Estado actual da GP2 Series

A GP2 Main Series é a último degrau da escada que leva à F1. Deveria, como tal, primar em todos os aspectos: segurança, espectáculo, tecnologia e competitividade. Mas, no que toca a este último aspecto, eu e muitos outros duvidamos que esteja ao nível de outras competições. Principalmente depois desta ronda húngara, a competitividade da GP2 parece cada vez mais algo fictício e manipulado.

A sessão de qualificação ficou marcada por um incidente entre Romain Grosjean e Franck Perera. Numa volta rápida, o francês aproximava-se rapidamente de Perera que, como não estava a realizar uma volta rápida, o deixou passar. Porém, depois de passar o piloto da DPR, Grosjean apertou demasiado a trajectória e os dois carros tocaram-se, tendo ficado as qualificações de ambos por ali, ao fim de cerca de 2 minutos de sessão.

É nas decisões dos comissários que este incidente de corrida, normal após o erro de um piloto, começa a ser estranho.

O colégio de comissários decidiu que teria sido Franck Perera a bloquear Romain Grosjean, tendo assim causado o acidente. Mas a maior “surpresa” não foi essa… como ambos os pilotos ficaram fora dos 107% do tempo da pole position, caberia aos comissários decidir se poderiam ou não participar na corrida. Incrivelmente, Grosjean teve permissão para alinhar na feature race, enquanto que, para Perera, o critério já foi diferente, e apenas pôde participar na sprint race.

Acontecimentos destes são lamentáveis na categoria que se quer afirmar como a pré-fórmula 1, ficando a sensação de que a tabela da classificação não traduz o valor dos pilotos e das equipas.

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90 Respostas

  1. realmente e triste estas situações
    ja agora algum de voces participou no concurso do autosport?
    Que que acham do meu logo para o concurso

    Depois digam me

  2. Ainda não tinha tido a oportunidade de ver a repetição deste incidente, e de facto torna-se estranho que quem sai mais penalizado é precisamente quem pouco ou nada fez para que isto acontecesse.
    Enfim.

  3. Bom post João! Ao ver pela primeira vez o que sucedeu não posso deixar de ficar incrédulo. Tudo bem que o Grosjean ia numa volta rápida e estava a retomar a trajectória ideal para uma curva que julgo ser feita a abrir, tendo de puxar o carro para a direita. Mas daí até atirar-se para cima do seu compatriota, guloso, então julgo que o Perera ali só podia entrar noutra dimensão e desaparecer. A deixar participar o Grosjean na corrida, deviam tê-lo feito com o Perera e nunca atribuindo-lhe a culpa do acidente, é que é tão visível a palmadinha nas costas que vai sendo altura dos patrões das outras equipas se insurgirem contra estas manobras.

  4. Aqui é que se vê o peso da Renault F1 na GP2 Series. É óbvio que o Briatore tem mãozinha nisto… –‘

  5. do que vi,acho que o incidente nem é nada de extraordinário.o perera nao podia pura e simplesmente desaparecer da pista,e o grosjean tinha de se chegar para a direita para abordar a curva à esquerda. neste incidente prefiro nao culpar nenhum dos pilotos e culpar um sistema de qualificação que poe 26 carros a dar 12 voltas em 30 minutos: não é preciso ser sobredotado para perceber que vai dar asneira.
    quanto à penalização…ridiculo.para todos os efeitos,o perera mantem uma trajectoria rectilinea,enquanto o grosjean é que se aproxima em demasia do perera (com alguma razão porque tinha que retomar a trajectoria)seja como for,foi o grosjean que bateu no perera e não o inverso.não aceito que o grosjean seja BENEFICIADO de uma situação POTENCIALMENTE PERIGOSA,ao receber uma penalização mais suave que o francês.se vão penalizar,têm de ser coerentes e punir ambos os pilotos de modo igual.
    A GP2 assume-se (ou quer se assumir) como a principal porta de entrada para a formula 1. é inaceitavel este tipo de … “acompanhamento personalizado” que é dado a alguns meninos,nomeadamente grosjean e petrov.coincidencia ou não,ambos pertencem à equipa barwa addax, que por sua vez pertence a alejandro agag e a…flavio briatore.briatore esse que,por sua vez, detem os direitos comerciais da GP2, a par do francês bruno michel e se não estou em erro o ecclestone tambem deve lucrar com a GP2.acho que estão a ver onde quero chegar…
    Mais importante que estas questões acerca da verdade desportiva são as questões de SEGURANÇA que infelizmente foram levantadas recentemente,devido aos terríveis acontecimentos na F2 e na formula um,com o falecido henry surtees e com o filipe massa respectivamente.é importante que estes senhores ponham a mão na consciencia e vejam as possiveis consequencias dos seus actos,ou da falta de acção quando se justifica :
    na f2, o max mosley com a sua arrogancia e autoritarismo,criou uma formula barata,onde aparentemente poupou-se tanto que nem sequer ha cabos a prender as rodas.aqueles carros parece que são feitos de papel.se somarmos à fragilidade dos carros “economicos” do sr mosley o extremo azar do jovem surtees de apenas 18 anos que calhou a estar no sitio errado à hora errada,temos a receita para o desastre.será que a williams,que desenhou o carro da GP2, já lavou das maos o sangue do senna ? como é possivel 15 anos depois ainda haverem pilotos,jovens de 18 anos, a morrer por levarem com rodas na cabeça ?!?!
    no caso do massa foi tambem um grande azar,mas apesar de tudo o massa teve muita MUITA sorte.se fosse ha 10 anos atras estavamos aqui a contar outra historia.se a mola batesse no centro da viseira o massa ja era.se o senna morreu pq a peça bateu numa zona vulneravel do capacete, e se por alguns centimetros poderia ter sobrevivido,no caso do massa é o inverso : os centimetros que mataram o senna salvaram o massa.
    Abençoada STILO,por forneceres ao varinho um capacete em fibra de carbono !
    por muito azar que se tem dito que o AP tem tido esta época,nada se compara aos azares que tanto o massa como o surtees tiveram.
    não podemos ter GROSJEAN PETROV MALDONADO a fazerem o que querem em pista sem serem penalizados ! estes dois ultimos fins de semana relembraram-nos que os acidentes acontecem e quando acontecem as consequencias podem ser nefastas.exige-se mais rigor e menos tolerancia a manobras anti-desportivas e acima de tudo puniçoes exemplares para manobras perigosas .seria assim tao complicado aumentarem a quali para 45 ou 60 minutos ? isso com intrevalos ainda rende mais dinheiro!!

    • Bem quark,
      Disseste tudo e mais alguma coisa, mas tudo acertado (apenas trocaste GP2 com F2 quando disseste “a williams,que desenhou o carro da GP2”).

      Esta GP2 parece que se guia unicamente por interesses para os seus organizadores, e tem uma qualificação que não lembra ao diabo. Ao juntarmos estas decisões “arbitrárias”, temos a caldeirada ideal para um campeonato onde aquilo que se obtém no fim não é certamente uma classificação que reflicta a realidade dos pilotos presentes.

      Muito gostava que o nosso Parente conseguisse chegar ao fim do campeonato à frente dos 2 pilotos da Barwa.

  6. desculpem o off topic
    continuem a dar opiniões do logo
    para saber se tenho hipóteses ou não de vencer o concurso
    cmprts

  7. ja alguem sabe quando e que se vai realizar o fun day de karting na regiao do centro?
    Ja a meses que se fala no assunto mas ainda nao se sabe de nada.
    vai se realizar ou nao?
    quem souber diga alguma coisa

    Ja agora continuem a comentar o meu logo para o passatempo do autosport

    obrigado
    cmprts

    boa sorte alvaro!!!!!!

    • André, devido a dificuldades na agenda do Álvaro, provavelmente o fun day de Kart ficará adiado para a GP2 em Portimão.

      A ideia passa, por agora, por fazer umas corridas de kart com o Álvaro no novíssimo Kartódromo do AIA, durante o fim-de-semana do evento. Assim, os fãs do Álvaro só terão que se deslocar uma vez ao Algarve, e poderão “de uma assentada” ver a corrida e conviver com o Álvaro.

      Mais informações durante o mês de Agosto.

      Cumprimentos

      • obrigado

        ja agora que que acha do logotipo que eu fiz para o passatempo do autosport
        aqui fica o link:

        depois diga me

        cmprts

  8. enganei me

    o alvaro levou dois capacetes para a Hungria
    Um com a pintura nova: http://gp2.gpupdate.net/en/photolarge.php?photoID=132817&catID=1103-3869 (reparen nas quinas e na expessura da faixa vermelha)
    E outro com a pintura antiga mas com o topo pintado de azul:http://gp2.gpupdate.net/en/photolarge.php?photoID=133357&catID=1105-3869
    Se compararmos esta foto: https://alvaroparentegp2.files.wordpress.com/2009/04/varinho_malasia_3.jpg
    com esta: http://gp2.gpupdate.net/en/photolarge.php?photoID=132782&catID=1103-3869
    reparamos que os capacetes sao identicos

  9. o teste do grosjean

  10. retirado do 16v :

    O 16 Válvulas voltou a entrevistar Franck Perera, piloto francês da equipa da GP2 Series, David Price Racing (DPR), mas desta vez, com o objectivo de falar sobre os incidentes ocorridos durante a jornada da Hungria, particularmente, nos treinos de qualificação para a corrida nº1.

    Versão Portuguesa:

    16V: No GP da Hungria… que se passou durante a qualificação?

    Franck Perera: Estava na minha primeira volta rápida, e cometi um erro nessa volta, por isso, decidi abrandar um pouco. Deixei passar o D’Ambrosio sem qualquer problema e depois o Grosjean. Mas este último passou-me como se estive a correr outra vez no karting!!

    16V: O que achou da decisão dos comissários?

    FP: Não quero falar sobre isso, mas certamente que por vezes, pergunto-me porque é que gosto de competir…

    Sem título
    Perera ao voltante do DPR

    16V: Será que há alguém importante que queira que o Grosjean seja campeão?

    FP: Não quero comentar… Mas neste momento, as coisas são tão faceis para ele mas um dia ele irá perceber e talvez… ter uma diferente maneira de tratar os outros pilotos e as pessoas que o rodeiam.

    16V: Que tal correu a corrida 2?

    FP: Para mim, a corrida foi um treino pois começava detrás. Só tinha apenas pilotado durante 30 minutos durante o fim-de-semana, mas mesmo assim, tinha ritmo para seguir os carros da frente. Tentei confirmar isso e na corrida nº2 e até fui dos 5 pilotos mais rápidos. Só fui mais lento que o Di Grassi, o Grosjean e os dois SuperNova.

  11. pelos vistos,a WSR está em portimão este fim de semana.é pena não se ter aproveitado esta oportunidade para por o AP a ganhar conhecimento da pista a bordo de um monolugar…

    • Talvez seja um risco um piloto q já foi campeão de uma categoria de formação, regressar. Mas de facto é sempre pena não o estarmos a ver competir.
      O mesmo já se tinha passado no circuito da Hungria em que o Mortalhas e Herk, que em Junho foram fazer o mesmo.
      Também é de admirar o Albuquerque ficar em “casa”. Está mesmo dedicado por completo à A1.

      • O Filipe vai competir este fim de semana no Algarve no Superstars V8, uma competição italiana de carros de Turismo.

      • amigo duarte:
        não seria propriamente um regresso.tal como o AP é periodica e esporadicamente convidado a testar o monolugar das WSR, poderia surgir um convite,tipo wildcard, para pilotar um carro (tech1,porque não ?) para animar e dar aos portugueses mais um bom motivo para se deslocarem ao AIA.
        vantagens para a organização do evento,pois o AP certamente venderia mais uns bilhetes,vantagens para o AP porque ganharia “calo” no AIA num monolugar, vantagem para os patrocinadores do AP,que teriam mais exposição mediatica,e vantagem para a equipa que o acolhesse,pois arriscava-se a ganhar a corrida 😉

      • Atrevo-me a acrescentar, quark, que seria mais uma oportunidade para o Parente mostrar que tem capacidade para ganhar a pilotos de F1, nomeadamente o Alguersuari.

      • nuno, o AP ja mostrou À muito tempo, no campeonato europeu de karting,creio que foi em 97 ou 98,ser superior a pilotos como rosberg hamilton ou kubica.

        alguersuari ? quem é esse ? 😉

      • Sim, eu sei, e por isso disse que seria “mais uma”.

  12. parece que o jerôme d’ambrosio anda pelo AIA com um prototipo da DAMS.mais um… isto vai chegar ao ridiculo de em setembro o AP ser o unico piloto que ainda não correu no AIA ! tendo em conta a vital importancia de fazer boa figura a correr em casa,pois os patrocinadores e apoiantes estarão a ver,não compreendo porque motivo o management do parente ainda não conseguiu encaixa-lo numa competição qualquer .

  13. tive por aqui a pesquisar e descobri que a dams tem uma equipa na formula le mans e como este fim de semana essa competiçao esta no algarve decidiu dar um lugar ao dámbrosio para ganhar experiencia no circuito.
    Como e possivel o alvaro ainda nao ter rodado no aia? E um patrocinador do alvaro e nem lhe arranjou um lugar numa equipa nem o chamou para fazer umas demonstraçoes nos carros do aia racing school.
    Isto e devido a que?
    Falta de tempo na agenda do alvaro ou pura e simplesmente falta de interesse?
    Nestas ocasioes de grandes eventos e sempre que possivel o AIA devia fazer demonstraçoes nao so com os pilotos da ocean, mas tambem com as equipas portuguesas que tem o patrocinio do AIA.
    Isso sim dava um grande espectaculo.
    Alvaro parente e karun Chandhok juntamente com Miguel Praia , Euvgeny Laverty e José monroy a fazerem piões e barulho na recta da meta do AIA.

    • sem duvida,amigo andré. 100% de acordo. ser patrocinador nao é so “largar a nota”, é tambem aproveitar o piloto e a equipa parapromover os seus interesses.por exemplo,se a GALP patrocinasse o varinho e se o varinho entrasse nuns anuncios na tv,isso iria tornar o AP mais conhecido e seria com mais facilidade que se apresentaria a potenciais novos patrocinadores. penso que podia ser mais dinamica a relação entre patrocinadores e piloto.neste momento,so os vejo a largar a nota,e nao vejo nenhum deles a capitalizar a imagem do AP.só a soccerade é que tem o AP la escondidinho no site,mas nas garrafas é o cristiano ronaldo.
      é em fins de semana como estes, (AGOSTO ! ALGARVE!) que o AIA deveria aproveitar para fazer uma grande festa e um grande espetaculo,como o amigo andré fernandes referiu.até porque este fim de semana não ha gp2,o algarve está cheio de turistas ! até podiam por um carro de gp2 em exposição no algarve shopping, ou por um ORT a dar umas voltas nas ruas de portimão!
      cheira-me que vamos chegar ao ultimo GP da epoca da GP2, e o AP vai ser o piloto a correr em casa, e dos unicos que nao conhece o circuito… ridiculo. senhores da polaris sports,ponham o varinho a correr no AIA, antes da corrida de GP2 !
      em relação aos patrocinadores,é necessario trata-los bem (na minha opiniao) e ter a certeza que eles consideram o seu dinheiro bem investido.uma manobra como a que o andré referiu no ultimo paragrafo do seu comentario seria uma excelente forma de o fazer ,e eu proprio ja sugeri outras. corremos o risco de chegarmos ao fim da epoca, e os patrocinadores verem que o AP nao ganhou o campeonato,não ficou no top 5 ( esperemos que ainda consiga pelo menos o top 5), e que o dinheiro que investiram apenas lhes deu uns autocolantes colados nos monolugares da ORT.se assim for, não se admirem se o budget encolher para 2010…
      vamos ter fé,até setembro o pedro moreira santos ainda deve tirar um coelho da cartola…

  14. Não sei não, as coisas não parecem estar faceis para o Alvaro,as noticias a seu respeito não o favorecem muito, e a F1 deve ser uma miragem.Então os Srs que defendiam que os pontos não contavam para nada agora estão calados que nem ratazanas.Quando disse aqui que não sabia ate que ponto o Alvaro tinha feito bem em sair da Super Nova para entrar na Ocean, o Sr.JAZZDA, saiu a insinuar-me,com a mania de esperto.Então a Super Nova esta em 3º no campeonato e não presta, o Luca Filipi se não estou em erro e o 4º classificado, e o 1º e o Hulk e os pontos não contam?Então se não contam, diga-me quem e que esta mais proximo de entrar na F1,o Hulk,ou o Alvaro?Não percebo as espertezas saloias de alguns colegas do forum,nomeadamente esse Sr.JAZZDA, que a unica coisa que fez foi acabar com que o Sr.Nelson Costa deixa se de comentar no forum.Enfim, sinto-me incomodado com alguns disparates que se dizem por aqui.

    • Desculpem Luca Filippi 6º classificado,muito a frente do Alvaro.Este ano era o tudo ou nada do Alvaro, e as coisas não lhe teem corrido bem.

  15. ola amigo jose neves , obrigado pelo seu apoio pois sempre o considerei mas sou mais homem que esse jazzda e vou voltar a comentar aqui neste forum, parabens ao Alvaro pelo 2 lugar e por mais este ponto na hungria.ele esta mais concentrado na sua conducao e e por isso que ja esta a fazer uns pontinhos bem valiosos.Tenho a certeza que vai chegar ao top 5. E mais tenho estado ausente mas nao deixo de pesquisar e o nosso Alvaro tem francas hipoteses de entrar na F1 ja para o ano.penso que para o ano vao entrar 3 ou 4 pilotos na F1 do actual plantel da gp2 e o Alvaro e um deles .comfie em mim amigo jose neves pois ainda nao me enganei em nada ate agora tirando a ida do alvaro para a racing mas ai foi outro o problema . Euros que o Alvaro nao tinha mas que agora ja tem . nao tem muito mas vai dar para entrar na f1 e depois tem o seu talento. Estive a fazer uma media de tempo de antena de cada piloto na gp2 e o nosso Alvaro so e batido por um tal de groselhas .Isso conta muito e tambem sei que o Alvaro e o piloto a bater pelo resto da concurrencia da gp2 , tambem quer dizer alguma coisa, tambem sei que quase todos os grandes patroes das equipas de f1 conhecem o Alvaro , tambem sei que o Alvaro ja falou com alguns deles , portanto calma amigo jose neves e todos os outros foristas pois o Alvaro esta em boas maos . A polaris nao gere a carreira dum tal cristiano ronaldo? calma pessoal deixem o Alvaro se concentrar so na gp2 e obter o maximo de pontos possiveis pois sao bastante importantes nao so para ele como para a ocean racing.

    • Eu penso que o alvaro so nao entrou na racing devido a incompatibilidade da soccerade com a fat burner
      Nao tenho a certeza mas se alguem souber a verdade que diga

      • é bem possivel andre. e se assim foi,tambem poderia ter dificultado com a arden,que apesar de não ser este ano patrocinada pela redbull,continua a pertencer ao christian horner,team manager da redbull.
        amigo nelson costa tal como eu previa não deixou de acompanhar aqui o blog,são sempre bem recebidas as noticias que lhe são dadas por “um passarinho” 😉 hehehe

    • E isso mesmo Nelson Costa e preciso calma,e pontos o maximo possivel que so e bom para o Alvaro e para a Ocean.
      Abraço

  16. Alguém sabe dos preços dos bilhetes para a gp2 do AIA?
    Ninguem tem uma ideia de quanto custarão ?

    vai alvaro!!!!!!!

    cmprts

  17. F1: Piquet pode comprar Sauber
    Data: 02/08/2009 12:00

    De acordo com o jornal brasileiro Estadão, o brasileiro Nelson Angelo Piquet já foi demitido da Renault, mas não deverá ficar sem lugar na próxima temporada.

    O piloto brasileiro, que na última semana trocou uma série de apupos com o seu manager Flavio Briatore, tem alimentado os rumores da imprensa do seu país. Segundo a imprensa brasileira, Nelson Piquet Sr tem falado com David Sears, dono da equipa Super Nova na GP2. Ambos estão a ponderar comprar a infra-estrutura da BMW Sauber F1 na Suíça que provavelmente será colocada à venda no final de 2009.

    O Brasil só teve uma equipa até hoje na história da Fórmula 1, a Copersucar-Fittipaldi, iniciativa da família de Fittipaldi e que não foi uma história de sucesso.

    • se por um lado o nelsinho poderia abrir a porta ao seu amigo alvaro parente,por outro lado não sei se o alvaro tinha interesse em voltar a trabalhar com a supernova.senhor david sears,não se esqueça que há uma semelhança entre um carro de formula 1 e de GP2 : ambos precisam de gasolina para chegar ao fim das corridas …!

  18. Amigo Nelson Costa e sempre benvindo, e folgo em ler as suas opiniões,dadas como diz o Quarq por um passarinho.Ainda bem que não deixou o forum e esta por ca novamente, a apoiar como nos o Alvaro, fico feliz por isso e eu sei que voce nunca se enganou e respeito bastante o que diz.Quanto a preços da Gp2 são os seguintes:40 euros 1 dia para o padock, 3 dias 50 euros padock,35 euros bancada principal 1 dia,25 euros outras bancadas,bancada principal 3 dias 65 euros,outras bancadas 3 dias 35 euros.Abraço

  19. alguem tinha visto isto?

    • adeusinho nelsinho
      proximo a ser “queimado” : grosjean

      • Vai ser interessante ver esse ambiente agora com o Grosjean, mas parece-me que a Renault não deverá queimá-lo, caso as coisas corram mal, como fizeram ao Nelsinho, Quark.

        O Romain vem de dentro, é uma espécie de “filho” da Renault, cresceu como piloto recebendo o apoio da marca que lhe providenciou sempre condições para estar nas melhores equipas e com supervisão de topo.

        Agora que chegou à base depois de anos de aprendizagem e rodagem Briatore e companhia querem dar-lhe o melhor e aposto até que o vão ajudar quando as coisas correrem mal, ao contrário do que fizeram com o Nelsinho. Sempre é um Suiço/Francês a correr em casa.

        O Nelsinho teve um ano que foi como oportunidade, a época passada. Eles queriam vê-lo mais despachado este ano, talvez mais perto do Alonso, mas esperar pelo final do ano para deixar a equipa, trataram logo de meter o Grosjean para a derradeira formação, antes do próximo ano que deve ser para valer.

        Vamos lá ver no que vai dar.

        Bem, agora fala-se é no return do Schumi. Bem, não o escondo. Calhei de ter simpatia pelo Prost e torcer por ele nos tempos em que o Senna era ídolo generalizado, mas depois de um ano a torcer pelo Damon Hill e Villeneuve, os dois ofuscaram e fiquei algo irritado quando os McLaren dominaram corridas e corridas. O único que lutava contra esse “aparelho” era o Schumacher. Fui seguindo as corridas dele com mais atenção e fiquei adepto do estilo de condução, entrega às corridas e uma devoção incrível por andar nos monolugares.

        Há quem veja neste regresso questões financeiras e um certo retorno ao marketing Schumi e embora possa haver alguma coisa nesse sentido, creio que o que prevaleceu na decisão dele foi o apelo e a vontade de voltar a competir. Tem filhos, família, dinheiro e sete títulos de campeão do mundo, uma data de recordes, para quê voltar a correr riscos e desmanchar um certo estatuto ao ser provavelmente ultrapassado por jovens e novos ídolos da F1.
        Mas isso não é suficiente para lhe tirar a possibilidade de voltar aos fins de semana de competição, às qualificações, às corridas. É algo muito forte nele.

        Creio que em Valência não vai ser fácil para ele. A pista é nova e vai estar muito tempo a adaptar-se ao carro, mas se ainda for a SPA Francorchamps acho que ele vai dar que falar nessa corrida, sobretudo se estiver a chover. É uma pista que põe à prova os grandes pilotos e condições de pilotagem e aí ele pode fazer a diferença.

        Vai ser interessante ver este regresso e de repente fiquei com vontade de seguir as corridas de F1 que é uma coisa incrível. Era melhor que não fosse pelas circunstâncias do acidente e recuperação do Massa, mas lá para o GP da China ele deve voltar e tudo volta a ser o que era. E com o campeonato como está faço figas para ver o Webber Champion. lol \o/

  20. So uma chamada de atençao vitor o gp da china ja se realizou o que falta realizar e o do japao

    Concordo consigo. Mesmo que aconteça o mesmo ao grosjean e o briatore tente fazer o mesmo que fez ao piquet a renault não vai deixar por ser um piloto francês a pilotar um carro francês.

    cmprts

  21. O Nelson Piquet nunca mostrou grande coisa na F1,teve um bom desempenho o ano passado no Monaco, se não estou em erro.A partir dai,nunca conseguiu pontuar,que era isso que o Briatore queria,pois precisave de pontos como pão para a boca, a Renault f1 esta com grandes prejuizos na F1.O Grosjean vai ter que mostrar garra e astucia,e rapidez, e se não conseguir andar perto do Alonso ou não pontuar tambem não esta la tambem muito tempo, pois o Briatore não brinca em serviço.O Nelson Piquet dizem ,que não sabe afinar um carro para as caracteristicas dos circuitos,e para se ser bom piloto esta caracteristica e fundamental,e o Briatore dizia que o Piquet era um alto sornas,dormia a sobra da bananeira e isso na F1, paga-se muito caro.

  22. imagens do teste do grosjean com a renault:

    • Que mal aquele capacete ali “plantado” naquele emaranho de cores que é o carro da Renault…um capacete branco às ricas verdes e vermelhas e com o topo em azul claro assentava muito melhor… 😀

      • não é ser tendencioso,mas por acaso ficava mesmo.
        mas eu na minha opiniao acho que as cores do capacete do varinho combinam melhor com um vermelho-ferrari.o capacete ja tem as cores da bandeira italiana e tudo ! so la falta o “cavallino” na parte de tras do capacete… há de chegar o dia.

  23. Parece que no Algarve a gp2 vai ter dois treinos livres

    No site do fia gt ja la esta o programa:

    FIA GT Championship Timetable

    Rd 6: Algarve (Portugal) – September 19th – 20th, 2009
    Provisional Timetable – Draft 2 – June 30th, 2009

    Friday, September 18th, 2009

    09.45 – 10.15 GP2 Series Free Practice 1 30’
    10.30 – 11.00 GP2 Series Free Practice 2 30’

    15.00 – 15.30 GP2 Series Qualifying Practice 30’

    Saturday, September 19th, 2009

    09.00 – 10.20 FIA GT Championship Free Practice 80’

    12.00 – 13.20 FIA GT Championship Pre-Qualifying 80’

