Comissários Desportivos empurram Álvaro Parente para o fundo

Álvaro Parente viu a sua prestação de hoje claramente prejudicada por uma decisão desajustada dos Comissários Desportivos que lhe tirou a possibilidade de alcançar alguns pontos na primeira corrida de GP2 do programa do Grande Prémio da Alemanha e de arrancar para a prova de amanhã do segundo posto da grelha de partida.

Após o seu bom desempenho na qualificação de ontem, o jovem português arrancou da sétima posição da grelha de partida, o que lhe abria boas perspectivas para a corrida de hoje, tendo como objectivo garantir mais alguns pontos para o seu pecúlio.

Tudo parecia estar a correr de acordo com o esperado para o piloto da Carlin, que rodava no sétimo posto, muito embora fosse alvo de forte pressão por parte de Dani Clos, piloto que já tinha ultrapassado por duas vezes – uma antes do seu pit-stop e outra imediatamente depois. O espanhol, que tinha trocado de pneus bastante mais tarde, tinha os seus pneumáticos em muito melhor estado, mostrando-se bastante ameaçador para Álvaro Parente que, no entanto, conseguia com autoridade responder a todos os ataques do seu adversário.

Contudo, na vigésima oitava volta as rodas traseiras do carro da Carlin bloquearam na travagem para a Chicane NGK e, para evitar um pião que poderia provocar um acidente com os pilotos que o perseguiam, recorreu à escapatória existente na zona. Os Comissários Desportivos decidiram que o comportamento de Álvaro Parente merecia uma penalização na forma de Drive-Through, colocando um ponto final na prestação do português. “Penso que posso resumir a corrida de hoje numa palavra: frustrante! Foi uma das provas mais difíceis da minha carreira, uma vez que os pneus traseiros consumiram-se rapidamente. Tive que aproveitar todos os centímetros da pista para manter o sétimo posto e dar o meu máximo em cada travagem, em cada curva e em cada aceleração. Reconheço que cortei a chicane como medida de recurso porque, caso realizasse um pião, poderia criar uma situação potencialmente perigosa, devido à proximidade dos meus adversários. Nunca me passou pela cabeça que fosse penalizado, dado que aconteceu apenas uma vez… Porém, parece que os Comissários Desportivos tinham outra opinião e decidiram colocar um ponto final na minha prova”, afirmou o jovem do Porto que, na corrida de GP3, viu um piloto efectuar exactamente a mesmo manobra que protagonizou sem que os mesmos Comissários Desportivos realizassem qualquer investigação

Para a prova de amanhã, Álvaro Parente irá arrancar do vigésimo primeiro lugar da grelha de partida, o que tornará difícil que alcance os resultados para os quais demonstrou ter andamento. “Após o que se passou hoje, será difícil poder conquistar uma boa classificação, mas vou dar o meu melhor, como é habitual, e esperar que os Comissários Desportivos se esqueçam de mim”, frisou o piloto que é um dos responsáveis pelo desenvolvimento pelo McLaren MP4-12C GT3.

Anúncios

13 Respostas

  1. Mas não foi por causa dos comissários que o Álvaro fez este resultado. O carro dele na volta que perdeu para o Clos, perdeu muita performance e ele foi ultrapassado pelo Bird e os restantes. Não houve problemas no carro?

  2. Como é possível uma equipa como a Carlin com a experiência que já tem noutros escalões (F3 por exemplo) continuar a errar desta forma na estratégia de corrida? Se há 2 semanas chamou o AP demasiado tarde, desta vez fê-lo, a meu ver, demasiado cedo. Ainda não tinha passado sequer 1/3 da corrida e como se não bastasse os pit-stop´s estão a ser mais demorados que os das outras equipas. Não é preciso ser-se um Sun-Tzu para ver que perto do fim o AP já não teria pneus. Ele lutou com o próprio carro. Olhe-se para a estratégia do Filippi para se perceber que essa é que resultou. Foi confrangedor ver o AP nessa situação. Pessoalmente prefiro vê-lo a poder demonstrar todo o seu talento em estruturas mais capazes o que nunca aconteceu desde que chegou à GP2. E já não falo desse “desastre” que foi a SF. Por fim, a penalização para além de ridícula parece ser cirúrgica. Resta saber se a referida manobra acontecesse com “certos” pilotos, se o resultado seria o mesmo. É que na corrida da GP3 verificou-se uma situação análoga cujo resultado foi… nada.

  3. mais um erro… nao pode haver sempre desculpas….

  4. Com a pista assim e da maneira que estava a apertar pela maquina poderia acontecer .é assim mesmo não tinha nada a perder ,estou contigo Álvaro ,este comentador da sportv mesmo sendo português ,sempre o achei muito parcial, até de mais ,mas hoje comentou bem em relação a corrida de ontem ,abraços.

  5. Desculpem queria dizer imparcial

    • Rodry

      impracial é favor basta ver a diferença com que comenta as provas do Formiga.

      è notoria a parcilidade.

      • Sim Miguel em relação ao formiga estou de acordo há falta de imparcialidade.já estou tão habituado que já nem ligo.

  6. Vou gostar de saber se o Jules Bianchi vai ser penalisado por cortar a chicane na entrada para a última volta da Sprint Race. E ainda conseguiu colocar o Fillipi em pião no gancho! Vamos ver se é ou não, mas se não for espero que a Carlin faça algo sobre isso…
    No entanto, penso que o Álvaro terá rapidamente que repensar a sua carreira nos monolugares. Ganhar consistência é essencial. Já na época com a Ocean vimo-lo como um dos mais rápidos e… inconstantes! Inúmeros azares e erros, quer dele quer das estruturas de apoio, levam a que nas contas do campeonato seja ultrapassado por pilotos que não têm metade do talento dele. E nem vou falar da SF!!
    Álvaro, todos sabem que és rápido. Na primeira época completa em que consigas ser constante verás o teu nome bem alto! Força

  7. Alvaro tenta renascer rapido, e urgente.Construir uma carreira no automobilismo leva anos, para caír e de um dia para o outro. Não parece de um piloto que esta numa estrutura Mclaren , agora na CARLIN esta a ser dificil. Talvez a equipa seja fraca não sei.

  8. Muito acertados os comentários de Amadeu Passos Dias Aguiar Mota, que me permito apenas complementar:

    1. Pit-stop. Também me parece que foi chamado cedo demais, mas isso pode ter dependido do estado em que se econtrariam os pneus com que iniciou a corrida… Mas pior, foi que a operação foi de tal modo lenta que o Alvaro perdeu nela 2 ou 3 posições. Claro que para reconquistar posições teve que forçar e aí com um set-up do carro, que me parece ainda pouco apurado, o desgaste de pneus foi fatal.
    Aliás viu-se nitidamente que deixou de se aproximar da 6ª. pos.e bem pelo contrário, começou a perder terreno e a ter dificuldades em manter a posição em relação a Clos e Bird.

    2. O ligeiro corte da chicane. Na sequência da falta de pneus as travagens passaram a ser mais dificeis e o corte ligeiro da chicane foi uma consequência, bem melhor do que entrar em pião e provocar acidente com os seus perseguidores.
    No entanto nenhum benefício tirou disso, não ganhando nenhuma posição , nem prejudicando Clos e Bird que bem pelo contrário se colaram à sua traseira.
    Embora faltassem apenas 6 minutos para o fim da corrida, Clos e Bird estariam muito provavelmente em condições de ultrapassar o Alvaro (?)… fica a dúvida…Mas claro que um 7º,8ºou mesmo 9º lugar permitiriam outras expectativas para a corrida de Domingo.

    3. Critérios dos Comissários Desportivos. Manobras idênticas foram realizadas, pelo menos, por:
    – Bianchi, na ultima volta da “sprint race” da GP2.
    – James Calado, na corrida de sábado de GP3 (pela zona de cimento).
    – Webber na F1 ( pelo cimento).
    – Vettel na F1 (pela variante).
    – Massa na F1 (pela relva).
    – Petrov na F1 (pela variante).
    Só que ninguém foi penalizado! enfim… feitios!

    • É uma perseguição inacreditável… já foram 2 provas (que davam pontos) ao galheto por causa dos comissários.

  9. Sabe Bruno… isto de ser português não é fácil, não !!!……………
    Aliás cabe refletir sobre onde estaria o Alvaro, se não carregasse este pesado fardo?……..Fosse inglês, alemão, francês, espanhol, brasileiro, etc, etc, etc,… ou até mesmo angolano !…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: