Afinação trama Álvaro Parente

Álvaro Parente teve uma qualificação difícil para a primeira corrida da Superleague Formula prevista para o Autódromo Internacional do Algarve, conseguindo, ainda assim, um meritório oitavo lugar na grelha de partida.

Depois das boas indicações dadas ontem, esperava-se que na qualificação de hoje o jovem português pudesse bater-se pelas posições de topo da tabela de tempos. Porém, algumas dificuldades de afinação no seu carro, sublinhadas pelo facto de ter sido o único da sua equipa a ultrapassar a fase de grupos, acabaram por cercear as suas justificadas ambições.

Muito embora, não tenha alcançado o resultado que desejava, o piloto do Futebol Clube do Porto conseguiu contrariar as dificuldades, chegar aos quartos de final e garantir um bom oitavo lugar na grelha de partida. “Para dizer a verdade, fiquei bastante surpreendido com a falta de andamento do carro, dado que nos treinos-livres de ontem estivemos competitivos. O carro até estava equilibrado, mas faltava-lhe aderência e dificilmente poderia melhorar a marca que efectuei”, reconheceu Álvaro Parente.

Com lugar marcado na oitava posição da grelha de partida, o piloto oriundo do Porto espera uma corrida matinal difícil mas, como é seu timbre, não baixa os braços e assegura que dará o seu melhor de forma a poder presentear os adeptos portugueses com uma boa classificação. “Temos que tentar perceber o que se passou para esta súbita perda de performance nos carros da equipa e tentar melhorar a afinação. Apesar de tudo, o oitavo lugar, e atendendo às circunstâncias, não é muito mau, podendo até permitir-me realizar uma boa performance amanhã. Vamos ver! Uma coisa posso garantir: vou dar o meu melhor”, assegurou Álvaro Parente.

A primeira prova de amanhã terá o seu início às 9h45 (hora de Lisboa), contando com transmissão em directo na Sport TV3 que realizará um acompanhamento exaustivo de todo o programa do Autódromo Internacional do Algarve

Advertisements

69 Respostas

  1. Com a GARRA que lhe é habitual e que caracteriza os Campeões, o Álvaro lá estará certamente a lutar pela vitória. Faço votos para que tudo corra bem e que a equipa, pelo menos por uma vez que seja, corresponda na totalidade àquelas que são as suas ambições.

    A título de curiosidade, e para que se possa avaliar a real competitividade destes monolugares da SF, deixo aqui os melhores tempos obtidos por outros monolugares que também já passaram por Portimão, em ordem do melhor para o pior, a saber:

    GP2 (2009) – 1:30:819

    A1 GP (2009) – 1:31:404

    SF (2010) – 1:33:149

    F2 (2010) – 1:35:700

    Daqui se pode concluir que este monolugares da SF em termos de competitividade deverão estar a um nível semelhante aos das WSR (Formula Renault 3.5)!!!

    • Já passaram por esta pista os carros de F1, e apostaria em tempos na ordem dos mesmos seriam na ordem do 1:26.

      Não tinha ideia que os A1GP eram assim tão bons, mas no encontro de fãs que fui com o Álvaro, ele referiu que tinha informações de que esse carro da A1GP era mais lento do que o anterior, pelo que até se pode dizer que seriam mais rápidos que o 2º pelotão dos F1 actuais… 😀

      Bom trabalho Amadeu. Foi interessante teres feito esta comparação.

  2. O 8º lugar está um pouco longe do que se pretendia, mas também não é um resultado mau de todo. Já a perda de performance do carro é que não é agradável, mas se der para ter este ritmo em corrida, acredito que o Parente ainda consiga subir uns lugares.

    Boa sorte e… sempre a fundo!

  3. grande ultrapassagem 😀

  4. já vai em 4º, só faltam mais 3

  5. Que merda de pit stop…para variar

  6. Podium!!!!!

  7. alvaro parece que vai para 3º penalizações para o 3º e 4º

  8. com erros de equipa e ainda chega ao 3º, ninguém pára o Álvaro, a sorte esteve com o Álvaro desta vez, mais ou menos :S

  9. mesmo assim um podio ,só mesmo o varinho,contra a própria equipe

  10. Bom dia desde o AIA! Uma corridaça do alvaro a fazer vibrar as bancadas ja bem compostas. Agora a ekipa… No coments! Fantastico som dos v12!

