptos do FC do Porto depois da conquista da Liga Europa, Parente, que chegou a defender as cores do clube da Invicta na Superleague Formula, assegura que ontem “não houve festa porque estive neste últimos dois dias a treinar com o McLaren de GT em Portimão”.

  12. E a confirmação no facebook:

    “Após dois dias de testes com a McLaren é com grande satisfação que parto para Barcelona para a prova de GP2 ao serviço da RACING Engineering “

  13. Grande Notícia! Esta era quanto a mim a melhor equipa pela qual o Álvaro deveria ter logo assinado após a primeira época na SuperNova, em detrimento da ORT.!
    Na RE tudo é mais profissional e calculado com rigor, sem inexperiências. É uma equipa que já foi campeã em 2009.
    Quanto aos delatores, que afirmavam que os monolugares eram para esquecer, eis aqui a resposta!
    Espero agora é que todos percebam que este carro não é o das últimas 3 épocas, será o mais avançado tecnicamente com que o Álvaro vai competir, e exigiria alguns kms em cima dos ombros… Não é por acaso que os outros pilotos, larga maioria, andaram a gastar petrodolares na arábia e em ímola a fazer a competição asiática de estreia destes Dallara.
    Espero também por saber o que aconteceu ao Vietoris e também em que moldes surgiu este convite. Terá a McLaren tido a ver com o convite, ou foi completamente independente? Não era suposto arrancar este fds aquela competição (Blancpain Endurance Series) onde o FAlbuquerque também vai competir ?

  14. UAU! noticia surpresa
    Das duas uma, ou a Mclaren está de algum modo envolvida nisto ou o AP quebrou o contrato com eles.
    Não acredito nesta última hipotese, por isso deve ter havido uma decisão conjunta de o AP participar na GP2 deste fds em vez da Blancpain Endurance Series. Ou a Mclaren nao vai participar, depois dos tais 2 dias de testes que o AP fala, ou outro piloto substituirá o AP.
    De qq modo, esta noticia mostra os beneficios de estar ligado a um construtor como a Mclaren. se nao fosse isso o AP nunca se sentaria ao volante de um carro da RE. E ja vimos que isso é mesmo assim pelo que se passou nas epocas anteriores.
    Agora, acho que este vai ser um fds duro para o AP: o carro GP2 deste ano é novo e ele nunca o guiou, ao contrario dos outros pilotos, os pneus são novos e ele j+a nao se senta num monolugar à algum tempo. Bem…mais uma oprtunidade de mostrar que tem unhas!

    • @ NR
      duvido muito que o AP quebrasse com a mclaren para fazer uma corrida com a racing engineering.
      ao que parece, o AP so está a substituir o vietoris em barcelona, devendo o alemao regressar no monaco.

  15. Excelente noticia !!!!! Grande mesmo !!!!!! parece me que a mclaren poderá ter grande importancia nesta decisão , relembro que no passado o AP ja teve a oportunidade de correr na RE mas faltou sempre o mais importante €€€€ , mesmo que seja somente por uma corrida, não duvido que exista intervenção da MCLAREN e dado que esta semana existe a prova da Blancpain Endurance Series, podemos acreditar que a mclaren quererá ver o AP nos formulas essa parece ser a prioridade, senão concerteza que o obrigaria a correr na B.E.S e não lhe daria esta oportunidade !!! Excelente oportunidade !!!!! 🙂 🙂 🙂

  16. este fim de semana poderá ser muito importante para o AP , vai correr com uma excelente equipa de GP2 e como piloto Mclaren quem sabe !? se nao surgira o convite para passar parte do fim de semana junto da equipa F1 !!!
    Agora surgem as questões que nos gostamos mto e que por vezes não podem ser respondidas !? ! 🙂
    que importancia teve a maclaren neste convite !?
    Será que o AP os surpeendeu de tal maneira que o quiseram ver de novos nos formulasr !? ou ponto de trabalharem esta possibilidade !? Será que o AP ja testou o simulador !?

    • @baf
      creio que o convite não deve ter tido o “dedo” da mclaren.afinal, o alvaro tem EXCELENTES relações com a racing engineering e com D. Alfonso de Orleans y Borbon, que, recordo, aquando da apresentação oficial da equipa de 2010 com o brasileiro lucas di grassi, disse sem meias palavras que o piloto que ele queria ter contratado era o alvaro parente , e que teve muita pena do negocio nao se ter concretizado, deixando a porta aberta ( eu diria mesmo ESCANCARADA) a um regresso do alvaro. o primeiro contacto do alvaro com monolugares foi precisamente com a racing engineering na formula 3 espanhola, e o alvaro ja testou tambem o gp2 da equipa espanhola. D. Alfonso não é parvo nenhum e sabe bem quem é o alvaro e do que ele é capaz, e por isso mesmo o terá convidado.
      quanto à mclaren, parece-me natural que o alvaro ante a passear pela box da mclaren todo o fim de semana, desta vez não com um fato branco, ou sem patrocinios (ou pior, com fita isoladora!) mas sim com o belo fato da mclaren GT.

      a unica questão que fica mesmo no ar é … entao e a Blancpain Endurance Series em navarra este fim de semana ?

      • meus caros:

        è com prazer que anuncio que tenho entrevista gravada com D.Alfonso e com Pedro Moreira dos Santos que contam tudo.
        Irei passar ambas no meu programa de radio desta noite.
        Segundo D.Alfonso só falta Charley Witting dar o OK para o AP correr.

        Fala-se da ausencia na prova da Blancpain por parte da McL que facilitou…

        Não percam

      • As Blancpain ficam para outro.
        Ontem tive a informação do Gonçalo que o Álvaro não iria correr nas Blancpain (foi o que entendi), mas não sabia para onde. Ainda pensei que seria para fazer uma perninha no McLaren F1 (testes), mas não é o caso. Ainda assim, o regresso à GP2 é naturalmente uma boa notícia.

        Boa sorte ao Álvaro.

  17. lembram-se de estar no site da mclaren a informação de que o paffet seria piloto de reserva da mclaren nas primeiras quatro corridas da temporada ?
    esta não é a quinta ?????
    será que esta noticia da racing engineering tras agua no bico ?

  18. Vietoris to miss Barcelona

    By Jamie O’Leary Thursday, May 19th 2011, 15:10 GMT

    Christian Vietoris will miss this weekend’s GP2 round at Barcelona because he is still suffering from bad headaches as a result of a heavy crash at the Istanbul season-opener.

    The German’s spot at Racing Engineering has been taken by the experienced Portuguese driver Alvaro Parente.

    “It makes no sense for me to do it [race this weekend],” Vietoris, who is also competing in the DTM with the Persson Mercedes squad, told AUTOSPORT.

    “I have had bad headaches since the crash at Istanbul and it just isn’t a good idea for me to get back in a formula car right now.

    “I did [the DTM round] at Zandvoort last weekend, which didn’t make it any worse, but it didn’t improve things either.

    “I need to have five or six days rest and hopefully I will be okay to come back for Monaco. It’s a shame because I had a good weekend [at Barcelona] last year.”

    His replacement, Parente, is a previous winner at Barcelona in GP2, having tasted success on his series debut with Super Nova in 2008.

    a dor de cabeça do vietoris e de todos os outros pilotos do pelotão da gp2 tem nome, chama-se alvaro parente hehehe

  19. Boas Amigos

    Finalmente uma noticia.
    Já me estava a prepara para desejar aqui felicidades ao Alvaro para a corrida de GT3.

    Assim vou ver novamente uma corrida de GP2 com alegria.

    FORÇA VARINHO!!!!!!!

  20. Espectacular, espero que se adapte bem ao novo carro e que mostre novamente o seu valor.

    Estarei a vê-lo e a apoiá-lo nas duas corridas.

    A maclaren deve estar por detrás disto, pois agora poderá observá-lo com atenção pq é um deles.

    Força Varinho

  21. “O jovem piloto do Porto correu pela reputada equipa espanhola em 2002 no Campeonato de Espanha de Fórmula 3, tendo, mais tarde, testado o monolugar de GP2 da formação de Alfonso D’Orleans Bourbon, impressionando o carismático chefe de equipa. “É uma honra enorme receber este convite da Racing Engineering. No passado tentámos diversas vezes trabalhar juntos, mas por um motivo ou por outro nunca conseguimos concretizar a vontade que existia de ambas as partes”, afirmou Álvaro Parente, que já defendeu as cores da formação espanhola no Campeonato de Espanha de Fórmula 3.

    O piloto português irá tomar o lugar de Christian Vietoris na ronda de Barcelona da GP2 Series, a segunda da temporada, tendo pela frente uma tarefa árdua, uma vez que nunca pilotou o Dallara que foi introduzido este ano nem os pneus Pirelli, que são bastante diferentes dos Bridgestone que foram utilizados até ao final de 2010. Contudo, Álvaro Parente, como é seu timbre, promete dar o seu melhor ao longo de todo o fim-de-semana. “Não vai ser um evento fácil, uma vez que existe muita coisa nova na categoria – carro e pneus. Mas eu gosto muito deste circuito, foi aqui que obtive a minha primeira vitória na GP2, e, como é habitual, vou aplicar-me para obter o melhor resultado possível, de modo a poder agradecer à Racing Engineering a confiança que depositou em mim”, sublinhou o jovem do Porto.

    Álvaro Parente irá entrar em acção já amanhã, realizando a sessão de treinos-livres, que será preponderante para se ambientar ao monolugar da equipa espanhola, e a qualificação. Uma das corridas será realizada no sábado e outra no domingo, contando qualquer uma com transmissão televisiva em directo na Sport TV. “

  22. Que boa notícia! Desejo as maiores felicidades para este fim de semana!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: