Álvaro Parente qualifica McLaren

Álvaro Parente foi incumbido de qualificar o McLaren MP4-12C GT3 para a sua primeira corrida internacional, tendo ontem à noite garantido o trigésimo sexto posto da grelha de partida para as 24 Horas de Spa-Francorchamps, entre mais de sessenta carros, apesar de alguns problemas técnicos naturais num carro novo.

O majestoso circuito belga é pródigo em surpresas não só pelo seu excitante traçado, mas também pelo microclima incerto que o caracteriza, sendo normal que pilotos e máquinas sejam sujeitos à chuva e ao calor ao longo de um evento.

A chuva foi uma presença assídua ao longo do primeiro dia da mais importante prova de resistência dedicada a carros de Grand Turismo, o que dificultou a tarefa de todos os envolvidos nesta selectiva prova de endurance.

Com um carro novo entre mãos estas não são as condições ideais, mas Álvaro Parente, juntamente com Olivier Turvey e Andrew Kirkaldy, aplicaram-se a fundo, tendo mesmo alcançado o topo da tabela de tempos durante a pré-qualificação, disputada com a pista bastante molhada. No entanto, na qualificação nocturna, com o asfalto a secar, surgiram alguns problemas técnicos, impedindo o jovem português, escalado para realizar o tempo que daria ao McLaren número cinquenta e nove um lugar na grelha de partida, de efectuar uma volta com pneus slicks. “O carro é rapidíssimo, julgo que seria com facilidade que alcançaríamos um lugar entre os cinco primeiros. No entanto, tivemos alguns problemas de motor que nos impediram de explorar todo o seu potencial, sobretudo porque não pudemos montar pneus para seco na sessão decisiva”, afirmou o piloto do Porto.

Numa prova com a extensão de vinte e quatro horas a posição na grelha de partida acaba por ter uma importância relativa, contudo, Álvaro Parente aponta que será uma corrida extremamente difícil em que o principal objectivo da equipa é ver a bandeirada de xadrez. “A equipa está a analisar cuidadosamente o carro e, principalmente, o motor de modo a poder resolver as dificuldades técnicas que nos apoquentaram ontem. Numa corrida como esta, a posição na grelha de partida é secundária, e não será isso que nos impedirá de alcançar um bom resultado. Porém, esta prova é muito complicada, a pista à noite é muito escura e com chuva a visibilidade é bastante difícil, o que nos obriga, sobretudo, em pensar em terminar, dado que temos um carro bastante novo”, avisou o jovem português.

A 24 Horas de Spa-Francorchamps terá o seu início às 15h00 de sábado, hora de Lisboa, contando com transmissão televisiva no Motors TV e no site do Blancpain Endurance Series.

70 Respostas

  1. Interessante.Muito bem, boa sorte,

  2. Quem quiser ver em directo a corrida também pode ver neste link http://www.bsimracing.com/

  3. o carro do alvaro tem que fazer um stop and go de 5 minuos nas primeiras 3 voltas pois a equipa mudou o motor

  4. este link funciona

  5. o andrew kirklady e que ta a começar a corida

  6. É impressão minha ou desistiram na primeira volta?

  7. É impressão tua, já tá explicado ai em cima.

  8. mas agora o kirkalady bateu na parede

  9. Já lixou o carro aquele burro do andrew….

  10. Está mais que visto que o Alvaro não tem sorte nenhuma, enfim.

  11. É vergonhoso!
    Live timing aqui para quem quiser: http://tiny.cc/7zgq7

  12. meu dwus nem 20 minutos passaram

  13. O F. Albuquerque vai em 16.

  14. Eles estão a dizer que foi contacto com outro carro…

  15. Sinto muito pelo Alvaro. E verdade como diz o David Rego, ele não tem sorte e onde se mete há sempre problemas, quando não se tem sorte pouco ou nada se pode fazer.Na Gp2 sempre faltou um bom projecto numa boa equipa, na F1 muita esperança mas nunca entrou. Agora na CARLIN e o que se tem visto e na Mclaren nem chegou a sentar-se .Alguem quere muito ma a este rapaz.Já aqui disseram varias vezes, e concordo plenamente.Que vá á bruxa uma vez por todas não e normal, tanto problema.

    • E o que mais me aborrece, e que por exemplo o GROSJEAN já deu a volta por cima e hoje ganhou mais uma no Hangaroring. E o Alvaro anda nestes projectos, que são alternativa a não fazer nada mas não passa disto.E verdade que fico nervoso com isto mas pergunto eu? A carreira do Alvaro evolui assim que saiu da Ocean? Não me parece tambem nunca foram capaz de lhe arranjar um bom projecto ou um projecto solido.E depois andamos todoas aqui com paninhos quentes a dizer que a Polaris tem feito muito pelo Alvaro.Uma treta e o que tem sido, eu não acredito em nada disto.Não querem e gastar dinheiro com o rapaz.

  16. Afinal a GALP não patrocinava no automobilismo.O carro do Felix da Costa tem lá estampado para que quiser tirar as duvidas a palavra Galp. Para mim o Alvaro foi muito mal tratado e dificilmente vai chegar a algum lado, so se tiver um forte apoio de alguem da Mclaren se assim não fore com a Polaris não chega a lado nenhum. No futebol sim, no automobilismo muita conversa e pouca obra.Tirem agora as vossas ilações, o choradinho já não pega.Nunca foram capaz de agarrar o rapaz na altura certa.

  17. Com isto já nem me apetece ver a corrida. só a presença dos outros portugueses.
    Foi pena que em poucas voltas o Álvaro tenha desistido, mas se não deu para recuperar é porque os estragos foram grandes. Com tantos carros em pista, é bem complicado evitar acidentes, e foi o que aconteceu. Foi pena.

    A ver se os restantes carros da McLaren têm sucesso e mostram qualidade neste projeto, dando assim esperanças que no futuro os resultados sejam melhores.

  18. Sera que não ha uma informação do que realmente aconteceu?
    Andamos sempre com estas palavras… foi pena, vamos ver se no futuro corre melhor, é sempre assim e os anos vão passando.
    Enfim…

    Força Alvaro, estamos contigo.

    Abraço.

  19. esta aqui o relato fotografico do sucedido com o sucedido com o kirkaldy

    http://jalopnik.com/5826525/watch-a-500000-mclaren-crash-on-the-wet-spa-track

  20. Continuamos, aqui no blog, à espera de uma press release, daquelas normais que qualquer empresa que faça assessoria de imprensa a um piloto profissional costuma redigir em cada fim de semana de competição.
    Ah, e já agora que seja mais realista do que aquela que escreveram no desastroso episódio de Silverstone… (https://alvaroparentegp2.wordpress.com/2011/07/09/corrida-dificil-para-alvaro-parente/)

    • sim, era benvindo. se a mclaren ainda não o publicou, não sei se o alvaro o pode fazer isoladamente ou não …

  21. Amigos press release de que? O Alvaro nem as mãos pos no carro durante a corrida.
    O que querem que escrevam? quando se deu o acidente o Alvaro estava na box, esperava um esclarecimento do acidente apenas , agora do Alvaro não esperava nada, lamentavelmente o nosso piloto não chegou a correr.
    Como tal mais nada me intereça.
    Se nem a Mclaren fala nisso o que podemos nos esperar?

    Força Varinho, sempre a fundo.

  22. Que grande xaxada.

  23. para quem ainda não viu, aqui fica o video do acidente do mclaren nº 59 :

    na minha opinião, parece-me que é o mclaren que se chega para a esquerda cedo de mais, provocando o acidente.

  24. in sportmotores :

    BES: McLaren prossegue temporada
    Data: 03/08/2011 18:50

    A McLaren irá tomar parte na restante temporada do Blancpain Endurance Series, depois de ter estreado internacionalmente o MP4-12C GT3 nas 24 Horas de Spa-Francorchamps.

    O construtor britânico tem vindo a desenvolver ao longo do corrente ano o seu mais recente Grand Turismo e, depois de o ter estreado na ronda belga do Campeonato Britânico de GT, participou nas 24 Horas de Spa-Francorchamps com três carros, pontificando num deles Álvaro Parente.

    Os resultados ficaram um pouco aquém das expectativas, tendo dois dos McLaren abandonado – um devido a acidente e outro a problemas técnicos – e o terceiro terminado no vigésimo quinto posto da geral, mas o potencial do carro foi evidente e, só uma alteração regulamentar que obrigou os ingleses a alterar a pressão do turbo do motor dos seus carros, causou alguns problemas ao nível da fiabilidade.

    Após a prova de Spa, a McLaren anunciou que participará nas restantes rondas do Blancpain Endurance Series, tendo uma lugar em Magny-Cours no próximo dia 27 de Agosto e outra em Silverstone a 9 de Outubro, devendo Álvaro Parente marcar presença em ambas.

    • Esta notícia é na minha opinião a pior que eu queria saber sobre o Varinho.Então as BES de Magny Cours são no mesmo fim de semana do regresso à GP2,ainda por cima em SPA (o quintal do Álvaro)???…
      Tinhamos sido informados que desde o seu vínculo(?) à Carlin, a única prova que ele iria faltar seria a de Hungaroring… mas afinal, já não será bem assim, a confirmar-se esta presença com a McLaren. 😦
      Que péssima coincidência…

      • nao tinha reparado nisso, e já que falas nisso não sei se será de facto isso que irá acontecer. mas se for , só temos de compreender, a mclaren contratou o alvaro para a blancpain endurance series, a gp2 é só uma “brincadeira” que deixam o alvaro fazer. Ser piloto profissional tambem tem destas coisas, paciencia.
        se se confirmar que o alvaro não faz GP2 em spa fico com muita pena, é uma pista onde o alvaro sempre deu show.

  25. Boas.

    De facto o Álvaro tem de ir à bruxa! Desde os espedientes na carlin, onde me pareçe que embora cumpra com o seu profissionalismo, lhe falte alguma motivação. É que são sempre projectos de última da hora sem preparação para desenrrascar. Mesmo a sua participação com a Maclaren nos GT’s sempre me pareceu uma coisa assim muito para o fraquito. Em Spa estiveram 3 carros com 3 pilotos cada. Os carros deveriam ser todos assistidos pela mesma equipa ( acho ser a CRS ), ou seja será que há mesmo alguma diferença entre ele e os outros 8? O Álvaro merecia muito mais do que o que actualmente tem a nível de “emprego”. O problema é que já vai sendo tarde para se montar um projecto com cabeça tronco e membros. Vejamos o caso do Duarte Ferreira que acho ser Português mas que corre com licença de Angola e que está com um projecto sólido nos EUA. Este ano na Indy Lights e quase de certeza que para o ano na Indy. Ok, tem o apoio dos €€€ de Angola, mas também me dá a ideia que tem uma boa equipa de apoio, basta para isso ver que tem sempre tempo de antena nos meios de comunicação da especialidade. E do Álvaro e da participação nas 24h de SPA, viram alguma coisa, eu também não!

    Não nos cansamos de dar força ao Álvaro, mas só isso já não lhe chega!

    Cumps.

    • Ora aí está uma analise correcta. Para mim o Alvaro não abriu os olhos,
      se houve gente que lhe quiz abrir os olhos foram pessoas aqui no forum.
      Tudo falhou desde que saiu da Ocean, os projectos não são ambiciosos e o Alvaro não arranja motivação para andar para a frente.Infelizmente acho que o Alvaro vai continuar a penar.
      Ate o Jonas filho do Piscinas que as vezes comenta no Autosport que não tem dinheiro nenhum esta na Formula BMW, radicado na Suiça foi agora chamdo pela GUIZANI, para testar um carro parece querer andar para a frente,desde já um piloto a seguir.Quanto ao Alvaro perdi a fezada toda.
      Para mim esta a ser uma decepção, melhor esta o Filipe Albuquerque.

      • Há um fator que pode parecer irrelevante, mas que poderá não o ser.
        Se bem se lembram, quando o Tiago esteve na F1 a transmissão era em sinal aberto (não sei se até à última época), e com a ida para a Sport TV da transmissão da F1, claramente esta perdeu visibilidade em Portugal.
        E com essa saída, a própria visibilidade dos desportos motorizados também perdeu um pouco, pois a F1 ainda representa uma boa parte da visibilidade do desporto automóvel, quer em Portugal, quer no mundo.

        Com isso, o interesse dos patrocinadores também se reduziu, pelo que a criação de projetos sólidos para a progressão até à F1 tornou-se mais complicada.
        Fui alertado para este facto com o que se passa em Inglaterra, onde um acordo entre a BBC (sinal aberto) e a Sky (sinal pago), levando a F1 para o cabo não agradou nada às equipas e patrocinadores, pela perda de audiências que necessariamente terá, se se vier a concretizar.

        Lembro-me que a F1 teve, numa das últimas semanas em que passou na RTP1, uma audiência de 500 mil pessoas (e no resto da época as diferenças não deveriam ser grandes face a este valor), mas agora a Sport TV não deve ter muitos mais assinantes do que estes, e poucos estarão interessados na F1.
        Façam as vossas contas.

        Isso não invalida algumas críticas que se possam fazer à Polaris, e há críticas que se poderiam fazer, mas neste contexto, ao que devemos juntar as diversas crises nacionais e internacionais, a surpresa seria levar um português à F1.

      • @nuno pereira
        o que escreve acerca do tema das transmissões na sportv não é mentira nenhuma e concordo consigo
        .
        mas na sportv vemos TODAS as sessões de treinos livres, qualificação e corrida em directo. na rtp tinhamos a corrida, e tinhamos sorte se a qualy não fosse relegada para a rtpn.
        na sportv os comentários não são fabulosos, mas ao menos está la o tiago monteiro, que acaba por ser uma mais-valia. na RTP cheguei ao ponto de ouvir que o liuzzi tinha conseguido os primeiros pontos para a toro rosso por terminar em 10º em 2006 ( na altura só se pontuava até ao 8º lugar), cheguei a ouvir o comentador repetir inúmeras vezes que o raikkonen era o SUCEDÂNEO do schumacher na ferrari ( o termo mais correcto seria SUCESSOR ! )
        na rtp a formula 1 era interrompida para blocos de informação em directo do congresso do psd, ou da visita do papa, ou do peeling da lili caneças ou do raio que a parta.
        na sportv pode ver a formula 1 em HD.

        podem criticar, podem dizer que é mau para a modalidade, que eu não discordo. mas a formula 1 é muito mais bem tratada na sportv do que na rtp1.
        para quem não quer ver na sportv ha alternativas, ou vê pela net, ou compra uma parabólica.

      • Não discordo que na Sport TV temos mais e melhor. Acho que até na RTP1 não se viram qualificações na última época (na altura não tinha a N, e só via na 1, e lembro-me disso).
        Nas calinadas, o comentador da Sport TV também tem as suas (acredito que seja da idade), embora ele saiba bem da poda.

        No entanto, o essencial (leia-se o carcanhol, guito, euros, dólares, etc) é bem diferente. E também há que referir que, para as audiências que os patrocinadores recebem, os satélites, streams na net e afins não contam, pelo que fugir da Sport TV para esses meios é como se não estivessem a ver.

  26. deixo aqui uma pequena nota:

    se querem ouvir falar sobre o Alvaro oiçam a emissão desta noite da 16ValvulasRadio.
    Vou passar a entrevista com o empresario dele , Pedro Moreira Santos.
    Começa às 22 horas em http://www.16valvulas.wordpress.com , depois estão lá os links para a emissão.

  27. So para lembrar que o blog faz este sábado, dia 13 de Agosto 3 anos

    Aqui fica o link do primeiro post

    https://alvaroparentegp2.wordpress.com/page/19/

    • Onde é que está aquele botão que diz “Gosto”? 😉

      3 anos depois, com muitos altos e baixos, o projeto cá continua e há-de continuar, a olhar pela participação que ainda vai havendo, mais esporádica que no passado.

  28. Parabéns ao blog e continuem com o bom trabalho,acreditar no nosso menino, para o bem e para o mal. Conto com o blog diariamente .Abraços

  29. Outros tempos, protagonista principal igual, mas o resto é quase tudo igual: Pedro Matos Chaves tinha contrato assinado para prosseguir na F1 em 1992, mas faltou-lhe o dinheiro. Notícia em http://autosport.aeiou.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=as.stories/99162

    Curiosamente vinha de uma época em 1991 na Coloni, onde nunca se conseguiu qualificar. Descubram as diferenças com o Álvaro. Por exemplo, comparem o carro que aparece na foto com os fatos do Álvaro nos últimos anos.

  30. O Sr.Jorge Mendes faz grandes contratos com futebolistas.
    Gostaria que ele tivesse o mesmo empenho, e consegui -sse dar ao
    Alvaro um belo projecto no futuro.Mas infelizmente a F1 pia mais fininho.

    • Amigo José Neves,

      desculpe-me o comentario, mas não será melhor “passar a frente”???
      O Jorge Mendes é apenas dono de um empresa que gere a carreira do Alvaro, não é Patrocinador do Alvaro.
      Apesar de ter tido as minhas “coisas” com o PMS tenho que reconhecer que a carreira do Alvaro deu um enorme Salto desde que começou a ser gerida pela Polarissport.

      O mundo da F1 como aqui já disse varias vezes, hoje é um negócio altamente financiado pelos pilotos, patrocinadores e pelas televisões. Ora no contexto de um pais pequeno como Portugal e sobretudo no momento actual do mundo não é mesmo possivel meter um piloto Português na F1.
      Pelo menos com um projecto de futuro, senão veja os varios exemplos, DiGrassi, Chandock; Hulkenberg; Senna; Heidfeld; D’Ambrosio e até mesmo pilotos que andaram em equipes de topo, Glock, kovalanein, Trulli.

      Para torrar 15 milhões numa epoca e ser despedido na seguinte porque aparece um Russo, Venuzuelano ou Mexicano, com milhões de dolares para gastar, não me parece que valha a pena e acho que não é esse o que o amigo quer para o Alvaro.

      Dito isto, o caminho encontrado para o Alvaro pela Polaris, parece-me o mais certo. Recebe para correr, esta ligado a uma das maiores estruturas do desporto automovel com as melhores condições e o caminho faz-se caminhando.

      Esta é a minha opinião amigo.

      Já agora e noticias do nosso menino, vai correr em Spa, no mclaren ou no Carlin??

      Alguem sabe??

      Abraço a todos com um especial aos mentores deste espaço e Parab~ens pelos 3 anos de tertulia.

      • Miguel Ramalho a Williams pede 5 milhões, e não 15 milhões..Era de apostar. Que raio são 5 milhões ,o Alvaro tem ainda alguns patrocinadores, e a Polaris poria o que faltava.Não acredito se o Alvaro fosse para a Williams que fosse despedido no ano seguinte.Traria lucros no ano seguinte concerteza.Este projecto Mclaren e andar a marcar passo, não evolui.O contrato do Alvaro são 2 anos e um já esta papado e ainda não se sentou ao volante deste para uma corrida.O carro tem que evoluir muito e em SPA foi o que se viu.A Mclaren nem comentou nada, por vergonha e porque o carro foi um bluff.Infelizmente com esta politica o Alvaro acabou, para os formulas.O Sr.PMS, e boa pessoa mas de ideias fixas.

      • Amigo Miguel Ramalho penso que o Alvaro não ira a Spa, o que é pena.

        Grande abraço.

      • Amigo José neves;

        O que são 5 milhões????

        Existem milhares de empresas neste pais que nem Eur 500.000 conseguem da Banca, e o amigo diz o que são 5 milhões?????????

        José neves você concerteza acompanha as noticias, o mundo financeiro esta em colapso pelo mundo fora e o amigo acha que 5 milhões são facies de conseguir??? Veja as noticas no diario economico online e entende este meu comentário.

        Quanto ao lado desportivo a Williams?? Eu tenho muito carinho por essa equipa pois no meu entender é a ultima equipa com o espirito de garagiste que representa para mim a essência e a verdadeira F1.
        Mas veja como anda a Williams, despedir o Hulkenberg para la meter o Pastor e este ano sai o Rubens para entrar dinheiro, desculpe, piloto…….

        A abertura do capital na bolsa de frankfurt foi um fiasco, os principais sponsors a sair, infelizmente e com grande pena minha não vejo grande futuro para a Williams. Para além disso os resultados são maus, muito maus mesmo.

        mas enfim, são opiniões.

        Quanto a Mclaren com pilotos titulares como o Hamilton (embora não goste do caracter tenho que damititr que é um talento nato) e o fraquinho, mas consistente Button, não seria de esperar que o Alvaro entrasse para o projecto GT e se sentasse ao volante dum F1 no primeiro ano.

        Quanto ao MP-12GT3 o carro apenas fez a 1ª corrida e a opinião geral de quem anda no paddock dos GT’s é que aquilo é um carro campeão, senão veja as encomendas, 12 equipas já confirmaram a compra, incluindo a nossa ASM.

        Amigo o Alvaro tem 26 anos e o caminho faz-se caminhando além disso a F1 não é a unica competição com interesse.

        Abraço Amigo

  31. Ja agora creio que o contrato do Alvaro é de 1 ano.

    Mas seguramente renovado………..

    • Foi dito pelo PMS numa recente entrevista que existia interesse da Mclaren para renovar em 2012. O Álvaro foi uma aposta pessoal do Martin Whitmarsh, queriam melhor padrinho lá dentro? 😀

    • Miguel , eu digo que 5 milhões não e nada em relação ao futebol.Tem como exemplo a transferencia do Falcão para o Atletico de Madrid que pode ir a 47 milhões de euros.A isto e que eu chamo muito dinheiro.5 milhões para este tipo de negocios continuo a achar que não e volumoso.
      Bem verdade que há meses que não ganho isso eh eh .

      • Amigo eu entendi.
        mas não estamos a falar da “bola” aqui, mas sim de automobilismo e ainda por cima em Portugal onde o automobilismo ainda é visto como o desporto dos meninos ricos e ainda ninguem entendeu que é um negocio, bem lucrativo por acaso.
        Não é por acaso que um fundo de investimento participado pelo Banco Namura comprou a HRT.

        Abraço

      • Temos que ter os pes bem assentes no Chão. Para que vejam em que estado esta a F1,até a Maria de Villota esta convencida que vai chegar a F1, sim Maria de Villota não me enganei, a tal que anadava na SF a abalrroar pilotos.

        http://autosport.aeiou.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=as.stories/99250

  32. Devemos estar quase a saber qual o Line Up da Carlin para Spa neste fim de semana…
    O Álvaro estará a caminho da Bélgica ou de França?

  33. então e que é que o alvaro vai fazer este fim de semana ? ( que diabo, é necessário perguntar…)

    • Depois da entrevista do PMS ao dezasseis, por exclusão de partes (GP2 ou BES), vai participar nas BES de Magny Cours… 😦
      Mas somos nós que andamos para aqui à apalpadelas, com wild guesses, porque isto de se pertencer a uma marca é muito bom pela estabilidade, mas a nível de notícias cá para fora, comunicados de imprensa, previews de provas, reportagens ou balanços de provas, nada de nada vem… 😦

      • Caros Duarte e Quark, logo que o Álvaro foi apresentado na Carlin ficou definido que o Álvaro não iria participar nem na corrida de Budapeste nem de Spa só voltando em Monza, pois coincidiam com provas do BES que naturalmente têm prioridade. Eu lembro-me disto porque na altura fiquei triste pq ele iria perder a sua corrida de eleição (Spa) e aquela em que ele realmente faz diferença. Um abraço!

  34. … e o bruno “senna” ja anda a fazer pioes em spa…

    • Ele que ligue ao Alvaro e ele explica-lhe como se anda em Spa a chuva.
      As tantes de fizer um esforço de memória lembra-se da lição que o Alvaro lhe deu no 1º ano de GP2 a chuva…..

  35. Este não sai ao tio…lol

    • Não vai ser igual, mas 7º na primeira qualy à frente do Alonso e Petrov é bom sinal.

  36. It’s really a nice and useful piece of information.
    I’m satisfied that you shared this helpful info with us.
    Please keep us informed like this. Thank you for sharing.

Deixe uma resposta para Miguel Ramalho Cancelar resposta