    14.00 – 15.15 GP2 Series Race 1 (180km) 75’

    16.15 – 16.50 FIA GT Championship Qualifying Practice 15’/5’/15’

    Sunday, September 20th, 2009

    10.00 – 10.30 FIA GT Championship Warm Up 30’

    12.45 – 13.30 GP2 Series Race 2 (120km) 45’

    14.15 – 16.15 FIA GT Championship Race 120’

    • Isso implicará regra diferente do que a dos 4 jogos de pneus por cada fim de semana?
      A evoução mais natural além dessas 2 sessões de treinos livres, tem de passar pelo alargamento dos treinos cronometrados de 30m para 1a hora!

      • caros amigos,nao vai haver qualquer alteração ao formato.sempre houve 2 sessoes livres de 30 minutos à 6ª e uma qualificação de 30min à 6ª.se verificarem,está tambem indicada a duração de cada sessão.

  24. Quark está equivocado, habitualmente há apenas uma sessão de treinos livres na GP2, e ao que parece no Algarve vão haver duas sessões de treinos livres, mais a sessão da qualificação. Por ventura esta alteração deve-se ao facto de haver menos competições em pista nesse fim de semana, pelo que a GP2 pode prolongar um pouco mais os seus treinos.
    Abraços

  25. Nao quark
    Nos fim de semana normais ha um treino livre de 30 minutos seguido por uma qualificaçao de 30 minutos, de uma corrida de 180 km ou 1h15m e de outra com 120 km ou 45m.Weekend format and points allocation

    A race weekend is composed of one half hour practice session and one half hour qualifying session, followed by two races.

    The qualifying session is a straight fight for fastest laptime, and determines the order of the grid for Race 1. Two points are awarded for pole position.

    Race 1 is run over 180km or 1hr15min, and each driver must complete one compulsory pitstop in which a minimum of two tyres must be changed. The top eight drivers score points (10, 8, 6, 5, 4, 3, 2, 1) with a point being awarded to the driver who set the fastest lap of the race.

    The grid for Race 2 is determined by the finishing order of the first race, with the top 8 positions reversed.

    Race 2 is run over 120km or 45 minutes, with no pitstops allowed.

    The top six finishers score points (6, 5, 4, 3, 2, 1) and the driver who sets the fastest lap scores one point.

    In a change of regulations for 2008, the point for fastest lap in both Race 1 and Race 2 will only be awarded to a driver who finishes in the top 10, and who has started the race from the grid.

    O que eu tava a pensar e que talvez se tenham enganado na concepçao dos horarios e tenham colocado dois treinos de gp2 em vez de 1.

    • Não acredito que se tenham enganado, como a GP2 vem num formato “standalone”, ou seja vem em nome próprio, não fazendo parte de um fim de semana de F1, acredito que tenham as duas sessões de treinos livres dado existir muito mais tempo disponível para tal acontecer, mas é possível que exista um engano no site da FIA GT, na altura saberemos…
      Abraços

      • se assim fosse era a oportunidade perfeita para acabarem com aquela aberração de qualificação de meia hora.
        ja agora, com o grosjean fora da GP2, quem é que vai ser levado ao colo daqui para a frente ? kobayashi ? valsecchi ? petrov ? chandok ?

  26. Quark tal como pediste eu trato-te por “tu” ehehehe.
    Acredito que de agora em diante não exista alguém para ser levado ao colo…o Grosjean saiu, o Valsecchi (protegido de Briatore) não está de momento em condições de lutar pelo titulo, talvez a partir de agora se esqueçam os lobbys por uns tempos…mas para o próximo ano acredito que haja mais um protegido, de seu nome Charles Pic.
    Mas de qualquer das maneiras se para o ano há protegidos ou nao na GP2 já não nos interessa, vamos acreditar que o Álvaro ainda vai brilhar este ano e que possa dar o salto para a F1.

    • eu creio que quem quer que conduza os barwa addax vai ser beneficiado.é a equipa do tio flavio…

    • O valsechi deve ir substiruir o romain na barwa. Mas penso que sera dificil este sair da durango. A equipa tem muita fe nele por ter evoluido muito o carro e a equipa desde o principio da epoca passada ate hoje. Eu penso que o charle pic e uma opçao viavel ja para esta temporada porque, primeiro nao ta a fazer uma temporada bilhante na wsr esegundo podia ja fazer a ´´rodagem“ no carro para se habituar a ele para o ano ser possivelmente um aspirante ao titulo. Mas este ainda podia continuar a correr nas wsr tal como o alguersuari, dado que apenas a um evento que coincide com as duas competiçes… o Algarve.

      Vamos la ver como corre o que era bom era a renault dar o lugar do grosjean ao alvaro no progarma de pilotos. ISSO SIM ERA ERA UMA BOA JOGADA DA RENAULT.
      Bem ainda nao se paga para sonhar!!!!
      cmprts

      • Dada alguma proximidade que a Renault tem com o Álvaro, não seria de descurar essa possibilidade.

        De facto, não se paga nada para sonhar.
        É que para além de haver outros no programa de jovens pilotos da Renault, o interesse que têm no Álvaro ainda não chegará a esse ponto.

        Mas nunca se sabe.

  27. pois nunca se sabe
    o tiago monteiro ja foi do programa
    http://en.wikipedia.org/wiki/Renault_Driver_Development

  28. ……e porque não pedir aos “irmaos” angolanos – SONANGOL um apoio para o ALVARO !!!! Ja que andam a investir forte no automobilismo será altura de investir num piloto com capacidades para ter sucesso na F1 !!!!

    • Era bom era mas o problema e que a sonangol já esta a apoiar o Ricardo Teixeira na gp2.
      cmprts

      • ricardo teixeira ?! o BAF disse “piloto com capacidades para ter sucesso na F1″…
        hehehe
        acho que seria melhor para a sonangol apoiar o AP do que patrocinar uma competição reles (superleague)

  29. completamente de acordo

  30. O karun chandock esta em negociaçoes com a Campos f1 para ocupar o 2 carro da mesma na proxima epoca. E o nosso alvaro tambem esta quase na f1 em 2010, disse-me um passarinho. abraços.

    • Vamos lá ver se os pássaros entretanto não são abatidos por caçadores, ouxalá que não. 😉

    • Oxalá esse passarinho perceba mais do assunto que o porta voz 😛

      • Que farpa! 🙂

      • Esta a duvidar do que? Que eu saiba o Nelson Costa diz coisas mais certas que voce,que ate ao dia de hoje não escreveu nada capaz aqui no blog,so pensa em destruir.Talvez o Alvaro não o queira para fã.

    • O Chandhock estar em negociações é perfeitamente normal. Provavelmente a Campos estará em negociações com vários pilotos, e o próprio Chandhock tb estará a negociar com mais do que a Campos.

      Quanto ao Álvaro, isso já será mais complicado, mas se a mensagem não foi alterada pelo mensageiro, pelo passarinho, ou noutro ponto desde a origem, ainda continua a faltar o quase. Já sabia que havia contactos com equipas de F1, mas negociações avançadas é que ainda não.

      A ver vamos, como diz o cego.

  31. http://esporte.ig.com.br/grandepremio/formula1/2009/08/05/campos+usa+facebook+para+decidir+sobre+dupla+de+pilotos+7700993.html

    A Campos F1 convida os fans a darem a sua opinião, em relação aos pilotos para 2010. Vamos ajudar?? 😉

  32. Ta ai o link toca a ajudar

  33. Tenho de passar lá para deixar um incentivo à Campos a fim de apostar no Álvaro. hehe
    De todo o modo é capaz de ser uma boa opção para entrar na F1. Tal como se previa os candidatos serão em grande número, mas conjugar um valor experiente como o Fisichella ou de la Rosa com a determinação, empenho e até irreverência da condução do Álvaro poderia resultar.
    Agora que dava jeito uma Mota Engil ou Sonangol, isso era quase ter o lugar garantido.

  34. Sempre que faço aqui algum comentario a sempre uma voz que se levanta na sua altivez para criticar , mas ainda nao vi essa voz dizer uma palavra sobre algo da carreira do Alvaro. so fala o que todos nos sabemos e mesmo assim fala mal.sera que ele e fa do Alvaro ou e so um palhacito que por aqui passa de tempos em tempos para meter isto em polvorosa. gabo-lhe o gosto mas a pessoas capazes de tudo . da minha parte so escrevo aquilo que sei ou me e transmitido por um colega que tenho numa revista de desporto automovel suiça. essa sim e a minha melhor fonte mas tambem tenho mais algumas . por isso digam-me onde algum dos meus comentarios nao foi verdade , tirando a racing , mas ai esteve quase a ser. portanto nao quero entrar em comflitos com ninguem pois so digo o que me transmitem, e mais uma vez um muito obrigado amigo jose neves pelas palavras , mas nao ligue poi sao bocas que nao me atingem.

  35. obrigado amigo quark mas a paciencia tem limites

  36. mais uma vez obrigado amigo jose neves , assim o farei.

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