  11. Akilo k se costuma ver ate esta bem. Agora o problema e k a bancada e imensa!

  12. Acabou agora o gt3. Penro k é daki a meia hora. Abraço meu e do ze neves.

    • Ok obrgd. Se pudesse tambem ia, ser emigrante tem os seus pros mas tb contras…:S
      Quero ver o Alvaro com um cheque chorrudo na mao hoje:)

  13. parece que faltam 5 min para começar, AP vai sair de 16º

  14. Vamos a isto!

  15. Cheira-me a penalização. Penso que ultrapassou antes da linha

  16. Alvaro muito lento, perdeu 4 posições em apenas uma volta!

  17. ta a andar para tras…

  18. Já subiu 3 outra vez e está em cima de 2

  19. Parente fora

  20. Espero que esteja bem, o embate parece ter sido forte

  21. n ha replay ?

  22. que se passou…???

  23. não dá repetição?

  24. despistou-se

  25. mas já sai daqui com um bom resultado

  26. o piloto da casa fica fora de corrida e nem tem direito a uma repetição ? que competição da treata com realizador da treta.até logo !

  27. deve ter sido um choque mesmo forte para ficar sem roda :S

  28. ja n tem hipoteses de superfinal:S

  29. a roda saltou fora sozinha…oh pah que carro de merd…equipa entao bufff.

  30. O pneu saiu sozinho?!?!?!

    O alvaro está a conduzir uma carroça….

  31. Onde viram isso??

  32. simplesmente a roda RL saltou…..

  33. sendo assim, vai à super final ou não? quem é que explica?

  34. Passou uma mensagem de corrida dizendo que o condutor do carro 16 o do alvaro, teria de falar com os comissarios depois da superfinal, nao faco ideia porque…

  35. Agora filmaram o Gommendy e ele anda lá noutra equipa com o equipamento do FC Porto. Retirou-o agora para as filmagens.

    Que porra de campeonato. Acaba depressa isto Álvaro e partir para outra. 😦

  36. Agora so o vejo num Coloni 🙂

  37. Inacreditavel o que aconteceu.
    O Alvaro tem que sair deste competicao o mais rapido possivel pois os erros desta equipa sao muitos e este podia ter-lhe custado muito caro.
    Os mecanicos ingleses devem, como e habito para os ingleses, estar a beber cervejas o dia todo e atencao ao trabalho zero.

  38. Esta equipa é uma palhaçada, ponto final. A equipa merecia que o Álvaro os mandasse passear, já chega de tanta estupidez, ou são lentos nas boxes, ou não apertam bem as rodas, ou quebram o regulamento de forma estúpida, irra até parece que fazem de propósito!!!

    • Sem dúvida, são muitos erros seguidos e assim não vale a pena. Por isso outros pilotos como o Bourdais já se foram embora para não pactuar mais com aquilo.

  39. O Rigon ja vai com quase com um saldo de 700mil euros este ano :S
    Po ano ou esta numa equipa de topo de GP2…
    Ou tenta a sorte continuando a colher cheques na superleague…

    • O Rigon na época passada foi altamente vulgar na GP2, na Trident, colega do Teixeira que geralmente o acompanhava nos últimos lugares. Se voltar lá, a um campeonato – a sério – vai ter dificuldades em acumular posições que está a somar nesta SuperLeague bem arranjada.

  40. Bem, cheguei agora do AIA a casa!
    Conclusão, os carros sao maravilhosos a gritar mas há coisas de gritar na organização.
    Algumas equipas metem dó, não sei se apareceu o pit stop do sporting na primeira corrida, mas os mecanicos pareciam daqueles tipos que entram nos concursos para ver quem muda mais depressa os pneus, tal era a faltinha de jeito… sofrivel! estava mais longe e nao consegui ver bem o que se passou no pit stop do Alvaro mas deve ter sido algo do genero pelo tempo que gastou! Depois a questão da roda até pode ser algo bem mais grave que apenas a falta de jeito da Reid Motorsport… fadiga de materiais e aí cuidado porque o Alvaro hoje podia se ter magoado.
    Depois aquela Maria de Villota é um verdadeiro desastre e pior o perigo que representa para os pilotos! Quando o Alvaro perdeu aquelas posições todas na segunda corrida foi por causa dela que o fechou.
    Nota negativa tambem ao asfalto de Portimão pois os carros estao a saltar demais devido as irregularidades do asfalto, massacrado tambem com o remendo em plena recta de meta pela Race of Champions.
    As corridas sao giras e ferteis em ultrapassagens em que o efeito power boost é visivel a olho nu. Gostei da competição sendo que se querem sobreviver tem de melhorar o nivel pois os carros proporcionam boas corridas.

    Ainda tenho o som dos V12 a gritar nos ouvidos!

    Ps- e grande corrida e ultrapassagens do Alvaro na Race1, rápido e muito, mas muito mais maduro na gestão de corrida e riscos do que tinha visto no ano passado na Gp2! parabens ao Álvaro e à sua equipa de management q

  41. continuo na minha :
    o alvaro a cada corrida de slf que faz, so queima mais a sua reputação.
    desde paragens nas boxes demoradissimas a afinações misteriosamente erradas quando os outros carros da equipa estão na frente, passando por pitstops em que tiram e põem os pneus… e agora uma roda que salta sozinha, numa pista que é conhecida pelas curvas cegas de alta velocidade…
    isto poderia ter tido consequencias bem graves para o alvaro !
    sinceramente nao sei de que é que o alvaro e o seu management estão à espera para dar um murro na mesa e acabar com esta palhaçada. não é através da slf que o ap vai voltar à gp2 ou saltar para a formula 1 . mais valia fazer umas corridinhas de formula nippon, para ver se pescava um patrocinador… convites nao faltam, e anda um talento destes a estragar-se nesta competição da treta…
    que é feito dos outros pilotos ex-f1 que iniciaram o campeonato ? montagny bourdais karthykeian doornbos … ? já se piraram todos ou algum ainda la ficou ? será que só o alvaro é que ainda não percebeu que deste mato nao sai coelho ?

    • atenção que com este comentario nao quero, de forma nenhuma , colocar o talento do alvaro em causa. apenas acho que o ap ja devia ter dado o salto daqui para fora, e que nao compreendo o que é que ele anda ali a fazer.

    • amigo quark, penso que o Álvaro não perde nada na superleague. Nao quero ser advogado de ninguem, mas acreditemos na Polaris e no Pedro pois lembremo-nos que foram eles que acreditaram no Alvaro em 2007 quando os “amigos” todos, o abandonaram.

      Abraço

      • nao estou a criticar a polaris nem o pedro moreira dos santos.muito menos o alvaro ! estou a criticar a equipa reid motorsport, a organização da superleague formula, e ja agora, o FCPorto, que nao me parece que esteja a agir em defesa do seu piloto e do seu “bom nome” nesta competição (o que me custou escrever isto agora,que sou benfiquista LOL)
        so estou a dar a minha opiniao, acho que esta participação nao está a ser benefica para o alvaro, e acho que a reid nao tem merecido um piloto como o alvaro. para isto podem la por um jousse um ringon um chandok ou um ho pin tung.

  42. Campeonato de Amadores para… Amadores!!!

    E assim vai mais um “prego” no “caixão”! Há que reconhecer que esta equipa que assiste o Álvaro já conseguiu a “proeza” de validar, sem margem para dúvidas, a famosa Lei de Murphy!

    É algo nunca antes visto! Pit stop´s excessivos, erros estratégicos, dificuldades nas técnicas de afinação, e até… rodas que saem em plena corrida! Começo seriamente a duvidar se a equipa trabalha com o Álvaro ou… contra ele!

    Infelizmente o amadorismo já reina em muitos campeonatos embora normalmente dentro de pista. Explicarei mais adiante. Mas a SF consegue ser o expoente máximo do amadorismo fora das pistas. Basta ver a (fraca) realização televisiva. Se já não consegue atrair espectadores, a continuar assim “enxotará” rapidamente os poucos telespectadores que ainda restam. Na minha opinião, a Sonangol obteria até muito mais notoriedade e retorno, com um menor investimento, se apoiasse o Álvaro directamente num projecto para a F1.

    Isto dos apoios está muito relacionado com o tal amadorismo dentro de pista de que falei anteriormente. Infelizmente cada vez mais, vê-se menos pilotos em pista e mais “young gentleman and lady drivers”. Tudo porque nos dias de hoje, ao contrário de antigamente, o piloto é que paga para correr! Tenha talento ou não, o que interessa é que traga dinheiro para a respectiva equipa. Isto vê-se bem em todos os campeonatos, especialmente na GP2 e na própria F1 (Sakon Yamamoto, entre outros). Não se compreende que não sejam as próprias equipas a conseguirem elas próprias os patrocínios em face do bom desempenho dos seus pilotos. Mas o que fazem na realidade é “convidarem” esses bons pilotos para 1 ou 2 corridas para depois se credibilizarem não para angariar os patrocínios (porque isso dá muito trabalho) mas justamente para atraírem esses “young gentleman and lady drivers”. Porque razão a Coloni optou pelo Vlado em detrimento do Álvaro? Isto é problemático porque descredibiliza a competição automóvel ao promover a mediocridade em detrimento da excelência. Causa problemas de segurança aos verdadeiros pilotos porque se deparam em pista com muitas “chicanes móveis”. No caso da SF, é de estranhar como é que se concede licença desportiva a muitos dos pseudo-pilotos que lá andam? Hoje até se assistiu à cena caricata de um piloto(?) que não sabia falar Inglês! A continuar-se assim o verdadeiro amante do desporto automóvel não estará na disposição de pagar para ver corridas de “betinhos” sem qualquer talento. Sim, porque felizmente o dinheiro não compra o talento.

    Quanto ao Álvaro na SF, compreendo que sem outras alternativas, sempre é uma forma de se manter no activo, mas assim… É um desperdício não o ver na F1. Oxalá consiga chegar lá. Porém, há mais vida para além da F1, pelo que gostava de o ver na Indycar e quiçá na Nascar.

    Sei que este texto já vai muito longo, mas eu tinha que falar nisto. Obrigado pela vossa atenção.

    • @Amadeu Passos Dias Aguiar Mota
      “Na minha opinião, a Sonangol obteria até muito mais notoriedade e retorno, com um menor investimento, se apoiasse o Álvaro directamente num projecto para a F1.”

      100% de acordo ! e em vez de patrocinarem a competição mais aberrante de monolugares que alguma vez vi, patrocinavam aquele que é considerado por alguns “o melhor piloto do mundo fora da formula 1”

      o texto nao foi longo, li com muito interesse e concordo com tudo. como é possivel a maria de villota ainda nao ter sido banida do desporto automovel ? parece um yuji ide… que por muito menos ( abalroar o albers em 2006) foi banido da f1.
      mas quem são craig dolby e john martin ? em que competiçoes estiveram, que curriculo têm ? como é que os carros destes senhores estão sempre muito mais rapidos que os restantes ? serão estes pilotos os melhores afinadores do mundo ? se são, porque é que a formula 1 ainda nao os descobriu ?
      isto ta mas é tudo arranjadinho…

      @ nunoV
      se aquela roda tivesse saltado a meio de uma curva de alta velocidade, o que tinha o alvaro a perder ?
      acha que o alvaro nao tem nada a perder em, ao longo de um campeonato, nao conseguir ultrapassar a maria de villota em pontuação ?
      olhando para os resultados , acha que sao compativeis com o valor do alvaro ?
      é claro que o alvaro perde, e muito, em manter-se nesta competição.o carro nao anda, tem que se esforçar em demasia, e depois erra, dando a imagem errada que é graças ao alvaro que o carro nao anda, quando todos sabemos que é o inverso.
      nao estou a criticar o alvaro, mas sim a decisão de continuar a apostar nesta competição.

      o alvaro nao precisa de uma superequipa para ganhar,basta uma tech1 uma ocean ou uma coloni, que acreditem no valor dele e que nao o comprometam.
      esta equipa é vergonhosa… parece que prejudica o alvaro de proposito.isto de ter a mesma equipa a prestar assistencia a mais do que um piloto (ou clube de futebol) tinha que dar nisto…

  43. quark, eu para passar o tempo vou a pesca! o Alvaro vai a superlegue!
    Ninguem o vai julgar por este campeonato pois aquilo é uma brincadeira. Veja o Valles ganhou o ano passado e anda para aí, pois toda a gente sabe que nao vale nada!!!!

    abraço

    • é um hobby saudavel ! ao menos ai nao saltam pneus a 200kmh ! hehe
      a diferença é que para o alvaro aquilo nao é um hobby… e se o alvaro em 2008 foi ao podio no monaco e estava com umas trombas por nao ter ganho… imagino que este ano tem andado bastante chateado.

      • É saudavel mas tambem tem os seus perigos. Se cair duma daquelas falesias de sagres sou capaz de atingir os 200 kms 😛 hehehhehhe

        abraço

  44. cair de uma falesia de Sagres, ou cair de uma falesia de sagres na mao ? é que se for a segunda hipotese ta explicada a queda hehehe
    abraço

  45. Não sei se não prejudica o Alvaro esta Superleague.Imaginemos que o Alvaro não faz aquele corridão em SPA,e faz uma corrida mediana, não sei se não haveria gente a dizer que o Alvaro ja não era o mesmo.Isto e complicado e muito, alem de não conseguir ganhar dinheiro por poucas vezes ter ido a Superfinal, não se vislumbra e já não há tempo para isso que a equipa evolua, e ajude o Alvaro,antes pelo contrario.Como uma equipa não ajuda um piloto.Titulo para um bom livro.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: