Álvaro Parente parte de 2º em Silverstone

Álvaro Parente acabou de conseguir uma posição excelente para a Feature Race da GP2 em Silverstone, na primeira linha ao lado de Jules Bianchi. Numa sessão marcada pela chuva, o piloto portuense logrou de uma boa volta nos primeiros minutos sendo que, pouco depois, a chuva começou a cair ainda mais intensamente e ninguém mais conseguiu melhorar os seus tempos. Max Chilton, colega de equipa de Álvaro Parente, partirá da 5ª posição, o que representa uma excelente prestação da equipa estreante Carlin.

Álvaro Parente voltou a demonstrar todo o seu talento e, numa qualificação disputada em condições extremamente difíceis, assegurou o segundo lugar na grelha de partida para a primeira corrida de GP2 do programa do Grande Prémio da Grã-Bretanha.

O dia nem começou da melhor forma para o piloto português, uma vez que um problema técnico no seu Dallara Renault impediu-o de rodar regularmente durante a sessão matinal de treinos-livres, o que poderia constituir uma desvantagem para si durante o treino vespertina que iria definir a ordem de partida para a prova de amanhã.

No entanto, numa pista molhada, as qualidades intrínsecas do jovem do Porto voltaram a sobressair, colocando o monolugar da Carlin GP2 no segundo posto da tabela de tempos – o melhor resultado da formação inglesa nesta categoria – após uma volta de ataque e isenta de erros. “Estou muito feliz com este resultado! Estávamos conscientes de que as condições climatéricas teriam um papel preponderante ao longo da qualificação e, por isso, sabia que teria que atacar desde o início. É uma pena não ter alcançado a pole-position, mas estou satisfeito com o segundo lugar”, sublinhou Álvaro Parente após ter voltado a brilhar na competição que se assume como a antecâmara da Fórmula 1.

Após o excelente resultado de hoje, o português tem como objectivo protagonizar uma boa prestação na prova de amanhã. No entanto, está consciente das dificuldades que terá pela frente, muito embora se demonstra confiante. “Amanhã, a meteorologia voltará a ser muito importante. Durante a manhã não tive a possibilidade de rodar consistentemente com a pista seca, devido a um problema técnico, mas julgo que, ainda assim, estaremos competitivos na corrida da tarde de sábado”, afirmou o piloto que é um dos responsáveis pelo desenvolvimento da versão de competição do mais recente GT da McLaren.

A prova de Álvaro Parente poderá ser seguida em directo através do canal Sport TV1, estando o início da transmissão da primeira corrida de GP2 do fim-de-semana prevista para as 14h40, hora de Lisboa.

Anúncios

77 Respostas

  1. Espetacular! é um excelente inicio do que pode ser um fds mt importante para o AP.
    Sempre a fundo.

  2. Chilton partirá de 5º devido à penalização do Groselhas.
    Entre os dois Carlin partirão curiosamente a ex equipa do Álvaro, a Racing.
    Curioso o comentário, que não deixa de primar pela ignorância do gpupdate.net que afirma: “Álvaro Parente, whose Racing Engineering team sees all three of its cars start in the top five”. Parece que para estes senhores deste site, o AP ainda está na RE, e aliás essa equipa rompe com todos os regulamentos e apresenta 3 pilotos na mesma equipa, nesta prova, :-)…
    Aqui está a comédia:
    http://www.gpupdate.net/en/gp2-news/263779/bianchi-seizes-pole-at-wet-silverstone/

    Amanhã poderá ser mais um grande dia para o nosso piloto! Às 14.40 na Sport TV!!!

    • Ahahah pois é! E realmente, na tabela deles, à direita, aparece Álvaro Parente e ao lado Racing Engineering! Aparecem 3 Racing Engineering na classificação… estes tipos andam a dormir 🙂

  3. Entretanto a estreia do Mclaren MP4-12C hoje em pista com outros carros, nos treinos de Spa (sem o AP, claro) não podia ter corrido melhor. Terminou este primeiro dia com o melhor crono!!!
    Os pilotos Andrew Kirkaldy e Chris Goodwin começaram com o décimo quarto tempo, para terminarem o dia com o P1!
    Que grande e auspiciosa estreia.
    (PS:eu cá continuo a preferir as rodas destapadas da GP2)

  4. boa alvaro, amanha nem vou trabalhar pela tarde para ver o Alvaro em accao 😀
    Faz com que valha a pena Alvaro!
    Agora a serio que tenhas sorte tb que a estrelinha é preciso te la tb para ser CAMPEAO.

    FORCA!

  5. Uma qualificação feliz, muito justamente para compensar os azares que o Álvaro já teve nesta curta temporada.
    Para amanhã seria preferivel uma corrida seca, para o Álvaro poder capitalizar deste 2º lugar na grelha.
    É preciso o máximo cuidado para fugir a colisões com o temerário Jules Bianchi.

  6. Ele tem é de partir bem!

  7. vejam a fotografia que os organizadores da gp2 puseram no perfil do alvaro no site deles

    copiaram a cabeça de um sitio e utilizaram a foto do chilton…foi só colagem

    e de morrer a rir a foto

    http://gp2series.com/Teams-and-Drivers/Drivers/Max-Chilton/
    http://gp2series.com/Teams-and-Drivers/Drivers/Alvaro-Parente/

    • AHAHAH MUITO BOM! O Álvaro ficou com uma cabeça pequenina comparada com o corpo ahahahah e depois os portugueses é que fazem tudo em cima do joelho 😉

    • grande trabalho de photoshop, podiam ter invertido o corpo só para disfarçar loool

  8. Exelente qualificação, e pegando nas palavras do Jorge Miguel apenas retirando o temerario e pondo o kamikaze Jules Bianchi.
    O Alvaro tera que ter muita atenção a esse tosco, pois ele ja mostrou ser capas de estragar corridas a qualquer um.

    Abraço.

  9. Parabêns ao Alvaro
    Mas como ele próprio refereiu, vamos esperar é que a corrida seja a chuva.
    O tempo do Alvaro nos treinos foi no segundo 44 e ficou em 24º.
    O tempo de qualy foi no segundo 58.
    Parece-me que o carro ainda não esta “lá” para tempo seco.

    Seja como for FORÇA PARENTE.

    • Miguel, o Alvaro não conseguiu rodar melhor nos treinos livres porque teve problemas mecânicos no carro 😉

  10. David

    Obrigado pela info.
    Isso é uma nova esperança

    Abraço

  11. Temos chuvaaaaa 🙂

  12. No twitter da GP2 dizem que vai começar atrás do SC

  13. Vamos la ver se desta vezninguem toca no Alvaro,aquele Biachi assusta um pouco.

  14. devem estar à espera que a pista seque.

  15. hoje é para a vitoria !

  16. A corrida tem no máximo 1 hora, se esperarem tanto para secar, nunca mais :p

  17. Esperemos que sim amigo QUARK, seria importante.
    Mas aquele Bianchi é muito perigoso.

  18. Tá quase a começar. Força parente.

  19. A pista me parece em condições, não percebo porque é que o saftycar ainda la anda.

  20. Ainda não começou a corrida já fazem slow-mow’s com o parente lol

  21. Parece-me que a pista esta a secar muito rapido, é preciso cuidar dos pneus.

  22. O Alvaro não tem carro para atacar o Bianchi.

  23. está com dificuldades

  24. E muitas, não me parece que o carro esteja bem.

  25. desceu para 3º 😦

  26. Esperemos que ele tenha o carro afinado para seco

  27. Será que está afinado para seco ?

  28. O Alvaro podera ter o carro afinado para pista seca.

  29. Exactamente David, é uma possiblidade.

  30. Alvaro atacado por close

  31. O Alvaro deveria de ir a box

  32. o pic anda a fazer freestyle anda aos saltos pelos corretores

  33. O Álvaro está à espera de quê?????

  34. Sem comentarios.

  35. O Alvaro arriscasse a não pontuar sequer.
    Ate o Groselhas que partiu de ca de tras o passou.

  36. Alvaro é 10º

  37. Que raio de estratégia… Ficou mais duas voltas na pista do que o Chilton

    Nessas perdeu cerca de 8 segundos…

  38. Passou para 9.º

  39. foi má estratégia.

  40. Nao percebo o que a Carlin estava a pensar….

  41. Deram Prioridade ao Chilton.

  42. Mas a prioridade não podem ser quase 3 voltas…

  43. Não percebo, um erro claro.

  44. O ericsson é que foi inteligente…

  45. No entanto, acho que o Álvaro teve um erro na volta seguinte à que saiu das boxes, porque fez um 1.º parcial de 60 segundos…

  46. Ao menos subir ao 8º para amanhar arrancar de 1º.

  47. sim isto hoje parece-me que o alvaro estava a andar para tras.a estrategia nao foi a mais correcta, quando o ericsson entrou pareceu-me ser uma altura excelente.
    ainda nao acabou, vamos ver no que vai dar, mas partir de segundo e ficar fora dos pontos é péssimo.

  48. Só se alguém abandonar…. Não me parece que lá chegue. O 2.º parcial é quase sempre mau, mas vamos esperar

  49. É tarde de mais, so um ou mais abandonos poderão dar pontos ao Alvaro.
    Que treta.

  50. o alvaro esta a forçar o andamento

  51. Não compreendo, as equipas cometem cada erro que não dá para entender.
    Bem que o poderiam chamar mais cedo para mudar de pneus, pois ele não estava a ser comprtitivo no molhado.

  52. Será que tem algum problema no carro. è que não parece nada uma corrida à Parente 😦

  53. Já não da Diogo, hoje tudo correu mal, e não nos podemos esquecer que o carro do Alvaro não é dos melhores.

  54. vai ficar em 9º, é pena, mas pronto

  55. 0,6 seg

  56. 9.º

  57. É uma treta.

  58. Corrida de m*, ainda por cima 9º lugar…

  59. Todos na equipa vão ter de reflectir, alguma coisa ali falhou, o Álvaro hoje poderia ter tido um excelente resultado, foi pena, mas são corridas, daqui a duas semanas vamos vê-lo no laranjinha 🙂

  60. Amanhã espero que corra melhor

  61. esta corrida foi uma completa desilusão e como diz o LC, nao foi uma corrida à parente.
    para começar o carro estava lento e era de longe o mais lentos dos 4 primeiros. logo nas primeiras voltas o bianchi foi-se embora, mais um par de voltas e o vietoris aproximou-se perigosamente. ao fim de mais um par de voltas sensivelmente o vietoris passa-o e vai embora. com o clos o alvaro ainda respondeu (e muito bem, na minha opiniao) mas nao dava para mais , o carro estava muito lento.
    para alem disso, a equipa errou na estrategia, tardou em chamar o alvaro, e para piorar as coisas parece-me que a paragem nas boxes demorou mais do que seria ideal.
    o alvaro fez o que pode, mas a verdade é que hoje foi uma corrida para esquecer. mesmo que conseguisse arrancar da pole amanha, se continuasse lento como hoje ficaria tambem em dificuldades.
    esperemos entao que a equipa melhore o carro amanha e que o alvaro faça uma corrida de faca nos dentes como ja nos habituou.

  62. Nunca disse mal de nenhuma corrida do Alvaro mas hoje foi muito mau. Talvez alguma culpa da equipa em nao ter feito a troca de pneus mais cedo mas nao deixa de ser um ma corrida.

  63. Eu não queria nada uma corrida à chuva. Só beneficia quem precisa de recuperar, não quem está à frente.
    Quanto à prioridade dada ao Chilton na troca de pneus, provavelmente deve-se a ele ser um piloto pagante ao contrário do Álvaro.

    • se isso for verdade é uma estupidez da equipa nao previlegiar quem vai numa posição que lhe permite lutar por um lugar no podio.

      • Mais: se isso foi verdade, pode-se dizer que houve justiça divina…

  64. Inacreditável… estou muito desiludido, tal como todos por aqui devem estar… já sabíamos que não seria fácil, pois o Álvaro não dispõe de um ART nem de um Racing Engineering. Mas pareceu-me claro desde as primeiras voltas em que a pista começou a secar que o Álvaro não conseguia bater-se com os primeiros naquelas condições. Não percebo porque não o mandaram entrar e trocar de pneus, o Chilton também andou às aranhas, parece-me um erro muito estranho da parte da Carlin, uma equipa com pergaminhos, apesar de estreante… tem um grande palmarés noutras disciplinas.

