Álvaro Parente 13º na segunda corrida

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Álvaro Parente foi 13º na Corrida 2 do GP do Bahrein de GP2 Asia, depois de beneficiar de um acidente provocado por Karun Chandok na primeira curva. O piloto portuense lutou com um grupo de pilotos que seguia à sua frente, mas terminou visivelmente frustrado no 13º lugar.

Ao arrancar do vigésimo primeiro lugar da grelha de partida, esperava-se uma corrida extremamente complicada para o jovem do Porto, o que acabou por se verificar. Assim que os semáforos se apagaram, Álvaro Parente recuperou seis posições e conseguiu evitar o incidente da primeira curva – que envolveu cinco carros e provocou a entrada em pista do Safety-Car – mas, daí em diante, viu o seu andamento prejudicado pelos pilotos que tinha à sua frente.

O português conseguiu recuperar ainda mais alguns lugares e registar bons tempos, mas dificilmente poderia alcançar um resultado de relevo. “Esta corrida correu bem, mas não foi suficientemente boa. Arranquei do vigésimo primeiro lugar e terminei no décimo terceiro posto. Fui um pouco cuidadoso no arranque para evitar o acidente da primeira curva. Depois voltei a atacar e ganhei mais lugares. Não havia muito mais que pudesse fazer, mas marquei bons tempos”, frisou o Álvaro Parente.

Após ter disputado três rondas da GP2 Asia, o piloto de vinte e quatro anos mostrou-se decepcionado com os resultados alcançados, mas considerou positiva a sua passagem pela formação malaia. “Estou desapontado por terminar a temporada com apenas um ponto, alcançado na corrida caseira da equipa. Gostei bastante de ter corrido com a My Qi-Meritus.Mahara. Gostei da dedicação que demonstraram e do calor dos adeptos da Questnet. É muito difícil chegar no meio da temporada e tentar resolver pequenos e grandes problemas. A atmosfera da equipa é muito profissional e isso salvou a temporada”, afirmou o jovem português.

Depois da corrida de hoje, Álvaro Parente está já a centrar a sua atenção na primeira etapa de GP2, que terá lugar dentro de duas semanas no Circuit de Catalunya, onde defenderá as cores da Ocean Racing Technology.

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42 Respostas

  1. Bem mais uma jornada a azarada para o Álvaro. Antes de mais queria desejar a maior sorte para Barcelona mas principalmente para a main series. como já foi referido em 2010 poderam entrar a lola, a aston martin , a maseratti (esta ultima ainda em consideração devido ao factor ferrari), david richards CEO da prodrive tambem ja admitiiu que um regresso a f1 e possível, e também a usf1.Como vêem muitas possibilidades para 2009 mas para o alvaro conseguir entrar no circo tem que ficar em 1 ou nos máximos do máximos em 2. Este parece ter conquistado a atenção da usf1 que já referiu que estava a estudar pilotos como takuma sato, Álvaro Parente, Danica Patrick e marco Andretti como principais ocupadores dos 2 lugares da nova equipa.
    Fazendo agora o rescaldo da etapa do bahrain tudo parecia ter começado bem com um 4 lugar nos treinos. A qualificação não correu tao bem devido principalmente ao sr maldonado que decidiu tapar o alvaro quando este estava na sua ultima volta lançada, resultado um 10 lugar a partida ( 8 depois da penalizaçao do maldonado e do Ambrosio). Mesmo assim estava tudo encaminhado para duas boas corridas o que se veio a constatar ate que a 22 voltas do fim da primeira corrida o mortara decide abalroar o alvaro, resultado o abandono dos dois no momento em que o alvaro estava a lutar por um top 5 e um 20 lugar a para a segunda corrida, que devido ao calor e possiveis tempestades de areia, nao se afigurava facil. Como era previsto e,ao contario das tempestade de areia, o calor apareceu com as temperaturas a rondarem os 30º graus. A corrida nao agoirava nada de bom para parente. Depois da esperada confusao da primeira curva parente ja tinha recuperado 5 posiçoes rodando em 15º conseguindo recuperar até 11º até a ultima volta na qual por motivos desconhecidos perde duas posiçoes. E ai esta o meu rescaldo da corrida, basta agora esperar mais 2 semanas para barcelona e para a main series onde parente tem de brilhar pelas razoes anteriormente referidas.

    cumprmts

  2. aqui o fato de prova que o Álvaro e o chandhok irão utilizar em Barcelona

    http://gp2.gpupdate.net/en/photolarge.php?photoID=123887&catID=1105-3693

  3. A ort também vai ter o apoio da red bull? O chandhok em 2008 era apoiado por esta companhia de bebidas mas nesta imagem não aparece como patrocinador.

    • Duvido, André… até porque daria conflito com a Soccerade, provavelmente. Ou talvez não, mas mesmo assim, duvido muito. Abraço

  4. quem é este na foto ? o crestani ?

  5. Agora é lutar pelas cores nacionais!
    Vamos ver o Português Alvaro Parente e a Portuguesa Ocean Racing Technology nos primeiros lugares!!!

    Alguém sabe alguma coisa dos patrocinios que a ORT vai ter na série regular da GP2? TMN, Delta, Autodromo do Algarve, …?

  6. a ORT ja exibiu no bahrein autocolantes do RADISON resort, q tem uma bancada com o seu nome no AIA, q tb é patrocinador da ORT. se todas as empresas que tem bancadas no AIA (TMN,RADISON,GALP,TURISMO DE PORTUGAL,LAGOS e PORTIMÃO) patrocinarem a ORT entao vai haver budget.a apresentaçao oficial da ORT deve estar para breve,pois deve ser feita em portugal ainda esta semana pq na proxima vao p espanha.a avaliar pela cor predominante nos fatos e nos carros da main series nao me admirava se a TMN fosse o title sponsor,passando a equipa a chamar-se TMN OCEAN RACING TECHNOLOGY (como por exemplo fat burner racing engineering,que na minha opiniao soa muito mal e o carro é horrivel).
    daqui a 2 semanas começa a main series,os testes realizados pelo AP até agora ao volante da sua nova maquina correram muitissimo bem e deixaram um claro sinal de que há que contar com os carros da ORT para a luta pelos primeiros lugares,e em condiçoes normais (sem azares alheios ao piloto) o parente vai conseguir impôr-se.soube de alguns boatos que não posso confirmar, que o senhor nigel clyde foi o engenheiro do giorgio pantano na racing engineering em 2008,que conseguiu ganhar o campeonato de pilotos,e quem acompanhou a época viu que em qq pista e em qualquer situação aquele carro era sempre o mais competitivo ou um dos mais competitivos.
    espero que finalmente a ORT proporcione ao AP os meios que ele merece,e que daqui a duas semanas se inicie a caminhada para o ultimo titulo antes da f1.

    • Quark,
      Não percebi a alusão ao Nigel Clyde, Está a sugerir que esse será o engenheiro do Álvaro?
      Devo também dizer que discordo da sua opinião de que os nonolugares da RE ficaram horríveis. Na minha opinão são os mais bem conseguidos do Grid. Mas obviamente são opiniões que não se discutem…
      Continuamos sem saber o q motivou aquela perda de dois lugares na última volta e a ira do Álvaro a bloquear as rodas sobre a linha de meta, ontem.
      Saudações…

      • Correcção:
        O NClyde será de facto, como se sabia, um dos Engenheiros da ORT.
        “«Nigel Clyde contribuiu para o título de Giorgio Pantano e Tom Davis, com experiência na Fórmula 1, GP2, F3 e Fórmula 3000.

        O que continuo/amos sem perceber é qual o boato que soube que não pode confirmar…

  7. não tinha a certeza acerca dessa historia do nigel clyde,se tinha sido ou não engenheiro do pantano.sei que vai fazer parte da ORT,não sei se vai ser engenheiro do carro do AP ou se vai ser director tecnico ou outro cargo qualquer.
    quanto ao carro da RE,gostos não se discutem.se está ou não bonito não interessa muito , há que contar com o di grassi na luta pelo titulo.

  8. ISport eye Formula One
    Budget caps required for a new entry

    iSport International, currently racing in the GP2 series, is reportedly bullish on its chances of taking a step up to the pinnacle of motorsport according to Motorsports-Magazine.com.

    até agora temos :

    ART
    Aston Martin (prodrive)
    LOLA
    USGP / USF1 (já praticamente garantida em 2010)
    A1GP F1
    Isport
    Meritus (sim é verdade até a meritus já declarou o seu interesse na f1)

    tão bom que era haverem pelo menos 26 carros na f1 e o alvaro num deles !

  9. o nigel clyde vai estar na ort em part time, que alguns pensam ser negativo o que nao e pois o propio tiago monteiro ja o disse.

  10. se isso fosse negativo o tiago seria o ultimo a admiti-lo…

  11. quando é que a ort se apresenta e o site abre? Faltam duas semanas para Barcelona e ainda não fizeram nada disto.

  12. A ORT só deverá apresentar depois de Barcelona.

    ABraço

    • DEPOIS ?! se assim for não faz muito sentido,digo eu na minha humilde opinião…

      “ah e tal olá mundo, nós somos os tugas que ganhamos em barcelona” hehe

  13. Eu não estaria tão certo que ele vá ser campeão:Para isso tem que melhorar muito em qualificação e não sei se isso já foi conseguido.E a ORT,tem que trabalhar muito bem e não falhar em nada e quanto a mim a equipa e muito jovem.Se começa a sair na grelha na 4 ou 5 linha arranja sempre caldeirada, e estraga a primeira corrida e quando vai fazer a segunda que tambem e importante sai de 20, 21, ele tem que ser mais comedido e inteligente,pois cada GP, são 2 corridas, ele e demasiado ansioso,não sabe esperar e acaba com as corridas antes de tempo, ultimamente tem sido uma realidade que não pode fugir,desde o fim da epoca 2008, que foi assim.Não percebo,pois ele anda tambem , sabe que se chegar na 1ª corrida em 3,4 ou 5,marca pontos importantes,e sai de um lugar bom na 2ª corrida que ate da 6 pontos e e uma corrida de sprint e curta,quase nunca sai dessas posições porque por vezes não acaba a 1ª, caramba ate enerva.Vamos ver se este ano toma atenção a isso, e so assim podera ser campeão.Desculpem qualquer coisinha.Agora na Asia so 1 ponto ate faz rir,não e para ele.Da a impressão que quere resolver logo as corridas,e não e assim as corridas so acabam quando o comissario abana a bandeira de xadrez.Calma muita calma Alvaro,e muita atenção.Ja digo isto desde o ano passado.
    Abraços

  14. DEIXEM-ME SÓ LEMBRAR_VOS QUE ESTE SITE É DE APOIO AO ÁLVARO :NÂO DE BOTA ABAIXISMOS!!!!!!

    O ÁLVARO É UM GRANDE PILOTO!!! INFELIZMENTE N TEM TIDO SORTE (toda a gente concorda certamente).

    ABRAÇO E GRANDE FORÇA CANALIZEM A VOSSA ENERGIA POSITIVA 😉

  15. as vezes é preciso alguem dar um murro na mesa ,alguem que não tem medo de por o dedo na ferida.o amigo josé neves é um grande apoiante do alvaro,nao se deixe enganar amigo mariorui2106.é um dos membros mais dinamicos deste blog, que,tal como nós,vive intensamente este desporto.diz o que pensa sem faltar ao respeito a ninguem e merece o nosso respeito por isso.
    concordo com muito do que se tem vindo a escrever aqui,de facto na GP2 um fim de semana tem duas corridas e ha que pontuar em ambas.pede-se ao AP e à ORT atenção a este ponto.contudo,em defesa do AP, tenham em atenção o seguinte :

    -no qatar foi erro da equipa (desgaste prematuro dos pneus) e fez a volta mais rapida,embora nao tenha dado pontos pq n acabou dentro dos 10 primeiros.não conhecia a pista.
    -na malasia ja conhecia a pista10º na qualy , na 1ª corrida levou um toque no arranque,caiu p 19º,recuperou até 11º. na segunda corrida acabou em 9º com a volta mais rapida(esta sim ja contou),tendo chegado a rodar no sétimo posto, acabando por descer para o nono posto devido ao calor da luta em que se envolveu com Yelmer Buurman, Kamui Kobayashi e Sergio Perez.
    -no bahrein, nao conhecia a pista,4º nos treinos livres,10º tempo na qualy mesmo apesar de ter sido estorvado pelo maldonado.na 1ª corrida partiu de 8º, subiu para 6º e ja estava a pressionar o 5º classificado,kobayashi.fez a sua paragem nas boxes antes do japones ,mas uma volta ou duas depois de ter saido das boxes deu-se o incidente com o mortara. vendo bem as imagens da a sensação que o AP talvez não precisasse de apertar tanto o mortara e talvez pudesse fazer a curva mais por fora,ou ate mesmo esperar um pouco,o mortara vinha com os pneus frios e não iria resistir muito tempo aos ataques do varinho.

    convem tambem não esquecer que,numa sessão de qualificação da GP2,que dura 30 minutos 26 carros dão 12 voltas.como devem imaginar é muito dificil dar uma volta limpa com as condiçoes de pista ideais.

    tendo em conta que correu em duas pistas novas para ele com um carro com o qual nunca correu,embora ja tivesse testado (GPAsia=GP2 2007) numa equipa que é no fundo uma “racing engineering B regional” sem testes previos nao se pode dizer que tenha corrido pessimamente.apesar das contrariedades demonstrou sempre atitude agressiva em pista e demonstrou que é um piloto muito rapido,em qualquer circuito , em qualquer situação e com qualquer carro.pena não ter conseguido um resultado à altura do seu talento,mas todos nos sabiamos que a participação na gp2 asia ia ser uma preparação para a main series e que não tinha grande interesse,foi apenas uma oportunidade que apareceu,boa de mais para recusar.Se se proporcionou a oportunidade de o AP ir correr para a Asia series “à borla” é bom que ele tenha aprendido e evoluido,limado arestas e que tenha ganho ritmo competitivo, de forma a que quando começar a GP2 Main Series esteja no auge e pronto a atacar o campeonato desde o 1º treino livre em barcelona até À ultima curva da 2ª corrida em portimão !
    Já o tinha dito antes e volto a dizer : o D. alfonso,big boss da Racing Engineering, mesmo depois de ter anunciado o di grassi como piloto para 2009,disse que não escolheu o piloto que queria,queria o alvaro parente que infelizmente não conseguiu reunir o budget necessario.disse inclusive que caso o AP continue na GP2 em 2010 que o gostaria de ter na equipa.e não pensem que isto foram declarações cordiais à imprensa portuguesa,eu li isto em mais do que um site espanhol,nomeadamente o sportmores.es ! se o D.Alfonso diz que o AP é o melhor piloto do plantel da GP2, quem somos nós para dizer o contrario ? 😉

  16. em qualificacao em treinos sexta em corrida ele tem que ser mais inteligente[ sem ofender o alvaro] que todos os outros. ja disse eu ja disse o meu amigo jose neves e muitos de voces nao querem admitir, o alvaro e de longe o piloto gp2 mais rapido mas tem contra si toda a ansiedade de ser portugues.precisa de demonstrar todo o seu potencial logo na sexta-feira e todos nos esperamos que em barcelona ele venha so com um pensamento que e obter logo o maior n de pontos possiveis.boa qualificacao eo que se pede e boa qualificacao e entre os 8 primeiros.penso que nao e pedir muito ao alvaro e penso que ele ja sabe se nao ficar nos 8 primeiros na qualificacao adeus fim de semana positivo. se quiser lutar pelo campeonato e o proprio tiago monteiro sabe tem que comecar em barcelona a ponuar. nao me importo se ele terminar as duas crridas no 4 ou 5. e bem melhor que voltas rapidas e 11 ou 13 lugar. forca alvaro

  17. Pronto, lá voltamos nós ao mesmo :/
    O Álvaro não fez nada de errado no Bahrain. A GP2 não é a F1, e é preciso sobretudo mostrar rapidez e garra. E isso o Álvaro tem de sobra.

    Quanto ao acidente com o Mortara o Álvaro fez, mais uma vez, o que devia ter feito: não facilitou porque não tinha nada que facilitar a trajectória a um oponente directo, e o acidente deveu-se simplesmente à estupidez do Mortara que foi, naturalmente, penalizado.

    A GP2 é muito competitiva e, como em qualquer desporto de alta competição, todas a equipas e pilotos aproveitam qualquer oportunidade para prejudicar os outros. Acho que o Álvaro tem sido dos mais prejudicados, talvez por ser como é. Mas é assim que ele deve continuar a ser.

    • concordo consigo caro jazzda. uma duvida : é oficial que o mortara foi penalizado ? a ser penalizado acho que devia ser penalizado não pelo 1º impacto mas pelos impactos seguintes,esses sim totalmente intencionais.o 1º impacto ainda dou o beneficio da duvida e considero um incidente normal de corrida,em que não ha conduta anti-desportiva.

      • Ha alguns colegas do forum,que interpretam, mal as coisas,e falam logo em
        bota abaixo,quando não e verdade.O Nelson Costa,e o Quarq percebem o
        que quero dizer.Se so vierem falar bem do Alvaro o forum não tem razão de
        existir.Reparem ao Alvaro com toda a rapidez que tem em corrida,basta-lhe
        fazer 3ºou4º lugares em ambas as corridas para ser campeão,porque o
        campeonato são 20 corridas,e fica a ser um piloto consistente,o que não
        tem sido ate aqui.Não e so ganhar uma corrida e fazer ultrapassagens que
        e ser bom piloto.Lembram-se do Jean Alesi grande piloto,correu pela Ferrari,
        mas altamente ansioso,embrulhava-se sempre em acidentes,não gostaria
        de o comparar ao Alvaro,mas se ele fore mais comedido e campeão na
        boa.Se começa a não amealhar pontos começa a andar atras do prejuizo,
        e arranja problemas e não chega a lado nehum.E isso que gostaria que
        entendessem e não levem apensar que não gosto do Alvaro.Antes pelo
        contrario,dou a cara em qualquer, lado tive todo o gosto em falar com o
        Alvaro no Algarve, e falei tambem com ele no Estoril,como e possivel
        que alguem venha pensar que isto e um bota abaixo.E digo-hes mais não
        tenho condições, mas se as tivesse era o piloto que patrocinaria de certeza
        era o Alvaro.Se eu viesse para aqui dizer que o Alvaro era o melhor do
        Mundo e que era grande fã dele.Bolas desculpem, mas não e assim que
        vejo as corridas.Bem hajam.

      • Segundo esta notícia o Mortara foi penalizado
        http://www.f1central.fr/actualites/2/6653/Bahrein-Course-courte-Arden.html

      • Podem ler mais em pormenor a perspectiva do Mortara:
        http://www.paddocktalk.com/news/html/modules.php?op=modload&name=News&file=article&sid=107621

        Essencialmente, segundo o italiano, passo a citar:

        Parent did his pitstop and one lap later I took my stop. I exited and we were side by side at the end of the straight and we broke more or less at the same point, but he did his corner as if I was not there. I tried to avoid him but he turned as if I was not there and contact was impossible to avoid. He hit me pretty hard and that was it for both our races

        Quid juris?
        Saudações.

  18. O alvaro faz o que tem que fazer ataca quando e necessário defende quando e preciso, so que por vezes ( tal como em outros pilotos) as coisas podem nao correr da melhor maneira. Olhem para os exemplos do ano passado na turquia onde um chip de poucos euros custou um fim de semana e pontos preciosos. Outros exemplos como por exemplo de frança quando o alvaro rodava em 3 a pressionar o 2 um chip (talvez o mesmo da turquia) estragou um podio, o exemplo de valencia no qual o alvaro rodava em 6º quando a 2 voltas do final o carro fica sem gasolina, o exemplo da de spa, na segunda corrida, em italia na 1ª corrida o acidente entre o grosjean na Hungria , claro que ha fins de semana que tambem nao correram bem como o exemplo de silverstone e hungria. Enfim cada piloto tem altos e baixos, mas um bom piloto é aquele que sabe ultrapassar os momentos maus saindo ainda mais forte. E penso que deveriam acabar com os comentários a dizer que o alvaro deveria fazer ´frito`, ´assado`ou ´cozido` pois o blog serve para incentivar o alvaro a fazer boa corridas e penso que o Álvaro sabe muito bem do que faz . O que seria engraçado era que os bloguistas se juntassem e, em segredo, fizessem um topic no qual se fizesse mensagens de incentivo ao alvaro. isto e apenas uma opiniao.
    Para acabar queria desejar a maior sorte do mundo ao alvaro para a main series, e que este inocente comentário tenha servido de emenda aqueles que faziam comentários que desmotivavam.

    cmprts

  19. e que tal e em vez de estarmos aqui a discutir coisas que não levam a lado nenum enxessemos as caixas de correio da RTP SIC TVI SPORTV RECORD O JOGO A BOLA etc com mails a exigir uma cobertura atenta dos feitos do AP ? temos de nos mexer ! senhor joao pinho a main series esta mesmo ai ao virar da esquina ! mobilize as tropas !
    conte comigo !

  20. Falamos e falamos mas e calhar nem haverá GP de Espanha ou então haverá mas sem espectadores nas bancadas

  21. Falamos e falamos mas e calhar nem haverá GP de Espanha ou então haverá mas sem espectadores nas bancadas

    http://autosport.aeiou.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=as.stories/70229

  22. duvido…

  23. Parece que o orçamento limitado foi aceite. Aston martin, usf1, lola i sport, meritus todas na f1 em 2010 e o alvaro tambem

  24. Meritus? Duvido muito… arden ou isport? Acredito mais!

    • não duvide,caro amigo.veja no site da meritus que está la a manifestação de interesse.não é de agora foi à umas semanas atras.vai ter de pesquisar um pouco mais vai ver que está la.e acredito que a meritus tenha pernas para andar porque os carros da gp2 asia estao cobertos de patrocinios.

  25. Vamos ver. Do interesse à confirmação oficial da entrada dessas equipas ainda vai bastante distância. Mas perspectivando-se a entrada, a tendência para recrutar novos pilotos será muito grande para 2010, pelo menos em comparação com os anos anteriores e sem considerar os potenciais lugares para as equipas já estabelecidas. Queira o Álvaro conseguir lá um lugar.

  26. A ver vamos se estas entradas na f1 servem de algo para o Álvaro e não o prejudicam pois como são equipas novas podem ser pouco competitivas ficando a bastantes segundos dos primeiros, acabando com o equilíbrio das demonstrado nas duas ultimas temporadas podendo tambem acabar carreiras de pilotos.

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