    Enfim… correu mal, talvez amanhã corra melhor, se as cabecinhas estiverem a funcionar e não houver azares. Força Álvaro!

    • joao, acho que foi notorio que o carro tava lento tanto em seco como em molhado.
      foi visivel desde inicio que o carro do alvaro infelizmente estava sempre mais lento que os REs e o Lotus ART do bianchi.

      • Vamos ver o que o Alvaro nos diz: Mas paira muita incerteza. Eu pensava que a Carlin fosse mais profissional, embora no seu 1º ano a de ter desculpas.A equipa parece que não estava a acompahar a corridaro, não se entende a troca de pneus peca por tardia.

  65. Eu disse aqui que nos treinos no seco o alvaro rodou no segundo 44 e foi 24
    Na qauly rodou no segundo 58
    Este GP2 da carlin tá a milhas da performance exigida para sentarem um piloto como o Alvaro.
    Muito trabalho pela frente, mesmo muito……..

    Força para amanhã.

  66. Amigos,
    Embora seja leitor atento deste espaço, que todos Vós abrilhantam comentando com conhecimento invulgar e de forma sistemática as actuações do Alvaro, venho pela primeira vêz, manifestar-me no sentido apenas de lembrar alguns aspectos que sendo do conhecimento de todos, parece por vêzes estarem menos presentes nalguns comentários produzidos.

    1. Presenças esporádicas do Alvaro na GP2.
    Não são opções preparadas, escolhidas, maturadas,enfim defenidas estruturadamente, que permitam um trabalho de fundo prévio com a equipa para optimizar resultados, como seria possível se ele dispusesse de apoios e de um “budget” – o que pura e simplesmente já não existe há vários anos na carreira dele.
    Mas resultam tão só de convites que lhe são feitos em cima da hora (às vêzes nem tempo há para fazer um banco em condições), por equipas que, reconhecendo o seu inquestionável talento, a ele recorrem em desespero de causa (ou porque falhou a mala das notas; ou porque necessitam de ajuda competente para a “mise au point” do carro, etc…)
    Ora, só há 2 atitudes possíveis: aceitar ou recusar. E apesar de tudo, acho que sempre será preferível estar lá ( no circo), do que não estar.
    Porque no “meio”, sabe-se em que condições ele está a participar e que não se podem esperar grandes feitos…embora a participação dele possa ser sempre uma surpresa…Além disso, roda em fórmulas, contacta com as pessoas, enfim quem não aparece, esquece…
    Agora o que acontece é que, com ele, as expectativas são sempre elevadas e nós colocamos sempre a fasquia alto demais, o que não é justo, porque milagres,…nem sempre se conseguem fazer!

    2. Corridas deste fds.
    Os livres foram curtos para testar afinações sugeridas após as corridas do anterior fds. Viu-se nitidamente que o carro nem estava bom para seco nem para molhado (veja-se os tempos realizados). Mais afinações…e incógnita.
    Depois, um inesperado 2º tempo na qualificação, fortuito, mas que encheu toda a gente de esperança, vamos para a corrida…
    Logo nos primeiros metros se viu que o carro estava lento, não sendo normal o à vontade com que Jules Bianchi foi ganhando terreno. Depois as duas dobragens seguintes foram esclarecedoras e repare-se que o Alvaro nem tentou defender posições, já que a diferença de andamentos não lhe permitia aguentar o lugar. Por fim aquela tardia paragem para mudança de pneus, foi catastrófica, fazendo-o perder 4 ou 5 posições, impossíveis de recuperar.
    Uma paragem 2 voltas antes poderia ter permitido um resultado final de 4º ou 5º lugar, correspondendo a uma posição na grelha para a corrida de hoje muito mais favorável. Enfim, foi pena…
    Aguardemos as próximas.
    Aproveito para felicitar os mentores deste blog, desde logo pela iniciativa e pela forma expedita com que o manutencionam, bem como cumprimentar cordialmente todos os comentadores que aqui escrevem.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: